Mário Gardelin, lições de um ser humano



Mário Gardelin e Esposa
Conheci o professor Mário Gardelin há mais ou menos 8 anos atrás, quando iniciávamos as atividades jornalísticas aqui em Caxias do Sul. Foi por acaso que nos encontramos, depois de um exemplar ter caído em suas mãos no Bar 13, ponto de encontro preferido do seu Mário.
Certo dia, recebemos uma ligação telefônica: “Alô eu gostaria de falar com o Editor Laudir” – Me identifiquei e ele prosseguiu. “Aqui quem esta falando é o professor Mário Gardelin e gostaria de primeiramente dizer que estou com um exemplar do Jornal Ponto Inicial em minhas mãos e quero lhe cumprimentar. Não sabia que havia um periódico dessa qualidade aqui na cidade. Gostei muito do editorial e do lay aut dele e me coloco à disposição para contribuir de alguma forma”.
Assim foi nosso primeiro contato com essa pessoa maravilhosa. A partir dessas palavras tão gentis do Mário Gardelin, mestre na arte de escrever e do saber, autor de inúmeros livros sobre Caxias do Sul e sobre a Itália, cidadão caxiense, pessoa humana, ímpar no verdadeiro sentido da amabilidade.
Por muito tempo, o professor Mário nos municiou com material diverso sobre datas, pessoas, passado, presente e futuro de um tempo que parece não passar para a gente que luta no dia a dia contra todo tipo de dificuldade. “Por um motivo ou outro tiveres que desistir Laudir, por favor, me procure encontraremos uma maneira de você jamais ter que parar”. Palavras incentivadoras de quem a vida toda buscou a exaustão o saber, o conhecimento e passou a todos aquilo que canalizou.
Mário Gardelin foi vereador em 3 legislaturas. De 1952 a 1955 pelo PRP, depois de ter ficado como suplente, assumiu; atuou como eleito de 1973 a 1982 pela Arena – Aliança Renovadora Nacional. Desenvolveu o programa Radiofônico na UCS até o início do ano passado, quando teve que se afastar por problemas de saúde.
Para terminar essa breve homenagem e essas lembranças inesquecíveis, reproduzo na íntegra uma carta escrita de próprio punho do professor Mário Gardelin a este humilde editor.
“Prezado amigo Laudir José Dutra. Renovo minha assinatura do Ponto Inicial, agradeço a publicação continuada e caprichada de matérias de minha autoria. Estou deixando a matéria de que lhe falei pelo telefone sobre Belluno de 1750. Com elas vão algumas outras que foram distribuídas. Ponto Inicial é uma presença esplêndida em Caxias do Sul. Tem tudo para ser lido agora e muito mais no futuro, pela validade das matérias.
Lembro que estou devendo uma entrevista. Telefone-me pelo número 222.—- e marcaremos o dia, a hora e o lugar. Anexo a este bilhete, o cheque Número 340931, no valor de 100,00, em pagamento de minha assinatura.
Do admirador e amigo, Mário Gardelin”
Mário me cativou desde a primeira vez que mantivemos o primeiro contato e este gesto de enviar um cheque dentro de um envelope endereçado a mim, se reveste de um significado que poucas pessoas têm a grandeza de fazer. Obrigado Gardelin, graças ao teu gesto, ando nos mais longínquos lugares muitas vezes para buscar o que não paga nem o combustível do carro, mas que significa muito para mim. Um abraço fraternal e o meu apreço!
Fotos Arquivo da família

Veja também no Site do Jornal Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...