Pense Bem: Você já parou para pensar hoje?


Rosméri Argenta
A pressa é inimiga da perfeição. Frase antiga e ainda atual. Num mundo onde tempo é dinheiro e onde espaço e silêncio são artigos de luxo, a pressa parece comandar as vidas e as reações das pessoas. Mas pressa não gera soluções, apenas frustração, irritação, ansiedade, estresse. É energia mal empregada, perda de tempo, desgaste de vida. A pressa atrapalha o pensamento, desequilibra o raciocínio e, via de regra, traz problemas. É comum ouvir: “puxa, nem notei, estava atrasado”, “bah, nem pensei nisso”, “não vi, estava pensando em outra coisa” ou, ainda, “desculpa, não fiz por mal, foi sem querer, foi sem pensar”. Quando alguém pensa de forma distraída, raivosa ou preocupada, na verdade não está pensando. Confusão de idéias não é pensar, é um looping, uma referência circular que não agrega e não resolve nada. Nesse estado, o indivíduo faz coisas em modo automático, repete padrões, segue pontos fixos. O não pensar coloca o indivíduo em situações de risco, tanto para ele quanto para os outros. Não analisa adequadamente as consequências de suas ações, não pesa seus impactos sobre a sociedade e o meio ambiente e nem sobre si mesmo.
No trânsito, por exemplo, são inúmeros os casos de não pensadores. Em geral, a diferença se dá em coisas muito simples. Ficar dois metros mais longe do motorista da frente pode prevenir um engavetamento de veículos; dar um palmo a mais de espaço ao virar uma esquina pode permitir que o trânsito de toda uma avenida flua melhor num horário de pico; deixar de jogar lixo na rua pode ajudar a diminuir os entupimentos de bueiros e facilitar o escoamento das águas pluviais. Sem falar em questões mais graves, como dirigir embriagado, fazer “rachas” e desrespeitar sinais de trânsito, que, além de serem uma clara demonstração de não pensar, também constituem um péssimo exemplo para as crianças e os jovens.
Preocupada com toda essa problemática, a Roselar lança a campanha Pense Bem, com a proposta de que as pessoas revejam seu modo de agir e passem a pensar bem sobre o que realmente fazem. A campanha prevê divulgação em diversos meios de comunicação, redes sociais, cartazes e adesivos automotivos.
Numa sociedade onde sobra informação e falta conhecimento, é essencial refletir sobre o que você anda fazendo com sua própria vida, sobre como você trata as outras pessoas, sobre como está sua relação com o planeta. Para evitar que a pressa e o não pensar continuem a trazer problemas para esta já complicada sociedade, pense bem. Antes de cortar a frente de outro veículo, pense bem. Antes de estacionar em lugar proibido, pense bem. Antes de avançar o sinal vermelho, pense bem. Ao tomar uma decisão, por mais simples que seja, pense bem.
Conforme Ândrea Vanin, diretora de criação da Melhora Mundo Soluções em Gestão e Marketing, idealizadora da campanha, “a frase PENSE BEM servirá para provocar reações e reflexões, não apenas no trânsito, mas também nas mais diversas situações do cotidiano. Pensar bem remete às escolhas, a conduzir a própria vida além do universo do carro. Imagine-se apressado, impulsivo, acomodado ou sob pressão e, de repente, você lê: Pense Bem”.
Deixar a pressa e o comodismo de lado por alguns momentos para “pensar bem” é algo a que não se está acostumado. Pode até parecer um tanto complicado ou mera perda de tempo, num primeiro momento. O não pensar é mais cômodo, mais prático, mais rápido. Entretanto, mais do que parar para pensar, é preciso pensar para não ter de parar.
Pense bem. Pense o bem. Pense para o bem. Você verá que, pensando bem, isso nem é tão difícil assim. E quanta diferença pode fazer para o mundo! A começar pelo seu. Então, PENSE BEM… e viva melhor.
Para engajar-se nessa campanha, entre no perfil da Roselar no Facebook ou contate via e-mail: roselar@terra.com.br.
Rosméri Natália Argenta Dal Prá – Diretora Comercial da Roselar Móveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...