CAXIAS DO SUL – Depois do intenso movimento no final de semana, a Feira do Livro se prepara para uma semana repleta de atrações. As atividades contemplam todos os espaços da Feira, possibilitando que os visitantes fiquem ambientados com toda a estrutura, aproximando-se ainda mais da literatura. Nos três primeiros dias de Feira, foram comercializados 10,3 mil livros e estimativa é de que 40 mil pessoas já passaram pela Praça Dante Alighieri.
Até sexta-feira, a previsão é de que faça sol. A temperatura varia entro os 9Cº e os 25Cº, deixando o clima agradável para passear na Feira do Livro e acompanhar o florescimento de ideias na praça. A expectativa é de que as vendas continuem superando as do ano passado e de que cada vez mais público circule pela Feira.
Contato com escritores reforça gosto pela leitura
Dando continuidade às atividades do Passaporte da Leitura, nesta terça (04), a escritora porto-alegrense Jane Tutikian, encontra a E.M.E.F. Erny de Zorzi, às 9h para um Bate-papo e Sessão de Autógrafos. Às 10h o encontro é com a E.E.E.F. Matteo Gianella. Jane foi eleita, recentemente, patrona da Feira do Livro de Porto Alegre. É formada em Letras e Doutora em Literatura Comparada. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação na URGS. Dentre os prêmios estão:
1984 – Prêmio Jabuti – categoria infanto-juvenil – Câmara Brasileira do Livro – SP.
1994 – Prêmio Tibicuera de Literatura infanto-juvenil – Secretaria Municipal de Cultura – Porto Alegre – RS.
2001 – Prêmio Açorianos – categoria infanto-juvenil – Secretaria Municipal de Cultura – Porto Alegre- RS.
2002 – Prêmio Alejandro Jose Cabassa – categoria novela – União Brasileira de Escritores– RJ
2004 – Prêmio Livro do Ano AGES – categoria infanto-juvenil Prêmio O Sul – Nacional e os Livros, 2007 – Prêmio O Sul- Nacional e o Livro.
À tarde, é a vez do alunos da E.M.E.F. Santa Lúcia e da E.M.E.F. Teotônio Vilella conhecerem o escritor Jonas Ribeiro, às 14h e às 15h.Formado em Língua e Literatura Portuguesa, Jonas desenvolve vários projetos de incentivo à leitura, junto à SEC – Secretaria de Estado da Cultura – SP e da SMC – Secretaria Municipal de Cultura – SP. Já percorreu centenas de escolas das redes pública e particular, contando histórias, ministrando cursos e divulgando seus mais de 70 livros.
Os projetos desenvolvidos pelas escolas são apresentados aos escritores num bate-papo descontraído que possibilita a interação entre escritor e aluno, consolidando nas crianças o gosto pela leitura.
Autografa-se livros!
Na tarde desta terça-feira (04), a Feira do Livro convida a comunidade para as Sessões de Autógrafos. É o dia da participação da escritora gaúcha, formada em Pedagogia, Lourdes Curra, que ocupa a cadeira nº26 da Academia Caxiense de Letras. Lourdes participa com o Lançamento e a Sessão de Autógrafos da obra Autobiografia de Titi – o pássaro pintagol, no Estande da Academia Caxiense de Letras, às 16h.
Hieldis Severo Martins também participa, às 18h, na Sala de Autógrafos, com seu livro Cem versos de uma mulher. Hieldis foi professora de Educação Física e Extencionista Rural e atualmente mora em Caçapava. Segundo ela, o livro foi um incentivo de amigos para a publicação de versos que havia composto ainda no milênio passado.
Os grandes nomes que alimentam de literatura a Feira do Livro
A escritora Ana Maria Machado é jornalista e possui mais de 100 livros publicados em mais de 18 países. Durante a ditadura, exilada na Europa, trabalhou como jornalista na Revista Elle em Paris e na BBC de Londres. Voltou para o Brasil em 1972, começando a trabalhar no Jornal do Brasil e na Rádio JB.
Em 1980, fundou no Rio de Janeiro a primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes, que existe até hoje. Atualmente, dedica-se inteiramente a escrever livros, recebendo vários prêmios por seu trabalho, entre eles o “Prêmio Casa de Las Américas”, prêmios da “Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil” (FNLIJ), como hors-concours e em 2000, ganhou o “Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. Além disso, recebeu da Academia Brasileira de Letras o maior prêmio literário nacional, o “Machado de Assis”.
É a sexta ocupante da cadeira nº 1 da ABL. Pela primeira vez, um autor com uma obra significativa para o público infantil havia sido escolhido para a Academia.
Ana Maria Machado, grande nome para a história literária brasileira, participa da Feira na próxima terça-feira (04), com a participação de Flávia Ramos, Doutora e Mestre em Letras pela PUCRS, professora na Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação. O Bate-papo acontece no Auditório da Feira, às 18h.
Venha Ler Comigo Adriana Antunes e Jaqueline Pivotto
Feira do Livro: sinônimo da diversidade de gostos literários. É por isso que o Venha Ler Comigo, a cada noite, tem mais força. Nesta terça-feira (04), será vez das jornalistas Adriana Antunes e Jaqueline Pivotto, às 19h, no Café Cultural da Feira.
Adriana Antunes é gaúcha, jornalista especializada em Literatura infanto-juvenil e Mestre em Letras. É apresentadora do quadro de literatura “A palavra é” da UCS TV e está lançando seu primeiro livro de minicontos para adolescentes chamado, As meninas.
Jaqueline Pivotto, integrante e idealizadora do fanzine Da Gaveta, de Caxias do Sul. Da Gaveta é uma revista alternativa independente, com ideias distintas, como poesias, crônicas e contos, enfim, tudo o que diz respeito à cultura, expressa de maneira independente. (Foto Ponto Inicial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário