Um clima de muita emoção marcou o lançamento oficial da Feira do Livro 2012 no dia 14 de setembro no centro administrativo municipal. Entidades estudantis, autoridades políticas, membros das comunidades envolvidas com a organização e desfecho da feira acompanharam a explanação de Luiza Motta, coordenadora do evento há 6 anos, que anunciou algumas mudanças, principalmente no que se refere à montagem dos espaços de leitura no âmbito que começa a ser montado. (Foto Luiz Chaves)
Antônio Feldmann, Secretário Municipal de Cultura salienta a importância dos caxienses em participar da feira, ressaltando que isso só agrega em valores culturais para a cidade. Ele que foi conduzido à secretaria em 2006 e tem elencado vários aprendizados, assim como canalizou em benefícios pessoais.
“Para mim, e não tenho vergonha nenhuma em afirmar que me beneficiei sim enquanto secretário da Cultura, pois pude fazer novos conhecimentos, obtive novas fontes que agregadoras para a pasta e também do lado pessoal, tive a oportunidade de estreitar relações com a comunidade e pude mostrar algumas de minhas idéias. A melhor fase da vida de qualquer pessoa é o aprendizado e isso com certeza pude fazer aos montes, aprender.
Quanto à feira que estamos prestes a inaugurar, só tenho que ficar feliz e enaltecer o trabalho de tanta gente abnegada nesse sentido. Vejo aí pessoas maravilhosas como a Luiza Motta, que incansável na forma de agir, tem ao longo desses seis anos de atividades na cultura da cidade, revelado muitos talentos e feito com que mais pessoas se somem à causa, num gesto que nos emociona e nos faz trabalhar ainda mais.
Estar nesse meio nos possibilita crescer como pessoa, adquiridos sensibilidade e passamos a ver as coisas sob outro prisma. Apuramos a sensibilidade e acima de tudo crescer espiritualmente. Mudei a maneira de comportamento, não me acho mais importante do que qualquer outra pessoa, posso fazer qualquer autocrítica com o espírito desarmado, sem problema algum.
As feiras do livro em que estive envolvido foram lutas empreendidas e vencidas, pois realizar um evento dessa magnitude com poucos recursos realmente é muito difícil, mas vamos organizar bem como sempre fizemos e baseados na leitura, que serve de pilar para qualquer coisa, até para mudança de postura, empreenderemos esforços para também este ano fazer uma Feira do Livro ainda mais grandiosa e consolidar a posição de Caxias, que ano após ano, vem alavancando prêmios e se tornou referência não só no Rio Grande do Sul, como também em outros estados”, finalizou.
Marco Menezes e Marcos Kirst patrono da Feira do livro em 2010
O patrono Marco Menezes, médico e que teve muita resistência da família com relação ao seu gosto pela literatura, está feliz e disse que o fato de ser o patrono da Feira do Livro 2011 se reveste de muita responsabilidade, mas ciente de que será importante para todos e principalmente o fato de que vai agregar bastante e repercutirá no próprio trabalho na medicina. “Tenho um filho de 17 anos de idade e quero que ele tenha a maior tranqüilidade em seguir aquilo que ele se identificar, mas para a minha satisfação, ele já demonstra alguma afinidade com a literatura, com a música. Quanto a minha participação, confesso que até pouco tempo atrás era problemático, mas agora está tranqüilo, pois a literatura se inseriu de forma tranqüila e definitiva em minha vida. Na verdade, aprendi a gostar de medicina no último ano da faculdade, antes e primeiramente, tive a literatura como primeira em minha vida. Aos poucos fui pegando gosto e hoje já posso dizer que a importância se divide. Sobre a literatura, felizmente a minha família entendeu essa questão, nunca tive grandes traumas”, ressalta o médico que está conciliando as atividades profissionais, dobrando plantões para se dedicar 100% à 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul. (Foto Ponto Inicial)
Em 2010 a feira atraiu mais de 300 mil pessoas e comercializou 73.868 obras. Os organizadores esperam bater esses números, principalmente com as novidades que serão implementadas, como a leitura no chafariz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário