Entrevista: Secretário do Esporte e Lazer Felipe Gremelmaier


FOTO PONTO INICIAL
Há três anos a frente da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Felipe Gremelmaier avalia a sua atuação junto à pasta – SMEL – e mantém firme de convicção de que a cidade será uma das sub-sedes da Copa do Mundo 2014.
CAXIAS DO SUL - Foram inúmeras iniciativas, o vereador que virou secretário e que desempenhou um trabalho digno dos maiores elogios por parte do prefeito José Ivo Sartori, principalmente pelo seu jeito agregador, onde o diálogo com as outras secretarias e com os órgãos competentes tem sido o seu ponto forte. Mas aos poucos vai se desapegando, sem antes deixar de alinhavar alguns projetos e ações já para o próximo secretário, pois no início de 2012, deve se desligar por força de legislação. Volta para a Câmara de vereadores e tentará novamente uma vaga nas eleições do ano que vem.
Acompanhe abaixo os assuntos que nortearam a entrevista com o secretário, concedida na manhã de segunda, 12/09.
PONTO INICIAL – O tempo foi suficiente para concretizar todo o seu plano de ação?
FELIPE GREMELMEIER – 90% daquilo que estava previsto graças a Deus conseguimos concretizar. As necessidades da cidade são grandes, temos essa consciência e algumas coisas ficaram para o próximo secretário, mais em função do tempo chuvoso que este ano foi mais acentuado que nos anos anteriores. Mas de qualquer forma, estamos satisfeitos com aquilo que elencamos.
Lamentamos apenas não termos concretizado a construção do ginásio municipal. Não conseguimos os parceiros certos para que isso pudesse ter sido conquistado, uma vez que se trata de um investimento alto e somente o município não poderia ter arcado com tamanha monta. Mas está no papel, temos a esperança que se não nessa gestão, na próxima será concretizado. Temos a área que seria no Parque Esportivo Municipal e temos todas as diretrizes, bastando apenas o dinheiro.
FOTO SMEL
Realizamos algumas ações muito importantes para a comunidade como, por exemplo, a revitalização do Complexo Esportivo da Zona Norte, localizado no portal da Maestra, que avalia como a mais importante realização nessa área e também a revitalização do Estádio Municipal e mais 40 pontos pelo menos são e menina dos olhos da nossa gestão.
O mais positivo de tudo isso foi o engajamento da comunidade no cuidado com as conquistas que ela mesma direcionou e lutou.
PI – Algumas conquistas e o bom relacionamento com as demais secretarias e com os órgãos competentes contribuiram para essas realizações?
FELIPE – O principal de tudo é o diálogo, não se consegue nada com truculência ou falta de respeito com os demais, seja corpo técnico e funcionários. Todos os aspectos acabam nos possibilitando a realizar estas parcerias com os órgãos técnicos, que são vitais para o bom andamento.
PI – Qual a importância que tem a SMEL e qual a sua visibilidade com relação às demais?
FELIPE – A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é mais importante do que muitos possam imaginar. Temos uma grande demanda de recursos que são empregados no fomento de ações para a cidade de Caxias do Sul e não são coisas pequenas não. Algumas obras permanecerão para sempre e quem ganha com isso é a população, que, organizada atribuíram a importância de espaços de esporte e lazer. Volto para a Câmara de vereadores realizado e feliz com a confiança que o prefeito me deu, por isso agradeço imensamente.
PI – O momento agora é para rever algumas coisas, voltar para a Câmara e dar continuidade ao trabalho parlamentar?
FELIPE – Quero aproveitar bem o meu tempo e terminar bem aquilo que comecei aqui na secretaria e depois voltar a fazer meu trabalho dentro do legislativo. Vou concorrer novamente, me dedicarei para isso, sei que não será fácil, mas empregarei as mesmas ações que sempre acredite importantes e vou buscar a confiança novamente dos meus eleitores. Espero que possamos nos manter para a próxima legislatura.
PI – Qual o legado que deixa para o seu sucessor?
FELIPE – O município nos deu o respaldo, o prefeito confiou no nosso trabalho e não mediu esforços para que pudéssemos desenvolver o melhor trabalho possível. O próximo secretário deve manter a ordem de serviço, aglutinar cada vez mais as pessoas e estar atento na busca por mais áreas e espaços de lazer e entretenimento na cidade, com novas situações e novos projetos. Chegamos a conquistas memoráveis durante este tempo em que estamos na secretaria. A cidade de Caxias do Sul é a maior fomentadora de inclusão das pessoas através do esporte e lazer. Temos que manter isso e nos aprofundarmos ainda mais para não perdermos essa condição.
PI – Com o crescente número de loteamentos que surgem, como contemplar tanta gente, uma vez que faltam espaços físicos para tal?
FELIPE – A prioridade de toda administração é educação, saúde e saneamento básico e só depois vem a questão do lazer, então temos que deixar bem a vontade as autoridades públicas de primeiro construir novos postos de saúde, novas escolas e tratar os esgotos e a água, mas estamos atentos à legislação quanto à destinação que deve ser feita sempre que um novo empreendimento é realizado.
PI – Com a aproximação da sua saída da secretaria, e vendo que talvez alguns projetos não tenham saído do papel, a cobrança aumenta?
FELIPE – Quem cobra sou eu, quero sempre o avanço nas questões que envolva a comunidade. Não temos grandes atrasos, o nosso cronograma foi atrapalhado pelas intempéries do tempo, mas sem grandes prejuízos, pois aquilo que nos foi solicitado, conseguimos atender e bem. Temos um planejamento sempre á frente, discutimos os assuntos e damos os próximos passos. Em novembro começamos a discutir 2012. Temos algumas demandas, mas coisas pontuais imediatas, sem demandar tempo de espera.
PI – O que marcou no seu trabalho à frente da SMEL?
FELIPE – A conquista de muitas áreas de lazer, a ampliação dos grupos da Melhor Idade, o trabalho voltado aos Jogos Escolares, o Programa de Saúde para adulto e terceira idade e o trabalho em prol da Copa do Mundo. Aliás, esse trabalho de três anos terá reflexos muito grandes no futuro e a qualificação do Fundel. Essas ações posso dizer que foram aquelas que mais nos sentimos orgulhosos e gratificados. Conseguimos agregar muito e nesse somatório todo, quem mais ganhou foi a comunidade, que acreditou no nosso trabalho e apostou que poderia dar certo.
FOTO LUIZ CHAVES
PI – Quais os pontos que o senhor acredita ser chave para que Caxias seja uma das sub-sedes da Copa do Mundo 2014?
FELIPE – Temos 100% de chances de sermos escolhidos pela FIFA para centro de treinamento para alguma seleção e eu destaco três pontos fundamentais que atestam o que falo. Primeiro a rede hoteleira qualificada que não fica abaixo de nenhuma outra, depois temos o Estádio Centenário que foi pré selecionado pela entidade maior do futebol como um dos campos de treinos e por último, o laboratório de medicina esportiva que nenhuma outra cidade tem. Estamos inseridos em outro patamar, daí vem a nossa confiança em mais essa conquista para a cidade.
PI – Vereador ou Secretário Felipe. Qual deles aprendeu mais?
FELIPE – Tenho a certeza que a aminha atuação na SMEL vai me ajudar muito na vida política e pessoal. As pessoas que votaram no vereador Felipe Gremelmaier sempre tiveram e continuarão tendo a mesma atenção. Todos apostaram e apoiaram na minha decisão de aceitar o desafio de trabalhar pela cidade de Caxias do Sul. Mas estamos voltando para dar continuidade. Agradeço mais uma vez o prefeito e tenho a certeza de que a minha condução à SMEL tem muito a ver com a minha vida dentro da Câmara de Vereadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...