Juliana Steiner |
Hábitos comuns em nosso dia-a-dia podem estar intimamente ligados as dores em nosso corpo, principalmente, quando nos referimos a dores na coluna vertebral. Perceber esses maus hábitos, e mais importante ainda, buscar modificá-los é uma tarefa que exige atenção e disciplina, mas que pode trazer grandes benefícios a curto e, mais ainda, a longo prazo.
Segue algumas dicas
1- Carregar e levantar pesos:
Quando for necessário carregar pesos e levantá-los inicie o processo com os joelhos flexionados e próximos ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as penas e não com a coluna para levantá-lo. Ao carregar deixe sempre o mais próximo do corpo.
2- Mantenha objetos pesados em prateleiras ao nível da cintura.
3- Procure distribuir o peso em duas sacolas e não carregue coisas muito pesadas.
4- Ao sentar-se, mantenha as costas e os pés bem apoiados.
5- Não mantenha as pernas cruzadas por longos períodos.
6- Sente-se para vestir sapatos e meias. Não dobre as costas enquanto tenta ficar em pé só com uma perna.
7- Evite atender ao telefone ao mesmo tempo em que realiza outras tarefas, provocando torções excessivas e desnecessárias no tronco e pescoço.
8- Evite ler e assistir TV na cama.
9- Para mulheres: Evite o uso prolongado de sapatos altos, eles além de provocar dores nas costas por interferir no centro de equilíbrio do corpo e consequente esforço muscular para equilibrar, também sobrecarregam a parte anterior no pé, provocando (especialmente se forem do tipo “bico fino”) ou piorando o joanetes, provocando dores por sobrecarga nas cabeças dos metatarsianos (ossos da parte anterior do pé) e também tendinites.
10- Para homens: Evite sentar-se com carteira de documentos no bolso de trás da calça. Esse hábito causa desalinhamento do quadril, desequilíbrios musculares e até mesmo aumento de dor ciática.
Para maiores informações:
Juliana Steiner Bettiol
Quiropraxista ABQ 507
Rua Dal Canale, 2186 (Conj. Comercial Alvorada) Sala 5008 (1° andar) Caxias do Sul Fone: 54 3039-0100
Nenhum comentário:
Postar um comentário