Estavam presentes a Primeira-Dama e Deputada Estadual Maria Helena Sartori, a Secretária Municipal da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, o Coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Dino de Lorenzi, as 25 embaixatrizes da Festa Nacional da Uva, médicos, autoridades e demais pessoas envolvidas na campanha.
Desde as primeiras horas da manhã, quando houve a abertura oficial da ação, uma série de atividades foram realizadas com a participação da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, Planos e Empresas Privadas de Saúde do Município e importantes parceiros na luta pela redução da mortalidade por câncer de mama. A primeira delas, realizada no coração da praça Dante Alighieri, foi o ato simbólico de soltar os balões lilás, cor que simboliza o combate a esse tipo de câncer.
A população que esteve na praça pode tirar dúvidas, receber orientações e dicas preventivas de combate ao câncer de mama junto aos profissionais da área da saúde. As mulheres com idade mínima de 40 anos puderam encaminhar a solicitação de mamografias, exame que deve ser realizado anualmente, pois possibilita a detecção precoce da doença, com lesões menores de um centímetro.
Houve também apresentações artísticas e culturais do Coral Florescer do Grupo Randon, dos grupos teatrais EDZ e Cia Uerê, dos grupos de dança Magnificar, Atlantics (dança de rua) e Zahirah (dança do ventre) e apresentação artística do Ciro Zé.
De acordo com o Coordenador do Instituto de Vita, Francisco Wisintainer, participar desse tipo de campanha, que já vem ocorrendo há alguns anos é extremamente importante. “A melhor chance de tratar o câncer de mama para se obter um resultado no tratamento é chegarmos um pouco antes, e chegarmos um pouco antes significa procurar identificar lesões cada vez menores, e o programa Vigimama está de parabéns porque está trazendo retornos significativos”, disse.
O Programa Vigimama é um projeto que procura monitorar os exames de mama, solicitados em Caxias do Sul, através das Unidades Básicas de Saúde. Além disso, busca um controle de qualidade nesses exames, capacitando os médicos e funcionários que os realizam.
O Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, dia 18 de julho, foi instituído através da Lei 6291, de 18 de julho de 2005, da vereadora Geni Peteffi. (Fotos: Cristofer Giacomet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário