Caxias do Sul é uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a implantar o atendimento |
CAXIAS DO SUL - A Secretaria Municipal da Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, inicia nesta sexta-feira, 10 de junho, um novo atendimento no município: trata-se do Serviço de Tele-Eletrocardiografia. A técnica permite a realização do exame de eletrocardiograma dentro da ambulância, com análise dos dados feita, em tempo real, por especialistas do Hospital do Coração de São Paulo (HCor).
A UTI móvel está equipada com o Tele-Eletrocardiógrafo Digital Portátil – aparelho capaz de transmitir o eletrocardiograma do paciente (via telefone e internet) para a central de Telemedicina do Hcor. Os dados captados pelo eletrocardiógrafo, por meio dos eletrodos fixados no corpo do paciente, são transformados em sinal sonoro e transmitidos, via celular para São Paulo. A equipe do hospital recebe os dados em formato de imagem. Feita a leitura das informações, elas são devolvidas também pelo celular, através de laudo e de sugestões de procedimento. Todo o processo é realizado entre 5 e 8 minutos.
Segundo a Coordenadora do SAMU, Verônica Jordani, o novo serviço vai garantir rapidez no diagnóstico e no tratamento de infartos, possibilitando maior chance de sobrevida ao paciente. Além disso, o doente será enviado diretamente às UTIs dos hospitais, evitando a passagem pelo Pronto Atendimento dos serviços de saúde. Caxias do Sul é uma das cidades pioneiras do Estado a oferecer o serviço de Tele-Eletrocardiografia, juntamente com Porto Alegre e Bagé.
![]() |
Ambulâncias SAMU |
O que é o SAMU?
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e, desde 2004, ajuda a organizar o atendimento na rede pública do município, prestando socorro à população.
O serviço funciona 24 horas por dia através de chamada gratuita para o telefone 192, e conta com equipes de profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Quando chamar o SAMU?
O Serviço Móvel de Urgência e Emergência deve ser acionado pela população em situações que representam risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte, tais como:
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Em casos de intoxicação por agentes externos;
- Em casos de queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos;
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em casos de tentativa de suicídio;
- Em crises hipertensivas;
- Quando houver acidentes/ traumas com vítimas;
- Em casos de afogamentos;
- Em acidentes com produtos perigosos;
- Em casos de choque elétrico;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes em risco de morte.
FOTOS ANDRESSA BOFF
Nenhum comentário:
Postar um comentário