O racismo vem desde sempre, atormentando as pessoas realmente brasileiras. Sim senhor, o Brasil é um país com descendência negra e por esse motivo, todo o tipo de recriminação ou discriminação, como queiram, é passível de punição sem apelação de qualquer que seja a parte.
O caso ocorrido na última semana onde uma funcionária de uma rede de supermercado sofreu ato de racismo não deve ser encarado com surpresa, pois isso vem acontecendo todos os dias em nossa cidade, pois isso nada mais é do que o poder que alguns tentam incutir a determinadas pessoas, tornando-as donos de verdades, mesmo que isso possa ser repugnante e perverso.
Pena que nem todos tenham a coragem de denunciar ou repudiar essas atitudes tão descabidas, só assim essas pessoas ditas ‘donas’ da cidade de Caxias do Sul não estariam disseminando a crueldade e com piadinhas de mau gosto, fazendo valer o seu poderio econômico, quando na verdade, no mínimo deveriam agradecer todos os dias por essas pessoas terem se dedicado e ajudado de alguma forma a construir seu patrimônio.
Já houve outros exemplos aqui mesmo em Caxias, que grandes empresas e profissionais de diversos ramos, foram à falência por más administrações ou por atos descabidos de natureza semelhante.
Todos nós sabemos que as coisas ruins se proliferam de maneira mais rápida, que as noticias e todos os aspectos negativos ganham mais destaque na mídia e infelizmente as pessoas gostam de ver literalmente ‘o circo pegar fogo’, mas não é nada agradável abordar esse tipo de assunto. Pena que, denunciando a brincadeira com tom pejorativo e racista do empresário, a menina tenha ajudado de alguma forma para colocar mais uma piada sobre negro que nós negros temos que escutar quase todos os dias. Mas ela fez bem, não deve se calar jamais e hoje, se tivesse que escolher um herói para reverenciar, escolheria a ela.
Está na hora das pessoas e principalmente das autoridades, darem vazão aos reclamos dos cidadãos, repercutir mais os assuntos e definitivamente enterrar velhos tabus que estão na pauta do dia de todos nós. De alguma forma, quando se faz alguma crítica, quando mencionamos erros, seja de administrações públicas ou por seus comandos, nada mais é do que um exercício de cidadania, pois no século em que vivemos, não há mais lugar para subestimar a inteligência das pessoas.
Por Laudir j. Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário