Tecnologia em Gastronomia passa a oferecer certificações intermediárias

Graduação, considerada a segunda melhor do país em sua modalidade, abrange desde o conhecimento prático da culinária até noções sobre gestão em Hospitalidade.


Desde o início do ano letivo de 2017, o curso de Tecnologia em Gastronomia da UCS faz parte do UCS.TEC. O programa reúne cursos tecnólogos da Universidade e prevê, dentre outras facilidades, ampliação da quantidade de mensalidades com valores fixos, divisão em módulos com certificações intermediárias e duração menor, em média de dois anos e meio.

Dessa maneira, ao concluir o primeiro módulo do curso, o aluno passa a receber o certificado de “Auxiliar de Serviços de Alimentação”, profissão prevista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). E, após completar os três primeiros módulos do curso, receberá a certificação de “Cozinheiro Profissional”.

Com a inclusão no modelo do UCS.TEC, o curso de Gastronomia também passou por adequações, ampliando a quantidade de disciplinas práticas em sua grade curricular. Confeitaria Básica, Confeitaria Avançada, Cozinha Clássica Europeia, Cozinha do Mediterrâneo, Cozinha Contemporânea, Nutrição aplicada à Gastronomia e Técnicas sensoriais aplicadas à Gastronomia foram incluídas nos módulos.

Conforme a professora e coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia, Bruna Dachery, as certificações intermediárias são um grande diferencial, na medida em que são importantes para os alunos e para as empresas. Com elas, o aluno tem condições de exercer uma profissão e estar inserido no mercado de trabalho a partir do término do primeiro módulo, no caso, como auxiliar de cozinha.

“Na Gastronomia, a vivência prática é muito importante, pois mesmo que o aluno, ao se formar, não atue especificamente dentro de uma cozinha, ele deve ter a experiência de tudo que envolve produzir um alimento, entender o fluxo, a legislação… aliando o conhecimento teórico dado em sala de aula à prática, e a certificação intermediária possibilita isso”, complementa.


Gastronomia da UCS figura entre os melhores cursos do país

A qualidade da infraestrutura e do corpo docente repercute nas avaliações positivas a nível nacional alcançadas pelo curso. Na avaliação mais recente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação, realizada no ano de 2015, o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerado Indicador de Qualidade da Educação Superior voltado aos cursos superiores brasileiros, colocou a Gastronomia da UCS com a segunda melhor média do Brasil entre as instituições de ensino superior privadas e federais.

O cálculo do CPC leva em conta o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional dos cursos. Foram avaliados 107 cursos de tecnologia em todo o país.

Além da colocação positiva junto ao INEP, o curso de Tecnologia em Gastronomia também se destaca no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que analisa o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. A avaliação de 2015, também a mais recente, levou o curso ao nono lugar na média geral.

Ainda segundo a professora, o desempenho positivo nesses cenários demonstra o êxito do ensino oferecido, que capacita o aluno para o domínio de técnicas culinárias, a ciência dos ingredientes, a criatividade para saber elaborar novos produtos, e que considera os aspectos culturais, históricos e sociais que estão envolvidos em diferentes cozinhas. E, por fim, que tenha habilidades para o empreendedorismo e gestão na profissão.


“O curso abriu as portas para a minha carreira”

Na reta final, com cerca de 10 disciplinas restantes, Ana Paula Schönardie Ditadi, 23, precisou trancar temporariamente o curso de Gastronomia para poder dar conta das atividades profissionais. A confeiteira concilia a gestão da empresa especializada na confecção e montagem de doces para eventos com as aulas de confeitaria que ministra em um instituto profissionalizante. Além disso, também oferece consultoria para empresas e profissionais da área.

Ana Paula conta que, apesar de a Gastronomia ser uma paixão desde que consegue lembrar, o dom para ser confeiteira foi descoberto durante as aulas, com o incentivo de professores. Ela, inclusive, chegou a participar do reality show culinário Que Seja Doce, do canal GNT, em 2016. Apesar da eliminação, guarda alegria da experiência, que segundo ela, foi uma forma de ter seu trabalho reconhecido nacionalmente. “Confeitaria é química, é preciso entender como juntar os elementos e as reações que as combinações causam. Tive um ótimo ensino na graduação sobre isso, era o que eu precisava. Sem dúvidas, a UCS abriu as portas para esse ofício”, acredita.


Gastronomia é negócio de família

Rafael Erlo, 28, iniciou neste semestre os estudos em Gastronomia. O acadêmico já é graduado pela UCS em Administração, e acredita ter encontrado no curso de Tecnologia o conhecimento para complementar a vida profissional. Oriundo de família com tradição em estabelecimentos gastronômicos, em 2015 abriu o Del Grappa, especializado em comida típica italiana, junto com os pais. O restaurante, aliás, foi case de seu trabalho de conclusão de curso em Administração. “Graças ao curso, pude desenvolver o conceito de marca e aprender o necessário para dirigir negócio. Agora, no curso de Gastronomia, aprendo não apenas a prática, mas também a base para a gestão nessa área, com disciplinas de turismo e legislação, por exemplo. O curso é ideal para quem deseja abrir o próprio negócio. Estou muito satisfeito”.


Formação completa em Hospitalidade

O curso de Tecnologia em Gastronomia está inserido no Programa de Hospitalidade da UCS, do qual fazem parte, também, os cursos de graduação em Turismo (bacharelado), Hotelaria, Eventos e Gestão de Turismo (tecnólogos).

Além da graduação, o aluno na UCS conta com suporte acadêmico via extensão, por meio das Escolas de Gastronomia, de Viagens e de Eventos, além do curso técnico em Gastronomia oferecido pelo CETEC.

Há, ainda, cursos a nível Lato Sensu, com destaque para as especializações em Confeitaria e Panificação Avançada e em Inovação e Gestão em Gastronomia. Ambos os cursos iniciam em agosto. Complementa a lista o MBA em Sommellerie – Cultura, Gestão e Serviço do Vinho, que terá segunda edição em 2018.

E, com relação à Pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade oferece mestrado e doutorado próprios.

Foto: divulgação UCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...