Semtur participa de evento teste para avaliação de novo roteiro turístico


Foto Petter Campagna Kunrath

TURISMO - A Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) realizou, na última terça-feira (18), uma visita técnica a pequenos empreendedores rurais dos distritos de Vila Seca e Vila Oliva. Eles participam do Programa de Turismo Rural, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O objetivo do curso é mostrar técnicas de como avaliar o potencial e desenvolver os atrativos do interior como uma alternativa de renda.

A visita a três propriedades, que fazem parte do projeto Caminhos do Interior, foi feita por um grupo formado por dezesseis pessoas representantes de secretarias municipais, sindicatos e entidades ligadas ao turismo. Todos foram recebidos como turistas pelos empreendedores e avaliaram questões como hospitalidade, estrutura e atrativos.

O primeiro local visitado foi a propriedade da família Pichoff, em Vila Seca. Depois de construir um galpão para passar os fins de semana, eles perceberam que o local tinha potencial para incrementar a renda e trabalhar com algo diferente. Assim, nasceu o Rancho da Circe, que oferece comida típica italiana. O grupo foi recebido com uma mesa de café da manhã, que incluiu salame, queijo, massa de pão frita e suco de uva. “O curso é bom para nos orientar e dar uma noção de negócio, do que devemos fazer para receber as pessoas. Hoje estamos fazendo um teste com esse grupo, mas sabemos que o galpão tem potencial”, afirma Circe Rosana Pichoff.

O passeio seguiu com uma visita ao maior pomar orgânico de mirtilo do Brasil, também em Vila Seca, e encerrou com um almoço na Fazenda Parque Vila Oliva. No local, o grupo foi recebido por um gaiteiro, participou de uma trilha em meio a mata nativa e pode provar as delícias da gastronomia ítalo-gaúcha. O coordenador do curso, Erich Ramm, destaca que além de profissionalizar a atividade, a iniciativa busca unir os empreendedores para a formação de um novo roteiro turístico em Caxias do Sul. “Queremos estimular o espírito do associativismo. Sozinho a gente não anda. No turismo é importante ter esse vínculo, inclusive com o poder público, que pode ajudar a vender esse roteiro.”

Após conhecer os empreendimentos, agora a Secretaria do Turismo fará uma avaliação do potencial das propriedades como roteiro conjunto ou atrativo individual. “Precisamos analisar o roteiro como um todo, se os locais têm um mesmo conceito, para poder formar novo produto turístico. Apresentaremos a eles um relatório com a avaliação e vamos discutir conjuntamente qual a melhor alternativa. O certo é que o Município irá auxiliar na divulgação e consolidação desses novos empreendimentos turísticos”, ressalta a secretária Renata Carraro.

A ideia da Semtur é estender os cursos do Senar, que têm duração de um ano, para outros roteiros já estabelecidos no município, a fim de aprimorar o setor e qualificar o recebimento dos turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...