Dia Internacional da Dança festeja diversidade de estilos e ocupa a Maesa

O Dia Internacional da Dança é comemorado em 29 de abril. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal da Cultural tem diversas atividades programadas. Nos dias 28 e 29 de abril, às 20h, ocorrem, na Sala de Teatro Professor Valentim Lazarotto do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, duas apresentações do espetáculo “Hard Times”. Como atividade destaque, o evento Dança Ocupa Maesa ocorre no dia 1º de maio, no prédio histórico da rua Plácido de Castro. Toda a programação terá entrada franca.

Espetáculo Hard Times

O espetáculo aposta na linguagem da dança contemporânea e se vale da técnica do pole dance para uma pesquisa de movimento. Hard Times também aproxima a dança do blues, tendo trilha sonora executada ao vivo pela banda Lara & Jackpot Band. A concepção e a direção cênica são de Paula Giusto e a produção cultural é de Cristina Nora Calcagnotto. O projeto tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A apresentação de sábado (29) será precedida por uma roda de b-boys. A partir das 17h30, na entrada da Sala de Teatro do Ordovás, as danças urbanas, o breaking e suas variações vigorosas que fazem da rua um palco ganham espaço. Elas anunciam o Projeto Jam Session, que a Unidade de Dança vai realizar mensalmente, a partir de junho. Reconhecendo o que diz o coreógrafo norte-americano William Forsythe, que o futuro da dança é o hiphop, a Unidade de Dança aposta nesta linguagem como um processo de afirmação de novas possibilidades para a área.

Dança Ocupa Maesa

No dia 1º de maio, a Cia. Municipal de Dança, além de outras escolas e grupos caxienses, vai mostrar diferentes linguagens: dança contemporânea, dança de salão, clássico, hiphop e jazz serão alguns dos estilos apresentados ao público. A atividade fará parte das comemorações do Dia do Trabalhador no Município.

Comunicação com o público

“A dança em diálogo com o público, ocupando um espaço que tem vocação para a cultura, é destaque na programação deste Dia Internacional da Dança. A data busca reforçar essa manifestação de arte como um potente mecanismo de integração social e afirmação de identidade”, define o coordenador da Unidade de Dança, Carlinhos Santos.

SERVIÇO:
O QUÊ? Atividades em comemoração ao Dia Internacional da Dança
QUANDO? Dias 28 e 29 de abril (20h); 1º de maio
ONDE? Sábado e domingo na Sala de Teatro Professor Valentim Lazarotto do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho; Dia 1º, segunda-feira, na Maesa, prédio histórico da rua Plácido de Castro
Mais informações: Unidade de Dança da Secretaria Municipal de Cultura: (54) 3901.1316


Foto: Paulo Pretz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...