Sindilojas Caxias terá que retirar o Museu do Comércio do Parque da Festa da Uva



Notificada pela Empresa Festa da Uva, entidade terá prazo de 90 dias para encontrar novo local para o acervo que conta a história do comércio de Caxias.


 DEU PRA RUIM - A direção do Sindilojas Caxias recebeu, em reunião realizada na segunda-feira (20.03), um “Termo de Notificação para Desocupação do Imóvel Alugado”, que se refere à locação da Casa 9 da Réplica Caxias, em que está localizado o Museu do Comércio há 17 anos, patrimônio da comunidade caxiense, situado no Parque da Festa da Uva. A notificação concede um prazo de 90 dias para que a entidade desocupe o imóvel, que abriga todo o acervo reunido e catalogado que conta a história de comércio em nossa cidade.
Juridicamente, ao Sindilojas cabe acatar a decisão e buscar um novo local. Vale ressaltar que todas as obrigações legais que cabem à entidade estavam sendo cumpridas, inclusive, os pagamentos do aluguel do imóvel, que sempre foram mantidos em dia. Com essa notificação, o Sindilojas Caxias passa a buscar um novo espaço para que as peças que compõem o acervo possam ser visitadas: “Fomos surpreendidos com esse aviso intempestivo e vamos buscar um imóvel para o Museu do Comércio, que merece ser visitado e serve de exemplo para que as futuras gerações valorizem o trabalho feito pelos empreendedores que atuam no comércio”, lamenta o presidente do Sindilojas, Sadi Donazzolo. Para ele, é preciso valorizar e cultivar a história do município, especialmente, aquela que contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade. Afinal, o acervo é uma ferramenta de aprendizado para estudantes e historiadores da cidade. O presidente ressalta que o Museu do Comércio merece um espaço apropriado que valorize essa trajetória, que remete à história das famílias de descendentes dos italianos que contribuíram com o trabalho para tornar a região próspera e desenvolvida.
Assim que estiver definido o novo local, o Sindilojas Caxias vai informar a comunidade caxiense sobre o destine desse patrimônio que pertence à comunidade caxiense. É importante que visitantes e moradores da cidade tenham a oportunidade de continuar visitando o Museu do Comércio, aprendendo com a vivência daqueles que tornaram Caxias do Sul um polo de desenvolvimento.

Sobre o Museu do Comércio

O Museu do Comércio é uma reprodução de um Armazém de Secos & Molhados do final do Século XIX, inaugurado em 2000 pelo Sindilojas Caxias. Objetos como móveis, rolos de fumo, ferrarias e chapéus, reproduzem fielmente um estabelecimento comercial da época em que os imigrantes chegaram. Com a chegada dos imigrantes italianos à Serra Gaúcha, a partir de 1875, a economia local começou a se estruturar, com a agricultura e o comércio. Os colonos produziam o que era possível para a subsistência. Para adquirir outros alimentos e produtos de necessidade da família, utilizavam o sistema de troca, que deu início ao comércio. Três anos após o início da organização e povoamento da Colônia Caxias, a cidade já contava com dez armazéns de secos & molhados, além de outras 85 casas comerciais espalhadas pelos travessões e léguas para uma população de 3.849 habitantes.

Crédito Alencar Turella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...