RGE restabelece energia elétrica de São Francisco de Paula, após temporal

Foto: Polyana Souza da Cunha / RGE 
Concessionária fez a substituição de cerca de 300 postes e reconstruiu 15 Km de rede


São Francisco de Paula, 15 de março de 2017 – A Rio Grande Energia (RGE) restabeleceu completamente o fornecimento de energia elétrica de São Francisco de Paula, no final da noite desta terça-feira (14). Cerca de 350 colaboradores da distribuidora do Grupo CPFL e de empresas terceirizadas realizaram uma força-tarefa em prol da população daquele local e trabalharam ininterruptamente para reconstruir parte do sistema de abastecimento de energia da cidade. Toda a rede foi severamente danificada na manhã do último domingo, quando o município da Serra Gaúcha foi atingido por um forte temporal.

O fenômeno climático – que ainda gera discussões sobre sua classificação como tornado ou micro explosão – destruiu residências, prédios públicos, derrubou postes e rompeu cabos da rede de distribuição de energia, além de ter danificado estruturas da Linha de Transmissão São Francisco de Paula – Cambará do Sul, que abastece os dois municípios e Jaquirana.

Logo após parte do município ser varrido pelo vendaval, a RGE deslocou equipes para fazer o atendimento emergencial na cidade e eliminar os riscos à população, devido ao rompimento de cabos causado pela queda de árvores sobre a rede. “Nossa prioridade foi eliminar qualquer risco aos moradores da cidade. Em seguida, foi iniciar o trabalho de reconstrução da rede o mais rapidamente possível, a fim de tentar amenizar os problemas da comunidade. Deslocamos equipes de toda nossa área de concessão para atuar na força-tarefa”, explica Rodrigo Bertani, gestor do Centro de Operações Integrado (COI) da RGE.

Ainda no domingo, foi restabelecida parte do abastecimento aos 7,2 mil consumidores da cidade, quando equipes da Transmissão concluíram a manutenção na Linha de Transmissão, substituindo três estruturas e reconstruindo parte da linha. Na segunda-feira, no momento em que as primeiras obras de reconstrução da rede de distribuição foram concluídas e parte do sistema pode ser religado com segurança, um novo bloco de clientes teve o fornecimento normalizado. Ontem à noite, o conjunto de ações foi encerrado e, após testes, toda malha elétrica foi recomposta.

No total, 45 caminhões de equipes pesadas – formadas por seis homens -  e 18 equipes leves – composta por dois colaboradores – trabalharam na troca de mais de 300 postes e reconstrução de 15 KM da rede de distribuição. Na retaguarda, operadores do COI atuaram exclusivamente no apoio às equipes de campo e agilizaram os despachos dos veículos aos pontos mais críticos do município. “Lamentamos profundamente o ocorrido em São Francisco de Paula e não medimos esforços para restabelecer a energia elétrica da cidade. Compreendemos o drama que vive a população em uma situação adversa como essa e nós, como distribuidora de energia, temos como missão o comprometimento com as comunidades onde estamos inseridos”, afirma o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello.

Clientes que tiveram o padrão de entrada danificado pelo temporal devem entrar em contato com a distribuidora, pelos canais de atendimento, solicitando uma nova ligação de energia elétrica.

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