Eleitas a Mais Bela Negra e Miss Afro 2015


MAIS BELA NEGRA – O evento que elegeu a Mais Bela e a Miss Afro 2015, foi realizado no Ponto de Cultura da UAB e contou com a participação de grande público. O novo formato do certame, que a partir de agora será realizado de dois em dois anos e exclui a figura das princesas e embaixatrizes, melhorou o concurso e despertou maior interesse das meninas, que nesta edição teve 16 inscritas.
No primeiro momento, as meninas entraram para uma apresentação rápida e em seguida, com roupas e looks desenvolvidos por elas, performance a critério de cada uma, ou música, dança, teatro, poesia, relacionados com a etnia negra.
Para a escolha, o corpo de jurados composto por 10 pessoas, teve muito trabalho para escolher pela primeira vez a Mais Bela Negra e a Miss Afro ao mesmo tempo, pela ordem de importância, respectivamente. Outro título e prêmio também importante, foi a escolha da mais original e que representou melhor as raízes afros.
Presentes ao evento, representantes do poder público, entidades relacionadas ao Movimento Negro, familiares e amigos das candidatas, Alice Ribeiro da Silva – 18 anos, Ana Caroline da Silva Soares – 19 anos, Cristiane Fidelis Machado da Silva – 23 anos, Daiane Aparecida da Silva – 21 anos, Greice Candido de Almeida – 17 anos, Jennifer Pontes da Silva – 18 anos, Karolai Brandão – 15 anos, Lara Eduarda do Nascimento Palhano – 16 anos, Letícia Jardim – 15 anos, Marcele da Silva de Brito – 17 anos, Nariane Witt da Cruz – 20 anos, Natália da Silva Machado – 16 anos, Nicole da Silva Ribeiro – 20 anos, Priscila Aparecida Carvalho do Nascimento – 16 anos, Stephanie Ferreira Barboza – 18 anos e Taissuani Maquele de Andrade – 19 anos.
Antes do anúncio das, por volta das meia noite, a Mais Bela Negra 2013, Edinéia Castilhos, juntamente com as princesas Érika Ferreira Bueno e Priscila Oliveira Ferreira fizeram as suas despedidas. Emocionadas, reiteraram a importância das meninas participarem deste concurso, que resgata um pouco as raízes africanas.
– Alice Ribeiro da Silva, Mais Bela Negra 2015
– Greice Candido de Almeida, Miss Afro 2015
-Nariane Witt da Cruz, Original Brasilidade.

A Mais Bela Negra 2015 Alice Ribeiro trabalha no entendimento ao sócio no Estádio Alfredo Jaconi, além de ser uma apaixonada pelo clube. Pela primeira vez o Juventude participa deste evento, e ao que parece, deve, a partir de agora, dar maior importância às causas relacionadas aos negros, à mulher negra especialmente
“Foi uma grande surpresa e será, a partir de agora, motivo de muita honra representar o povo afrodescendente. Quero poder continuar mostrando todo o valor da nossa cultura, desta etnia tão forte e importante. Quero agradecer ao Esporte Clube Juventude pela oportunidade e dizer que a essa é mais uma prova da força da mulher Jaconera”, destacou Alice, emocionada, ao final do concurso.

O concurso Mais Bela Negra foi uma realização da Prefeitura de Caxias, por meio da Coordenadoria de Promoção e Igualdade Racial, Coordenadoria da Mulher e Coordenadoria da Juventude (SSPPS), Unidade de Arte e Cultura Popular da Secretaria da Cultura, do Conselho Municipal de Comunidade Negra (Comune) e do Ponto de Cultura UAB Cultural, com apoio da TV Caxias.
Na foto em destaque acima, Nariane, Alice e Greice.
Crédito: Laudir Dutra

Edi Castilhos, a Mais Bela Negra 2013 se despede do reinado


MAIS BELA NEGRA – O tempo realmente não passa, as coisas que são importantes, guarda-se no fundo do coração como uma espécie de relicário de tudo o que se viveu.
Hoje o nosso papo é com Edinéia Castilhos, Mais Bela Negra 2013, uma taurina de 23 anos completados em abril, que além de toda a alegria estampada no rosto, tem a noção exata daquilo que quer na vida, profissional ou pessoal.

O evento que a consagrou como Mais Bela Negra ficou para trás, mas a moça ainda curte até essa sexta-feira, dia 24 de julho, por volta das 22h, o título. Será escolhida a Mais Bela Negra e a Miss Afro 2015 no Ponto de Cultura da UAB.
“Foi uma trajetória bem grandiosa, conquistei muitas coisas em todos os sentidos, profissional e pessoas. Nunca nos damos por satisfeitos com os resultados obtidos, por isso sinto que gostaria de ter trabalhado mais, que eu pudesse ter tido a oportunidade, mas acredito que a minha participação foi muito proveitosa.
Acho que poderíamos avançar mais com a realização desses eventos, aproveitar a oportunidade para desmistificar toda a questão envolvendo os negros de Caxias do Sul, especificamente falando”.

Desde pequenina

“Tenho um projeto bem legal que envolve as crianças negras e as dificuldades que elas têm de aceitar as suas condições de negras e com os cabelos encaracolados.
Quanto a isso aliás, lembro da minha infância, quando eu ainda dava os primeiros passos na escola como foi difícil de entender e me inserir dentro do cotidiano dos colegas e da escola. Ser negro em Caxias do Sul sempre foi bem difícil.
O preconceito existe e temos que combater, não podemos aceitar olhares diferentes em cima da gente por sermos negros. NO final, todos nós somos iguais, vamos morrer e passar por todos os processos dessa vida de forma igualitária.
Observando os imigrantes que vêm da África passar por todo tipo de preconceitos por estarem buscando uma melhor condição de vida para as suas famílias que ficaram para trás, por isso e por todas as outras coisas que nem cabe ficar enumerando aqui, temos que nos impor e mostrar nosso valor”.

Valorizar as meninas

“Acho que o evento que elege hoje as meninas deveria ter tido o cuidado de não se diminuir ou esvaziar, penso que o fato de ter sido realizado paralelamente à Festa da Uva, que escolherá a Rainha e as Princesas ofuscou e muito toda a movimentação. Bola fora! Poderia ser escolhida como sempre foi feito, em outubro, novembro sem deixar de ter o glamour ou importância. As meninas mereciam mais consideração e ter a visibilidade que elas todas merecem.
Mesmo assim, desejo toda a sorte do mundo àquelas que participam com coragem e dedicação e que as vencedoras tenham muito empenho e espírito de amizade, pois isso é o que fica para toda a vida, depois que tudo isso acabar”.

Uma imagem positiva


“Levar o respeito, a amizade, é tudo o que se ganha quando participamos desses eventos. Às vezes a gente passa uma ideia errada ou não consegue ser simpática com todo mundo, mas isso é ali da hora, do momento, aos poucos, tão logo as coisas vão serenando, conseguimos nos mostrar por inteiros, as próprias meninas que participam como ‘concorrentes’, estão ali para vencer e quando o sonho não acontece, é preciso ter em mente que hoje não era o dia, mas que esse dia vai chegar para todos nós, basta acreditar”.
Estudante de Jornalismo pela UCS, Edi, como gosta de ser chamada pelos amigos, está no terceiro semestre, mas parece uma veterana na cena jornalística e tem a noção exata da sua importância para o mundo que ela pretende construir.
A quinta irmã de uma família simples e muito unida, tem na mãe Rosângela e no pai Lorival seus maiores incentivadores.
Foto Laudir Dutra

Súditos conhecerão a história da Rainha Giovana


FESTA DA UVA EM LIVRO – O ineditismo chegou à Festa da Uva. Pela primeira vez uma rainha conta com riqueza de detalhes toda a vivência e trajetória vivida, desde a decisão de se inscrever para concorrer ao título, a emoção da conquista, até a vivência com as coisas da festa.
Nenhuma outra rainha em todos esses 84 anos de reinado, teve a ideia de contar em livro, numa espécie de diário de bordo, tudo aquilo que viveu em dois anos como soberana. O objetivo principal, segundo Giovana Crosa, Rainha da Festa da Uva 2014, foi mostrar a rotina e a convivência dentro da Festa da Uva. “Tive toda uma trajetória desde a decisão de participar, realizar a inscrição, até o evento da escolha propriamente dito.
Procurei nessa obra a maior aproximação possível da realidade da Festa da Uva, foram momentos maravilhosos, fiz amigos, me emocionei e tive essa oportunidade de fazer parte de uma das páginas mais importantes da cidade de Caxias do Sul.
Espero ter podido retratar com maior fidelidade possível as coisas que cercam esse mundo maravilhoso chamado Festa da Uva”.
Um ano e meio, esse foi o tempo que levou Giovana e a pesquisadora Tânia Tonet para deixar pronto essa obra que promete ser muito esclarecedora e didática, que servirá de inspiração para essa leva de candidatas que lutam para conquistar o título de 2016, assim como as próximas gerações, fontes inesgotáveis de futuras postulantes. “Tenho a certeza de que todos vão gostar de ler o livro, que traz curiosidades, passagens marcantes que servirão certamente de inspiração para outras meninas, que assim como eu, viveu intensamente a Festa da Uva e tudo o que ela representa para a cidade”.

Falta pouco para acabar o reinado

“Desde pequena eu acompanho a Festa da Uva, sabia desde sempre da sua grandiosidade e beleza, mas só estando inserida é que a ficha vai gradativamente caindo. A gente ouve muitas brincadeiras, principalmente agora que o nosso reinado está chegando ao fim, sobre ‘reeleição’, permanência do trio atual. Claro que isso nos envaidece bastante, mas temos a noção de um trabalho bem feito, de uma participação que ficará marcada para sempre. Se fosse realmente possível a nossa permanência, eu faria tudo exatamente como vivi, como senti e me dediquei em prol da festa”.

Pequenos ‘senãos’

“Acredito que a Festa da Uva poderia ser mais divulgada fora do Brasil. Sabemos das dificuldades que todos encontram para realizar a cada dois anos esse evento, mas somos sabedores também que o reconhecimento das suas potencialidades está se espalhando por todos os cantos. Por se tratar de um evento que retrata principalmente as origens italianas e do imigrante italiano, seria bacana que esse chamamento pudesse acontecer em países que tivesse o alcance do apelo. Sem contar nos países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai e por aí afora. Ainda vamos chegar lá, tenho essa certeza”.

Recado da Rainha às postulantes ao título

“Que a próxima Rainha da Festa da Uva tenha o mesmo engajamento, que ela trilhe com humildade, simplicidade e com orgulho de ser caxiense.
Que divulguem tanto ou mais a nossa festa maior, assim como eu e minhas princesas fizemos. Sei que é difícil, mas que ao longo do caminho, se assim precisar, que abram mão de coisas pessoais em prol de algo maior que é a Festa da Uva, com intensidade, obstinação e certas de que estão dando o seu melhor”.

Diário de Uma Rainha


“Acho que pelo tempo em que levamos para finalizar o livro, acredito que tenha ficado bem completo. Falamos do glamour de ser a Rainha, ao mesmo tempo em que evidenciamos as responsabilidades e o peso da coroa.
Não esquecemos da próxima festa que já estamos quase dentro do clima, não deixamos de mencionar todas as rainhas da Festa da Uva nesses 84 anos de história e muitas outras coisas que muita gente nem imagina que acontece dentro de um reinado de Rainha e princesas. O mais legal de tudo é que a obra é para a comunidade inteira”.

Obra dividida em seis capítulos

– Festa da Uva – a Herança Recebida – Como nasceu a Festa da Uva, a estrutura inicial e os principais marcos e transformações ao longo do tempo;
– A Saia da Bailarina – Como surgiu a ideia de concorrer ao título de Soberana da Festa da Uva, vivências anteriores com a Festa; o momento da Inscrição;
-Através dos Tempos – Uma breve história do Concurso e de suas mudanças, desde 1933, as Soberanas que ostentaram o título;
– Os Cabelos Enrolados nas Gavinhas – O Pré – Concurso e a aprendizagem por ele proporcionada;
– O Peso da Coroa – O dia da escolha, com suas emoções e responsabilidades;
– Uma Lição Cotidiana de Cidadania – O reinado, alegrias e dificuldades, fatos marcantes, lições aprendidas;

Patrocinadores

Diário de uma Rainha foi patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, Belas Letras Editora, Imobiliária Bento Alves, NL Informática, Sul Corte e o Grupo Randon.
Apoiaram a obra, Crosa Odontologia, Iguatemi, Festa da Uva, Nelson Studio Beauty, I9, Fattore, Inara Reis, Paulo Ledur, Carlos Bacchi, Dynamics e FW Flores e Decorações.
O livro tem 165 páginas e o lançamento acontece no próximo dia 29 de julho das 19h30min às 22h no espaço de eventos do Shopping Iguatemi.
Foto e texto Laudir Dutra

SOCIEDADE RECEBE AS CANDIDATAS DA FESTA DA UVA


AGORA É OFICIAL – O dia 10 de julho de 2016 ficará marcado na lembrança das 20 meninas que oficialmente foram apresentadas à sociedade como candidatas da Festa da Uva. Aliás, todos os dias desde o último das inscrições tornaram passo a passo a certeza de que a partir de então, a história ganhava mais personagens.


Como de praxe, muita dedicação e cuidado por parte dos organizadores no que tange à organização e zelo pelas famílias, amigos e aqueles que têm a incumbência de divulgar e elevar ainda mais este que sem dúvida alguma, é o evento com maior envolvimento da comunidade de todo o sul do país e quiçá do Brasil, tamanha é a participação das famílias e a seriedade com que todos se referem à Festa Nacional da Uva.





















Os novos trajes que serão usados pelas candidatas, idealizados pelo estilista nacional Walter Rodrigues e confeccionados por empresa caxienses, precedeu o desfile, com as meninas realizando as suas apresentações, enaltecendo os apoiadores, e suas respectivas entidades.
Observando eventos anteriores onde as moças foram elevadas à condição oficial de candidatas, uma evolução e aperfeiçoamento daquilo que parece ser o formato ideal, reverenciando a mulher caxiense e serrana, a vestimenta e a figura importante e imponente da Rainha e Princesas, pois o trio funciona como uma espécie de cartão de visita e postal para o chamamento do público local e de todas as partes do mundo.


Não é exagero se referir à Festa da Uva como imponente e única, pois a partir dela, todas as outras festas realizadas no interior de Caxias do Sul e em diversos municípios da serra gaúcha se inspiraram e adotaram este jeito de fazer evento reunindo o maior número de pessoas possíveis. A verdade é essa, tanto é que com o passar dos anos, a questão da presença de público é um dos pontos que recebe maior atenção da Comissão Comunitária.
O presidente da comissão comunitária e da Festa da Uva Edson Nespolo, o presidente da Comissão Social, Roberto Delazzeri e demais integrantes das comissões recepcionaram os convidados. Entre eles, o secretário-geral do Governo do Estado, Carlos Búrigo, no ato representando o Governador José Ivo Sartori, o Prefeito Alceu Barbosa Velho, o Vice-Prefeito Antonio Feldmann, as atuais Soberanas, secretários municipais, vereadores, prefeitos e representantes de Municípios e de festas da região e a imprensa. Os familiares e entidades das candidatas, além de patrocinadores e apoiadores da Festa também estavam presentes no evento, que foi transmitido ao vivo pela UCS TV.
Com voz embargada e visivelmente muito emocionado, o presidente da Comissão Social Roberto Delazzeri deu as boas-vindas a todos os presentes. Falou que as 20 jovens são protagonistas da história da cidade, com a participação no concurso da Rainha da nossa festa máxima. Comparou a coragem das candidatas com a força da mulher imigrante que aqui chegou há 140 anos, destacando a generosidade e o empreendedorismo, além da fé e da alegria. Aproveitou para convidar para o Filó das Embaixatrizes no dia 08 de agosto, quando as meninas receberão o título de ‘Embaixatriz da Festa da Uva 2016′. Também agradeceu os demais membros da comissão, ressaltando a união de todos para o sucesso da escolha da Rainha, agendada para o dia 05 de setembro.

O presidente Edson Nespolo lembrou a trajetória da Festa que está em sua 31ª edição e da contribuição de cada um dos prefeitos e ex-presidentes para a festa e nas melhorias do Parque, enumerando obras de cada um deles. Ressaltou a união de esforços da comissão, de apoiadores e patrocinadores para dar continuidade a festa, apesar da crise econômica. Falou que a Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul é muito bem conceituada em todo país, por onde é divulgada, e disse ter a certeza que a de Festa da Uva de 2016 será a melhor de todos os tempos. Também destacou o caráter regional que terá a festa do ano que vem, trabalho de integração que está sendo feito pelo Vice-Prefeito Antonio Feldmann. E por fim, proferiu uma frase de Raul Seixas. “Um sonho que se sonha só é apenas um sonho e um sonho que se sonha junto é uma realidade”. Néspolo
O prefeito Alceu Barbosa Velho agradeceu a participação de todos no evento, principalmente das famílias e entidades das candidatas. “A Festa da Uva, está provado, só se perpetuou porque famílias emprestaram suas filhas lindas e queridas para fazer parte de um concurso de cultura e beleza. A Festa só atravessou o tempo, porque famílias da colônia e da cidade trouxeram o melhor de suas safras para a exposição de uvas, para vender produtos que constituem a base de nossas origens”.
E ressaltou o caráter voluntário do trabalho em prol da Festa “A Festa da Uva só chegou até aqui, porque famílias inteiras se agregaram voluntariamente à tarefa de promover a festa. Rainhas, princesas, embaixatrizes não disputam apenas um concurso cultural de beldades. Elas se submetem a um grande vestibular, onde todas são aprovadas. Estar nesta escolha, participar desta festa implica na honra maior de escrever seu nome e sobrenome no rol das pessoas que se dedicaram parte de sua vida a representar Caxias do Sul no mundo”.

Um registro muito positivo foi o tratamento dispensado à imprensa, num sinal de respeito e reconhecimento com os profissionais que têm muito peso nas questões de espalhar a notícia positiva a todos os cantos. Desta vez, ao contrário de festas anteriores, muito espaço de circulação entre os convidados, uma passarela que contemplou os melhores ângulos dos fotógrafos, cinegrafistas e repórter presentes. Leva um 9,5 neste quesito, só não levando a nota máxima por causa de uma luz muito forte (na foto acima a luz atrás da Laura Denardi ilustra bem), que vinha do palco diretamente para as lentes, dificultando um pouco a imagem. Mas estão todos de parabéns.
Foto Laudir Dutra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...