Fatos Históricos de hoje, 31 de agosto - por Valdir dos Santos



Hoje é dia 31 de agosto, domingo. - Trigésima sexta semana do ano. - De janeiro a hoje passaram 243 dias. Faltam 122 dias para o fim do ano. - Estação: Inverno. - Lua Nova. - Signo de Virgem - Quem nasce em 31 de agosto é guiado pelo ANJO LEUVIAH e deve rezar o Salmo 39 para ter maior proteção.

Pensamento do dia: Quem promete, deve.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Universidade de Caxias do Sul tem um longo histórico de desenvolvimento de processos periódicos de autoavaliação e está integrada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que promove a avaliação externa das IES brasileiras. A Avaliação Institucional na UCS está alinhada ao Sistema de Planejamento Institucional (SPI), que constitui-se de um conjunto de atividades para traduzir as diretrizes e objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em estratégias e ações. Esse processo engloba o trabalho de diversos setores que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a sua natureza de Universidade Comunitária e Regional, a missão inerente a todas as universidades e os padrões nacionais e internacionais de excelência universitária. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor.


COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO DIA DO NUTRICIONISTA, inspirado em 31 de agosto de 1949, fundação da Associação Brasileira de Nutricionismo, primeira entidade da profissão no Brasil. - DIA NACIONAL DO OUTDOOR. - DIA DOS CATEQUISTAS.

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1556 – ROMA – ITÁLIA - Aos 64 anos, morre Inácio de Loyola, nascido em Azpeitia, Espanha. Em 1534 fundou a Companhia de Jesus, de extraordinários serviços  à humanidade e ao Brasil.
1900 – LONDRES – INGLATERRA - A Coca-Cola chega à Grã-Bretanha, 14 anos sua criação.
1915 – BERLIM – ALEMANHA - Alemanha e Áustria dividem a Polônia em duas áreas administrativas: Varsóvia fica com os alemães e Kielce, com os austríacos.
1933 – BERLIM – ALEMANHA -  Na Alemanha, 26.789 pessoas de origem judia  são enviadas para os campos de concentração. Começa o genocídio.
1944 – BUCARESTE – ROMÊNIA -  Tropas russas capturam Bucareste e são saudados pelo povo.
1946 – NUREMBERG – ALEMANHA - Durante o Julgamento de Nuremberg, em que 22 nazistas são acusados de crimes contra a humanidade, apenas Hans Frank assume a culpa.
1990 – BERLIM – ALEMANHA ORIENTAL - A Alemanha Ocidental e a Oriental firmam tratado de unificação, marcada para outubro do mesmo ano.
1994 – DUBLIN – IRLANDA -  Após 25 anos de violência, o “IRA”, grupo terrorista irlandês, declara cessar-fogo oficial.
1997 – PARIS – FRANÇA - Morre Diana, a Princesa de Gales, ex-esposa do Príncipe Charles, em um acidente automobilístico em Paris.
1998 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Governo determina o fechamento de suas embaixadas em Gana e Togo, alegando razões de segurança.

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1747 –  LISBOA – PORTUGAL - Dom João V manda que sejam proporcionadas vantagens e auxílios aos habitantes das ilhas dos Açores, que desejam transferir-se ao Brasil.
1763 – RIO DE JANEIRO – A cidade recebe a notícia da transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.
1866 – JANUÁRIA – MINAS GERAIS - Nasce Hermenegildo Rodrigues de Barros, ‘’o juiz mais antigo do Brasil’’. Trabalhador, sábio e justo, atuou 51 anos e terminou como ministro da Suprema Corte.
1871- ELDORADO – SÃO PAULO - Nasce Francisca Júlia da Silva Münster, poetisa. Aos vinte anos colaborava na imprensa carioca e paulista. Teve glória na vigência do parnasianismo e neo - parnasianismo, caindo depois em esquecimento. Morreu em São Paulo em 1 de novembro de 1920.
1925 – SÃO PAULO – SP – Nasce a médica Iracema de Almeida, formada pela Escola Paulista de Medicina na década de 1950. Foi a fundadora, em 1960, do Grupo de Trabalho de Profissionais Liberais e Universitários Negros – GTPLUN.
1992 – OKLAHOMA – ESTADOS UNIDOS - O escritor, poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto recebe o prêmio Neustadt, concedido pela Universidade de Oklahoma (EUA).

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1760 – RIO DE JANEIRO – Através de edital eclesiástico, é criada a capela curada de Santo Antônio da Patrulha, na Província de São Pedro do Rio Grande.
1926 - SARANDI - Aos 26 anos, morre o padre Missionário de São Carlos  Augusto Battaion, italiano, de Nervesa della Battaglia, Treviso. Trabalhou em Guaporé, Anta Gorda e Sarandi, com serenidade e alegria. Em 1926, num surto de tifo, dedicou-se aos doentes, carregando-os ao hospital. Apanhou a doença e, após cinquenta dias de sofrimentos, morreu, vítima autêntica do dever e da caridade.
1954 -  LAGOA VERMELHA – Falece Maximiliano Moojen de Almeida, político e poeta. Foi comandante de forças legalistas em 1923 e 1930.
1976 – PORTO ALEGRE – Falece Darcy de Almeida Furtado, engenheiro agrônomo e professor universitário. Publicou obras técnicas.

SANTO DO DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO DIA DE LOUVOR A SÃO RAIMUNDO NONATO, nasceu na Espanha, em 1240. Foi pastor de ovelhas. Foi  dos primeiros companheiros de São Pedro Nolasco, na ordem dos Mercedários, fundada para o resgate dos católicos cativos.

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1909 - ANA RECH – CAXIAS DO SUL - Ingresso dos monges camaldulenses, no recém construído Mosteiro da Santíssima Trindade. Construtor do histórico prédio: João Cosma. O madeirame foi fornecido pela serraria dos Ballardin, com pinheiros do Travessão Porto.
1922 - CAXIAS DO SUL - Graças à Associação dos Comerciantes, a partir de 7 de setembro, o comércio urbano fecharia aos domingos, excetuando-se farmácias, casas de diversões e hotéis.
1925 - CAXIAS DO SUL - Nasce Jimmy Villas-Boas Rodrigues, servidor público, jornalista e pesquisador de relevantes feitos. Faleceu em 9 de junho de 2013, aos 88 anos, com uma história de vida exemplar como cidadão, chefe de família e jornalista.
1952 - RIO DAS ANTAS - Em grandes festejos, é inaugurada a ponte sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Ponto de referência turística pela sua beleza.
1962 - CAXIAS DO SUL - Por iniciativa do CTG Rincão da Lealdade, começa, nas dependências do Recreio da Juventude, o ‘’Curso de História Rio-Grandense.’’
1968 - CAXIAS DO SUL - O Consulado brasileiro de Chicago, Estados Unidos, solicita à Prefeitura de Caxias do Sul dados sobre a cidade, destinados à Enciclopédia Britânica.

1975 - VERANÓPOLIS - Grandes festejos comemorativos do centenário da chegada dos imigrantes poloneses. Mais de 2.000 descendentes compareceram. Ponto alto das solenidades foram os corais e os conjuntos de danças, com vasto repertório da terra de origem.

Culinária: Tortinha frita de banana



Ingredientes 

. 4 bananas em rodelas 
. 3 colheres (sopa) de açúcar
. ½ colher (sopa) de suco de limão
. 1 pitada de noz-moscada ralada
. 1 colher (chá) de amido de milho 
. 1 colher (sopa) de água
. 1 rolo de massa de pastel com 500 g
. 1 clara
. Açúcar e canela a gosto para polvilhar 

Modo de preparo

Leve ao fogo a banana com o açúcar, o suco e a noz-moscada. Misture bem e cozinhe por cinco minutos, em fogo baixo. Misture o amido com a água e junte à banana, mexendo até engrossar. Deixe esfriar. Abra a massa em uma superfície de trabalho e corte em retângulos de 15 x 10 cm. 
Distribua o doce entre eles. Pincele a massa com a clara e dobre, fechando bem as beiradas. Se quiser, feche com a ponta de um garfo. Frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra sobre papel-toalha. Passe em açúcar com canela e sirva com sorvete. (Foto Codo Meletti)

SEMTUR divulga Caxias no Circuito Brasileiro de Degustação



TURISMO - A Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR), informa que enviou material promocional sobre os roteiros turísticos locais, para o Circuito Brasileiro de Degustação, que ocorrerá em Belo Horizonte/MG, no Espaço Meet, no dia 2 de setembro. O objetivo principal é divulgar, capacitar, treinar os agentes de viagens nos Roteiros de Enoturismo para estimular os mesmos a inserir estes produtos no seu portfólio e comercializarem através de pacotes.

Confira a programação do evento:

DIA 2 DE SETEMBRO
16h: recepção e cadastramento
16h30min às 17h 30min: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO em Roteiros de Enoturismo Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha e Pinto Bandeira) e Campanha Gaúcha, com Ana Paula Soliman da DSC Consultoria .

17h 30min às 21h: Circuito Brasileiro de Degustação – deguste e conheça os melhores vinhos do Brasil (acompanha coquetel). (Foto Laudir Dutra)

Prataviera Shopping realiza seletiva de moda



MODA - Para quem sempre sonhou em ingressar na carreira de modelo, agora chegou a oportunidade. O Prataviera Shopping em parceria com o produtor de moda Eric Finkler e a agência Blanc Models, vai realizar uma seletiva de moda. A ação busca prospectar novos talentos para estampar o próximo editorial de moda - verão 2015, que será publicado na 2ª edição daPrataviera em Revista.
Os interessados devem postar uma foto no instagram, até o dia 10 de setembro, com a hashtag#queromodelar, marcando o shopping na publicação (@pratavierashopping). Só serão consideradas as imagens dos perfis públicos, pois os bloqueados não permitem visualizações. Além disso, o Prataviera vai responder todas as publicações, como forma de confirmação da inscrição para a seletiva.
Podem participar homens, mulheres e crianças, contemplando a faixa etária dos sete até 25 anos. Não é necessário ter experiência como modelo. A seletiva ocorre no dia 13 de setembro, no horário das 10h às 16h, no auditório do shopping.

Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. Mais informações podem ser obtidas no site: www.prataviera.com

Departamento do Livro e da Leitura reúne representantes das Bibliotecas Comunitárias



LEITURA - O Sistema de Bibliotecas do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria da Cultura, reuniu no dia 28/08, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, os responsáveis pelas Bibliotecas Comunitárias e seus agentes de Leitura.
Na ocasião foram tratados assuntos pertinentes à comunicação e divulgação das Bibliotecas nos meios de comunicação. Além disto, todos os representantes receberam materiais de divulgação e orientações quanto à 30ª Feira do Livro e o projeto PROLER, que ocorrem no mês de outubro.

As 17 Bibliotecas receberam livros novos do Financiarte para seus acervos. Os representantes das Bibliotecas Comunitárias ressaltaram a importância de participarem das atividades do Departamento, como o PROLER e o Curso de Formação de Contadores de Histórias com o escritor Eraldo Miranda, que encerrou no dia 20 de agosto. (Foto Miriam Fonseca)

Daniel Guerra tem Projeto de Lei aprovado por unanimidade




NOVA LEI DE ESTACIONAMENTO - O Projeto de Lei de autoria do Vereador Daniel Guerra/ PRB obriga a instalação e o funcionamento de identificador eletrônico de vagas nos estacionamentos cobertos e pagos dos shoppings centers, centros comerciais, supermercados, hipermercados, edifícios-garagem e centro de eventos. O dispositivo deverá possibilitar a identificação das vagas de garagem desocupadas, o setor e a sua localização. A proposta recebeu a aprovação unânime do plenário do Legislativo caxiense, na sessão ordinária de 27/08.
O parlamentar Daniel Guerra/ PRB explica que, entre os principais objetivos da proposta, estão auxiliar a mobilidade do cidadão dentro dos estacionamentos, tornando as buscas por vagas mais fáceis, com maior organização dentro desses lugares e reduzir a emissão dos gases poluentes em lugares fechados.

"Não é raro nos depararmos com a situação de estacionamentos abarrotados e não é justo o cidadão começar a pagar sem conseguir estacionar na hora." afirma Guerra
Para entrar em vigor, o texto depende da sanção do Prefeito. No Projeto é previsto notificação ao estabelecimento que descumprir a lei, em um primeiro momento e, em caso de reincidência, ficará sujeito à multa de R$ 2.143,98. (Foto Laudir Dutra)

Festival do Moscatel começa na próxima semana, em Farroupilha



FESTIVAL DE VINHOS - Evento enogastronômico, com realização nos dois primeiros finais de semana de setembro, tem ingressos esgotados para o sábado, dia 13. Para os demais dias, restam as últimas unidades.A aquisição pode ser feita, enquanto houver disponibilidade, antecipadamente, até 30 de agosto nos pontos de venda da região, e até 4 de setembro, véspera da abertura, com a organização do evento pelo telefone (54) 3261.6964  ou e-mail contato@vinhosdefarroupilha.com.br. A partir do dia da abertura, 5 de setembro, somente no local, nos dias de realização do Festival
    Farroupilha-RS está de portas abertas para receber nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro os visitantes do Festival do Moscatel. O evento enogastronômico tem início na sexta-feira, 5 de setembro, no Novo Centro de Eventos do Parque Cinquentenário. O funcionamento será sextas e sábados, das 19h às 22h e domingos, das 11h às 16h. O ingresso tem o valor de R$ 80 por pessoa e dá direito a bebidas premiadas e cardápio elaborado por chefs, servidos à vontade, em ambiente aconchegante, com confortáveis acomodações, música e atrações.
    Para garantir os ingressos, já que os lugares são limitados a fim de atender aos diferenciais do evento, e também porque as entradas encontram-se em suas últimas unidades, a sugestão é a compra antecipada. aquisição pode ser feita, enquanto houver disponibilidade, antecipadamente, até  30 de agosto nos pontos de venda da região: lojas Drops de Menta (Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa), Chocolates Lugano e Hermelu Esportes, em Farroupilha, e Delícias Caseiras da Justina, em Garibaldi, e até 4 de setembro, véspera da abertura, com a organização do evento pelo telefone (54) 3261.6964  ou e-mail contato@vinhosdefarroupilha.com.br. A partir do dia da abertura, 5 de setembro, a venda  somente no local, nos dias de realização do Festival, conforme disponibilidade.
    Para quem for morador ou estiver hospedado em Farroupilha haverá transporte de ida e volta, que deve ser combinado junto à recepção dos hotéis e nos caso dos moradores pelo telefone (54) 8404.5562. Outras informações e conteúdo diverso relacionado ao Festival do Moscatel pode ser acompanhado pela Fan Page do evento. Basta acessar o  link facebook.com/festivaldomoscatel e curtir a página.
    O Festival do Moscatel é uma realização da Prefeitura Municipal de Farroupilha, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agricultura e da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), contando com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Universidade de Caxias do Sul (UCS). Patrocinam a quarta edição:  Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Agricultura, Pecuária  e Agronegócio, LNF Latino Americana, Sicredi - Sistema de Crédito Cooperativo, Tramontina e  Mario Tur. 

Serviço
O quê: 4º Festival do Moscatel
Bebidas: Espumante Moscatel, Frisante Moscatel, Espumante Brut, Vinho Moscato, Vinhos Tintos  Finos, Suco de uva  (tinto e branco) e Água.
Cardápio: Aperitivos (pães, legumes em conserva e queijos artesanais),Antepasto (buffet com cinco variações de saladas); Mercadinho das Massas: Ravioli à moda piemontes, Rondelle de legumes e Bigoli com tomate e manjericão; Pratos Principais:  Leitão assado à moda romana, Cordeiro assado ao vinho moscatel, Fantasia de legumes e batatas assadas;  Doces: sobremesas e doces que harmonizam com espumantes, biscoitos e trufas para o café.
Onde: Parque Cinquentenário - Avenida Arno Domingos Busetti S/nº. Bairro Cinquentenário. Farroupilha-RS.
Quando: 05 a 07 e 12 a 14 de setembro de 2014
Horário: sextas e sábados, das 19h às 22h e domingos, das 11h às 16h.
Ingressos:
3º Lote: R$ 80 - Lote de ingressos limitado, enquanto houver disponibilidade, até 14 de setembro. (Esgotados para o dia 13/09)
*Crianças até seis anos têm entrada franca; de sete a 11 anos pagam o valor de R$ 30,00; de 12 a 17, pagam R$ 60.

Pontos de venda para compra antecipada até 30 de agosto (enquanto houver disponibilidade):
Pontos de venda em  Farroupilha - ( Drops de Menta , Chocolates Lugano, Hermelu Esportes e  Secretaria de Turismo de Farroupilha)
Ponto de venda em Garibaldi - (Drops de Menta   e    Delícias Caseiras Justina)
Pontos de Venda em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi - (Lojas Drops de Menta)
Para compra antecipada até 4 de setembro (enquanto houver disponibilidade): contate aorganização do evento pelo telefone (54) 3261.6964 ou e-mail contato@vinhosdefarroupilha.com.br
Compra a partir de 5 de setembro (enquanto houver disponibilidade): somente no local e nos dias de realização do evento.


(Foto Banco de Imagens)

Troféu Empresa Amiga da Cultura será entregue na próxima segunda-feira



CULTURA - A Secretaria da Cultura, realiza na próxima segunda-feira,dia 01/09, a cerimônia de entrega do troféu Empresa Amiga da Cultura. O evento ocorre ao meio-dia, durante a reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Caxias do Sul.
O prêmio visa homenagear as empresas que patrocinaram eventos culturais nos últimos dois anos por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que é um mecanismo de renúncia fiscal. A secretária da Cultura, Rubia Frizzo, destaca que “a LIC municipal constitui-se num importante instrumento para a concretização de vários projetos, permitindo a viabilização, não somente do produto cultural, mas também do processo criativo e do fomento de ideias, permitindo o desenvolvimento de projetos e atividades de âmbito cultural, em benefício de toda a comunidade.

Confira as empresas que serão homenageadas

- Adere Indústria Serigráfica LTDA
- Agrale SA
- Agritech Lavrale SA Maquinário Agrícola e Componentes
- Brasdisel SA Comercial e Importadora
- Castertech Fundição e tecnologia LTDA
- Construesse Empreendimentos Imobiliários
- Dicriare Incorporação e Decoração
- Endicorp Edificações e Incorporações LTDA e outros
- Focco Sistemas de Gestão SA
- Fras-le SA
- Fundação Marcopolo
- Grafilme Editora e Gráfica LTDA
- Imobiliária Bassanessi LTDA
- Imobiliária Bento Alves
- Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos
- Jost Brasil Sistemas Automotivos LTDA
- L. Formolo LTDA
- Marcopolo SA
- Master Sistemas Automotivos LTDA
- Metadados Assessoria e Sistemas LTDA
- N&L Informática
- Paganin & Cia LTDA.
- Pró Salute Serviços para a Saúde
- Procad Softwares LTDA
- Randon Administradora de Consórcios LTDA
- Randon SA Implementos e Participações
- San Marino Ônibus e Implementos
- Serviços de Guinchos Vanin LTDA
- Sociedade Educacional Santa Rita
- Sul Peças e Veículos
- Super Pneus Importações e Comércio LTDA
- Suspensys Sistemas Automotivos
- Unimed Nordeste
- Viação Giratur
- Viação Santa Tereza de Caxias do Sul
- Banco Randon SA


Lojas Colombo inaugura filial em shopping de Palhoça





NEGÓCIOS - A cidade de Palhoça passa a contar com a primeira filial da Lojas Colombo instalada em shopping center. Esta será a terceira loja da rede varejista no município e passa a integrar o time do Shopping Viacatarina, localizado na rua Atílio Pedro Pagani, 270. Com mais esta operação, Santa Catarina passa a contar com 44 lojas da Colombo e, a cidade de Palhoça, a terceira filial.
            A loja possui uma ampla e moderna estrutura e contará com todo o mix de produtos oferecidos pela Lojas Colombo, com destaque para eletrodomésticos, móveis e itens de alta tecnologia das linhas de áudio, vídeo, informática e telefonia.  Para marcar a inauguração em parceria com a TIM, Brastemp e Consul preparou um coquetel para brindar a abertura da nova operação com os clientes, que serão recepcionados pelo gerente Lizandro Costa Natividade e pelos colaboradores.

            No dia da inauguração, a operação do  Shopping Viacatarina abre com condições e preços especiais para o público. (Foto divulgação/Lojas Colombo)

Edição especial da Batalha da Estação ocorre neste domingo



CULTURA - A da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) em parceria com a Secretaria da Cultura, e o Movimento Hip Hop de Caxias do Sul realizam neste domingo, dia 31/08, das 14h às 18h, uma edição especial da Batalha da Estação, na Estação Férrea (rua Dr. Augusto Pestana, bairro São Pelegrino).
Na ocasião haverá shows com W Negro, JL, Kanhaga, Visão Feminina, Poetas Divilas e Mano Natu. Uma equipe da Coordenadoria da Juventude estará presente divulgando a campanha “Abra Sua Mente”. A novidade é que nesta edição, além dos shows e da batalha de MCs, haverá uma feira que demonstrará os quatro elementos do Hip Hop: grafite, DJs, Bboys e Mcs. A Feira do Hip Hop teve início em Porto Alegre e tem a sua primeira edição em Caxias do Sul neste final de semana.
A entrada é gratuita e em caso de mau tempo a atividade será transferida para a sede da UAB, na rua Luis Antunes, 80, bairro Panazzolo.  

Apoiam o evento: Elo Delas, Buena Onda e Mahaveli Estudio.

Culinária - Merengue com chantili e morango



Ingredientes 

. 4 claras
. 12 colheres (sopa) de açúcar 
Recheio . 250 ml de creme de leite fresco
. 2 colheres (sopa) de açúcar
. 200 g de morango

Modo de preparo

Aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente misture as claras e o açúcar. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo até que os ingredientes se misturem. Retire do banho-maria e bata na batedeira até formar picos firmes. 
Ponha em um saco de confeiteiro e sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga faça os merengues em forma de ninho. Asse com a porta do forno entreaberta até dourar.
RecheioBata o creme de leite com o açúcar até dar ponto de chantilly. Recheie os merengues e cubra com os morangos picados. (Foto Ormuzd Alves)

Fatos Históricos de hoje, 30 de agosto - por Valdir dos Santos

(Foto Luiz Severo)



Hoje é dia 30 de agosto, sábado. -Trigésima quinta semana do ano. - De 1º de janeiro até hoje passaram 242 dias. Faltam 123 dias para o fim do ano. - Estação: Inverno. - Lua Nova. - Signo de Virgem. - Quem nasce em 30 de agosto é guiado pelo ANJO CALIEL e deve rezar o Salmo 7 para obter sua proteção.

Pensamento do dia: O burro é aquele que teve oportunidade mas nada aprendeu.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – 
Você, com certeza, já ouviu a frase “o futuro pertence aos jovens!”. E essa afirmação traz em si uma cobrança sobre o seu papel na construção da sociedade e, principalmente, a sua responsabilidades quanto às escolhas que possam levá-lo a um futuro pessoal, familiar e comunitário de sucesso.
Assim, tome a decisão que fará a diferença: estudar na UCS é o primeiro passo para consolidar respostas ao desafio de construir com segurança e objetividade o seu futuro. A UCS é mais do que uma universidade, é um universo. Venha fazer parte dele! Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor.

COMEMORAÇÕES DE HOJE, 30 DE AGOSTO -  DIA DO VENDEDOR LOJISTA

O DIA DE HOJE, 30 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
30 a.C. - EGITO - Depois da derrota de suas tropas para Otávio Augusto, general romano, a mais famosa rainha da história do Egito Cleópatra se matou. Foi amante de César e de Marco Antônio.
1939 – PARIS – FRANÇA - Com a ameaça de guerra, 16.313 crianças são retiradas de Paris e a Polônia decreta mobilização geral. São os acordes iniciais da Segunda Grande Guerra Mundial.
1963 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Durante a guerra fria é criada uma linha de comunicação entre Washington D.C. e Moscou. É o célebre “telefone vermelho”, peça importante em inúmeros filmes americanos de guerra e de espionagem.
1973 – NAIRÓBI – QUÊNIA – Proibida  a caça de elefantes e o comércio de marfim no Quênia. 
1981 – TEERÃ – IRÃ -  O presidente do Irã, Mohammad Ali Rajai, e o primeiro-ministro Mohammad Javad Bahonar são mortos numa explosão de bomba em Teerã.
1984 – CAPE KENNEDY – ESTADOS UNIDOS - A espaçonave Discovery é lançada pela 1ª vez.
1991 – BAKÚ – AZERBAIDJÃO - O Azerbaidjão declara sua independência da União Soviética.
1999 – DILI - TIMOR LESTE - Habitantes do Timor Leste votam por sua independência da Indonésia em um plebiscito organizado pelas Nações Unidas.
2003 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - Morre Charles Bronson, ator estadunidense. .

O DIA DE HOJE, 30 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1740 - RIO DE JANEIRO - É criada a primeira escola para crianças abandonadas.
1767 - LISBOA – PORTUGAL - O Rei de Portugal transfere a sede do Vice-Reinado do Estado do Brasil para o Rio de Janeiro.
1806 - DIAMANTINA – MINAS GERAIS - Morre Ana Maria dos Santos Mártires, organista e primeira mulher a tocar órgão nas igrejas de Minas. Começou a trabalhar em 1795, sem remuneração.
1883 – RIO DE JANEIRO – É fundada a Associação dos Homens de Letras do Brasil, participam Alfredo d’Escragnole Taunay, Afonso Celso, Franklin Távora, Sílvio Romero, Machado de Assis, Arthur Azevedo e outros. Teve vida curta, publicou os próprios estatutos (1884) e a obra intitulada A Festa Literária por Ocasião de Fundar-se na Capital do Império a Associação de Homens de Letras do Brasil (1883).
1922 - MARIANA – MINAS GERAIS - Morre o Arcebispo de Mariana, Dom Silvério, nascido Silvério Gomes Pimenta, . Em Roma, a convite do papa Pio IX, pregou na Basílica de São Pedro. ‘’Notável orador sacro, escritor de linguagem castiça, a sua obra literária é inteiramente dedicada aos problemas religiosos e morais.’’
1972 – RIO DE JANEIRO - Morre Dalva de Oliveira, cantora brasileira. Ela tinha 39 anos.
1994 – BRASÍLIA – Lei define como hediondo o homicídio qualificado (premeditado e cometido com crueldade) e o homicídio praticado por grupos de extermínio. A escritora Glória Perez, que teve a filha Daniela assassinada em 1992, encabeçou o movimento com 1 milhão e 300 mil assinaturas.
2001 – SÃO PAULO - O apresentador de televisão e empresário Sílvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto na sua casa.

O DIA DE HOJE, 30 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1806 - PORTO ALEGRE - Nasce Antônio Álvares Pereira Coruja, autor da primeira pesquisa e do linguajar gaúcho, o ‘’Vocabulário Sul Riograndense’’. É cultuado em nossos CeTeGês.
1806 – BÉLGICA - Nasce Afonso Mabilde. Com formação universitária,  trabalhou nos serviços de colonização do Rio Grande do Sul. Prisioneiro dos caingangues, deixou uma obra de magníficas informações a respeitos destes indígenas. É o trabalho mais sério que se conhece.
1872 - RIO PARDO - Nasce Ivalino Brum, jornalista, poeta e teatrólogo, animador teatral onde residiu. Morreu em Carazinho, em 1944.
1902 - RIO GRANDE - Nasce Arnold Coimbra, cronista, novelista e teatrólogo.
1909 - SANTA MARIA - Nasce Madalena Tomás Londero, jurista e genealogista,  ublicou ‘’Meus Ancestrais’’ em comemoração ao centenário da imigração italiana.
1923 - ERECHIM - Nasce Justino Vasconcelos, jurista e novelista.
1934 - PASSO FUNDO - Nasce Zeferino Antônio Sorgatto, poeta e contista. Autor de ‘’Santo Antônio sobe a Lomba’’, ‘’Causos do João Maria’’ e ‘’Poemas de Reviagens’’.

SANTOS DO DIA DE HOJE, 30 DE AGOSTO - DIA DE LOUVOR AOS SANTOS FÉLIX E ADAUTO,  martirizados por Diocleciano. São Félix foi um presbítero romano. Foi condenado à morte  conduzido ao lugar do suplício. Durante o percurso, alguém integrou-se ao cortejo e proclamou-se publicamente cristão. Preso, foi também levado à morte. Ninguém sabia seu nome. Por isso foi chamado simplesmente de ADAUCTUS, ou seja, adjunto, de onde se originou o nome Adauto. -

O DIA DE HOJE, 30 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1847 - VACARIA - Na mansão do Coronel José Luís Teixeira, casado com Rosa Borges Vieira, foi instalada uma escola, a primeira, sob a regência de Luís Augusto Branco.
1887 - BENTO GONÇALVES - Júlio Lorenzoni, italiano , recebe o título de Cidadão Brasileiro, emitido por Rodrigo de Azambuja Vilanova, Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande.
1904 - CAXIAS DO SUL - Nasce Dom Luís Vítor Sartori, Bispo de Santa Maria, onde morreu em 5 de abril de 1970.
1919 - VACARIA - Translado das imagens sacras, para a construção da Catedral Diocesana.
1926 - BOM JESUS - Decreto 20 é regulamentado o serviço do Correio. As localidades de Carauno, Ausentes, Santa Cruz e sede são ligadas à cidade e são baixadas severas determinações, a fim de que o transporte da correspondência se faça com pontualidade.
1942 - CAXIAS DO SUL - É festivamente instalada a Cruz Vermelha, com o objetivo de preparar enfermeiras para servir na II Guerra Mundial. As italianas natas foram proibidas de inscrever-se.
1947 – CAXIAS DO SUL – Morre Arthur Davids, empresário, fundador de um curtume. Criou e manteve a suas custas uma escola de alfabetização para seus trabalhadores.
1948 - CAXIAS DO SUL - A Câmara de Vereadores aprova auxílio de  DEZ MIL RÉIS  ao historiador Duminiense Paranhos Antunes, a fim de publicar um livro sobre Caxias do Sul.

Brasil possui mais de 202 milhões de habitantes




POPULAÇÃO - O Brasil tem uma população de 202.768.562 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicados no dia 28/08 no Diário Oficial da União. O estado mais populoso, São Paulo, tem 44,03 milhões de habitantes. Já no estado menos populoso, Roraima, vivem 496,9 mil pessoas.Os dados do IBGE são estimativas de população no dia 1º de julho de 2014. Além de São Paulo, cinco estados têm mais de 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (20,73 milhões), Rio de Janeiro (16,46 milhões), Bahia (15,13 milhões), Rio Grande do Sul (11,21 milhões) e Paraná (11,08 milhões).

Na lista dos lista de unidades da federação com mais de 5 milhões de pessoas, estão seis estados: Pernambuco (9,28 milhões), Ceará (8,84 milhões), Pará (8,08 milhões), Maranhão (6,85 milhões), Santa Catarina (6,73 milhões) e Goiás (6,52 milhões). Apenas dois estados têm menos de 1 milhão de habitantes, além de Roraima: Amapá (750,9 mil) e Acre (790,1 mil). As demais unidades federativas têm as seguintes populações: Paraíba (3,94 milhões), Espírito Santo (3,88 milhões), Amazonas (3,87 milhões), Rio Grande do Norte (3,41 milhões), Alagoas (3,32 milhões), Piauí (3,19 milhões), Mato Grosso (3,22 milhões), Distrito Federal (2,85 milhões), Mato Grosso do Sul (2,62 milhões), Sergipe (2,22 milhões), Rondônia (1,75 milhão) e Tocantins (1,5 milhão). (Foto Marcelo Camargo/Fotos Públicas)

PIB registra queda de 0,6% no segundo trimestre



SÃO PAULO  – O Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve queda de 0,6% no segundo trimestre de 2014, em relação aos primeiros três meses do ano. O valor ficou em 1,27 trilhão. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dia 29/08 o indicador, que havia caído 0,2% no trimestre anterior. (Foto Marcos Santos/USP Imagens)

Já em 12 meses, com o dado do segundo trimestre, há um crescimento acumulado de 1,4%. O melhor desempenho neste trimestre foi registrado pelo setor de agropecuária, que cresceu 0,2% em relação aos últimos três meses. O PIB da indústria caiu 1,5% e o de serviços, 0,5%, no período. Quando a comparação dos dados divulgados nesta sexta-feira ocorre com o segundo trimestre do ano passado, a queda atinge 0,9%, com agropecuária sem crescimento e indústria com recuo de 3,4% e serviços com alta de 0,2%. O único subsetor da indústria que teve resultado positivo no período foi o de extrativismo mineral, com avanço de 3,2%. Entre as quedas nas outras áreas, destacam-se a da indústria de transformação (-2,4%), a de construção civil (-2,9%) e a de eletricidade e gás, água esgoto e limpeza urbana (-1%). Já o setor de serviços teve recuo puxado pela queda do comércio, que chegou a 2,2%, e pelo resultado negativo do segmento de outros serviços (-0,8%). Serviços de informação tiveram o melhor desempenho, com alta de 1,1%, e também contribuíram positivamente o de atividades imobiliárias e aluguel, que subiu 0,6%.

Sábado é dia de Hora da Criança na Saraiva Iguatemi Caxias




LEITURA INFANTIL - A Hora da Criança da Saraiva MegaStore Iguatemi Caxias deste sábado, 30 de agosto, conta a história de três cabritinhos, do livro Cabritos, Cabritões. Eles queriam pastar no campo de capim mais apetitoso das redondezas, do outro lado do rio, no fim de uma ponte. Para chegar lá, era necessário passar por um terrível ogro. Para isso, elaboraram um plano. Será que eles irão conseguir?
A arte-educadora Marta Pulita apresenta as crianças o fim dessa história a partir das 15h. A entrada é gratuita.

Programe-se
Hora da Criança – Cabritos, Cabritões
Data: 30 de agosto - sábado
Horário: 15h
Local: Saraiva MegaStore Iguatemi Caxias
Entrada gratuita


(Foto Capa do livro Cabritos, cabritões. Reprodução)

Edição especial da Batalha da Estação ocorre neste domingo



CULTURA - A da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS) em parceria com a Secretaria da Cultura, e o Movimento Hip Hop de Caxias do Sul realizam neste domingo, dia 31/08, das 14h às 18h, uma edição especial da Batalha da Estação, na Estação Férrea (rua Dr. Augusto Pestana, bairro São Pelegrino).
Na ocasião haverá shows com W Negro, JL, Kanhaga, Visão Feminina, Poetas Divilas e Mano Natu. Uma equipe da Coordenadoria da Juventude estará presente divulgando a campanha “Abra Sua Mente”. A novidade é que nesta edição, além dos shows e da batalha de MCs, haverá uma feira que demonstrará os quatro elementos do Hip Hop: grafite, DJs, Bboys e Mcs. A Feira do Hip Hop teve início em Porto Alegre e tem a sua primeira edição em Caxias do Sul neste final de semana.
A entrada é gratuita e em caso de mau tempo a atividade será transferida para a sede da UAB, na rua Luis Antunes, 80, bairro Panazzolo.  

Apoiam o evento: Elo Delas, Buena Onda e Mahaveli Estudio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...