Macarrão super-rápido ao forno

Revista Ana Maria

Ingredientes

. 500g de massa curta cozida “al dente”
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 2 dentes de alho picados
. 1 lata de molho de tomate
. 200g de Catupiry
. 1 lata de creme de leite
. Sal e pimenta a gosto
. 300g de mussarela cortada em pequenos cubos
. 300g de presunto cortado em pequenos cubos
. Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Junte o molho de tomate, o Catupiry e o creme de leite. Tempere com o sal e a pimenta. Deixe no fogo brando até o Catupiry derreter. Desligue o fogo, misture a mussarela e o presunto. Em um refratário, coloque o macarrão, despeje o molho e polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 200ºC durante 20 minutos. Sirva em seguida.
Dica: Substitua o presunto por peito de peru.

Previsões dos astros para hoje, 30 de abril de 2014


astral
Aries (21/03 a 19/04) - Será preciso reavaliar suas estratégias de investimento, pois a oposição Lua-Saturno indica imprevistos financeiros. As obrigações são a prioridades neste momento, portanto seja disciplinada para atingir suas metas!
aries R 500 - Cópia
 Touro (20/04 a 20/05) - Seu brilho e poder pessoal que lhe colocam em destaque podem também causar ciúme em suas relações. Lua e Saturno estabelecem oposição, lhe aconselhando a agir de maneira bastante sábia ao lidar com esta situação!
touro 500 Gêmeos (21/05 a 21/06) – Sua obstinação ao conduzir seus projetos é acentuada pela oposição Lua-Saturno, o que pode acabar lhe levando a atropelar as pessoas de maneira até cruel. Procure ser mais diplomática e humana ao lidar com as pessoas!
gêmeos R 500
 Câncer (22/06 a 22/07) –Lua e Saturno, opostos, lhe fazem perceber nas relações sociais que compreender algo legitimamente é diferente de suportar ou tolerar as coisas. Não force a convivência, sobretudo quando se trata de seguir regrinhas sociais!
cancer R 500
 Leão (23/07 a 22/08) – A sobrecarga no trabalho e na vida pessoal lhe desestabilizam emocionalmente, exigindo muita flexibilidade para lidar com as cobranças e provocações. Busque a força dentro de si mesma, pois isso lhe ajudará a reconciliar-se!
leão R 500 Virgem (23/08 a 22/09) – As diferenças ideológicas podem dar origem a grandes conflitos, neste momento em que Lua e Saturno se opõem, prejudicando sua comunicação. Não alimente os conflitos, apazigue qualquer manifestação negativa assim que surgir!
virgem_R  500 Libra (23/09 a 22/10) –Seus aspectos racionais podem ser transformados, pois Sol, Lua e Mercúrio se aspectam em sua oitava casa. Ainda que saia da zona de conforto, sua maior resiliência lhe ajudará. A cumplicidade toma conta das relações!
libra R 500 Escorpião (23/10 a 21/11) –Seu temperamento inflamado lhe impede de agir com a delicadeza necessária em suas relações. Lua e Saturno, tensionados, indicam embates de poder e alerta que é preciso superar o ego em prol de seus interesses. Seja diplomática!
escorpião R 500 Sagitário (22/11 a 21/12) –Você enrijece a atitude diante da vida, pois a oposição Lua-Saturno lhe traz um momento de recolhimento emocional. Não deixe que esta necessidade de proteção prejudique suas relações. Nutra a confiança e suavize sua postura!
sagitário R 500 Capricórnio (22/12 a 19/01) – Selecione melhor suas relações sociais, zelando pela qualidade da comunicação e das atividades em grupo. A tensão Lua-Saturno lhe aconselha a avaliar o que você realmente quer de suas relações antes de se abrir a elas!
Capricórnio R 500 Aquário (20/01 a 18/02) –As demandas das diversas áreas de sua vida lhe exigem mais organização. A oposição Lua-Plutão alerta que será preciso abrir mão de algum lado neste momento. Rever atividades e prazos lhe ajudará a amenizar os sacrifícios!
Aquario R 500 Peixes (19/02 a 20/03) -Você poderá sofrer críticas e cobranças quanto aos trabalhos que vem realizando, neste momento em que Lua e Saturno se tencionam. Não reaja de maneira defensiva, perceba que tudo isto faz parte do caminho de crescimento!
peixe R 500

Prefeito abre a 3ª semana interna de prevenção de acidentes


DSC_4233
SIPAT ocorre até o dia 02/05

CAXIAS DO SUL – O Prefeito Alceu Barbosa Velho abre na tarde do dia  22/04, no Centro Administrativo, a 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), promovida pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística. A programação da SIPAT ocorre até o dia 25 em locais e horários diversificados.
Na solenidade, que teve a presença da primeira-dama e Coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, de secretários, vereadores e servidores, a titular da SMRHL, Jaqueline Marques Bernardi, lembrou que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) existe desde 2008 na Prefeitura, sendo uma luta de muitos anos da categoria dos servidores.
Já Hélio Carvalho da Silva, representante dos cipeiros, agradeceu a dedicação e o empenho dos colegas e dos gestores na organização do evento, e destacou a redução significativa de acidentes de trabalho desde a criação da CIPA.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho acredita que a segurança é um dever de todos e as regras existem para preservar as pessoas e a sua integridade física. “As conquistas da CIPA são da Prefeitura e do Município. Que esta semana sirva como incentivo para que um maior número de servidores participem da CIPA, pois a programação faz jus a competência da organização”, destacou.
A 3ª SIPAT consiste em proporcionar momentos de discussão e conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além da valorização da vida. Nesta terça, após a abertura, ocorreu a palestra Risco Psicossocial, ministrada pela psicóloga Lúcia Sebben. Às 18h e às 20h acontece a palestra Segurança no Trânsito pela Escola Pública de Trânsito –da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) na Secretaria da Saúde – Auditório do NEPS.
DSC_4223
Quarta-feira (23.04)
8h30min: Palestra Relógio do Corpo Humano
Realização: Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social – SMSPPS
Local: Secretaria da Saúde – Auditório do NEPS
9h30min às 11h30min: Apresentação do Grupo de Teatro “Maturidade em Cena” – Aposentadoria Cidadã
Apresentação da programação dos Grupos de Saúde do IPAM
Local: Centro Administrativo – Auditório – 2º andar
14h: Palestra Segurança no Trânsito
Realização: Escola Pública de Trânsito – SMTTM
Local: Centro Administrativo – Auditório – 2º andar
14h: Palestra Importância do Uso dos EPI’s
16h: Palestra Importância do Uso dos EPI’s
Realização: ZAPA EPI’s
Local: SMOSP – Refeitório da Iluminação Pública
18h: Palestra Programas da Vigilância Ambiental
Realização: Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social – SMSPPS
Local: Secretaria da Saúde – Auditório do NEPS
Quinta-feira (24.04)
8h: Palestra Relógio do Corpo Humano
Realização: Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social – SMSPPS
Local: SMTTM – Auditório da EPT
9h: Palestra Ações de Saúde e Segurança desenvolvidas para os Servidores na PMCS
Realização: Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) – SMRHL
Local: Centro Administrativo – Auditório – 2º andar
14h: Palestra Informações sobre H1N1
Realização: Faculdade Fátima
Local: Centro Administrativo – Auditório – 2º andar
14h30min: Palestra Segurança no Trânsito
16h: Palestra Segurança no Trânsito
Realização: Escola Pública de Trânsito – SMTTM
Local: SMOSP – Refeitório da Iluminação Pública
19h: Palestra Segurança Alimentar
Realização: Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social – SMSPPS
Local: Secretaria da Saúde – Auditório do NEPS
Sexta-feira (25.04)
8h: Palestra Importância do Uso dos EPI’s
Realização: ZAPA EPI’s
Local: Secretaria da Saúde – Vigilância Ambiental – Auditório
9h: Palestra Relógio do Corpo Humano
Realização: Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Social – SMSPPS
Local: Centro Administrativo – Auditório – 2º andar
9h: Palestra Riscos Ergonômicos
Palestrantes: Paulo Finimundi da Luz e Januário Vieira Borges
Local: Secretaria da Saúde – Auditório do NEPS
15h: Palestra Motivacional
Palestrante: Frei Jaime Bettega;
Local: Centro Administrativo – Auditório – 2º andar
16h: Encerramento
Local: Centro Administrativo – 2º andar(Fotos Andréia Copini)

Proag integração ocorre no próximo sábado

Folder PROAG Integração Região Oeste 1

Atividade envolve a comunidade do bairro Mariani, com atrações das 9h às 17h
CAXIAS DO SUL - O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), por meio do Programa de Ampliação do Abastecimento e Consumo Consciente da Água (PROAG), promove no próximo sábado (26), das 9h às 17h, o evento “PROAG Integração: em defesa da água e do consumo consciente”. As atividades ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada na rua Virgínia Botini Reuse, no bairro Mariani.
Neste dia, serão oferecidos serviços de utilidade pública, além de recreação para as crianças e apresentações artísticas e culturais, promovidas com o apoio de diversas secretarias municipais. De acordo com o coordenador do PROAG, Cassiano Fontana, o objetivo é aproximar a comunidade das ações de consumo consciente e integrar a população ao trabalho dos agentes voluntários e estudantis do Programa. “A estrutura do SAMAE vai estar disponível aos moradores, para sanar dúvidas e fazer encaminhamentos gerais. Convidamos toda a comunidade para participar”, salienta Fontana.
O PROAG Integração conta com o apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente (SEMMA), de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), da Cultura (SMC), de Segurança Pública e Proteção Social, por meio das coordenadorias da Mulher e da Juventude, e da CODECA. Também são apoiadores do evento a empresa Verse, Fátima Educação, Universidade de Caxias do Sul e Visate.
Confira as atividades que integram a programação:
·         Shows com bandas locais
·         Apresentação do Coro do SAMAE
·         Atividades de Educação Ambiental
·         Escola de Trânsito
·         Feira de Artesanato
·         Juventude em Ação
·         Programa Saúde da Família – Fátima Educação
·         Tenda do PROAG
·         Ações preventivas e orientações para as mulheres
·         Oficina de graffiti
·         Atividades recreativas
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com a equipe do PROAG, por meio do telefone (54) 3220.8600 - ramal 407 e pelo e-mail proag@samaecaxias.com.br.

Jogos abertos de bolão iniciam nesta quinta-feira


foto_26686
CAXIAS DO SUL - A Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL), inicia nesta quinta-feira (24.04) os Jogos Abertos de Caxias do Sul na modalidade Bolão. Neste ano, serão 11 equipes que disputarão a competição. Nove no naipe masculino e duas no naipe feminino:
Masculino – Categoria A
Virakopus, Esperança, União, Hidrover e Amigos do Bairro
Masculino – Categoria B
Rola Bola, Unidos, Mosqueteiros e São Francisco

Feminino

Força Jovem e Imigração
Confira os jogos da 1ª Rodada:
24/04 – quinta-feira – Categoria A – Hidrover x Esperança (São Pelegrino)
24/04 – quinta-feira – Categoria A – União x Virakopus (Capuchinhos)
30/04 – quarta-feira – Categoria B – Unidos x Rola Bola (Capuchinhos)
30/04 – quarta-feira – Categoria B – Mosqueteiros x São Francisco (Forqueta)
O término da competição está previsto para julho. As partidas serão disputadas sempre às 19h15min, nas canchas das Igrejas São Pelegrino, São Francisco, Forqueta e Imaculada Conceição (Capuchinhos). Os Jogos Abertos de Caxias do Sul são disputados em diversas modalidades e tem como objetivo incentivar a prática esportiva. (Foto:Daniel Rodrigues/SMEL)

Quatro médicos do programa mais médicos participaram de capitação


DSC_0776EDIT (1)
Os médicos atuarão em equipes da Estratégia Saúde da Família

CAXIAS DO SUL – A  Secretaria da Saúde, iniciou no dia (22.04), a capacitação aos quatro médicos estrangeiros do Programa Mais Médicos que chegam à Caxias do Sul na última quinta-feira.
Na ocasião, a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, deu as boas-vindas, conversou com cada profissional e explicou sobre os serviços de saúde oferecidos em Caxias do Sul. Estavam presentes a diretora de Atenção em Saúde, Viviane Siqueira, a coordenadora do Neps, Suzete Claus e o diretor Administrativo da Secretaria, Tito Cavalli.
DSC_0766EDIT
Belkis Savigne Calzado, Berthalina Mengana Savigne, Pedro Cuesta Alvarez, ambos de Cuba, e o brasileiro Valmir Venâncio da Silva, gaúcho de Porto Xavier atuarão nas equipes de Estratégia da Saúde da Família das UBSs Belo Horizonte, Campos da Serra, Vila Ipê e Vila Oliva.
Nas próximas semanas, os médico receberão informações sobre os serviços e demais dados a respeito do trabalho que irão desenvolver no Município. Eles aguardam pela liberação documental para iniciar o trabalho nas UBSs.
 (Fotos: Gustavo Rech)

Iguatemi Caxias sedia exposição oi vida



Exposição_Aline Zanella (1)
Até 30 de abril, fotógrafa aline zanella expõe 22 fotografias de nascimento, bebês e gestantes

CAXIAS DO SUL – Registrar os principais momentos de uma gestação e os primeiros dias da vida de um bebê são as especialidades da fotógrafa aline zanella. E o iguatemi caxias foi o lugar escolhido pela fotógrafa para apresentar o trabalho. Até 30 de abril, o shopping sedia a mostra oi vida. Em 22 fotografias, aline retrata nascimentos, gestantes e recém-nascidos. “são imagens que demonstram vida, emoção e amor. Espero conseguir tocar e emocionar as pessoas com as minhas fotografias”, destaca a profissional.
Formada em fotografia, aline zanella desenvolve um estilo diferente e espontâneo de retratar momentos importantes na vida das pessoas. Nos trabalhos, a fotógrafa utiliza-se, principalmente, da luz e de ambientes naturais.
A mostra está situada ao lado da loja vivara. (Foto: aline zanella)

Culinária:Estrogonofe de carne

receita-estrogonofe-de-carne

Ingredientes

· 500 g de alcatra cortada em tirinhas
· 1/4 de xícara (chá) de manteiga
· 1 cebola picada
· 1 colher (sobremesa) de mostarda
· 1 colher (sopa) de ketchup
· 1 pitada de pimenta-do-reino,
· 1 tomate sem pele picado
· 1 xícara (chá) de cogumelos escorridos
· 1 lata de creme de leite
· Sal a gosto

Modo de preparo

Derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Junte a carne e tempere com o sal. Mexa até a carne dourar de todos os lados. Acrescente a mostarda, o ketchup, a pimenta-do-reino e o tomate picado. Cozinhe até formar um molho espesso.
Se necessário, adicione água quente aos poucos. Quando o molho estiver encorpado e a carne macia, adicione os cogumelos e o creme de leite. Mexa por um minuto e retire do fogo. Sirva imediatamente, acompanhado de arroz e batata palha.
Dica: Se juntar água ao refogar a carne, frite-a até todo o líquido evaporar.

Previsões para hoje, 23 Abril de 2014


astral
Aries (21/03 a 19/04) - As questões materiais ficam mais claras para você neste momento em que Mercúrio adentra sua segunda casa. Boas oportunidades financeiras poderão surgir, portanto estude sua situação e prepare-se para novos investimentos!
aries R 500 - Cópia
Touro (20/04 a 20/05) - Sua felicidade torna-se prioridade com a entrada de Mercúrio em seu signo. Analise seus interesses pessoais e defina seus caminhos estrategicamente. Fique atenta para não agir de maneira individualista demais nas relações!
touro 500 Gêmeos (21/05 a 21/06)  - Questões mais complexas que demandam profundas reflexões são hoje favorecidas pela entrada de Mercúrio em sua área de crise. Que tal tentar novas trilhas? Busque novas perspectivas e bons conselhos. Aja com garra!
gêmeos R 500
 Câncer (22/06 a 22/07) – Os grupos podem lhe estimular intelectualmente, neste momento em que Mercúrio entra em sua área de amizades. Reúna os amigos para juntos curtirem boas trocas em clima de sinergia e apoio mútuo. Fortaleça esses laços!
cancer R 500
 Leão (23/07 a 22/08) - Aprimore seus projetos e habilidades, pois ao entrar em sua área material Mercúrio indica que a originalidade e viabilidade de suas ideias podem impulsionar a carreira. Seu poder de articulação é uma valiosa ferramenta!
.
leão R 500 Virgem (23/08 a 22/09) – Você percebe o mundo ao seu redor de maneira apurada, pois Mercúrio adentra sua área espiritual. Este momento reflexivo favorece os estudos e lhe incentiva a lapidar talentos. Aprofunde o autoconhecimento. Que tal meditar?
virgem_R  500 Libra (23/09 a 22/10) –As questões emocionais são intensificadas pela entrada de Mercúrio em sua oitava casa. As relações humanas, especialmente as afetivas, passam a ser o foco. Permita-se dar vazão às suas paixões e esquente a vida amorosa!
libra R 500 Escorpião (23/10 a 21/11) – Mercúrio adentra sua área de relacionamentos, aguçando sua sensibilidade para as pessoas e relações. Você percebe como as trocas afetivas e intelectuais afetam a convivência. Conversas e atividades em grupo estão favorecidas!
escorpião R 500 Sagitário (22/11 a 21/12) – Dedique-se a atividades que promovam a qualidade de vida, isso será gratificante. Ao entrar em suas sexta casa, Mercúrio lhe deixa mais consciente dos próprios limites e demandas, o que lhe permite definir metas concretas!
sagitário R 500 Capricórnio (22/12 a 19/01) –Seu carisma e extroversão são ressaltados pela entrada de Mercúrio em sua área social, que estimula o lazer e a diversão. Busque estímulos intelectuais, e no plano afetivo, espere boas surpresas se souber realizar sua parcela!
Capricórnio R 500 Aquário (20/01 a 18/02) – O bom entendimento com os mais próximos é garantido pela entrada de Mercúrio em sua área familiar. Estimule o diálogo acerca de assuntos importantes que envolvam todas as pessoas. Bom momento para acordos e decisões conjuntas!
Aquario R 500 Peixes (19/02 a 20/03) - Sua comunicação é estimulada pela entrada de Mercúrio em sua terceira casa, que contribui para um convívio mais agradável. Que tal começar novos estudos ou aprimorar aqueles já iniciados? Sua atividade intelectual se destaca!
peixe R 500

Bom gosto e sofisticação na primeira noite do ISF 2014


IGUATEMI SERRA_Hering_Daliana Mattana (2)
CAXIAS DO SUL - A primeira noite do maior evento de moda da Serra Gaúcha movimentou a Praça de Eventos do Iguatemi Caxias. A diversidade de looks e a badalação do modelo internacional Jesus Luz, que desfilou pelas grifes Hering e Anselmi, marcaram a noite do dia  15 de abril.
Com o mote Iguatemi Serra Fashion Edição Anselmi 30 anos, as grifes desfilaram em uma estrutura inovadora. Uma passarela redonda centralizada na Praça de Eventos surpreendeu o público e remeteu a ideia central do ISF2014: lifestyle – tendências – pessoas. A criação do cenário ficou por conta da arquiteta Kelen Tomazelli, da POP Studio Arquitetura Criativa. A curadoria de moda e conteúdo tem a assinatura das aspatricias inteligência em moda, e a produção executiva e conceito de Débora Tessler Conteúdo & Relacionamento, além de hair stylist de Jefferson Hoffmann, modelos da Cast One, e discotecagem de Léo Z e Elias Capellaro.
IGUATEMI SERRA_Anselmi_Daliana Mattana (1)
Na passarela, muito bom gosto e sofisticação. A primeira grife, Lilica & Tigor, desfilou looks inspirados nos cupcakes, chocolates e steampunk. As meninas surgiram em vestidos, shorts e blusas em tons terrosos e cores delicadas. As estampas divertidas, babados e jaquetas de pelo sintético deram um ar gracioso à produção. Nos acessórios, bolsas com brilho e toucas em formato de cupcakes.
IGUATEMI SERRA_Hering_Daliana Mattana (1)
Para os meninos, moletons listrados, coletes e jaquetas em tons neutros e metalizados, mesclaram padrões de diversas épocas garantindo um visual único. Na passarela, a coleção reforçou os tons invernais, com destaque para o verde militar e marrom.
IGUATEMI SERRA_Lilica&Tigor_Daliana Mattana (1)
O segundo desfile da noite, da grife Hering, contou com uma presença muito especial. Ao cruzar a passarela, Jesus Luz arrancou suspiros e aplausos da plateia. Em duas entradas, o modelo internacional esbanjou simpatia e beleza. A grife desfilou uma moda democrática, com o jeitinho brasileiro de ser. Para as mulheres, destaque para o couro e as estampas animal print. Na cartela de cores, predomínio do preto e branco com cinza, conferindo um ar invernal aos looks. Os homens desfilaram personalidade e surgiram com jaquetas que possibilitaram diferentes combinações, desde o formal até o casual. Destaque para as calças jeans e coloridas.
IGUATEMI SERRA_Anselmi_Daliana Mattana (2)
A Malharia Anselmi também contou com a presença de Jesus Luz, que mais uma vez teve todas as atenções do público. Com peças bem estruturadas, a grife apresentou uma coleção ousada, com uma cartela de cores vibrantes e roupas ousadas. Na passarela a sensualidade da malha aliada ao romantismo. O público conferiu muito brilho, fios delicados e peles, em saias, coletes, blusas, vestidos e calças. Para compor os looks, bolsas e sapatos da grife Jorge Bischoff.
IGUATEMI SERRA_Lilica&Tigor_Daliana Mattana (2)
A Carmen Steffens pisou na passarela para apresentar o que há de mais charmoso e requintado no quesito sapatos e bolsas. As botas com arabescos e aplicações metalizadas pontuaram o desfile, que trouxe ainda bolsas com novas construções e recortes e sapatos com estampas animal print. Cor chave, o preto apareceu decorado com metais como correntes e pirâmides em dourado e platino.
IGUATEMI SERRA_Carlos Bacchi_Daliana Mattana (1)
Pela primeira vez no ISF, Carlos Bacchi surpreendeu o público com um desfile delicado e marcante. Ao som da natureza, o estilista apresentou recortes, modelagens e caimentos característicos do seu trabalho em vestidos que retrataram a feminilidade e leveza. Juta, linho, tule e seda uniram aos bordados e pedrarias. Nas cores, destaques para o branco e cores neutras.
IGUATEMI SERRA_Carlos Bacchi_Daliana Mattana (2)

Secretaria da saúde recebe primeiro lote de vacinas contra a gripe


DSC_0713
Doses já estão sendo distribuídas nas 46 UBSs de Caxias do Sul
 CAXIAS DO SUL - A Secretaria da Saúde – Vigilância Epidemiológica, recebeu na tarde do dia (16.04) o primeiro lote de vacinas contra a gripe que serão utilizadas durante a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2014. Foram entregues ao Município 38 mil doses, que já estão sendo distribuídas nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A campanha de vacinação inicia na próxima terça-feira (22.04) e prossegue até o dia 9 de maio. No dia 26 de abril será realizado Dia D contra a gripe em todo o país. Em Caxias do Sul, as 46 UBSs estarão abertas para vacinar a população. Além disso, haverá um posto na praça Dante Alighieri e em alguns estabelecimentos comerciais.
Conforme a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde um novo lote de vacinas está programado para chegar no dia 24 de abril. Neste ano, a meta em Caxias é vacinar 115 mil pessoas, entre crianças com idade entre seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos acima de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.,
Saiba mais sobre a gripe:
A gripe é uma infecção do sistema respiratório, cuja principal complicação são as pneumonias. A doença inicia com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.
A febre é a manifestação mais importante e dura em torno de três dias. Sintomas respiratórios como a tosse, dores musculares, de garganta e de cabeça, calafrio, fraqueza, espirros e coriza se tornam mais evidentes com o avanço da doença e se mantêm em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Podem aparecer também sintomas como pele quente e úmida, olhos avermelhados e lacrimejantes.
(Foto:Andressa Gallo)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...