Vacinação contra o HPV inicia nesta segunda-feira



SAÚDE - A da Secretaria da Saúde – Vigilância Epidemiológica, informa que a segunda etapa de vacinação de meninas com idade entre 11 e 13 anos contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) inicia nesta segunda-feira, dia 01/09. A imunização tem por objetivo a prevenção ao câncer de colo de útero.

Em Caxias do Sul devem ser vacinadas 9.448 meninas. Para atingir essa meta, as equipes das 47 Unidades Básicas de Saúde irão aplicar a segunda doses nas escolas públicas e particulares do Município.

A vacina deve ser aplicada em três doses, sendo que entre a primeira e a segunda dose deve haver um intervalo de seis meses e a terceira e última dose após cinco anos. Para a vacinação, será necessário a apresentação do cartão de vacina e/ou documento de identificação.

Saiba mais sobre o HPV:

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode ficar no organismo durante anos, sem que a mulher perceba. Pode evoluir para um câncer como o do colo de útero, uma doença grave. No Brasil, é quarta principal causa de morte por câncer entre mulheres.

A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de infecção é pela via sexual. Isso é possível com uma única exposição. Como muitas pessoas portadoras do HPV não apresentam nenhum sinal ou sintoma, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo.

Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes e seguir fazendo o exame preventivo (papanicolau) na vida adulta, entre 25 e 64 anos. O uso do preservativo é fundamental quando iniciada a vida sexual. (Foto Andressa Gallo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...