Fatos Históricos de hoje, 31 de agosto - por Valdir dos Santos



Hoje é dia 31 de agosto, domingo. - Trigésima sexta semana do ano. - De janeiro a hoje passaram 243 dias. Faltam 122 dias para o fim do ano. - Estação: Inverno. - Lua Nova. - Signo de Virgem - Quem nasce em 31 de agosto é guiado pelo ANJO LEUVIAH e deve rezar o Salmo 39 para ter maior proteção.

Pensamento do dia: Quem promete, deve.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – A Universidade de Caxias do Sul tem um longo histórico de desenvolvimento de processos periódicos de autoavaliação e está integrada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que promove a avaliação externa das IES brasileiras. A Avaliação Institucional na UCS está alinhada ao Sistema de Planejamento Institucional (SPI), que constitui-se de um conjunto de atividades para traduzir as diretrizes e objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em estratégias e ações. Esse processo engloba o trabalho de diversos setores que promovem a avaliação da Universidade em todas as suas dimensões, tomando como referência a sua natureza de Universidade Comunitária e Regional, a missão inerente a todas as universidades e os padrões nacionais e internacionais de excelência universitária. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor.


COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO DIA DO NUTRICIONISTA, inspirado em 31 de agosto de 1949, fundação da Associação Brasileira de Nutricionismo, primeira entidade da profissão no Brasil. - DIA NACIONAL DO OUTDOOR. - DIA DOS CATEQUISTAS.

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1556 – ROMA – ITÁLIA - Aos 64 anos, morre Inácio de Loyola, nascido em Azpeitia, Espanha. Em 1534 fundou a Companhia de Jesus, de extraordinários serviços  à humanidade e ao Brasil.
1900 – LONDRES – INGLATERRA - A Coca-Cola chega à Grã-Bretanha, 14 anos sua criação.
1915 – BERLIM – ALEMANHA - Alemanha e Áustria dividem a Polônia em duas áreas administrativas: Varsóvia fica com os alemães e Kielce, com os austríacos.
1933 – BERLIM – ALEMANHA -  Na Alemanha, 26.789 pessoas de origem judia  são enviadas para os campos de concentração. Começa o genocídio.
1944 – BUCARESTE – ROMÊNIA -  Tropas russas capturam Bucareste e são saudados pelo povo.
1946 – NUREMBERG – ALEMANHA - Durante o Julgamento de Nuremberg, em que 22 nazistas são acusados de crimes contra a humanidade, apenas Hans Frank assume a culpa.
1990 – BERLIM – ALEMANHA ORIENTAL - A Alemanha Ocidental e a Oriental firmam tratado de unificação, marcada para outubro do mesmo ano.
1994 – DUBLIN – IRLANDA -  Após 25 anos de violência, o “IRA”, grupo terrorista irlandês, declara cessar-fogo oficial.
1997 – PARIS – FRANÇA - Morre Diana, a Princesa de Gales, ex-esposa do Príncipe Charles, em um acidente automobilístico em Paris.
1998 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Governo determina o fechamento de suas embaixadas em Gana e Togo, alegando razões de segurança.

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1747 –  LISBOA – PORTUGAL - Dom João V manda que sejam proporcionadas vantagens e auxílios aos habitantes das ilhas dos Açores, que desejam transferir-se ao Brasil.
1763 – RIO DE JANEIRO – A cidade recebe a notícia da transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.
1866 – JANUÁRIA – MINAS GERAIS - Nasce Hermenegildo Rodrigues de Barros, ‘’o juiz mais antigo do Brasil’’. Trabalhador, sábio e justo, atuou 51 anos e terminou como ministro da Suprema Corte.
1871- ELDORADO – SÃO PAULO - Nasce Francisca Júlia da Silva Münster, poetisa. Aos vinte anos colaborava na imprensa carioca e paulista. Teve glória na vigência do parnasianismo e neo - parnasianismo, caindo depois em esquecimento. Morreu em São Paulo em 1 de novembro de 1920.
1925 – SÃO PAULO – SP – Nasce a médica Iracema de Almeida, formada pela Escola Paulista de Medicina na década de 1950. Foi a fundadora, em 1960, do Grupo de Trabalho de Profissionais Liberais e Universitários Negros – GTPLUN.
1992 – OKLAHOMA – ESTADOS UNIDOS - O escritor, poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto recebe o prêmio Neustadt, concedido pela Universidade de Oklahoma (EUA).

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1760 – RIO DE JANEIRO – Através de edital eclesiástico, é criada a capela curada de Santo Antônio da Patrulha, na Província de São Pedro do Rio Grande.
1926 - SARANDI - Aos 26 anos, morre o padre Missionário de São Carlos  Augusto Battaion, italiano, de Nervesa della Battaglia, Treviso. Trabalhou em Guaporé, Anta Gorda e Sarandi, com serenidade e alegria. Em 1926, num surto de tifo, dedicou-se aos doentes, carregando-os ao hospital. Apanhou a doença e, após cinquenta dias de sofrimentos, morreu, vítima autêntica do dever e da caridade.
1954 -  LAGOA VERMELHA – Falece Maximiliano Moojen de Almeida, político e poeta. Foi comandante de forças legalistas em 1923 e 1930.
1976 – PORTO ALEGRE – Falece Darcy de Almeida Furtado, engenheiro agrônomo e professor universitário. Publicou obras técnicas.

SANTO DO DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO DIA DE LOUVOR A SÃO RAIMUNDO NONATO, nasceu na Espanha, em 1240. Foi pastor de ovelhas. Foi  dos primeiros companheiros de São Pedro Nolasco, na ordem dos Mercedários, fundada para o resgate dos católicos cativos.

O DIA DE HOJE, 31 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1909 - ANA RECH – CAXIAS DO SUL - Ingresso dos monges camaldulenses, no recém construído Mosteiro da Santíssima Trindade. Construtor do histórico prédio: João Cosma. O madeirame foi fornecido pela serraria dos Ballardin, com pinheiros do Travessão Porto.
1922 - CAXIAS DO SUL - Graças à Associação dos Comerciantes, a partir de 7 de setembro, o comércio urbano fecharia aos domingos, excetuando-se farmácias, casas de diversões e hotéis.
1925 - CAXIAS DO SUL - Nasce Jimmy Villas-Boas Rodrigues, servidor público, jornalista e pesquisador de relevantes feitos. Faleceu em 9 de junho de 2013, aos 88 anos, com uma história de vida exemplar como cidadão, chefe de família e jornalista.
1952 - RIO DAS ANTAS - Em grandes festejos, é inaugurada a ponte sobre o Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. Ponto de referência turística pela sua beleza.
1962 - CAXIAS DO SUL - Por iniciativa do CTG Rincão da Lealdade, começa, nas dependências do Recreio da Juventude, o ‘’Curso de História Rio-Grandense.’’
1968 - CAXIAS DO SUL - O Consulado brasileiro de Chicago, Estados Unidos, solicita à Prefeitura de Caxias do Sul dados sobre a cidade, destinados à Enciclopédia Britânica.

1975 - VERANÓPOLIS - Grandes festejos comemorativos do centenário da chegada dos imigrantes poloneses. Mais de 2.000 descendentes compareceram. Ponto alto das solenidades foram os corais e os conjuntos de danças, com vasto repertório da terra de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...