RS inaugura Centro de Direitos da Pessoa Idosa


ipe8065AS050312
CAXIAS DO SUL –  O Rio Grande do Sul terá um Centro de Direitos da Pessoa Idosa na área central da capital. A inauguração ocorre na próxima terça-feira (15), às 15h30, na rua Sete de Setembro, 713, próximo à Casa de Cultura Mário Quintana. O Centro é um espaço de acolhimento, orientação e encaminhamento do idoso em situação de risco e vulnerabilidade social, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).
            Para a secretária da SJDH, Juçara Dutra Vieira, o Centro de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) atende a necessidade  da implementação de políticas públicas, por parte do Estado, a essa parcela da população que vem crescendo devido ao aumento da expectativa de vida. “O diálogo social promovido pelo Conselho Estadual do Idoso, do Conselhão e por outras instâncias de participação contribui para que o Governo tome iniciativas orientadas pela comunidade”, observa a secretária.
            Juçara Dutra destaca que o Centro terá ainda um núcleo de acesso a computadores com internet para uso dos idosos e para portadores de deficiência em parceria com o programa RS Inclusão Digital.
            “Este serviço foi proposto no Conselhão a partir dos debates da Câmara Temática Direitos Sociais e acolhido pelo governador Tarso Genro. É uma importante conquista para este público que precisa de acolhimento, atenção e cuidado do poder público”, registra o secretário-executivo  do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris.
Sonho realizado
Um dos conselheiros mais empenhados na concretização do CDPI é Gildo Millmann. Ele apresentou a proposta na reunião da Câmara em abril de 2013. “Esse é um sonho realizado que eu idealizava há muito tempo”, disse o conselheiro. “Conheço muito bem as profundas dificuldades das pessoas idosas, especialmente as mais carentes e a criação deste serviço me deixa muito feliz”, observou ao visitar o local.
O Centro terá, ainda, a tarefa de organizar e divulgar o trabalho em rede para facilitar o atendimento da população idosa, especialmente a que vive no interior. O local conta com servidores das secretarias de Justiça e dos Direitos Humanos, da Segurança Pública, da Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social.
População crescente
O Rio Grande do Sul registra crescimento significativo na participação da população idosa. O Estado lidera o ranking da população com 65 anos ou mais (9,3%), ultrapassando o Rio de Janeiro, que ficou com a segunda posição, 7,43%, de acordo com o Censo Demográfico 2010.
Atualmente o RS tem 1.459.597 pessoas acima de 60 anos (13,6% da população), em 2010 será de 2.520.985, correspondendo a 23%. Em 2050, o percentual vai para 30,4%.
Entre os maus-tratos mais frequentes aos idosos estão negligência; violência psicológica; abusos financeiros, violência patrimonial e violência física.
SERVIÇO:
O QUÊ: Inauguração do Centro de Direitos da Pessoa Idosa
DATA: 15 de abril – 15h30
LOCAL: Avenida Sete de Setembro, 713 – Centro – Porto Alegre
Fones: (51) 3287.3200 - 3287.3210

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...