Os gaudérios marcarão presença na programação da caravana cultural EMCENA Brasil – BANCO RENNER


OS GAUDÉRIOS_Os_Gaudérios_1_crédito_Maurício_ Concato
CAXIAS DO SUL - A Secretarias da Cultura e do Esporte e Lazer, apoia a promoção da Caravana Cultural EMCENA BRASIL, uma realização da Cia Abaréteatro (SP) através do Ministério da Cultura, que conta com o patrocínio do Banco Renner.
O projeto estará em Caxias do Sul nos dias 21 e 22 de abril, no Complexo Esportivo da Zona Norte (rua dos Apicultores, s/n – Portal da Maestra), e prevê a realização de espetáculos de teatro, circo e música, contações de história, sessão de cinema, oficinas, entre outras atrações. A programação é inteiramente gratuita e acontece das 15h às 22h.
OS GAUDÉRIOS_Os_Gaudérios_crédito_Maurício_Co ncato
Além dos espetáculos que circulam com a Caravana Cultural, no dia 22, às 19h, o palco do EMCENA BRASIL recebe uma atração local, convidada para abrilhantar a programação. O Grupo Cultural de Artes Nativas Os Gaudérios, grupo caxiense de projeção internacional, vem perpetuando a cultura gaúcha com suas expressivas participações em diversos eventos pelo país e o exterior. Em abril de 2013, completou 35 anos preservando o costume do nosso povo através do canto, da música e do sapateio. “A apresentação é um presente dos Gaudérios ao público que estará prestigiando o EMCENA BRASIL”, comemora a coordenadora da Unidade de Teatro, Ângela Lopes.
A Unidade de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura está trabalhando na produção local do evento e, com o apoio da Unidade de Arte e Cultura Popular, está buscando a mobilização das comunidades próximas ao Complexo Esportivo. “É um privilégio ter nossa cidade escolhida para integrar o roteiro do projeto EMCENA BRASIL. Esperamos que a comunidade caxiense, em especial os moradores da Zona Norte que estão mais próximos ao local do evento, participem e prestigiem a programação”, comenta Ângela Lopes.
A programação inclui atrações para todas as idades e as escolas ou entidades que quiserem participar podem fazer sua reserva pelo fone (54) 3901-1388 ou pelo e-mailaslopes@caxias.rs.gov.br.
SOBRE O PROJETO
O Projeto Emcena Brasil, nos últimos cinco anos, já percorreu mais de 200 cidades em todo o país, atendendo mais de 350 mil pessoas, e irá visitar 04 municípios da região Sul. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os presentes sem distinção, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito.
A Cia Abaréteatro vem capitaneando o projeto desde 2007 e traz na programação quatro renomados grupos de teatro, mamulengos, música e circo e que se apresentarão com os seus principais espetáculos do vasto repertório. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, além de um excelente currículo, com diversas premiações tanto nos principais centros culturais do país, como participações importantes em Festivais de Teatro e Cultura tanto do Brasil como no exterior.
Ao todo serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, presente em todas as apresentações, aliado a tecnologia de luz e som proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento, num evento único, valorizando a cultura popular, o artista nacional e garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.
Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto, esses últimos anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul do país estão sendo muito gratificantes, tanto pela troca de experiências como também pela absorção de conhecimento das tradições e da rica cultura de cada localidade, conclui. Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura onde o povo está. E o mais importante é que estamos consolidando um verdadeiro projeto de congraçamento, confraternização e reencontro do povo com sua própria cultura, numa mostra efetiva de que ao contrário do que dizem, o brasileiro adora o bom teatro, a boa música e aprecia a arte como um todo. Temos notado que crianças, adolescentes e adultos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de gestos de carinho ao reviver a criança que existe dentro de cada um. E sempre ao final, agradecidos retribuem aplaudindo entusiasmados todos os eventos.
SERVIÇO
Caravana Cultural EMCENA BRASIL – EVENTO GRATUITO
Data: 21 e 22 de abril – segunda e terça-feira
Horário: das 15h às 22h
Local: Complexo Esportivo da Zona Norte (rua dos Apicultores, s/n – Portal da Maestra)
Realização: Cia Abaréteatro (SP) e Ministério da Cultura
Patrocínio: Banco Renner
Apoio: Prefeitura de Caxias do Sul / Secretaria Municipal da Cultura / Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Produção local: Unidade de Teatro e Unidade de Arte e Cultura Popular – SMC
PROGRAMAÇÃO
Dia 21 de abril – segunda-feira (feriado)
15h
Contação de Histórias – PEDRO PEDROCA CATIMBIRIMBOCA – Cia Mão Livre
Oficina de desenho e plantio de sementes – Cia Mão Livre
17h
Teatro para crianças – EM BUSCA DO SEGREDO ESQUECIDO – Cia Abaréteatro
19h
Sessão de Cinema – CINE CURTA BRASIL
20h
Espetáculo de Mamulengo – A FESTA DA ROSINHA BOCA MOLE – Mamulengo da Folia
21h
Espetáculo para Adultos – VILLA DUS BISURDO – Cia Abaréteatro
Dia 22 de abril – terça-feira
15h
Teatro para crianças – BOI VIRAMUNDO – Cia Abaréteatro
17h
Contação de histórias – O MOSQUITO FANIQUITO COM SIRICUTICO – Cia Mão Livre
Oficina e atividades na Gibiteca e Biblioteca – CONFECÇÃO DE BONECO DE LUVA – Cia Mão Livre
19h
Grupo Cultural de Artes Nativas Os Gaudérios
20h
Espetáculo Circense – VERSÃO BRASILEIRA – Los Circo Los – Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...