Fatos Históricos de hoje, 19/04 por Valdir dos Santos


Dia-do-índio
Hoje é o dia 19 de abril, sábado – Décima sexta semana do ano .– De janeiro a hoje passaram 109 dias. Faltam 256 dias para o fim  do ano.– Estação: Outono. Lua cheia. –  Signo de Áries. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO LECABEL e devem rezar o Versículo 16 do Salmo 70 para alcançar maior proteção.  HOJE É SÁBADO DE ALELUIA.
Pensamento do dia: O ferro é dobrado enquanto está quente mas na base da marretada.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – Comemora-se hoje o nascimento, ocorrido em 1883, em São Borja, de Getúlio Dorneles Vargas, nosso insigne estadista, que foi presidente da república.
A Universidade de Caxias do Sul recorda-o pelo seu indiscutível mérito na história do  Brasil, e pelo significado e importância que deu aos homens e mulheres do povo, os trabalhadores, que foram motivos permanentes de sua luta pela igualdade social. A transcrição de sua carta testamento se destaca em muitas praças e logradouros das cidades brasileiras.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 19 DE ABRIL  – DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, data da 1ª Batalha dos Guararapes, em  19 de abril de 1648, contra os holandeses. Unidos, portugueses, índios e negros batem os invasores. Guararapes é, em tese, o berço de nosso exército!
DIA INTERAMERICANO DO ÍNDIO,  lembra o 1º Congresso Indigenista Interamericano,  México, em 19 de abril de 1940. – DIA NACIONAL DO ÍNDIO, instituído pelo Decreto-lei nº 5.540 / 43.
O DIA DE HOJE, 19 DE ABRIL,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1775 – MASSACHUSETTS – ESTADOS UNIDOS – A primeira batalha da Revolução Americana tem início quando soldados britânicos e americanos trocam fogo no Estado de Massachusetts.
1839 – LONDRES – INGLATERRA -  É assinado o Tratado de Londres, estabelecendo o reconhecimento do Reino da Bélgica por todos os estados da Europa.
1906 – PARIS – FRANÇA – Morre o famoso químico e físico francês, Pierre Curie.
1909 – ANCARA – TURQUIA – A Turquia reconhece a independência da Bulgária.
1940 – CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO – É realizado no México o Primeiro Congresso Indígena. A partir deste dia, esta data é comemorada anualmente no país.
1943 – VARSÓVIA – POLÔNIA  – Na Polônia, cem mil judeus, concentrados no gueto de Varsóvia,  mal armados, opõem  desesperada resistência aos intentos das SS, visando a deportação dessa população. A insurreição foi sufocada em 16 de maio seguinte. No local, entre deportações, execuções, combates e sessões das câmaras de gás, morreram trezentas mil vítimas.
1959 – NOVA DÉLHI – INDIA – O Dalai Lama chega ao norte da Índia, fugindo do Tibet. Os chineses que ocuparam o país desde 1951 lançam um feroz ataque contra os rebeldes tibetanos.
1995 – OKLAHOMA – ESTADOS UNIDOS – Em Oklahoma, um edifício federal é explodido por um carro bomba. Morrem 169 pessoas, dentre elas 19 crianças. No dia 2 de junho de 1997, Timothy McVeigh é acusado do ato terrorista. Pouco tempo depois, ele é julgado e condenado a morte.
O DIA DE HOJE, 19 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1648 – GUARARAPES – PERNAMBUCO  - O exército do general Barreto de Menezes, com 2.200 homens, comandados por  Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Felipe Camarão, Henrique Dias e Antônio da Silva,  bate-se durante cinco horas contra os holandeses do General Sigismundo Van Schkoppe, com 4.500 homens. Morrem 515 holandeses e 523 são feridos. Os brasileiros, 80 mortos e 400 feridos. A data será lembrada como Dia do Exército Brasileiro!
1883 – SÃO BORJA - Nasce Getúlio Dorneles Vargas, grande personalidade da história nacional no século passado. Foi deputado estadual e deputado federal; presidente do Estado do Rio Grande do Sul; ministro federal; chefe da Revolução de 1930; senador e Presidente da República.
1886 – RECIFE -  Nasce  Manuel Bandeira, que em 1917 publica, pelo Jornal do Commércio, do Rio de Janeiro, seus  poemas A Cinza das Horas, com  apenas duzentos exemplares.
1936 – RIO DE JANEIRO - Publicado por um grupo de amigos, em edição especial, o livro de poemas A Estrela da Manhã, de Manuel Bandeira, em homenagem aos cinquenta anos do poeta.
1950 – RIO DE JANEIRO – A União Democrática Nacional (UDN) homologa a candidatura do brigadeiro  Eduardo Gomes como oposição ao Estado Novo e a Getúlio Vargas.
O DIA DE HOJE, 19 DE ABRIL,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1864 – EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL - Pela lei 569, é criado o município de Camaquã, desmembrado de Porto Alegre.   Nome anterior: São João Batista de Camaquã.
1829 – TRIUNFO  – Nasce José Joaquim de Campos Leão, QORPO Santo,  teatrólogo chamado de insano na época. Caiu no esquecimento por um século, sendo redescoberto recentemente.
1837 – PORTO ALEGRE – Nasce Vasco Araújo e Silva, professor, jornalista do Partenon Literário.
1889 – VIAMÃO – Nasce Pedro Santa Helena, autor de obras didáticas.
1913 – CRUZ ALTA – Nasce João Carlos Gomes da Silveira, poeta e romancista.
SANTO DO DIA DE HOJE, 19 DE ABRIL – DIA DE LOUVOR A  SÃO LEÃO IX, Papa . – Nasceu na Alsácia e foi eleito Papa em 1048 até 1054. Foi  piedoso, exemplo de zelo e de autêntico espírito pastoral,  agindo com firmeza contra os abusos e escândalos de membros do clero, combatendo a  vida moral desregrada. Um de seus auxiliares de mais confiança nessa obra de reforma de costumes foi o monge Hildebrando, que depois se tornaria o grande papa São Gregório VII. –DIA DE SANTO EXPEDITO,  patrono dos militares, dos estudantes e das causas urgentes.
O DIA DE HOJE, 19 DE ABRIL,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1864 – PORTO ALEGRE - Pela lei 570, são fixadas as divisas civis e eclesiásticas entre o distrito de São Francisco de Paula de Cima da Serra e a freguesia de Santo Antônio da Patrulha.
1925 – CAXIAS DO SUL – O Conselho Municipal conhece e aprova o pagamento da dívida, de Flores da Cunha com Caxias,  decorrente da emancipação: 200 contos a ser pagos em cinco anos. Foi negociador o Presidente do Estado Antônio Augusto Borges de Medeiros.
1937 – IPÊ – Lançamento da pedra fundamental da nova matriz, com a presença do Bispo Dom Cândido Bampi. A velha matriz estava superada até à indecência, segundo os cronistas da terra.
1940 – CAXIAS DO SUL - É fundado, na Escola Complementar, o Centro Cívico ‘’Visconde de Mauá’’. A ata inicial informa que se homenageia o Presidente da República Dr. Getúlio Vargas.
1948 – BOM JESUS - Reunião preliminar para a fundação de uma entidade que, além de ser recreativa e cultural, desse maior destaque ao desporto. Surge, assim, o Clube Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...