Fatos Históricos de hoje, 18/04 por Valdir dos Santos


dia-nacional-do-livro-infantil
Hoje é o dia 18 de abril, sexta-feira. –Décima sexta semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 108 dias. Faltam 257 dias para o fim  do ano.– Estação: Outono. Lua cheia. — Signo de Áries.– Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO OMAEL e devem rezar o Versículo 6 do Salmo 70 para ter mais proteção.
HOJE É SEXTA-FEIRA DA PAIXÂO DE CRISTO, ou SEXTA-FEIRA SANTA
Pensamento do dia: Os pequenos frascos guardam os melhores perfumes e os piores venenos.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – O município de Campestre da Serra tem 3.328 habitantes e um quadro eleitoral de cerca de 2.750 eleitores e a renda per capita é de R$ 16.121,00. Sua economia concentra-se na agricultura, avicultura, indústria e no comércio. Integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Campus Universitário de Vacaria.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 18 DE ABRIL – DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL, inspirado em Bento Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882.  A primeira comemoração oficial foi em 18 de abril de 1957. – DIA MUNDIAL DO RADIOAMADOR — DIA DO LIVRO ESPÍRITA, inspirado na codificação do espiritismo em 18 de abril de 1857, com a publicação de ”O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec.
O DIA DE HOJE, 18 DE ABRIL, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1906 – SÃO FRANCISCO – CALIFÓRNIA – O Grande Terremoto de São Francisco atinge 8.3º na escala Richter e devasta a cidade. Calcula-se que 700 pessoas morreram.
1909 – VATICANO – ROMA – Ocorre a cerimônia de beatificação de Joana D’Arc.
1943 – ILHAS SALOMÃO – II GUERRA MUNDIAL – Morre, no Pacífico, o almirante japonês  Iamamoto Isorocu. Como comandante em chefe da esquadra japonesa, dirigiu, contra a frota americana, o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941.
1945 – DACHAU – ALEMANHA  – Os presos do campo de concentração em Dachau são libertados.
1949 – DUBLIN – IRLANDA – Proclamação oficial da República da Irlanda.
1954 – CAIRO – EGITO – No Egito, o Coronel Gamal Abdel Nasser toma o poder.
1955 – PRINCETON – ESTADOS UNIDOS – Morre Albert Einstein, cientista teórico, nascido em Ulm, Würtemberg, Alemanha. Tornou-se famoso com a sua ‘’Teoria da Relatividade ’’.
1956 – PRINCIPADO DE MÔNACO – O príncipe Rainier III de Mônaco casa-se, em uma cerimônia civil,  com a atriz americana Grace Kelly, numa história de amor que o mundo inteiro aplaudiu.
1980 – RODÉSIA – ZIMBÁBUE – Zimbábue ganha independência. “Morre” a colônia britânica de Rodésia e nasce a república africana de Zimbábue.
O DIA DE HOJE, 18 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1792 – RIO DE JANEIRO - É lavrada a sentença dos implicados na Inconfidência Mineira. Tem-se a impressão de que haverá uma matança. É uma encenação, destinada a apavorar os réus e a escarmentar o povo. Logo, todas as sentenças, menos a de Tiradentes, foram comutadas, para demonstrar a clemência da Rainha de Portugal, D. Maria I, a Louca.
1830 – RIO DE JANEIRO - Morre no Rio de Janeiro, o Padre José Maurício, reconhecido como nosso primeiro grande compositor erudito,  autor de obras sacras para corais e orquestra. 
1873 – SÃO PAULO – SP – É realizada a primeira convenção republicana que levou a criação do Partido Republicano Paulista (PRP).
1882 – TAUBATÉ – SÃO PAULO –  Nasce Monteiro Lobato. Autor de grande domínio de linguagem, criador da moderna literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato revolucionou os meios editoriais  do país, dando novo sentido à profissão de escritor. Criou personagens antológicos como o Jeca Tatu, a boneca Emília,  o sábio de espiga de milho Visconde de Sabugosa e a famosa D. Benta, dona do Sítio do Pica-pau Amarelo. Publicou também Urupés (1918) e a Onda Verde (1920).        
1941 – RIO DE JANEIRO – Autorizado ao governo americano a utilização dos portos de Salvador e Recife, importante vitória do Embaixador Caffery,  diplomata americano que trabalhava no Brasil.
1942 – RIO DE JANEIRO –   São Cristóvão acolhe a primeira fábrica da Coca-Cola do Brasil.
1945 – RIO DE JANEIRO – No Brasil, o Presidente Getúlio Dorneles Vargas declara anistia aos presos políticos  e o líder comunista LuÍs Carlos Prestes é libertado após nove anos de prisão.
1957 – RIO DE JANEIRO –  Nesse dia foi inaugurada, no Brasil,  a primeira Feira do  Livro, no Rio de Janeiro e festejado o Dia Nacional do Livro pela primeira vez.
1984 – BRASÍLIA – A oito dias da votação das diretas, o então Presidente João Baptista Figueiredo (1979-1985), o último presidente do regime militar, decreta Estado de Emergência no DF.
O DIA DE HOJE, 18 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1874 – PORTO ALEGRE - Através do decreto nº 3594, é criada a Caixa Econômica Estadual. Sua primeira comissão fiscal ficou assim constituída: Barão do Caí, Presidente; Francisco Olinto de Carvalho, Vice-Presidente; Felipe Noronha, Secretário.
1910 – BAGÉ – Nasce Ferdinando De Martino Filho, jornalista e romancista
1913 – CRUZ ALTA – Nasce João Carlos Gomes da Silveira, jornalista, poeta e romancista.
1926 – RIO DE JANEIRO – Nasce Alexandrino Faria Alencar, almirante, autor de obras da marinha.

SANTO DE HOJE, 18 DE ABRIL – DIA DE LOUVOR À SANTA MARIA DA ENCARNAÇÃO, Viúva.– Nasceu em Paris em 1º de janeiro de 1565. Seu nome de batismo foi Bárbara. Casou-se aos 16 anos com Pedro Acário, teve seis filhos. Sofreu grandes tribulações. O marido foi exilado e teve os bens confiscados. Educou os filhos, no amor de Deus e ao próximo. Assentou na França as Carmelitas e apoiou a obra das vocações. Em 1613, morreu-lhe o esposo. Fez-se monja na Ordem das Carmelitas, onde sua filha era abadessa, no convento de Amiens. Morreu em meio a grandes sofrimentos, aos 7 de fevereiro de 1618. Suas últimas palavras foram os salmos 21 e 101. - DIA DE LOUVOR A  SÃO GALDINO – DIA DE LOUVOR A  SANTO APOLONIO, protetor da fé e da coragem.
O DIA DE HOJE, 18 DE ABRIL, NA HISTÓRIA REGIONAL
1935 – SÃO MARCOS - Como hóspede do Vigário Monsenhor Henrique Compagnoni, morre o Padre vigário, por muitos anos, de Nova Pádua, onde tem um merecido monumento. Grande apóstolo das vocações sacerdotais,incentivou a formação de novos padres. Morreu paupérrimo.
1980 – FAZENDA SOUZA (Caxias do Sul) – Morre José Bolson, pessoa de destaque da comunidade. José Bolson, filho de Antônio Bolson, pertencia a uma família originária de Ásolo, província de Treviso, Itália. Aos oito anos iniciou trabalhar como madrinheiro de tropa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...