Fatos Históricos de hoje, 17/04 por Valdir dos Santos

camponeses

Hoje é o dia 17 de abril, quinta-feira. – Décima sexta semana do ano.– De janeiro a hoje passaram 107 dias. Faltam 258 dias para o fim do ano. — Estação: Outono. Lua cheia. — Signo de Áries. — Os aniversariantes de hoje são guiados peloANJO REYEL e devem rezar o Versículo4 do Salmo 53 para ter maior proteção. Hoje é Quinta-Feira Santa.
Pensamento do dia: Perto de ninho de cobra filhote beija-flor não aprende a voar.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA  - O município de Cambará do Sul, que integra o Programa de Regionalização da Universidade de Caxias do Sul através do Núcleo Universitário de Canela, foi criado em 20 de dezembro de 1963, conta com 7.238 habitantes e 5.700 eleitores, além de uma área territorial de 1.212,5 km². Sua economia fundamenta-se na produção madeireira para celulose, agropecuária de corte e turismo.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, DIA 17 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DAS LUTAS CAMPONESAS -  Semana Nacional de Monteiro Lobato, instituída pelo Decreto 49.834/61.

O DIA DE HOJE, DIA 17 DE ABRIL, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1521 – ROMA – ITÁLIA – A Igreja Católica excomunga Martin Lutero após os ataques de Lutero contra o papado e a venda de indulgências (os pecados de cada um eram ANTECIPADAMENTE absolvidos através da compra de uma carta de indulgência).
1786 – PRÚSSIA – Sobe ao trono da Prússia, Frederico Guilherme II (41 anos), após a morte de  Frederico II, o Grande, seu tio, de que era herdeiro desde 1758. Governou até 16 de novembro de 1797 (11 anos). Frederico Guilherme III, seu filho, o  substituiu.
1790 – FILADÉLFIA – ESTADOS UNIDOS – Morre Benjamin Franklin, estadista, diplomata, cientista, escritor e impressor americano. Nasceu em Boston, aos 17 de janeiro de 1706. Trabalhou com o pai e com o irmão Jaime, que editava o jornal ‘’New England Courant’’ e na Filadélfia e Londres.  Autodidata, teve expressiva atuação na história dos Estados Unidos.
1916 – AFRICA ORIENTAL – 1ª GUERRA –  Ingleses e portugueses tomam territórios alemães.
1917 – MOSCOU – RÚSSIA -  Vladimir Lênin publica as “Teses de Abril” onde exige que o poder seja transferido para os trabalhadores, os “soviets”       .                                 
1941 –BELGRADO -  IUGOSLÁVIA – Segunda Guerra – Os exércitos das forças alemãs – a Wehrmacht – tomam a Iugoslávia.
1943 – BERLIM – ALEMANHA -  Hitler exige a prisão de todos os judeus da Hungria.
1943 – CIDADE DO MÉXICO – Jacques Monard é sentenciado a 20 anos de prisão pelo assassinato de Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa de 1917 que se exilou no México.
1961- BAIA DOS PORCOS – CUBA – Cerca de 1.400 cubanos atacam a Baía de Porcos para derrubar o  governo marxista e dar inicio a uma revolta popular contra Fidel Castro. O exército cubano esmagou os compatriotas. O Presidente John Kennedy  não permitiu a intervenção militar dos Estados Unidos e assumiu a  responsabilidade pelo fracasso do plano  traçado sob a administração de  Eisenhower.
1965 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Numa das maiores manifestações contra a guerra do Vietname, 15 mil jovens norte-americanos  protestam em Washington. Repercutiu no mundo.

O DIA DE HOJE, DIA 17 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1882 -BAIA DA GUANABARA – Batizado e lançado ao mar, o cruzador ‘’Almirante Barroso’’ navio integralmente brasileiro, da quilha ao tope e de roda a roda, por fora e por dentro. Seus planos do casco e máquinas, fabricados aqui, eram de engenheiros navais brasileiros Cândido Brasil e Alves Barbosa, as madeiras do país, o ferro de Ipanema e os operários nacionais. 
1910 – PORTO ALEGRE - Fundação da Academia de Letras do Rio Grande do Sul. Em 1944, com a Academia  Rio-Grandense de Letras, constituíram  a Academia Sul-riograndense de Letras.
1983 – BRASIL -  Incidente diplomático retém no Brasil, ao longo de  50 dias, 4 aviões líbios com armas para a Nicarágua.
1997 – BRASILIA – Marcha dos Sem Terra, do Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST,  chega à Brasília.
O DIA DE HOJE, DIA 17 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1839 – REVOLUÇÃO FARROUPILHA – 1839 – Em combate no Estaleiro de Camaquã, Pedro de Abreu, o famoso ‘’Moringue’’, com 240 homens, é ferido no braço. José Garibaldi, vitorioso, então já era Capitão Tenente Comandante da flotilha da República Rio-Grandense
1846 – JAGUARÃO – Nasce José Luiz Rodrigues da Silva, cronista.
1880 – RIO GRANDE - Nasce Ezequiel Laquintinie Ubatuba, diplomata, contista e teatrólogo.
1886 – TAQUARA – EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL – Foi criado o município de Taquara, desmembrado de Santa Cristina do Pinhal (município extinto) Início do povoamento da sede: 1846. Capela: 1884. Freguesia: Lei nº 1.382, de 27 de maio de 1882. Invocação: Nosso Senhor Bom Jesus. Nomes anteriores: Bom Jesus da Taquara do Mundo Novo e Taquara do Mundo Novo.
1911 -  ALEGRETE – Nasce Laci Osório, poeta, contista e ensaísta.
1912 – SANTA MARIA - Nasce Tanus Jorge Bastani, historiador, advogado, jornalista e poeta.
1921 – JAGUARÃO – Nasce  Wilson Alves Chagas, magistrado, jornalista e crítico literário.
1934 – CACEQUI - Nasce Glênio Cabral Portela Fagundes, poeta, radialista e compositor.
1936 – URUGUAIANA - Nasce Luiz Carlos Brum Corrêa, poeta bilíngue.
1936 -JULIO DE CASTILHOS – Inauguração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade – Entre 1825 e 1830, onde está a cidade de Júlio de Castilhos,  chegou a família liderada por João Vieira d’Alvarenga, trazendo uma pequena imagem de Nossa Senhora da Piedade. Outras famílias foram chegando, descobriram a imagem e fizeram dela o ponto de referência para suas orações.  Dom Sebastião Dias Laranjeira, quando provisionou a nova freguesia, em 1883, já encontrou o nome da padroeira: Nossa Senhora da Piedade. A Igreja foi construída em 10 anos, e inaugurada em 17 de abril de 1936.

SANTO DO DIA DE HOJE, DIA 17 DE ABRIL – DIA DE LOUVOR A SANTO ANICETO, Papa – Santo Aniceto nasceu na Síria e foi pontífice nos anos de 155 a 166, século II. Era contemporâneo de São Justino, Taciano, Heségipo, São Policarpo, todos defensores da doutrina apostólica. Foram até Roma e dentre eles destacou-se São Policarpo, bispo de Esmirna, que foi tratar com Santo Aniceto questões relativas à fé e à celebração da Páscoa. Sofreu o martírio um mês após a morte do imperador romano Antonino Pio. (J. B. Alves).
O DIA DE HOJE, DIA 17 DE ABRIL, NA HISTÓRIA REGIONAL
1990 – CAXIAS DO SUL - Morre, no Hospital Pompeia, Frei Ambrósio Tondello, capuchinho. Seu nome era Hermínio Horácio Tondello. Nos últimos trinta anos de vida, Frei Ambrósio foi orientador espiritual e confessor na Igreja dos Capuchinhos, em Caxias do Sul.  E o seu trabalho silencioso, o seu testemunho de vida, a sua forma franciscana de acolher a todos; por ser um homem da paz, por ser um ministro da bênção e da reconciliação, valeram-lhe muitos admiradores e significativos reconhecimentos de todos os que desejavam conforto espiritual e humano. Era de Antônio Prado, nasceu aos 5 de setembro de 1912. Na Ordem dos freis capuchinhos,  foi destacado pelo seu exemplar  serviços. Foi sepultado na Igreja da Imaculada Conceição, dos Capuchinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...