Fatos Históricos de hoje, 12/04 por Valdir dos Santos


dia-do-obstetra-1
Hoje é o dia 12 de abril, sábado. – Décima quinta semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 102 dias. Faltam 263 dias para o fim  do ano. — Estação: Outono. Lua crescente. — Signo de Áries. — Os aniversariantes de hoje são guiados peloANJO HAHEUIAH e devem rezar o Versículo 18 do Salmo 32 para ter maior proteção. Hoje é Domingo de Ramos.
Pensamento do dia: Quem tudo começa nada termina.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA - Em 12 de abril de 1884, a então Colônia Caxias era anexada, como 5º Distrito de Paz, ao município de São Sebastião do Caí,  com o nome de Freguesia de Santa Teresa de Caxias.  Administrada, desde 1875 até 1884, pela Diretoria de Colônia, em estreita observância ao Regulamento para as Colônias, promulgado pelo governo imperial brasileiro, em 1884 passou a ser administrada pelo Município de São Sebastião do Cai, que em 1886 nomeou João Muratore como 1º administrador distrital da Freguesia de Santa Teresa de Caxias, tendo permanecido assim até 1890, quando Caxias foi elevada a município. Caxias cresceu sem parar e tem hoje cerca de 320 mil eleitores.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 12 DE ABRIL – DIA DO OBSTETRA – DIA DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA DO EXÉRCITO, inspirado na data de nascimento de seu Patrono  o Marechal Graduado  Carlos Machado de Bittencourt, que deu sua vida em defesa da vida do Presidente da República, o Presidente Prudente de Morais, em 5 de novembro de 1897, interpondo-se entre um assassino e o primeiro mandatário da Nação. Nasceu aos 12 de abril de 1840, em Porto Alegre.
O DIA DE HOJE, 12 DE ABRIL,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1606 – LONDRES – INGLATERRA – O Rei James I da Inglaterra introduz a “Bandeira da União” que veio a se tornar a bandeira do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e Irlanda).
1911 – PARIS – FRANÇA – O francês Pierre Prier é o primeiro homem a completar um voo sem escalas entre Londres e Paris, façanha feita em três horas e 56 minutos.
1927 – XANGAI – CHINA – Comunistas são reprimidos e chacinados em Xangai, na China.
1945 – WARM SPRINGS – ESTADOS UNIDOS  – Morre Franklin Delano Roosevelt, trigésimo segundo presidente dos Estados Unidos. Nasceu em   30 de janeiro de 1882, de família abastada, em Hyde Park, Nova Iorque. Estudou nas Universidades de Harvard e Colúmbia.  Foi senador por New York e Secretário da Marinha de Guerra. Em 1921, teve poliomielite e, mesmo na cadeira de rodas, fez brilhante carreira. Foi governador de New York e em 1932, foi eleito presidente e reconduzido três vezes. Enfrentou a depressão e dirigiu o país durante a Segunda Guerra Mundial, praticamente até à vitória sobre o Eixo. Foi um dos grandes homens do século XX.
1945 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – Com a morte de Franklin Delano Roosevelt, Harry Truman toma posse no Congresso Americano como o novo presidente dos Estados Unidos.
1955 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS – Noticiada que vacina contra a pólio desenvolvida por Jonas Salk é declarada segura e efetiva pelas autoridades norte-americanas. É um grande avanço na hsitória da saúde pública mundial.
1961 – MOSCOU – UNIÃO SOVIÉTICA – Yuri Gagarin, astronauta  da União Soviética se torna o primeiro homem a viajar no espaço. O astronauta fez uma viagem ao redor da Terra dentro da espaçonave soviética Vostok I, que chegou a uma velocidade de 28,800 quilômetros por hora.
1999 – BERLIM – ALEMANHA - O primeiro parlamento democrático da Alemanha Oriental admite a responsabilidade pelo Holocausto e pede perdão para o povo judeu e para todos os outros que sofreram durante a Segunda Guerra Mundial.

O DIA DE HOJE, 12 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1577 – LISBOA – PORTUGAL -  Carta régia dessa data unifica o Governo do Brasil, determinando que a sede seja na cidade do Salvador, na Bahia.
1863 – ANGRA DOS REIS – RIO DE JANEIRO – Nasce Raul Pompeia, autor  que escreveu O Ateneu., publicado em 1888.  Foi diretor da Biblioteca Nacional.

O DIA DE HOJE, 12 DE ABRIL, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1943 – PORTO ALEGRE - Fundada a Academia Literária Feminina, pelas escritoras Lídia Moschetti, Alzira Freitas Tacques, Aurora Nunes Wagner, Stella Brum, Aracy da Silva Froes e Aura Pereira Lemos.
1866 – SANTANA DO LIVRAMENTO – Nasce João Francisco Pereira de Sousa, oficial da Brigada Militar, revolucionário em 1893, 1922, 23, 30 e 32. Publicou obras de caráter político e histórico. 
1893 – PORTO ALEGRE – Nasce a poetisa Vivita Cartier. Morreu muito jovem. Está sepultada na Criúva. Seu túmulo continua sendo enfeitado com flores.
1893 – PELOTAS –  Nasce Artur de Souza Costa,  ministro da Fazenda de Getúlio Vargas.
1922 – URUGUAIANA -  Nasce Hugo Ramires, de vasta e aplaudida produção literária.
SANTO DO DIA DE HOJE, 12 DE ABRIL – DIA DE LOUVOR À SANTA IDA (Viúva) – Santa Ida nasceu em 1040. Descendente de Carlos Magno e filha de Godofredo, duque de Lorraine, Santa Ida casou aos 17 anos. Seu esposo, Eustáquio II, conde de Bolonha, era sensato e respeitava seu espírito religioso. Tiveram três filhos: Eustáquio III, conde de Bolonha; Godofredo de Bulhão e Balduíno, reis de Jerusalém. A filha casou-se com Henrique IV, ferrenho adversário do Papa Gregório VII. Apesar da ilustre linhagem e da alta posição, Santa Ida viveu na humildade, com  desapego e caridade  aos doentes, viúvas e órfãos. Restaurou igrejas e santuários e fundou mosteiros. –  DIA DE LOUVOR A SÃO ZENÃO DE VERONA, protetor dos bebês.
O DIA DE HOJE, 12 DE ABRIL, NA HISTÓRIA REGIONAL
1864 – PORTO ALEGRE – Pela lei nº 563, a localidade de São Leopoldo é elevada a cidade.
1876 – PORTO ALEGRE - Pela lei nº 1.018, é criado, pela primeira vez, o município de Lagoa Vermelha, desmembrado de Vacaria. Foi extinto em 1º de abril de 1878 e recriado em 1881.
1893 – SÃO JOAQUIM, S. Catarina – Nasce Marcos Ribeiro. Inspetor federal do ensino em Caxias.
1907 – BENTO GONÇALVES - É fundado o Sindicato Agrícola. Durou até 1912.
1912 – ALFREDO CHAVES – Veranópolis  - Stéfano Paternó, italiano convidado pelo Brasil para incentivar o cooperativismo, inicia campanha  municipal, visitando  paróquias  capelas.
1931 – CAXIAS DO SUL - É fundado o Hospital Santo Antônio, presidido por  Aristides Germani. Funcionou no prédio atualmente ocupado pelo Hospital Saúde.
1934 – CAXIAS DO SUL - Atendendo a União Sindicalista, o Prefeito Miguel Muratore funda nova escola de alfabetização, diante de 300 trabalhadores, e nomeia diretor  Artemin Karan.
1958 – CAXIAS DO SUL - Arisson Pinto é o novo chefe do gabinete do presidente do instituto Nacional de Imigração e Colonização, Dr. Walter Cechella. Nesse mesmo dia, o Secretário de Obras Públicas do Estado, Coronel Euclides Triches, inaugura a Escola Normal Duque de Caxias.
1969 – CAXIAS DO SUL - O maestro Eleonardo Caffi, italiano, em  grande festa no CTG Rincão da Lealdade, recebe o título de Cidadão Brasileiro.
1994 – CAXIAS DO SUL - Morre o empresário Miguel Sehbe.  Acompanhou seu pai Kalil Sehbe, na vinda ao Brasil.  Destacou-se pelo espírito comunitário, participação política e trabalho intenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...