Dia Mundial da voz alerta sobre necessidade de prevenção



lounge-empreendedor-dia_mundial-da-voz(1)
Atividades promolounge-empreendedor-dia_mundial-da-voz(1)vidas pela Unidade de Música da SMC e
CAXIAS DO SUL – A  da Saúde – CEREST/Serra, informa que nesta quarta-feira (16.04) é celebrado o Dia Mundial da Voz. A iniciativa surgiu em 1999 no Brasil e, em 2003, a causa tornou-se uma ação mundial. O objetivo da data é conscientizar a população sobre os distúrbios da voz, visando a detecção precoce e prevenção dos mesmos, tanto que a Unidade de Música da Secretaria da Cultura e a Faculdade Fátima promovem já a partir desta segunda-feira (14) uma série de atividades alusivas à data (confira abaixo).
Entre os temas em destaque na campanha está o distúrbio de voz relacionado ao trabalho, pois estima-se que 70% da classe trabalhadora necessita da voz para o trabalho em diversos graus. É considerado profissional da voz todo aquele que necessita parcialmente ou totalmente de sua voz para exercer sua função, como professores, radialistas, operadores de telemarketing, cantores, atores, padres, pastores, vendedores, jornalistas, agentes comunitários de saúde, profissionais da saúde, secretários, executivos, entre outros.
O uso inadequado e abusivo da voz pode causar o desenvolvimento de diversos tipos de distúrbio vocal que podem levar ao afastamento dos profissionais do trabalho. Um dos principais fatores de risco é o desconhecimento, pois a maioria dos profissionais nunca realizou um treinamento ou capacitação para utilizar a voz de forma adequada e para conhecer cuidados de higiene vocal e sintomas de alerta que o corpo emite antes do surgimento do distúrbio.
As pessoas precisam ficar atentas a outros fatores considerados de risco, como jornadas de trabalho prolongadas, ambientes de trabalho ruidosos, demanda vocal excessiva, ausência de pausas durante a jornada de trabalho, presença de poeira ou produtos químicos no ambiente de trabalho, entre outros. A rinite alérgica, sinusite, refluxo gastroesofágico e outras patologias também podem contribuir com o aparecimento ou dificuldade de tratamento dos Distúrbios de Voz.
Conhecer os mecanismos de produção da voz, os fatores que contribuem para a melhora ou piora da saúde vocal e também os sintomas de distúrbios de voz é fundamental para que o profissional da voz possa tomar os devidos cuidados com seu instrumento de trabalho e, também, procurar ajuda precocemente quando suspeitar que algo não está bem. Rouquidão por mais de duas semanas é sinal de alerta. Ao perceber, deve-se procurar ajuda especializada com um fonoaudiólogo ou médico otorrinolaringologista.
Os sintomas de distúrbios vocais são rouquidão, quebras na voz, perda de intensidade vocal, dor, coceira ou ardência ao falar, cansaço ao utilizar a voz, pigarro frequente, sensação de aperto ou bolo na “garganta” e perdas eventuais de voz, principalmente relacionadas ao uso vocal intenso.
Dicas para o bom uso da voz:
- Enquanto estiver usando a voz beba bastante água (em temperatura ambiente) em pequenos goles. O ideal é beber pelo menos 2 litros por dia;
- Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras e evitando tensões desnecessárias;
- Mantenha uma alimentação equilibrada, evitando alimentação pesada antes do uso da voz;
- Coma pelo menos 1 maçã por dia, ela possui propriedades adstringentes que são excelentes para a voz;
- Evite usar intensamente a voz sem treinamento adequado;
- Não fume;
- Evite ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou usar drogas;
- Evite utilizar a voz ambientes com ar poluído (que podem envolver poeira, mofo, cheiros fortes), ar condicionado e também mudanças bruscas de temperatura;
- Evite tossir, gritar muito, pigarrear ou cochichar;
- Durma bem (de 6 a 8 horas diárias);
- Evite o uso de soluções caseiras (gengibre, pastilhas, etc) principalmente antes do uso da voz;
- Evite usar a voz intensamente durante gripes, resfriados e o período pré-menstrual, em ambientes ruidosos ou praticando alguma atividade com esforço físico.
PROGRAMAÇÃO: A Unidade de Música da Secretaria da Cultura e a Faculdade Nossa Senhora de Fátima realizam até o dia 16 de abril, em diversos pontos da cidade, ações em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Na manhã desta segunda (14) foram realizadas a oficina Como utilizar melhor a sua voz – “Saúde do Trabalhador: a Voz em Pauta”, no Hospital Geral e ações de promoção da voz na Rádio Caxias. A primeira atividade foi ministrada pela fonoaudiólogaFranceli Zimmer com a presença de alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Fátima e a segunda ação teve a presença da Fga. Clarissa Araújo Pedrotti e também de alunas da faculdade.
16 de abril  (quarta-feira)  - DIA MUNDIAL DA VOZ 
Orientações e Avaliações gratuitas da Voz para a população de Caxias do Sul e região.
Local: Faculdade Nossa Senhora Fátima
Horário: 8h às 10h
Organizadores: docentes (Fga. Louise Dutra, Fga. Janice Mainardi e Fga. Léa Travi Lamonato) e alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Nossa Senhora de Fátima.
10- Apresentação do Grupo de Câmara do Coral Municipal de Caxias do Sul no Centro de convivência do Fátima Educação
- Orientações e Avaliações gratuitas da Voz para a população de Caxias do Sul e região.
Local: Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul -  3º Piso
Horário: 9h30 às 11h00 e 13h30 às 16h30
  * As avaliações serão realizadas pelas Fonoaudiólogas Franceli Zimmer e Bruna Rosa Gianni, por alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Nossa Senhora Fátima supervisionados pelos seus docentes.
16h30 - Apresentação do Grupo de Câmara do Coral Municipal de Caxias do Sul na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Grande comemoração do Dia mundial da voz
II Bate Papo Vocal – NO PALCO, NO ESTÁDIO E NA VIDA, SEJA AMIGO DA SUA VOZ! “Saúde do Trabalhador: a Voz em Pauta”.
Horário: 19h30
Local: ZARABATANA CAFÉ  (Caxias do Sul)
Uma conversa, troca de ideias e experiências com diversos profissionais da voz, e profissionais que trabalham com a voz que atuam em Caxias do Sul e região Serrana.
Convidados:  Davi de Souza (ator), Sandro Stecanella (cantor, compositor e torcedor do Esporte Clube Juventude), Joel Vianna (produtor musical, compositor e torcedor do S.E.R Caxias), Giovanni Marquezeli (cantor lírico), Dâmaris Agnes Gianni (arteterapeuta e professora de canto), Cibele Tedesco (regente Coral e cantora).
Mediação: Fonoaudióloga, cantora , preparadora vocal: Franceli Zimmer
Intervenções musicais: Coro Municipal de Caxias do Sul, Coro Expressões RGE, Coro Simplesmente (de Garibaldi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...