Quarteto Yangos Instrumental realizará show na Casa de Cultura


YANGOS_ÀS_PAMPAS_HORIZONTE_SITE
CAXIAS DO SUL - O Quarteto Instrumental Yangos volta ao palco da Casa da Cultura no próximo dia 21 de dezembro para apresentar o espetáculo “Às Pampas” composto por 11 faixas inéditas que mesclam as sonoridades do Tango, Chamamé, Milonga, Chacarera, Rasguido e Zamba.
O grupo que tem como objetivo, desde o seu primeiro trabalho, enaltecer a música sul-americana como um todo, mostra agora todo seu potencial em um trabalho maduro com fortes influências da música regional gaúcha, estabelecendo um hibridismo de gêneros e criando uma linguagem própria na música instrumental gaúcha.
O quarteto é composto pelos músicos César Casara (piano), Cristiano Klein (percussão), Rafael Scopel (acordeon) e Tomás Savaris (violão).
 (Foto Paulo Pasa)

Culinária: Arroz com iscas de fígado

receita-arroz-com-iscas-de-figado

Ingredientes
. 2 xícaras (chá) de arroz
. 3 colheres (sopa) de óleo
. 1 xícara (chá) de cebola picada
. 4 dentes de alho picados
. 4 xícaras (chá) de água
. 250 g de fígado bovino
. Sal a gosto

Modo de preparo
Lave e escorra o arroz. Aqueça o óleo e refogue metade da cebola até dourar bem. Junte a metade do alho e mexa com uma colher de pau por três minutos. Acrescente o arroz, refogue em fogo baixo por dois minutos e adicione a água quente. Enquanto o arroz cozinha, corte o fígado em tirinhas e reserve. Doure o restante da cebola e do alho, ponha o fígado e tempere-o com sal. Mexa cuidadosamente para que ele doure de todos os lados. Adicione o arroz cozido e mexa devagar. Transfira o arroz para um refratário untado com margarina e leve ao forno médio para aquecer bem e sirva.

Festa da Uva recebe homenagens na Assembléia Legislativa do RS

HomenagemAssembleia_Luiz Chaves (1)

Espaço do Grande Expediente foi dedicado à Festa.
Deputados exaltaram a essência da celebração de mais de 80 anos
        
PORTO ALEGRE – Venerar uma história de 83 anos e um povo que mantém viva as tradições e o orgulho de seus antepassados. Com esse discurso, a Festa Nacional da Uva 2014 foi homenageada, na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
Proposta pelo Deputado Vinicius Ribeiro, em conjunto com os demais Deputados Estaduais caxienses, Marcos Daneluz, Marisa Formolo e Maria Helena Sartori, a homenagem ocupou o Grande Expediente Especial da sessão.
A Deputada Maria Helena Sartori iniciou o pronunciamento, exaltando o encantamento que as Soberanas e os Desfiles Cênicos Musicais causam na comunidade. “A festa é o símbolo e a síntese dos caxienses, porque resgata a saga de um povo que se deparou com muitas adversidades, mas venceu. Hoje celebramos a safra da vida, a mistura de raças que se funde em uma soma de talentos”, frisou.
Momentos importantes das últimas edições, como a inauguração do Pórtico do Centro de Eventos, do Salão Paroquial e das inovações no Desfile Cênico Musical, nas festas de 2006, 2010 e 2012, respectivamente, foram lembrados.
Para o Deputado Marcos Daneluz, a Festa da Uva mostra a grandeza de culturas, a pujança e a diversidade do povo caxiense. “A Festa da Uva cresceu junto com a cidade, mas não esqueceu suas raízes, sua produção, os colonos e os agricultores, aqueles que verdadeiramente construíram o início de nosso desenvolvimento”, afirmou.
Já o Deputado Vinicius Ribeiro destacou a alegria e a honra de ter participado de edições passadas da Festa, seja como figurante do Corso ou como diretor dos espetáculos. “Caxias do Sul é uma cidade grande, mas que ainda cultiva a alma de colônia. Nada demonstra mais essa tradição do que a nossa Festa da Uva. Fazê-la requer muita dedicação e amor para garantir o sucesso de uma das maiores festas comunitárias de todo o país”, completou.
A deputada Marisa Formolo, também proponente da homenagem, está em viagem fora do país e não prestigiou a sessão. O grupo A Festa Chegou e as Soberanas cantaram o tema da Festa, Na Alegria da Diversidade. Ao final foi entregue uma placa para homenagear a Festa em nome da Assembleia Legislativa.
A comitiva da Festa da Uva foi composta pelo casal Presidente da Comissão Comunitária, Edson e Cristina Nespolo, Rainha Giovana Crosa e Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin, Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, Vice-Prefeito, Antônio Feldmann, Vice-Presidente do Legislativo da Festa da Uva e Presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa, a Diretora de Hospitalidade e Secretária Municipal do Turismo, Drica de Lucena, Embaixatrizes, Cristiane Palandi e Valdnéia Borges de Abreu, além dos secretários municipais Agenor Basso, de Governo, Marléa Ramos Alves, de Educação, e Carlos Búrigo, de Gestão e Finanças.
A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014, em Caxias do Sul. São patrocinadores do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caxias do Sul. (Foto Luiz Chaves)

Festa da Uva: Rio Grande e Pelotas conhecem o evento

Pelotas_LuizChaves (2)
Comitiva divulgou a Festa nas prefeituras e pelas ruas dos municípios
        
PELOTAS – Faltando pouco mais de 70 dias para o início da Festa Nacional da Uva 2014, a divulgação segue intensa. Após receber uma homenagem na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 4, a comitiva da Festa da Uva seguiu viagem  pelas cidades do estado.
Na noite de quarta-feira, a Rainha Giovana Crosa, as Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin, o casal presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Edson e Cristina Nespolo, e a diretora de Hospitalidade, Drica de Lucena, foram recepcionados na Prefeitura de Pelotas.
O prefeito Eduardo Leite, a vice-prefeita Paula Schild Mascarenhas e demais secretários municipais, junto de agências de viagem e profissionais da imprensa, receberam o convite para a Festa da Uva, além de materiais de divulgação do evento. As Soberanas percorreram ainda a Praça Central da cidade, distribuindo coroas e medalhas para os pequenos, além de flyers.
Já na manhã desta quinta-feira, 5, a Festa da Uva desembarcou em Rio Grande. A comitiva foi recepcionada pelo vice-prefeito Eduardo Lawson, o secretário de Cultura, Celso Santos, e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Luiz Antonio Parise,
A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014 em Caxias do Sul. São patrocinadores do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caxias do Sul. (Foto Luiz Chaves)

Culinária: Arroz com iscas de fígado

receita-arroz-com-iscas-de-figado

Ingredientes
. 2 xícaras (chá) de arroz
. 3 colheres (sopa) de óleo
. 1 xícara (chá) de cebola picada
. 4 dentes de alho picados
. 4 xícaras (chá) de água
. 250 g de fígado bovino
. Sal a gosto

Modo de preparo
Lave e escorra o arroz. Aqueça o óleo e refogue metade da cebola até dourar bem. Junte a metade do alho e mexa com uma colher de pau por três minutos. Acrescente o arroz, refogue em fogo baixo por dois minutos e adicione a água quente. Enquanto o arroz cozinha, corte o fígado em tirinhas e reserve. Doure o restante da cebola e do alho, ponha o fígado e tempere-o com sal. Mexa cuidadosamente para que ele doure de todos os lados. Adicione o arroz cozido e mexa devagar. Transfira o arroz para um refratário untado com margarina e leve ao forno médio para aquecer bem e sirva.

Fatos Históricos de hoje, 04 de dezembro - por Valdir dos Santos



Hoje é quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2013. -- Quadragésima nona semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 338 dias. Faltam 27 dias para o fim  do ano. -- Estação: Primavera. Lua nova. -- Signo de Sagitário. Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO HAHAEL e devem rezar o Versículo 2 do Salmo 119 para pedir maior proteção

Pensamento do dia: Barco parado não ganha frete e, além disso, o casco enferruja.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL –  A Universidade de Caxias do Sul é uma universidade regional e comunitária, com  unidades acadêmicas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Farroupilha, Canela, Nova Prata, Veranópolis, Guaporé e São Sebastião do Caí e polos de Educação a Distância. Já  a Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, oferece cursos profissionalizantes específicos dessa área e funciona em decorrência de convênio com o ICIF – Italian Culinary Institute for Foreigners.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO DIA NACIONAL DO PUBLICITÁRIO  - DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL - DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA  -

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1791- LONDRES – INGLATERRA  - Circula o  Observer, o mais antigo jornal dominical do mundo.
1875 – PRAGA – REPÚBLICA TCHECA - Nasce o poeta austro-alemão Rainer Maria Rilke (1875-1926).
1892 – GALIZA – ESPANHA - Nasce Francisco Franco (1892-1975) no porto do Ferrol, na Galiza. Governará a Espanha, saída da Guerra Civil, de 1939 até à sua morte, em ditadura.
1918 – BELGRADO – IUGOSLÁVIA - O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos foi proclamado e mais tarde transformou-se na Jugoslávia.        
1958 – COSTA DO MARFIM – ÁFRICA - As ex-colônias do Daomé e da Costa do Marfim votam para se tornar repúblicas autônomas dentro da Comunidade Francesa.                      
1961 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS – O Presidente John Kennedy prorroga a proibição de importar açúcar cubano até 30 de junho de 1962.          
1962 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - O Departamento de Justiça dos EUA anuncia que vai mover uma ação antitruste contra a General Motors por monopolizar a fabricação de ônibus.                               
1970 – CEILÃO - Paulo VI concluiu sua viagem de 10 dias ao Oriente com uma breve visita ao Ceilão.
1998 – GENEBRA – SUIÇA - Organização Meteorológica Mundial anuncia: ozônio sobre a Antártica apresentava a mais grave situação desde que foram iniciadas as medições, na década de 1970.

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1532 – OLIVENÇA – ORTUGAL - Morre Frei Henrique Soares de Coimbra, celebrante das duas primeiras missas no Brasil, por ocasião do descobrimento.
1810 – RIO DE JANEIRO – Criada a Academia Real Militar na Corte e Cidade do Rio de Janeiro”. É a atual  Escola Militar das Agulhas Negras.
1836 – RIO DE JANEIRO – Nasce Quintino Bocaiuva, advogado, jornalista, político e escritor. Combateu a monarquia e defendeu a republica. Redigiu os primeiros decretos republicanos.
1857 – MORRETES – PARANÁ – Nasce o historiador J. F. Rocha Pombo, autor de Honra do Barão (1881), In excelsis (1895), a História do Brasil em 10 volumes (1915-1917) e  Nossa Pátria (1914 mais de 60 edições). Eleito na Academia Brasileira de Letras, não chegou a tomar posse.
1943 - RIO DE JANEIRO - Morre Ildefonso Simões Lopes. Foi Ministro da Agricultura que  autorizou a compra da colônia de Antônio Pieruccini, em Caxias do Sul, para estabelecer uma Estação Experimental. No governo do Cel. Euclides Triches, em 1973, o imóvel foi doado à Universidade de Caxias do Sul.
1970 - BRASÍLIA - O Presidente Emílio Garrastazú Médici baixa decreto-lei que altera a estrutura do Conselho de Segurança Nacional no Brasil.        
1973 - BRASÍLIA - O Presidente Médici encaminha ao Congresso Nacional  lei complementar que sobre os convênios para concessão de isenções do imposto sobre circulação de mercadorias (ICM).                                   
1987- BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprova a chamada lei de software, que protege os direitos autorais sobre os programas de computador, preservados os princípios da reserva de mercado.

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,   NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1853  - PORTO ALEGRE - Nasce Demétrio Nunes Ribeiro, fundador do Clube Republicano de Porto Alegre, Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas no Governo Provisório da República, recém-implantada, e deputado federal constituinte.
1905 – BAGÉ – Nasce Emílio Garrastazú Médici, Presidente da República, autor de uma série de discursos intitulada “Nova Consciência do Brasil”. São obras suas o Programa de Integração Social, o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural (PRÓ-RURAL), a Central de Medicamentos e o Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agropecuária do Norte e do Nordeste (PROTERRA).
1927 – PELOTAS – Nasce Epitácio Torres, filólogo e ensaísta, com várias  obras publicadas.
1946 - DOM PEDRITO – Nasce  José Filandro Alves, repentista, poeta e cantor.

SANTO DO DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO  - DIA DE LOUVOR À SANTA BÁRBARA - É a protetora contra os raios. A razão está relacionada à sua morte. Ela era uma jovem pagã, de grande beleza, atraía muitos pretendentes. O pai,  pagão ciumento, encerrou-a numa torre, para que não casasse. Certo dia, ele viajou e Bárbara aproveitou e se fez batizar. Quando o pai regressou, foi sabedor da conversão, ela conseguiu fugir e se refugiar no campo mas foi delatada por um pastor. Levada ao tribunal, confirmou sua fé. Foi submetida a toda sorte de tormentos. Por fim, o pai a decapitou. Instantes após sua morte, um raio fulminou-o. Daí a razão da invocação de Santa Bárbara como protetora contra os raios. - DIA DE LOUVOR À SÃO JOÃO DAMASCENO - 

O DIA DE HOJE, 4 DE DEZEMBRO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1901 - SÃO MARCOS - Assume o curato o Pe. João Doberti.
1904 - FLORES DA CUNHA - Lançada a pedra fundamental da igreja matriz, estilo gótico.
1905 - ANTÔNIO PRADO - Morre o pioneiro Camilo Marcantônio. Seu filho Francisco assume os negócios familiares e  foi intendente de Antônio Prado e primeiro prefeito.
1917 - I GUERRA MUNDIAL: No front italiano, onde era voluntário no Real Exército italiano, tomba  o capitão dos alpinos Pietro Brunello. Era natural de Garibaldi, Rio Grande do Sul.
1930 - CAXIAS DO SUL - Ato 61 empossa como Prefeito o Coronel Miguel Muratore,  primeiro documento que ele assina como Prefeito, usando o título de Prefeito no lugar de intendente.
1933 - RIO DE JANEIRO - Acidente aviatório deixa gravemente ferido o 3º sargento aviador Hugo Cantergiani, caxiense,  mas sucumbe   seu assistente Edmundo Seixas.
1960 - SÃO MARCOS - Inauguração do Hospital São João Bosco.
1961 - PORTO ALEGRE - Lei 4.213 cria Paim Filho, hoje com 4.500 habitantes e 3.686 eleitores.

Novo Camelódromo com cara de shopping foi entregue



CAXIAS DO SUL - A Prefeitura de Caxias do Sul e a Associação dos Camelôs de Caxias do Sul realizaram na noite de 03/12 a solenidade de inauguração do novo camelódromo, denominado Centro de Compras Caxias do Sul. O evento ocorreu no novo espaço, localizado na rua Sinimbu, nº 2321, em frente à praça Dante Marcucci (Praça da Bandeira). O Centro de Compras estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 19h.


A presidente da Associação dos Camelôs de Caxias do Sul, Matilde Pizarro Vergaro, lembrou a história do camelódromo desde o seu início na rua Moreira César, agradecendo ao então Prefeito Mário Vanin que disponibilizou o espaço. A presidente também agradeceu o apoio da Prefeitura e das secretarias envolvidas no processo da mudança do camelódromo. “Agradeço a todos que também acreditaram ser esse o melhor lugar para trabalharmos”, disse.

O secretário da Receita, Paulo Dahmer, que acompanhou toda a negociação da mudança com os comerciantes, ressaltou a democracia que existiu no processo de escolha do novo espaço, o que resultou inclusive em dois Centros de Compras na cidade, passando de 73 comerciantes para 123 (73 instalados no prédio da Sinimbu e 50 no antigo Comercial Cesa). “Queremos que esse empreendimento dê resultado positivo para todos os comerciantes”, disse.
Dahmer também agradeceu ao Ex-prefeito Sartori e ao Prefeito Alceu Barbosa Velho pelo empenho e dedicação que sempre demonstraram. “O Governo está pensando nas pessoas e trabalhando para todos. Queremos devolver a Praça da Bandeira para a comunidade. Queremos que utilizem a praça e depois venha visitar o novo Centro de Compras”.


O Vice-Prefeito Antonio Feldmann, no ato representando o Prefeito Alceu, destacou o empenho da Administração Municipal em todo o processo da mudança. “Hoje estamos refazendo a nossa história. Não faltou fé, coragem e força de vontade para que esse sonho se tornasse realidade. Tenho certeza que a partir de agora todos nós vamos ganhar com este novo espaço. Viva o nosso novo Centro de Compras Caxias do Sul”.
O camelódromo foi transferido de local em virtude da revitalização da Praça da Bandeira e da abertura da rua Moreira César. O novo espaço vai abrigar 73 bancas, praça de alimentação e elevador. O Município investiu cerca de R$ 350 mil na montagem das bancas. Além da secretaria da Receita, o processo do novo camelódromo contou com o apoio das secretarias do Urbanismo (SMU), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE) e Planejamento (SEPLAN). (Foto Andréia Copini)

Caxias é vencedora do prêmio “Caixa Melhores Práticas em Gestão Local”


(Foto Divulgação/CEF)



CAXIAS DO SUL - O Prefeito Alceu Barbosa Velho recebeu ontem, dia 03/12 o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2013/2014, no Teatro Caixa Cultural, em Brasília. O Município de Caxias foi um dos 20 premiados entre 35 iniciativas finalistas de todo País com o projeto "Eu Ecológico - Educação Ambiental no Entorno da Intervenção Viária e Reassentamento de Famílias PAC", realizado no Fátima Baixo, onde 400 famílias foram beneficiadas com novas moradias. O secretário de Gestão e Finanças, Carlos Búrigo, acompanhou a entrega da premiação.

(Fotos Luiz Chaves)


O Prefeito ficou muito feliz com mais esta honraria ao Município. “Este prêmio da Caixa é muito especial pelo processo de remoção das famílias do antigo Valão dos Braga e a mudança na vida delas nas novas moradias e toda a estrutura do loteamento Victório Trez. As parcerias da Caixa e da UCS foram muito importantes para proporcionarmos essa melhor qualidade de vida a esses caxienses. Não podemos esquecer dos que nos ajudaram nesse momento de comemoração”, destacou Alceu.

O Prêmio Caixa foi a sétima distinção recebida este ano pelo Município. Em 2013, Caxias do Sul foi agraciada com o Prêmio Expressão Ecologia pela Secretaria do Meio Ambiente, a Medalha de Bronze no Prêmio Qualidade RS pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Selo e Certificado de Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e Cases de Sucesso do Sebrae, Prêmio FIRJAN - Melhor Gestão do Estado e 8ª entre os Municípios Brasileiros, Prêmio Gestor Público -Troféu Prêmio Gestor Público - Jogos Escolares e Paraescolares da Secretaria de Esporte e Lazer e Certificado de Reconhecimento pelo Programa Respirando Bem da Secretaria da Saúde, Prêmio Responsabilidade Social 2013 da Assembleia Legislativa do RS e Prêmio Dr. Salvador Célia no 10º Seminário Internacional da Primeira Infância - Santa Maria/RS com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM).




Escola Basilio Tcacenco antecipa festejos natalinos



CAXIAS DO SUL - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Basílio Tcacenco realizou dia 30 de novembro a sua Festa de Natal. A atividade ocorreu nas dependências da instituição e foi destinada aos alunos do 1° ao 5° ano, professores e equipe diretiva.
As crianças puderam se divertir com brinquedos infláveis e, ainda, saborearam lanches como cachorro-quente, pipoca, algodão doce e picolé. Para animar a festa, houve a presença de palhaços e DJs, bem como apresentação de ballet dos alunos das Ações Complementares.
De acordo com a diretora, Márcia Gomes Magrin, a Festa de Natal foi elaborada especialmente para as crianças, proporcionando momentos únicos e enfatizando valores, educação e autoestima. ''Toda criança tem o direito de ser feliz, valorizada, respeitada e amada. Na infância, brincar é extremamente importante pois estimula a solidariedade, o crescimento saudável e a aprendizagem. Elas foram as protagonistas da festa e ficaram radiantes com as brincadeiras proporcionadas”, destaca.
No final da atividade, foram distribuídos brinquedos para as crianças, arrecadados através de doações feitas pela Sociedade Demolay e Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), entidades que também auxiliaram na festividade. (Foto Márcia Magrin)

REFIS SAMAE: Renegocie suas dívidas até a próxima sexta



CAXIAS DO SUL - O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa que está em vigor, até a próxima sexta-feira (06.12) o REFIS SAMAE 2013. O Programa de Recuperação Fiscal consiste no parcelamento de débitos, proposto a pessoas jurídicas ou físicas, com dívidas perante a Autarquia.O objetivo é possibilitar a regularização dos pagamentos e para isso são oferecidas as seguintes modalidades de negociação:
À vista: principal + correção monetária (representa um desconto de 100% dos juros e multa)
Até 12 vezes = 1 + 11: principal + correção monetária + 15% do valor da multa + 15% do valor dos juros (representa um desconto de 85% nos juros e multa)
De 13 a 24 vezes = 1 + 23: principal + correção monetária + 30% do valor da multa + 30% do valor dos juros (representa um desconto de 70% nos juros e multa)
De 25 a 48 vezes = 1 + 47: principal + correção monetária + 50% do valor da multa + 50% do valor dos juros (representa um desconto de 50% nos juros e multa)
De 49 a 60 vezes = 1 + 59: principal + correção monetária + 80% do valor da multa + 80% do valor dos juros (representa um desconto de 20% nos juros e multa)

Para mais informações, a comunidade deve entrar em contato com a Divisão Comercial do SAMAE, das 9h às 17h, pelo telefone 3220.8600, na Loja Comercial Centro ou pelo plantão 24h (Disque 115).

1º Seminário de Acessibilidade de Caxias do Sul





CAXIAS DO SUL - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social - Coordenadoria de Acessibilidade, deu início hoje, 03/12 às atividades relacionadas ao 1º Seminário de Acessibilidade de Caxias do Sul. A abertura ocorreu no bloco H da Universidade de Caxias do Sul.

O Vice-Prefeito Antonio Feldmann convocou os moradores de Caxias à conversar entre si sobre os direitos das pessoas com deficiência. “Caxias do Sul está comprometida em tornar-se referência em acessibilidade, mas o esforço deve ser da sociedade em conjunto com o Poder Público”, disse.

Na ocasião, apresentaram-se a Escola Helen Keller, APAE e INAV, além dos painelistas Jean Carlos Bortolozzo, escritor e deficiente físico, e Melissa Bahia, socióloga e deficiente visual. A programação segue até quinta-feira (05). Confira:

4 de dezembro – quarta-feira

14h - Apresentação da SSCS - Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul

14h10min às 15h15min
Mesa Redonda PRONATEC
Painelistas: Saul João Devens - Diretor do SENAI
Emerson Spadetto - Diretor do SENAC
Márcio Gonçalves - Coordenador de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT
Andrea Poletto - Assessora de Ações Inclusivas do Instituto Técnico Federal
Leila Schwarz - Coordenadora Geral do Pronatec do Instituto Técnico Federal

15h30min às 16h
Apresentação da entidade A/RAMPA
Associação Regional de Deficientes Físicos
Eleni Raquel da Silva Tsurusono - Coordenadora ACESSUAS/PRONATEC

5 de dezembro - quinta-feira

14h
Apresentação da entidade APADEV
Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais

14h10min Às 15h15min
Painel: Acessibilidade e Desafios para uma Cidade Acessível
Painelistas: Moises Bauer - Presidente do COEPEDE e Raul Cohen - Secretário da Acessibilidade de Porto Alegre

15h30min às 16h30min
Palestra: Turismo Adaptado
Painelistas: Jonas Ludwig - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canela/RS e Drica de Lucena - Secretária Municipal de Turismo de Caxias do Sul

(Foto Natielen Tegner)


Galeria Municipal de Arte recebe exposição Recriando o Planeta e Curarte




CAXIAS DO SUL - A Secretaria da Cultura, informa que a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, sedia até 10 de janeiro a exposição Recriando o Planeta e Curarte. A abertura da mostra ocorreu na noite da última quinta-feira.
A exposição itinerante iniciou em 2007, em Porto Alegre, e desde então percorre vários países da América Latina, como Brasil, Uruguai, Argentina e Equador. Em 2010, a exposição Recriando o Planeta recebeu o prêmio Inti Ñan na 3ª Bienal Intercontinental e Arte Indígena e Milenar, em Quito, no Equador. Em 2012, a mostra esteve
Na 1ª Bienal Internacional de Arte de Educação, em Punta Del Este, Maldonado e Pirianópolis, no Uruguai, e contou com a presença de artistas de sete países latino-americanos.
A exposição é um projeto do Centro Ir-Mano Artistas Latino-americanos - Brasil, uma associação de artistas brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, fundada em 1995 e com sede no Atelier Templo das Artes das Américas, em Porto Alegre.
Representa um movimento de artistas que se manifestam periodicamente ao público,mostrando seu conceito futurista de que as artes são a revelação do pensamentocriativo e, como tal, possuem uma energia contida em cada obra.
Para estes artistas, a arte é uma manifestação divina que possui um poder de harmonia e que pode ser usada para a cura do Planeta. Buscam nas artes uma nova forma de expressão sincrônica com suas obras, usando a vibração que se desprende das pinturas, colagens, etc. Além disso, usam a arte para a união dos seres e das coisas.
Este ano, o Centro Ir-Mano Artistas Latino-americanos executou no Morro São Caetano, em Porto Alegre, o projeto Artes para as Galáxias, pinturas sobre grandes pisadas no asfalto, na rua Astério de Mello esquina com a rua Ribeiro Tacques, em frente a sua sede, no Atelier Templo das Artes das Américas. Estas obras podem ser visualizadas em todo o planeta através do Google Maps. A associação se propõe a realizar um trabalho em parceria com artistas de Caxias do Sul.

Artistas Plásticos participantes

Uruguai: 
Colombo, Giannina Kabregu, Graciela de Medina, Horacio S. Tolstoy, MarisuBuquet, Martha R. Planke, Monica Kabregu, Pablo Necasek;
Argentina: Juan Motta, Rosa Groisman;
México: Fatima Tec Pool, Gilberto Delgado, Mario Sarpas;
Colômbia: Luis Apolinar, Milton Martel, Verona;
Equador: Atahuallpa, Edwin Jarrun, Gregorio Sulca;
Peru: Carlos Quispes, Carmen Gonzales, Dante Calumani, Dante Guevara, EnriqueGaldos, Machicado.

SERVIÇO

Exposição Recriando o Planeta e Curarte

Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Borheim, Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1333, fone (54) 3221-3697).

Período de visitação: Até 10 de Janeiro de 2014
Horário: segunda a sexta, das 8h30min às 18h, e sábados, das 10h às 16h

(Foto Antônio Lorenzett)

Previsões dos Astros para hoje, 04 de dezembro de 2013



Aries (21/03 a 19/04) - A Lua passa por sua área profissional trazendo maior identificação com suas atividades, e o trabalho tende a ser vivenciado com prazer. Você superará as dificuldades com sua atitude proativa e criativa. Inspire os colegas.

Touro (20/04 a 20/05) - Que tal fazer coisas diferentes, falar com pessoas que estão longe ou planejar viagens? Ao passar por sua nona casa, a Lua dinamiza sua vida e traz movimento ao que andava parado. Uma nova visão de vida é despertada em você.

Gêmeos (21/05 a 21/06) - Seu lado mais afetuoso é ressaltado pela passagem da Lua por sua oitava casa, que favorece os momentos íntimos. Porém, cuidado, pois suas emoções podem vir à tona com toda força, portanto, prefira ambientes mais reservados.

Câncer (22/06 a 22/07) - Ao passar por sua sétima casa, a Lua promove uma maior sinergia com as pessoas a sua volta. Você percebe com mais clareza as necessidades das pessoas à sua volta, sobretudo no âmbito emocional. Demonstre seu afeto.

 

Leão (23/07 a 22/08) - A entrada da Lua em sua sexta casa chama sua atenção para o corpo físico, pois esse cuidado lhe ajudará a promover maior qualidade no cotidiano. Observe os sinais do seu corpo, mesmo pequenas mudanças farão grande diferença.

 

Virgem (23/08 a 22/09) - A vida afetiva é favorecida pela presença lunar em sua quinta casa, que estimula seu lado mais carismático e magnético. Você atrai as atenções com sua alegria. Satisfaça sua criança interior e curta atividades de lazer.

 

Libra (23/09 a 22/10) - O trânsito da Lua por sua quarta casa aumenta sua ligação com o lar. Que tal melhorar o ambiente doméstico e as relações mais próximas? Mostre seu lado mais atencioso e cuidadoso com os familiares e colegas de trabalho.

 

Escorpião (23/10 a 21/11) - A comunicação lhe ajudará a concretizar seus planos, neste momento em que a Lua passa por sua terceira casa. Busque o aprendizado que as experiências alheias lhe proporcionam, pois elas lhe inspiram em seu próprio caminho.

 

Sagitário (22/11 a 21/12) - Ao entrar em sua segunda casa, a Lua lhe deixa mais consciente de seu próprio valor pessoal, lhe mostrando como pode tornar seus desejos reais. Foque-se nas questões práticas, pois sua criatividade lhe ajudará a resolvê-las.

 

Capricórnio (22/12 a 19/01) - É preciso dar mais valor a si mesma e colocar-se na defesa de seus interesses com mais firmeza. Ao passar por seu signo, a Lua indica que com uma atitude objetiva e diplomática você dará conta das pressões externas.

 

Aquário (20/01 a 18/02) - Sua sensibilidade é aguçada pela passagem da Lua por sua décima segunda casa. Você tende a mostrar reações exageradas, mesmo diante dos menores estímulos. Procure controlar-se, sobretudo em ambientes mais formais.

 


Peixes (19/02 a 20/03) - A Lua adentra sua décima primeira casa, aflorando sua energia de amizade. Aproveite o clima de cumplicidade e contentamento para participar de atividades em grupo. Unir-se a outras pessoas tende a ser bastante positivo.

Culinária: Bacalhau Provençal




Ingredientes

. 1 colher (chá) de tomilho
. 4 folhas de louro
. 2 litros de água
. 1 alho-poró
. 4 ramos de salsa
. 1 cebola com 4 cravos espetados
. 13 cenouras pequenas
. 7 dentes de alho picados
. 1 talo de erva-doce
. 1 talo de salsão
. 2 kg de bacalhau demolhado
. 10 batatas sem casca
. 5 cebolas
. 1 couve-flor pequena separada em ramos
. 500 g de vagem
. 4 abobrinhas cortadas em palitos (600 g)
. Sal a gosto
. 7 ovos
. Pimenta-do-reino a gosto
. 3/4 de xícara (chá) de azeite
. Suco de 1/2 limão 


Modo de preparo

1. Prepare o caldo: faça um sachê com o tomilho e o louro e ponha numa panela com a água.
2. Leve ao fogo alto com o alho-poró, a salsa, a cebola com cravos, 1 cenoura, 1 dente de alho picado, a erva-doce e o salsão.
3. Quando o caldo ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Reserve.
4. Faça o cozido: retire a pele a as espinhas do bacalhau, já dessalgado, e o cozinhe no caldo por 10 minutos.

5. Cozinhe a batata em água e sal por 20 minutos.

6. Em outras panelas, cozinhe as cenouras e cebolas restantes por 15 minutos; a couve-flor por 10 minutos e a vagem e a abobrinha, juntas, por 8 minutos. Escorra e reserve.
7. Prepare o molho aioli: junte 1 gema (descarte a clara), os outros 6 dentes de alho, a pimenta e o sal.

8. Adicione o azeite em fio, mexendo bem até obter uma maionese.
9. Acrescente o suco de limão e misture.

10. Cozinhe os ovos e corte-os ao meio. Arrume-os numa travessa com o bacalhau e os legumes.

11. Sirva o molho à parte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...