A História entrelaçada entre o Sindilojas e o Sindigêneros

SONY DSC
Por Carlos Calcagnotto*
CAXIAS DO SUL - A origem do Sindigêneros teve início com a criação da Associação do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul, criada em janeiro de 1953, tendo como primeiro presidente Adelino Pasa, obviamente, pertencente ao ramo de secos e molhados da cidade e visava lutar para conseguir melhorar as quotas de abastecimento de gênero alimentício, como farinha e arroz, controlada à época pelo governo estadual.
O grande salto dessa iniciativa já resultou no primeiro ano de atividades da associação que obteve o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul. A partir de então, respondendo por todas as atividades empresariais do comércio varejista de nossa cidade. Incluindo obviamente o setor de gêneros alimentícios.
Durante vinte e seis anos, o Sindilojas permaneceu sob a presidência de representantes de gêneros alimentícios, culminando com o senhor Luiz Orestes Gomes que ficou no cargo durante vinte anos e entregou a presidência em 1976 para Neure José Fedrizzi, integrante do setor lojista.
A partir de então o Sindilojas adquiriu o prédio do Palácio do Comércio de dez andares na Rua Sinimbu, esquina Alfredo Chaves, em parceria com a CDL, Clube de Diretores Lojistas.
Em 1987 o Sindilojas, então presidido por Carlos Raimundo Calcagnotto, iniciou a construção de um novo prédio vizinho ao Palácio do Comércio, de oito pavimentos concluído em 1991, Edifício Sindilojas, onde passou a sediar no quinto andar o novo Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul.
Este novo sindicato obteve a sua carta sindical em 21 de junho de 1988 numa iniciativa da diretoria do Sindilojas na gestão de Carlos Calcagnotto, sendo o primeiro presidente Sérgio Bruno Cesa, tendo em vista a criação recente da Federação do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre com base estadual.
Nesse caso o Sindilojas e a cidade perderiam a gestão atinente ao setor de gêneros alimentícios passando a sua base para a federação correspondente.
Em tempo recorde de apenas seis meses o Sindilojas conseguiu realizar o processo constitutivo do Sindigêneros, obtendo a nova Carta Sindical para o setor de sua origem e aprovada pelo Ministério, com a colaboração direta do delegado estadual do Trabalho Celito De Grandi e do Ministro do Trabalho Almir Pazzianotto.
A colaboração e atividade conjunta com o Sindilojas sempre foi uma constante e já em 1993, a homenagem do Troféu Mercador criada pelo Sindilojas em 1978, passou a ser em dupla com o Sindigêneros, integrando-o completamente.
Por aprovação da Assembleia Geral do Sindilojas em 1988, houve a deliberação de ser doado ao Sindigêneros um andar inteiro, o 5º, quando de sua conclusão, o que foi feito com a posse do imóvel em 1991.
Contudo, alguns aspectos retardaram a escrituração pública de doação, sendo apenas efetivado legalmente em 2005 na nova gestão do presidente do Sindilojas Carlos Calcagnotto, passando assim ao domínio devido do Sindigêneros.
Aproveito a oportunidade para felicitar o atual presidente do Sindigêneros Jorge Salvador e à sua diretoria pela passagem dos 25 anos da entidade que foi criada a muitas mãos. Que seja estendido a todos os ex-presidentes e seus respectivos grupos de trabalhos. Muitas felicidades e que tenha vida longa essa entidade que tanto nos orgulha. (Foto Laudir Dutra)
*Carlos Calcagnotto é professor universitário e  empresário

Poesia: Hoje eu tirei o dia para ficar...

SONY DSC

…enamorado
…com os amigos
…com a cidade mais de perto
…com o som dos carros que passam apressados
…com uma discussão no trânsito que me ensina a proceder;

Sobretudo, hoje decidi que não estou mais sozinho
Que tenho tantos motivos para ficar alegre, com quem,
E de quem quiser ser meu de verdade, pra sempre…

Hoje especialmente, estou feliz por tudo o que tenho
Por tantos amigos que me querem, que me esperam
E que me buscam em todos os lugares que vou;

Hoje, especialmente hoje, não quero pensar no amanhã,
Deixarei a minha janela aberta para ouvir os grilos cantar
E os raios da lua tomar conta de todos os meus pensamentos;

Porque hoje especialmente, sei mais do que nunca,
Que existe um Deus forte, grande, tamanho GGGGG
Que me conduz pelos caminhos mais difíceis e tortos
E me mostra que enquanto houver esperança,
Haverá sempre um sol e uma lua para brilhar
A me inspirar para recomeçar todos os dias…

Laudir Dutra – 21/11/2013

(Foto Laudir Dutra)

Culinária: Almôndega com abóbora

receita-almondegas-de-abobora
Ingredientes 
Para a abóbora 
. 2 dentes de alho picados
. 3 colheres (sopa) de azeite
. 1 kg de abóbora  em cubos
. 1 colher (chá) de alecrim picado
. 1/2 xícara de água
. Sal a gosto
Para as almôndegas
. 600 g de carne suína
. 1 cebola média em pedaços
. 1 ovo
. 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1/2 xícara de cenoura ralada grosso
. 1 pitada de noz-moscada
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. Óleo para untar
. 3/4 de xícara de farinha de rosca
. 6 colheres (sopa) de manteiga
. 4 colheres (sopa) de azeite
. 10 folhas de sálvia
. Casca ralada e suco de 1 limão
. Ramos de alecrim para decorar
Modo de preparo
Prepare a abóbora
Em uma panela, frite o alho no azeite. Junte a abóbora, refogue e adicione o alecrim. Acres-cente a água, tempere com sal e cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, até que a abóbora fique macia.
Prepare as almôndegas
No processador, moa a carne com a cebola. Transfira para uma tigela e junte o ovo, a farinha, a cenoura, a noz-moscada, sal e pimenta e misture bem. Com as mãos untadas com óleo, modele almôndegas de 3 cm  de diâmetro. Passe-as na farinha de rosca.
Em uma frigideira, aqueça bem 2 colheres (sopa) de manteiga e 2 colheres (sopa) de azeite e frite as almôndegas, em fogo alto, por cinco minutos. Abaixe a chama e mantenha no fogo, virando-as, por dez minutos ou até dourar. Escorra.
Acrescente à frigideira o restante da manteiga e do azeite e frite a sálvia com as raspas de limão. Adicione o suco. Sirva as almôndegas com a sálvia e a abóbora, decoradas com alecrim.

Onde anda você, Walmor Vanazzi

SONY DSC
Por laudir Dutra – laudir43@yahoo.com.br
CAXIAS DO SUL - Uma das cabeças mais privilegiadas da política caxiense dos últimos tempos, homem de personalidade forte, de bem com a vida e de um caráter acima da média, este é Walmor Vanazzi, que desde sua saída da cena política no ano de 2004, não ocupou nenhum cargo político, preferindo cuidar um pouco da sua saúde, da vida pessoal e profissional, deixada um pouco de lado com as demandas na câmara de vereadores.
Perguntado sobre as razões de não estar mais atuando e ter ficado de fora na última eleição que participou em 2004, Vanazzi tem uma resposta bem simples. “Acho que o povo não me quis mais acredito e também pelo fato de muitos candidatos estarem buscando os votos na mesma base. Esses votos que faltaram para a minha reeleição foram aqueles conquistados por outros, que mesmo não tendo sido eleitos, dividiram bastante, impossibilitando a nossa vitória”.
Walmor Vanazzi sempre foi um home público franco e que enfrentava todos os debates de cara limpa. Com seu modo peculiar de fazer política, ele também fazia amigos igualmente, sempre com bom humor e cordialidade, qualidades essas que o fizeram um dos vereadores mais queridos que já passaram pela casa do povo.
Vanazzi ou “Cachorrão”, como era carinhosamente chamado pelos colegas de política, ainda tem saudades dos debates que mantinha com o então vereador colega Déo Deodato Gomes e algumas amizades que refuta de primeira grandeza. “Guardo com muito respeito os debates que mantínhamos eu e o vereador Déo Deodato Gomes. Para mim um homem de admirável caráter e que do qual pude tirar muitos ensinamentos para a minha vida política e também pessoa. Agradeço, portanto a oportunidade de poder ter convivido tão de perto com essa figura pública”.
Sobre Valter Gomes Pinto, falecido recentemente, pela representação e pela grandeza de espírito, Walmor enumera alguns pontos e quem perde com sua partida.
“Em primeiro lugar, perde a família, porque tratava-se de uma pessoa acima da média, bom pai de família. Segundo a Marcopolo que era a sua outra família. Terceiro a Diocese de Caxias do Sul, que nem preciso enumerar aqui os motivos. Quarto a Festa da Uva, que por anos e anos consecutivos, fez parte de todas as iniciativas deste grandioso para a cidade. Quinto a CIC, que ficou literalmente órfã de um dos seus mais atuantes integrantes e por último o município, a comunidade da qual ele era embaixador”.
Atuação na Câmara de vereadores
“Em termos de experiência, a área privada é o meu mote e no setor público foi o complemento que me oportunizou a aperfeiçoar os meus pontos de vista e a maneira de atuar em diversas frente. Uma área é o complemento da outra. O que não existe na área privada, tem na área pública e vice versa.
Tenho orgulho de dizer que em todas as minhas manifestações eram embasadas com documentos, sempre me resguardando para eventuais problemas futuros. Todas as nossas iniciativas ou manifestações precisam ter essa segurança porque logo ali na frente vai surgir isso ou aquilo que pode comprometer toda uma história dentro da política.
Ainda a ressaltar que nunca me senti político em momento algum, fui um agente político e guardarei com carinho a composição da câmara de vereadores do meu tempo.
Mas estar dentro da casa legislativa me fez ver coisas que jamais tive oportunidade de presenciar na área privada. Então foi uma experiência muito boa e gratificante”.
Uma visão social
“Mesmo pertencendo a um partido progressista, sempre tive uma visão social sobre as coisas, especialmente quando o tema falava de ganhos e conquistas para as pessoas. Sempre fui terminantemente contra aumentos de tarifas de água, luz, iluminação pública. Debati esses assuntos e muitas vezes fui voto vencido. Hoje, fora do meio, vejo com satisfação que algumas ‘brigas’ tiveram êxito, a taxa de iluminação por exemplo, foi aprovada e outros encaminhamentos foram dados, provando que estávamos no caminho certo”.
Sobre a definição do ISSQN
“Na época defini como não acumulativo, a Procuradoria Geral do município entendeu diferente e entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade junto ao Tribunal de Justiça, ação esta que não foi aceita pelo órgão, dando ganho de causa a este vereador”.
O que Walmor Vanazzi faz atualmente
“Hoje me limito a desenvolver pesquisas de ordem econômica e política e todos os assuntos da globalização e também e invisto em cultura. Te confesso que estou aprendendo muito todos os dias”.
O que vi e não gostei…
“A parte negativa se é que dá para dizer assim, de ser agente político momentaneamente foi sobre a opinião pública que acha que todos os políticos são iguais, são corruptos, jogando tudo no mesmo saco. Existe uma crise política é verdade, mas temos que saber separar o joio do trigo. Acho que essa cultura e pecha vão perdurar por muitos e muitos anos ainda”.
Por outro lado, fiquei feliz por ter sido eleito vereador pela minha cidade. Isso me deu muita satisfação, pois tenho a certeza que foram votos depositados na base da confiança, do conhecimento e da experiência do candidato”.
Afastado…
“Sinto falta da Câmara de vereadores, principalmente da tribuna, onde fazíamos debates sensacionais. Acho que ser vereador está a vontade de querer que as coisas funcionem. Por tudo isso dito, eu seria vereador mesmo que não tivesse nenhum dinheiro para entrar na minha conta todos os meses. Mesmo que o cargo não fosse remunerado, se houvesse a possibilidade, eu faria tudo de novo”.
Se estivesse vereador, qual seria sua postura hoje?
“Acho que eu defenderia a democracia de todas as formas, com todas as minhas forças e não permitiria o ingresso de ideologias totalitárias.
Defendo a democracia para o fortalecimento do princípio democrático no país e a alternância no poder”.
Assessores bem alinhados
“Fui vereador com uma assessoria altamente qualificada, pois que Luiz Triches dos Reis foi auxiliar da Casa Civil do Governador Euclides Triches e Gilda Nora, vereadora, professora, advogada. Os dois dispunham de grande experiência de como conduzir as coisas. Infelizmente ambos já faleceram e deixaram grande saudade.
Eu me atrevo a dizer, com todo o respeito que cada um merece, que esses dois foram os melhores assessores que um político poderia querer e, por conseguinte, os melhores da Câmara de vereadores de Caxias do Sul”
O que mais desejo
“Espero que a composição dos atuais vereadores, que são agentes políticos ali colocados pela população, sejam competentes e orgulhosos dessa função, mantendo sempre conhecidos os seus princípios ideológicos.
Declaro esse desejo porque ideologicamente sempre militei em um único partido e continuo ligado ao Partido Progressista dando assim, exemplo aos candidatos mais jovens do primeiro princípio básico que deverão ter para estar ativos na política, a FIDELIDADE PARTIDÁRIA, SUA DOUTRINA E PROGRAMA”.
Acompanho o excelente trabalho que o vereador Edson da Rosa vem fazendo junto à presidência da casa, não medindo esforços pra representar bem sempre, não se furtando de atuar paralelamente junto ao seu gabinete, o que é sempre importante”.
Falar de tantas experiências vividas
“Caro Laudir, esta tua entrevista me enseja entrar no túnel do tempo e rememorar todos os mês companheiros daquelas legislaturas das quais fiz parte. Isso me proporciona muita satisfação a ponto de me emocionar. Lembro-me dos debates acalorados que mantínhamos quando desejávamos que as nossas ideias fossem aceitas e que fossem definitivas para um melhor encaminhamento para as demandas da comunidade. A todos esses, um forte abraço e a certeza de que guardo apenas boas lembranças e admiração por muitos que ainda permanecem atuando”.
O PP na base aliada
“Muito meritória a participação dos nossos nomes na atual legislatura e também na administração direta. Acredito que estão lá porque são competentes e fizeram por merecer.
Os dois vereadores Guila Sebben e Arlindo Bandeira representam bem o PP. Alem dos nossos dois secretários municipais, Fábio Vanin do Urbanismo e Drica de Lucena do Turismo”. (Foto Laudir Dutra)

Caxias participa de estudo sobre competitividade de destinos turísticos

SONY DSC
CAXIAS DO SUL - Caxias do Sul foi contemplada, juntamente com outras 25 cidades gaúchas, para participar de um estudo sobre competitividade de destinos turísticos 2013.
A promoção é da Secretaria de Estado de Turismo do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
A metodologia é a mesma que vem sendo utilizada desde 2008 em 65 municípios turísticos indutores em todo o Brasil, através do Ministério do Turismo.
Para aplicação da metodologia, a cidade de Caxias do Sul receberá a visita de um pesquisador da Fundação Getúlio Vargas – FGV, no período entre 25 a 29 de novembro, o qual, realizará entrevistas com representantes de órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, objetivando coletar dados sobre diversos segmentos direta e indiretamente ligados ao desenvolvimento da atividade turística no destino.
Aspectos abordados nas entrevistas de acordo com o entrevistado:
-Órgão oficial de turismo: perguntas relacionadas à política e estrutura municipal de turismo, atrativos turísticos, marketing, eventos, pesquisas em turismo e regionalização do turismo.
-Empresários, Convention & Visitors Bureau e Associações Representativas: questões ligadas a mercado, estrutura dos estabelecimentos e capacitação profissional.
-Secretaria de ação social ou conselho tutelar: política de enfrentamento de exploração sexual infanto – juvenil no município.
-Secretaria de cultura e IPHAN: políticas relacionadas à cultura, produção cultural associada ao turismo e patrimônio histórico e artístico (tombamentos).
-Secretaria de meio ambiente: políticas locais de meio ambiente, estrutura de saneamento e unidades de conservação ambiental.
-Instância de Governança Regional: questões relacionadas à regionalização do turismo.
-SEBRAE: perguntas a respeito do mercado, capacitação profissional e regionalização do turismo.
-Polícias civil e militar, bombeiros, guarda municipal e defesa civil: estrutura dos batalhões e números de homicídios.
-Secretaria de obras, urbanismo ou infraestrutura: planejamento urbano, empreendimentos imobiliários regulares com obras iniciadas no ano anterior, fornecimento de energia, transporte público, redes de água e esgoto e coleta de resíduos.
-Secretaria de finanças, fazenda ou planejamento: orçamentos ( orçamento total, percentual executado e total de recursos anuais próprios das secretarias de turismo e cultura); valor das emendas parlamentares federais para o município; investimentos diretos dos governos federal e estadual no município.
-Secretaria da saúde: estrutura do atendimento emergencial 24h, número de profissionais de saúde (público) e destinação pública de resíduos hospitalares.
-Instituições de ensino com cursos livres, técnicos e/ou de graduação em áreas ligadas ao turismo: perguntas a respeito dos cursos ofertados.
A pesquisa, segundo a Secretária Municipal do Turismo, Drica de Lucena é de grande importância para Caxias do Sul, que vem, segunda ela, trabalhando para o crescimento gradativo do setor na busca de se consolidar como polo regional.
“Temos atrativos urbanos e rurais, belezas naturais exuberantes, moderna rede hoteleira, aeroporto regional, indústria, comércio e agricultura fortes, rodovias federal e estadual pavimentadas, fácil acesso à capital e outras cidades, além de uma gastronomia reconhecida em todo o Brasil”, exemplifica a titular da SEMTUR.
Ela acredita no potencial turístico de Caxias do Sul e em parcerias com órgãos públicos e privados na busca de fortalecer o turismo, com planejamento, trabalho integrado e o que literalmente chama de “botar a mão na massa”.
Drica lembra que a Festa da Uva e toda a sua grandeza, por si já é um grande gerador de turismo, atraindo pessoas de todas as partes do Brasil e até do exterior.

Chimarruts faz show no Arena Gold em Caxias do Sul

foto chimarruts 2013_para o site

CAXIAS DO SUL - O Centro de Eventos Arena Gold será o palco para uma apresentação especial da banda Chimarruts no próximo dia 23 de novembro, sábado.
Além dos conhecidos hits como Saber Voar e Todos Somos Um, a Chimarruts apresenta seus novos sucessos que já estão na boca da galera.
O show começa às 23h e os ingressos podem ser adquiridos no Arena Gold, Lojas Bulla e Loja Verse.
O QUE: Show Chimarruts
QUANDO: 23 de novembro
HORÁRIO: 23h
ONDE: Centro de Eventos Arena Gold
Valor dos ingressos
1º LOTE: R$ 25,00
2º LOTE: R$ 30,00
3º LOTE: R$ 40,00
Camarote e Mezanino vendas somente no Arena Gold
Informações e Reservas: 54 3021.3145 / 54 9162.5525

Acompanhe abaixo um sucesso do Chima.


Estarlei Oss, uma das nossas Mais Belas da Quinzena

Esta maravilha de pessoa, de olhar fixo, de sorriso fácil, de voz cativante e de um vasto conhecimento sobre um montão de coisas, é a nossa Bela da Quinzena.
Luciane Estarlei Oss é o nome dela. Caxiense, 23 anos, nascida sob o signo de escorpião e manequim 38 e com uma infinidade de incursões pelos acontecimentos da cidade. Participou do Mais Bela Comunitária em 2006 sendo consagrada como Simpatia Comunitária, escolhida por todas as meninas do Mais Bela Comunitária do RS representando a UAB no dia 15 de dezembro em Porto Alegre é uma das candidatas á Rainha do Carnaval, cursa Turismo na Ulbra de Torres (está no 7º semestre) e Direito na Faculdade da Serra Gaúcha e ainda encontra tempo pata curtir a família, ao lado do pai, da mãe e mais três irmãos. A menina se considera muito agitada e persistente quando quer algo.
“Realmente sou sim, corro atrás dos meus objetivos e os persigo até o fim sem a preocupação do tempo que leve para atingi-los. Tenho algumas paixões, amo Carnaval, adoro trabalhos comunitários, sou feliz, gosto de cantar, jogar capoeira, praticar esportes, ler, comidas, enfim, acho que são poucas as coisas nesta vida que não gosto”.
Sobre Caxias, fala com muito orgulho e alguns ensinamentos. “Admiro pela facilidade e oportunidade que são oferecidas a todas ás pessoas com qualificação no mercado de trabalho. Quanto ás etnias, o italiano é mais reverenciado por toda uma criatura que já vem ao longo dos anos, isso fica bem claro por ocasião da Festa da Uva, onde o produto símbolo é apresentado aos turistas e também a todo o povo da região serrana, mas existem muitas questões que devem ser trabalhadas ainda, inclusive na área cultural, poderíamos avançar mais, buscar outras potencialidades.
Para finalizar, um pensamento que ela considera essencial para a vida de qualquer pessoa.
“Sabe o que é ser grande, é ser como o mar, incansável na procura da onda perfeita, até descobrir que a perfeição está na própria busca”.
Estarlei conheceu o mundo desde 2011, ano em que ela fez essa aparição aqui no Ponto Inicial.
Em uma próxima oportunidade, atualizaremos todo o histórico dessa bela menina e contaremos aos leitores quantas faixas ela possui nesses quase quinze anos em que participa de concursos.

Chimarruts, uma banda gaúcha de sucesso nacional

foto chimarruts 2013_para o site
HISTÓRIA CONTADA EM MÚSICA - Oito pessoas, oito sonhos, oito caminhos que se encontraram: Rafa, Tati, Sander, Diego, Nê, Vinícius, Emerson e Rodrigo tocavam violão, cantavam e tomavam chimarrão em parques de Porto Alegre. Desses encontros surgiu uma grande amizade e a idéia de formar uma banda. E no segundo semestre de 2000 começou a trajetória da Chimarruts.
Com músicas próprias que falam de amor e paz, a banda emplacou hits como Chapéu de Palha e Iemanjá nas rádios do Rio Grande do Sul. Em 2002, a Chimarruts gravou o seu primeiro CD homônimo com 14 faixas, todas compostas pela banda. A boa aceitação do público com o primeiro álbum independente fez com que, em junho de 2002, a Chimarruts assinasse contrato com a gravadora Orbeat Music.
A estréia nos palcos do Planeta Atlântida, um dos maiores festivais musicais do país, foi em fevereiro de 2003. A Chima, como é carinhosamente chamada, dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Papas da Língua, CPM 22, Lulu Santos, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, para um público estimado em 50 mil pessoas.
Em novembro do mesmo ano, o segundo CD da Chimarruts, “Todos Somos Um”, chegou às lojas, tendo como primeiro single de trabalho Deixa Chover e também as músicas: Pitanga, Terapia Solar, Semear o amor e o grande sucesso Saber Voar.
No ano de 2004 a Chimarruts fez a sua primeira grande turnê no estado do Paraná. Em janeiro foi a vez de Santa Catarina receber o show da banda no Planeta Atlântida-SC, onde mais de 30 mil pessoas estavam presentes. Em fevereiro a banda volta aos palcos do Planeta Atlântida-RS. Quem presenciou, jamais esquecerá aquele grande espetáculo que terminou ao clarear do dia.
O terceiro CD da Chimarruts foi lançado em 2005 com o título “Livre para Viajar” que contou com 14 músicas inéditas, como Nova Ordem, Versos Simples, e Eu tenho Fé. Produzido por Marcelo Fruet, demonstra o amadurecimento musical da banda.
Durante a Copa do Mundo da Alemanha foi lançada uma coletânea portuguesa que reuniu músicas de bandas de reggae do Brasil, Angola e Portugal. A faixa “O Sol” da Chimarruts foi incluída no CD produzido pela Rádio Fazuma de Portugal em parceria com a Strike Concert. A coletânea é distribuída no Brasil pela Sony & BMG.
Em outubro de 2006 a Chimarruts alçou vôos mais altos e foi passar uma temporada em São Paulo, onde realizou quase 30 shows em diferentes cidades. A banda também divulgou seu trabalho nos principais veículos de comunicação e rádios do estado. Neste mesmo ano os clipes das músicas Iemanjá e Saber Voar passaram a ser veiculados na programação do TVZ (Multishow), que trouxe mais força e expressão no cenário musical.
No dia 30 de junho de 2007 em Curitiba, a Chimarruts gravou o CD e DVD Ao Vivo – o primeiro da carreira do grupo – lançado nacionalmente pela gravadora EMI Music. O show foi na casa de espetáculos Curitiba Master Hall, que estava lotada de fãs, que conferiram e aplaudiram todos os sucessos da banda.
Chimarruts na Mídia
Desde o lançamento, a turnê do CD e DVD Ao Vivo, já passou por diversas cidades do Estado de São Paulo, além de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Paraná.. No segundo semestre de 2008 a banda realizou duas turnês em SP, onde também divulgou seu trabalho no Domínio MTV e participou de mais uma edição do Rock Gol MTV.
Na entrada de 2009, além da Chimarruts ter passado a virada do ano no programa Raul Gil, em janeiro, a banda participou do programa Estação Globo, com Ivete Sangalo, e do Tudo é Possível com Eliana. Em fevereiro a banda marcou presença no Reggae Mix Festival que aconteceu no Credicard Hall, em São Paulo, local conhecido por receber as maiores e melhores atrações da América Latina.
No dia 15 de fevereiro, após se manter quatro meses em primeiro lugar nas paradas de São Paulo, com a música “Versos Simples”, a Chimarruts foi convidada a participar do programa Domingão do Faustão, onde se apresentaram para o país inteiro com muita energia, quem já conhecia a banda elogiou e parabenizou-a e quem conheceu a Chimarruts no programa, passou a ser fã de “carteirinha”.
A Chimarruts foi “obrigada” a aprender a lidar com as câmeras, pois na saída do Faustão, a banda deu um passo e foi parar no programa Altas Horas na TV Globo e com duas reprises no Canal Multishow, lá a banda respondeu perguntas da platéia, tocou e encantou o público.
2009 parece ser mesmo o ano da Chimarruts, a banda foi indicada na categoria Melhor Banda de Reggae no VMB 2009, da MTV, e após quase um mês de votações, foi escolhida pelo público como a melhor banda de reggae do Brasil.
A banda se despede do ano de 2009 atuando como trilha sonora de três novelas de emissoras diferentes. “Versos Simples” embalou as noites do SBT, na novela “Vende-se Um Véu de noiva”, na Record foi a música “Se for embora” que trilhou a novela “Bela, a Feia” e por fim na GLOBO foi “Meu Erro” que acompanhou as aventuras da galera da Malhação.
Em 2010 a Chimarruts entra com tudo para concluir o novo trabalho, o CD Só Pra Brilhar entrou nas lojas em julho e o novo single Do Lado de Cá, já está tocando nas rádios de todo o país e já atingiu primeiro lugar em São Paulo e Rio de Janeiro (de acordo com os dados da Crowley) nos dias 16 e 20 de julho.
Seguindo em Primeiro Lugar a Chima lançou o CD Só Pra Brihar no dia 8 de agosto de 2010 no grande Citibank Hall em São Paulo, estreando sua nova turnê. O Show, lotado, foi um espetáculo e o público respondeu da melhor forma. Desde então a Chimarruts não sai da estrada e os seus novos sucessos mantêm a banda em primeiro lugar em São Paulo e Porto Alegre. Após o lançamento do novo disco em Porto Alegre e em Curitiba- PR, a banda finalizou o novo DVD, no qual a banda trabalhou durante todo ano de 2010.
Em março de 2011 a banda participou do Pop Music Festival ao lado de Ziggy Marley e Shakira em Porto Alegre, Brasília e São Paulo.
No mês de abril/2011 chegou às lojas de todo Brasil a edição especial CD / DVD Só Pra Brilhar. Através de performances musicais inéditas, depoimentos e flagrantes do cotidiano de seus integrantes, o material é um mergulho no universo da Chimarrtus.
A Chimarruts é formada por Rafa Machado (voz), Nê (vocais, flauta quena e harmônica), Tati Portela (vocais), Diego Dutra (bateria), Vinícius Marques (percussão), Emerson Alemão (baixo), Sander Fróis (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra) e conta com as participações especiais de Tuzinho (trompete), Boquinha (trombone) e Luquinha (teclados). (Foto Divulgação)

A Mais Bela da Quinzena será conhecida dia 07/12

IMG_5120
Da esquerda para a direita, Vanessa Argenta, Mais Bela da Quinzena, Tais Pigato, Primeira Princesa, Viviane Brollo, Segunda Princesa, Leoni Grison, Simpatia e Janaina Martins, Destaque (Foto RR Produções/Arquivo PI)
CAXIAS DO SUL - No dia 07 dezembro na Danceteria UP Side Hall, na Andrade Neves no centro de Caxias do Sul, o Jornal Ponto Inicial realiza o concurso a Bela da Quinzena ao vivo onde todas as meninas que desfilaram suas belezas no quadro consagrado da serra gaúcha.
O evento inicia às 19, conforme regulamento que está sendo entregue para as interessadas em participar.
Como foi realizado apenas uma edição deste concurso em 2008, muitas garotas deverão proceder a inscrição.
Já estamos divulgando nas redes sociais e também na edição impressa que circulará até a data do certame.
Você já está conferindo algumas das candidatas que tentarão conquistar a faixa, a exemplo de Vanessa Argenta, a primeira Bela da Quinzena.
Maiores informações podem ser obtidas pelos fones 54 9155.8775 e 3215.1616 com Laudir e 54 9217.4129 com Rosângela.
(Fotos Arquivo/Fotocine Caxias/Ponto Inicial).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...