Menino Jackson finalmente terá o marca-passo, foi liberada a compra

Menino Jackson vai voltar ao convívio
da sociedade novamente

Por Laudir Dutra  (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Juízes determinam por unanimidade a compra do marca-passo para o menino  Jackson Bottim, desta forma, a compra bem como a cirurgia deverão ser realizadas o mais rápido possível.
A notícia foi dada no último sábado, dia 16/03 pela família do garoto e confirmada pelo Dr. Frederico Damato, que defende os interesses da família e do garoto no caso.
Mesmo que ainda caiba recurso por parte do Estado, a iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é pela compra do aparelho e o posterior pagamento através dos valores que já estão depositados em uma conta especial para o fim específico.
O Tribunal de Justiça do Estado havia determinado ao governo estadual o prazo de 21 de fevereiro para que o mesmo cumprisse a ordem de compra do aparelho marca-passo diafragmático que tem um custo total de R$ 500 mil. O montante de R$ 1 milhão depositados pelo Governo gaúcho servirão também para o pagamento de médicos especialistas neste tipo de cirurgia e todos os trâmites que certamente gerarão um custo bem elevado, sem contar no que a família do garoto de apenas sete anos tem passado desde 2010, ano do acidente, quando com apenas cinco anos de idade, viu toda a sua vida e da família mudarem.

Teatro São Carlos recebe musical Fernando em Pessoa

Fernando Büergel (Foto Sérgio Sousa)
“Fernando em Pessoa – O Espetáculo” é um musical baseado na obra de Fernando Pessoa, em comemoração aos 125 anos do poeta português e do Ano do Brasil-Portugal.
É apresentado nesta nova produção que conta com várias novidades como um clipe em alta-definição lançado na internet no dia 12/12/12 e a produção de um CD do espetáculo que será vendido nas apresentações, com consagradas canções da MPB e poemas de Fernando Pessoa, marcando o segundo trabalho na discografia de Fernando Büergel, intérprete gaúcho com mais de 20 anos de carreira.
A primeira turnê passará por 10 cidades no RS, com a estréia em Caxias do Sul dia 05 de abril no Teatro São Carlos, as 20h30minh.

Escola do Chimarrão incentiva a cultura do mate


Pedro José Schwengber com alunos e professores da 
Escola Municipal Érico Veríssimo de Vila Seca

Por Laudir Dutra
CAXIAS DO SUL - Remonta do século XV a cultura do chimarrão. Foi em torno de 1500 que os primeiros apreciadores da bebida mais consumida no Rio Grande do Sul começaram a difundir, primeiro pelos índios quíchuas, aimarás e guaranis. Ou seja, é mais utilizado nos países de língua castelhana.
O Chimarrão vem da palavra cimarrón, chegou a ser proibido no sul do Brasil durante o século XVI, por ser considerado erva do diabo pelos padres jesuítas, mas a partir do século XVII esses mesmos padres aconselhavam as pessoas a tomar para que as mesmas não entrassem para o alcoolismo, tanto pelo seu poder medicinal como também por ser uma bebida que tinha tudo a ver com a sua cultura de consumir aquilo que era tirado da natureza.

Pedro Incerti: “A comunidade exige respostas imediatas”


PEDRO INCERTI: "Quem faz as cobranças é a população, que exige respostas"

Por Laudir Dutra (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS - Vem aí um mandato cheio, sem os atropelos de quem precisa a toda a hora estar à disposição daqueles que comandam a máquina pública. Na verdade um mandato legítimo é o que possui o vereador Pedro Incerti, principalmente em função da renúncia e por consequência da ida de Vinicius Ribeiro para a Assembleia Legislativa, onde assumiu a cadeira deixada por Alceu Barbosa Velho, eleito prefeito de Caxias do Sul.
Até pode parecer uma contradição e inversão na ordem das coisas, mas em 2004 Pedro Justino Incerti foi eleito para o primeiro mandato com 2041 votos, enquanto que em 2008, com 2952 ficou de fora. Atuou como suplente.
Nas eleições passadas, obteve apenas 1714 votos, mas foi conduzido à titularidade, recuperando a autoestima e vendo a justiça ser feita, pois herdou a vaga de Vinicius, completando assim o time de cinco cadeiras do partido.

Não dependa do Sistema Único de Saúde, viva!



Minha mãe Maria Cenira Cavalheiro Dutra faleceu no último dia 10 de março, com 72 anos de idade

Por Laudir Dutra - Por ocasião da morte de um ente querido, principalmente se ele não possui um plano de saúde razoável ou que pelo menos tenha dinheiro para bancar as despesas com médico, translado e outros, a dor é bem maior quando os cuidados parecem não ser suficiente para salvá-lo.
Não quer dizer que aqueles que possuem mais dinheiro viverão e pobres não tenham nenhuma chance, mas os cuidados exclusivos de um médico a um paciente são importantíssimos, as chances de cura ou de acertar um diagnóstico seriam infinitamente maiores.
Citando apenas um exemplo e sem demérito alguma sobre essa ou aquela instituição de saúde, os pacientes do SUS são tratados de maneira distinta no Hospital Virvi Ramos, a entrada para esses é pelos fundos e ao menos que as pessoas possam aceitar essa diferença, é até imoral essa prática, afinal de contas, todos têm os mesmos direitos, pagam, contribuem a vida toda para, se um dia precisar, receberem a atenção ou atendimento igual.

Bruxismo: sintomas e tratamento


Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. As contrações musculares nos bruxistas podem desenvolver forças pesadíssimas (de 150 a 340 kg de carga puntiforme durante períodos ativos).
Atualmente, estima-se que a incidência do bruxismo está entre 6 e 20% dos adultos e em torno de 14% das crianças, sendo que os indivíduos de 15 a 35 anos e as mulheres são os mais atingidos.
A etiologia do bruxismo ainda é obscura, mas a maioria dos pacientes relata aumento da tensão psíquica. A má oclusão, alterações posturais da cabeça e cervical, doenças do sistema nervoso central, distúrbios do sono, uso de psicofármacos também são fatores citados como possíveis causas para o desenvolvimento do problema.
Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.
Além do desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça é o sintoma mais comum do bruxismo. Outros sintomas do bruxismo são dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face por causa do esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono. A intensidade e a frequência das crises podem variar de uma noite para outra.
O tratamento é multidisciplinar, mas é importante destacar as placas interoclusais, que reduzem a atividade dos músculos durante a noite e protegem dos desgastes provocados pelo hábito. Além disso, é necessária a mudança de hábitos para que o estresse emocional seja diminuído, através de esportes, exercícios de relaxamento e terapias.
A quiropraxia, em seus estudos, tem se mostrado muito importante no tratamento do bruxismo. Através de correções de desalinhamentos na região cervical e cranial e correções de desequilíbrios musculares da mastigação, a quiropraxia reduz dores de cabeça, no pescoço e tensão nos ombros, além de diminuir os estalos, e a frequência dos episódios de bruxismo. É importante buscar um profissional para realizar o diagnóstico e tratamento adequado do bruxismo.
Rua Ângelo Chiarello, 2811. Bairro Pio X  Sala 803
54 3039 0100
Centro Empresarial Recreio Cruzeiro

Sobre a lei seca


Paulo Pezzi
Para iniciar essa nossa conversa, quero dizer que a bebida é uma doença incurável, progressiva e de término fatal.
É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha bebido, seja em qualquer for a fase da vida, porém, foi necessário criar a lei seca, que na minha visão, mais uma vez só vai valer para os menos favorecidos, os mais pobres, esses que não têm condição financeira de pagar as multas imputadas para quem for pego em uma blitz.
Aqueles com uma condição melhor certamente terão seus dilemas resolvidos, terão a pena relaxada, pagarão qualquer valor, terão seus veículos de volta e ainda por cima sairão rindo da cara das autoridades.
O pobre não possui essa condição, será preso, o carro recolhido ao pátio do depósito, que posteriormente irá a leilão, será sucateado e nunca mais retornar às mãos do seu proprietário.
Os pátios dos Detrans ou depósitos franqueados pelos mesmos estão entupidos de carros apreendidos por todos os motivos possíveis.
Para que tenhamos igualdade de condições, ricos e pobres, sugiro que uma pena alternativa seja pensada, pelo menos para aqueles que não tenham as condições de saldar seus débitos. As multas para quem for pego na lei seca é pesada e muitas vezes têm consequências irreversíveis, mas vão continuar acontecendo pois muitos acreditam que podem se safar e que ‘não dá nada’.
Acho que palestras semanais junto às entidades de alcoólatras anônimos por um período nunca inferior a seis meses seria uma boa solução, a grande maioria dos flagrados adquiririam conhecimento suficiente para de uma vez por todas, se livrar dessa mazela chamada alcoolismo.
Alcoolismo este que não só prejudica o trânsito, como também famílias inteiras.
Acho que seria de bom tom as autoridades pensarem, que antes de multar, é preciso reabilitar as pessoas, ajudar no tratamento, ou seja, atacar a causa e não a consequência.
É muito fácil emitir cada vez mais talões de multas e engordar o caixa do estado com multas, leilões de carros deixados nos depósitos Brasil afora, dinheiro arrecadado que ninguém sabe onde será aplicado. Não podemos ser hipócritas e corroborar com tudo o que nos é imposto.
Certamente os pensadores tenham as soluções para tantos problemas ou pelo menos acreditam que algumas teses possam dar resultado. Na teoria é muito bom, é prático simplesmente criar leis que doam no bolso da pessoa infratora, sem se importar com os resultados realmente eficazes que possam solucionar de vez o problema de consumir álcool e dirigir.

Agenor Basso, experiência à serviço de Caxias

Basso: "A cidade precisa se apossar das suas atribuições.
A poder público sabe das suas responsabilidades"


Hoje os leitores vão conhecer um pouco sobre o fiel escudeiro de Alceu Barbosa Velho.

Por Laudir Dutra (laudfir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Agenor Basso, quase vinte anos dentro da política. Já foi de tudo dentro da política. Candidato a cargo eletivo, assessor parlamentar na câmara de vereadores de Caxias, conselheiro dos principais expoentes políticos de Caxias do Sul, como Kalil Sebhe Neto, Vinícius de Tomasi Ribeiro e Alceu Barbosa Velho.
Aliás, sobre Alceu abre sempre um parêntese para falar, pois desde que o mesmo foi conduzido á condição de vereador, (1996/2000), permanecendo até 2004 nesta condição, por ocasião do segundo mandato no legislativo, Basso foi seu assessor. Concomitante a isso, pensando única e exclusivamente em ajudar o partido, colocou seu nome à apreciação do eleitorado caxiense em 2004, onde obteve 906 votos.

Drops desvenda a moda outono/inverno 2013


Márcia apresenta as novidades para os presentes
Por Laudir Dutra
CAXIAS DO SUL – Algumas pessoas foram feitas para fazer exatamente aquilo que fazem. Parecem forjadas em torno das tarefas que para muitos parecem complicadas. Márcia Costa é dessas figuras que demonstram capacidade de realização e apresentam para o público, seja ele do tamanho que for, todo o seu conhecimento. Simplesmente consegue dar o recado de forma definitiva.
A noite do dia 28 de fevereiro, a última quinta do mês foi marcada por este evento, um workshop para apresentar o que será moda no outono/inverno 2013, proferido pela empresária, na Drops de Menta Flagship.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...