Gerente de Marketing da
Regional Sul, Edimilson Miguel de Faria, palestrou em evento alusivo ao Dia
Internacional do Voluntariado
A Natura, maior empresa de
cosméticos do Brasil desde 2006, com ummarket share de 22,8%, é reconhecida
internacionalmente por adotar práticas ambientalmente sustentáveis na
fabricação de seus produtos. A visão da empresa e o seu processo de
sustentabilidade foram apresentados na reunião-almoço da Câmara de Indústria,
Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), ontem, dia 2/12, pelo
gerente de Marketing da Natura Regional Sul, Edimilson Miguel de Faria. “A
Natura visa ao lucro, mas quer buscá-lo de forma sustentável”, frisou.
O modelo de gestão
sustentável da empresa está baseado em cinco pilares: definição e planejamento,
execução, monitoramento, educação e desenvolvimento e comunicação. A proposta,
segundo Faria, é gerar valor para todos os públicos, transformando desafios
socioambientais em oportunidades de negócios. Um exemplo disso foi o lançamento
da linha Sou, pensada do início ao fim para reduzir materiais e gerar impacto
ambiental mínimo. A linha utiliza 70% menos plástico e emite 60% a menos de
CO2, se comparada com embalagens convencionais do mercado. Outro exemplo é o
lançamento do Núcleo de Inovação Natura Amazônia (Nina). A ideia, nos próximos
sete anos, é dobrar o uso da biodiversidade da Amazônia, beneficiando mais de
dez mil famílias.
Para o executivo, a sustentabilidade é importante para a
perpetuação da organização, que acaba se tornando referência para fornecedores
e parceiros que também passam a adotar modelos de gestão mais
sustentáveis. “É preciso pensar o desenvolvimento de outro jeito, mudar o
padrão de consumo, porque o planeta Terra não é uma herança dos nossos país,
mas um empréstimo dos nossos filhos e dos nossos netos”, afirmou o palestrante.
A Natura tem receita líquida de R$6,2 bilhões, aproximadamente 1,5
milhão de revendedoras no Brasil e no exterior, presença na Austrália, Ásia,
América do Norte e Europa e 800 itens no portfólio de produtos. “Somos
reconhecidos como a 8ª empresa mais inovadora do mundo e lideramos a tecnologia
do uso sustentável da biodiversidade no setor de cosméticos”, revelou Faria.
A reunião-almoço foi alusiva ao Dia
Internacional do Voluntariado, que é comemorado em 5 de dezembro. Para saudar a
data, antes da palestra do executivo da Natura, a
presidente da ONG Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Ana Caravantes, falou
do trabalho da instituição. (Foto Júlio Soares/Objetiva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário