Escola de Educação Infantil Lápis de Cor completa um ano de atividades



Sempre antes das refeições, tem a hora da reza

Por Laudir Dutra – (laudir43@yahoo.com.br)
CAXIAS DO SUL - Colorir a vida com as cores que ela tem, cuidado, carinho, atenção, dedicação. Essas são palavras corriqueiras na Escola de Educação Infantil Lápis de Cor que este mês está completando um ano de atividades.
Não são poucas as vezes em que um pai ou mãe faz um questionamento sobre onde deixar seus filhos na hora que precisa sair para o trabalho ou inseri-los na sociedade, conviver com outras crianças para que aprendam fundamentos importantes como coleguismo, respeito pelo espaço do outro, disciplina ou até mesmo o momento certo para interferir ou se manifestar.
Hoje eu tive uma aula de carinho e pude voltar no tempo com as criaturinhas que fazem parte deste mundo chamado Escola Infantil. Vinte e quatro seres que refletem bem o cuidado e o diferencial quando se faz algo com amor e carinho.



A Escola de Educação Infantil Lápis de Cor é assim, administrada por um trio de irmãs e da mãe Maria D. dos Passos Prebianca, que sabem e querem o melhor para aqueles que são considerados seus filhos, pois esses seres convivem mais com eles do que os próprios pais biológicos, que saem de manhã para o trabalho e voltam apenas à tardinha.
Mas essa volta não é carregada de preocupações e ansiedade, pois eles sabem que li seus filhos estão bem cuidados, seguros, prontos para receberem um abraço, que na verdade é a extensão de tantos abraços que receberam o dia todo.
E assim a vida vai seguindo seu curso normal. Os Yuris, as Amandas, os Alans e as Patrícias crescem a cada dia, são gratas por receberem tanta atenção, ensinamentos que os pais, muitas vezes sem tempo, não conseguem dar.

A partir dos pequeninos...

...até os mais grandinhos...
A Escola de Educação Infantil Lápis de Cor, que ainda possui vagas em aberto, conta com os cuidados de Aline Prebianca, Caroline Prebianca e Lisiane Prebianca, que se dividem entre a faixa etária da criançada dos seis meses aos cinco anos e onze meses.

A integração é a mesma..
Localizada na Rua José Carlos de Anflor, 541, Bairro Kayser em Caxias do Sul, sofreu no início em função da sua localização, divulgação e dificuldade de conseguir bons profissionais, pessoas que realmente tenham identificação com as crianças.

"Colorindo o bem mais precioso"
A Escola funciona com todas as licenças exigidas pelo poder público e tem a certificação de Escola de Nível Classe A, a maior que uma entidade desta natureza pode receber.
Mas esse reconhecimento não veio do nada, afinal de contas, existe um longo caminho a percorrer até chegar nessa fase de consolidação de um nome.
A Lápis de Cor oferece cinco refeições diárias, Aulas de dança, Atendimento Pedagógico, Nutricionista, Turmas divididas por faixa etária, Cozinha Experimental, Aula de etiqueta, Projeto Pedagógico de acordo coma faixa etária da criança e está cadastrada no Conselho Municipal de Educação. A Lápis de Cor mantém convênios com a SMED e do Mão Amiga.

Júlia...

e Fernanda são só orgulho pelos trabalhinhos..

..mas Maria Valentina também já quer desenhar..
No ano passado desenvolveu um trabalho pioneiro onde as crianças puderem mostrar suas criatividades através do aproveitamento de materiais recicláveis como pets e embalagens de leite, sucos e extratos.
Atualmente a escola mantém uma horta e trabalha a sustentabilidade, uma forma de mostrar às crianças, futuros cidadãos, que tudo pode ser aproveitado desde que da maneira certa.
No mês de aniversário, atividades alusivas especialmente para as crianças, com brinquedos infláveis, atividades pedagógicas e recreativas.
 
Como surgiu a ideia de montar uma escolinha
“Sempre trabalhamos em função da criança, tivemos algumas experiências sendo funcionárias dos outros, então decidimos colocar em pratica tudo aquilo que aprendemos, mas agora em um projeto nosso. Aprendemos que o principal nessa profissão é gostar, saber a hora certa para tratar energicamente e também quando devemos dar muito carinho para as crianças. Acho que na verdade foi um sonho que se tornou realidade”, salienta Caroline, respaldada por Aline.“Temos a noção do nosso papel na vida dessas crianças, pois algumas estão entrando na fase mais difícil que é a transição entre a fralda e a utilização dos aparelhos sanitários. São ainda crianças acostumadas a conviver com os pais e isso se torna complicado no início, mas aos poucos vamos conseguindo fazer com que eles percebam que não vai mudar nada e que estaremos ali para também dar carinho e atenção a eles. Mas nesse processo é preciso a parceria dos pais e das professoras para que os objetivos sejam alcançados”.
DEPOIMENTO
“A educação dos nossos pequenos sem dúvida alguma, tem início em nossos lares, mas a continuidade de boa qualidade prossegue em um ambiente saudável, que propicie novos conhecimentos, novas descobertas, bons valores: a escola, ambiente onde regras, limites, respeito pelo outro e por si mesmo, são diariamente apresentados de forma simples, alegre e divertida, seja em uma descontraída roda de conversa, em uma troca de brinquedos ou ainda na partilha de uma fruta gostosa, estes gestos, sem dúvida, farão diferença na vida dos nossos pequenos, pois são exemplos dotados de amor que vai da cozinha à sala de aula que os marcarão.
Há oito meses a Família Lápis de Cor faz parte da minha família, em outras mais e algumas estão sendo acolhidas. É por toda essa dedicação, amor e respeito que parabenizamos esta instituição pelo seu 1º ano de lutas e vitórias, pois confiamos todos os dias os nossos bens mais preciosos, nossos filhos. Parabéns pelo sucesso!”.
Fernanda Varela – Mãe de Lívia Varela.
Vá conhecer e faça já a inscrição do seu filho, não é preciso um pré-agendamento da visita, basta se dirigir até o endereço acima citado ou ligar para o telefone 3226.1957 se preferir. O horário de atendimento é das 6h45min às 19h. Contatos podem se feitos pelo e-mail: eeilapisdecor@hotmail.com.
Escola de Educação Infantil Lápis de Cor, ‘Colorindo o bem mais precioso’. (Fotos Ponto Inicial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...