Bela da Quinzena: Jéssica Thomé, de Fazenda Souza para o mundo!



"Tenho muito orgulho de ter as raízes no interior de Caxias"
Por Laudir Dutra
Para a nossa alegria e a de nossos leitores, hoje a BELA DA QUINZENA é muito especial, assim como tantas que passaram por aqui. Estamos falando de JÉSSICA THOMÉ, de Fazenda Souza para o mundo.
Regida sob o signo de Aquário, 21 anos, solteira, manequim 38, 1,73 de altura, Embaixatriz da Festa da Uva 2012, amante da boa música tradicionalista, gaiteira de carteirinha.
A moça toca acordeom, adora a natureza, se identifica muito com o campo, com lugares do interior, tem muito apego pela família e acima de tudo, tem Caxias do Sul no coração.
“Nasci, vivi e me criei no interior da cidade, no Distrito de Fazenda Souza, e tenho muito orgulho disso, por isso não vejo outro lugar para se estar. Aqui é o meu lugar”

Sobre Jéssica


“Não tenho paixões clubística, estudo na Universidade de Caxias do Sul, onde faço o curso de Música. Antes fazia jornalismo, mas acabei trancando o curso. Até não estar formada em Música não tenho previsão de concluir ou voltar estudar jornalismo”.

O nível educacional dos candidatos caxienses



Carlos calcagnotto
Por  Carlos Calcagnotto
Entendendo o exercício de um cargo público, assumido através de um processo eleitoral, seja ele na esfera da área do Poder Executivo ou do Poder Legislativo e ainda até mesmo por meio de uma indicação para ocupar um cargo de confiança e/ou de assessoramento político, faz pensar uma pessoa comum, de quais critérios de qualificação são devidos ao contemplado para que o mesmo tenha maiores possibilidades de êxito na função pública.
À primeira vista pensa-se nos atributos de idoneidade, honestidade, franqueza, aberto ao diálogo, desprovido do interesse pessoal em detrimento do interesse público, disponibilidade completa e favorável à aplicação permanente da transparência da coisa pública.
Falar em idoneidade, logo se contrapõe à prática da corrupção passiva no exercício e favorecimento dirigido ao corruptor ativo de vantagens ou da obtenção ilegal de um bem público.
Claro está que no país que vivemos, onde a receita federal de países de primeiro mundo, ao negociar com outros países, emergentes ou de menor expressão, admite pagamento de propina lançada como despesa admitida pela lei tributária, diminuindo o lucro tributável nas grandes empresas multinacionais ou de alto poder econômico mundial.

Imagem do dia: um passeio de lancha na Bahia

As lanchas saem do cais da Baía de Todos os Santos de meia em meia hora

Por Laudir Dutra
DE SALVADOR/BA - Uma travessia a partir da Baía de Todos os Santos de lancha não há dinheiro nenhum que pague.
Quando o mar fica agitado, este meio de transporte é desaconselhado pela empresa que tem os direitos de explorar o serviço. Não se tem notícia de que alguma embarcação tenha sofrido algum tipo de acidente, porém, a segurança vem em primeiro lugar.
Estas lanchas são equipadas com boias salva-vidas para os 196 passageiros em média que são transportados de 30 e 30 minutos de um lado para outro, até às 19h. O valor da passagem é de R$ 4,00 de segunda a sexta. Aos finais de semana custa R$ 5,00. (Foto Ponto Inicial)

Guardar no coração apenas…



Família, parentes, primos, tios...saudades
Por Laudir Dutra
Tentativa em vão, nossa história de amor.
Um dia ao acordar percebi que algo havia passado
Que nossa distância estava aumentando, então
Quase que sem querer, comecei a chorar;
Percebi que tudo aquilo que eu havia sonhado
Todo o amor que planejei para nós dois
Se perdera em algum canto qualquer…

Tratamento de dores para grávidas: Quiropraxia durante a gestação traz muitos benefícios as futuras mamães!


A chegada de um bebê é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher. O período gestacional envolve mudanças físicas, hormonais e emocionais, assim, a futura mamãe deve estar atenta a tudo que se relacione com sua saúde. Dentro deste propósito de cuidados multidisciplinares podemos destacar a quiropraxia como uma parte essencial do programa de vida saudável da gestante.
A Quiropraxia corrige as subluxações através de ajustes, assegurando que a coluna espinhal funcione corretamente e que os nervos fiquem liberados de qualquer “stress”. O quiropraxista examina a coluna vertebral procurando desalinhamentos que podem causar interferência no sistema nervoso e afetar o trabalho do organismo inteiro. Tudo isso é extremamente importante para a gestante que precisa ter seu organismo o mais saudável e forte possível para suportar todo o processo de gravidez e parto. Os cuidados quiropráticos irão ajudar a garantir um ótimo funcionamento do organismo, mantendo ele no melhor nível possível sem interferência na coluna vertebral e no sistema nervoso.

Inadimplência – Paulo Pezzi


Paulo Pezzi
Não é segredo para ninguém, todo mundo sabe que Caxias do Sul tem acumulado um dos maiores índices de inadimplência no que se refere ao pagamento em dia das diversas obrigações ou dívidas contraídas pelos consumidores nas diversas classes econômicas. O disparate é tão grande que ao ponto de uma financeira local que trabalha especificamente com financiamentos de veículos automotores, ter procurado seus clientes para renovar as dívidas com algumas vantagens para os mesmos, pois o interesse maior é receber o dinheiro e não retomar o bem, pois nesse caso, todos sairiam perdendo, ela, que reaveria um bem deteriorado pelo uso e o cliente, que perderia o que já foi pago e o veículo, além é claro de ter o nome negativado nas instituições de crédito.
Tudo isso está ocorrendo porque, além de ter comprado o veículo usado a preço super faturado, o carro zero é mais negócio nesse momento, pelas inúmeras vantagens que se apresentam, com as prestações mais baratas do que um usado.
A financeira, no momento de fechar negócio, seja o produto que for, vai automaticamente ao encontro do aplicador, que neste momento também está com dificuldades de honrar seus compromissos.
Contudo, ela como agente que disponibiliza esse crédito, está mais exigente na hora de conceder em favor do cliente, pois sabe que ao aplicar mal, terá dificuldades de ressarcir o investidor.
Isso não ocorre somente com veículos, se estende para todos os bens de consumo, daí a necessidade de ser mais rigorosos na hora de emprestar dinheiro ou conceder crédito, pois a incidência de inadimplência é muito grande, as pessoas não estão conseguindo honrar seus compromissos no prazo marcado.
Diante disso tudo, sugiro então que cada vez mais as pessoas tomem as devidas precauções na hora de aplicar seu dinheiro ou adquirir qualquer tipo de bem durável ou não. Não é o momento para gastar, pois a crise ainda não chegou, é preciso se precaver para o que vem por aí.

Na Bahia tem o Memorial das Baianas de Acarajé


Na foto, Eunice com as baianas representando o Axé (esquerda) e Samba de Rodas (ao centro)
Por Laudir Dutra
DIRETO DE SALVADOR - A nossa reportagem foi recebida pela senhora Eunice Menezes de Oliveira, uma legítima baiana da gema, que falou com muita propriedade, apresentou todo o espaço e seu acervo, bem como da sua tristeza pelo mesmo ter ficado fechado ao grande público por um período para reformas. O mesmo foi reinaugurado no dia 25 de novembro de 2011 e de lá para cá, tem trabalhado no sentido de manter viva a tradição de visitação e fomentar o redescobrimento do espaço pelos soteropolitanos e também dos milhares de turistas que vêm de todas as partes do país e do mundo.
“Isso aqui é o nosso orgulho, ficamos tristes e sem noção do que falar e pensar. Sempre que alguns turistas procuravam a nossa sede, não tínhamos nenhuma informação e isso doía muito. Mas agora está tudo bem, acreditamos que tenha ficado muito melhor, mais bonito, digno das nossas tradições e cultura”, sintetiza.
Inaugurado em 2009, o Memorial das Baianas de Acarajé de Salvador integra o Pontão de Cultura criado em 2008, por meio de convênio entre o Iphan e a Associação das Baianas de Acarajé, Mingaus e Receptivos (Abam) com a finalidade de fortalecer ações de salvaguarda do ofício. Essas ações visam apoiar sua continuidade de modo sustentável por meio de melhorias das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução.
Localizado no centro histórico da capital baiana, o memorial é resultado de ações empreendidas por uma rede de parceiros constituída pelo Iphan, responsável pela articulação das ações de salvaguarda orientadas por sua Superintendência na Bahia e que envolvem ainda a Secretaria de Cultura do estado, na figura do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Iphan, responsável pela elaboração de projeto expográfico para o memorial.
A reformulação da área expositiva do memorial era antiga demanda da Abam, parceira na realização do inventário que embasou o registro do ofício como patrimônio cultural e em outros projetos de apoio ao artesanato associado à imagem e ao trabalho da baiana de acarajé, como os fios-de-contas, pano-da-costa e a roupa de baiana,  desenvolvidos pelo CNFCP.
Discutido com o grupo desde 2007, o projeto foi concebido para integrar os diferentes espaços do memorial, cozinha, sala de oficinas, salas de exposição, centro de referência,  numa perspectiva que potencialize a difusão dos conhecimentos e modos de fazer associados ao ofício da baiana. (Foto Ponto Inicial)

Cultura Brasileira: Conheça a história do Acarajé


Uma autêntica baiana prepara a iguaria mais procurada da Bahia. 

Aqui é tão comum quanto fritar um pastel na Pastelaria Rinati em Caxias do Sul

Por Laudir Dutra
DE VERA CRUZ, MAR GRANDE (BA) – Acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira feita de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frita em azeite-de-dendê. O acarajé pode ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru, quase todos componentes e pratos típicos da cozinha da Bahia. Assim como o abará.
História
Manuel Querino em A arte culinária na Bahia, de 1916, conta, na primeira descrição etnográfica do acarajé, que “no início, o feijão-fradinho era ralado na pedra, de 50 cm de comprimento por 23 de largura, tendo cerca de 10 cm de altura. A face plana, em vez de lisa, era ligeiramente picada por canteiro, de modo a torná-la porosa ou crespa. Um rolo de forma cilíndrica, impelido para frente e para trás, sobre a pedra, na atitude de quem mói, triturava facilmente o milho, o feijão, o arroz“.
O acarajé dos Iorubás da África ocidental (Togo, Benim, Nigéria, Camarões) que deu origem ao brasileiro é por sua vez semelhante aoFalafel árabe inventado no Oriente Médio. Os árabes levaram essa iguaria para a África nas diversas incursões durante os séculos VII a XIX. As Favas secas e Grão de bico do Falafel foram alternados pelo feijão-fradinho na África.
Acarajé de orixá
Acarajé, comida ritual da orixá Iansã. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo, enquanto je possui o significado de comer. No Brasil foram reunidas as duas palavras numa só, acara-je, ou seja, “comer bola de fogo”. Devido ao modo de preparo, o prato recebeu esse nome.
O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas,Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás. Mesmo ao ser vendido num contexto profano, o acarajé ainda é considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Por isso, a sua receita, embora não seja secreta, não pode ser modificada e deve ser preparada apenas pelos filhos-de-santo.
O acarajé é feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.
O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa está no ponto, fica com a aparência de espuma. Para fritar, use uma panela funda com bastante azeite-de-dendê.
Normalmente usam-se duas colheres para fritar, uma colher para pegar a massa e uma colher de pau para moldar os bolinhos. O azeite deve estar bem quente antes de colocar o primeiro acarajé para fritar.
Esse primeiro acarajé sempre é oferecido a Exu pela primazia que tem no candomblé. Os seguintes são fritos normalmente e ofertados aos orixás para os quais estão sendo feitos.
acará Oferecido ao orixá Iansã diante do seu Igba orixá é feito num tamanho de um prato de sobremesa na forma arredondada e ornado com nove ou sete camarões defumados, confirmando sua ligação com os odu odi e ossá no jogo do merindilogun, cercado de nove pequenos acarás, simbolizando mensan orum nove Planetas. (Orum-Aye, José Benistes).
acará de xango tem uma forma Ovalar imitando o cágado que é seu animal preferido e cercado com seis ou doze pequenos acarás de igual formato, confirmando sua ligação com os odu Obará e êjilaxeborá.

Imagens de uma viagem inesquecível


A chegada dos pescadores sempre reserva ótimas imagens
Por Laudir Dutra
SALVADOR - Algumas coisas que a vida jamais haverá de mudar. A volta para terra dos pescadores, depois de mais uma jornada de pesca. Mas essa foi produtiva, algumas arraias foram o prato principal do dia, mesmo que a chuva tenha atrapalhado um pouquinho. (Foto Ponto Inicial)
No cardápio de hoje, algumas arraias...

Imagens do dia: Navios, Igrejas e a Baía de Todos os Santos


DE SALVADOR/BA – Os navios ancorados próximos ao cais na Baía de Todos os Santos são visões que ficam para sempre na retina de qualquer um que chega ou sai de Salvador. Tem de bandeiras variadas, panamenha, russa, alemã, canadense, belga, americana e até cubana.
Quando as embarcações vêm das ilhas que circundam, é possível passar 10, 15 metros de distância dos mesmos. Uma ótima paisagem.
A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento foi construída no final do século XVIII e é um dos símbolos da religiosidade principalmente dos moradores de Itaparica, onde ela está localizada.
A Baía de Todos os Santos tem uma extensão maior do que a cidade do Rio de Janeiro e sua profundidade pode chegar, a partir de 9 metros na orla, até 42 metros de profundida em mar aberto. (Fotos Ponto Inicial)

O lugar da gente é onde gostamos de estar


Ilha de Itaparica_Marina

A vida é tão maravilhosa
Que às vezes nos remete a alguns questionamentos…
Quando chego na praia e avisto toda esta imensidão,
Tenho a sensação de que nada é estático, que tudo pulsa.
Olhando para a grandiosidade do mar, percebo que o lugar da gente,
É onde gostamos de estar, mesmo que sejamos de outro.
De alguma forma, de um jeito todo especial, singular até,
Não sei sinceramente o que Deus ainda reserva para mim…

Sobretudo é muito bom saber que existem
Estes lugares onde a vida não passa
Ou na melhor das hipóteses, passa tão devagar
Que não vemos, não percebemos.
Eles deveriam ser a última morada da gente…

Acho que vejo a vida de um jeito diferente agora.
Naquela que vislumbrei nesse período em que estive,
Não haviam esquinas, nem sinais de trânsito,
E o púnico semáforo era um farol e o apito
Anunciando a chegada de mais uma embarcação…

De todos os motivos, de todas as desculpas
Que encontro nos meus pensamentos e atitudes,
Posso pensar nos sentidos que podemos dar para a vida;
As pessoas simples vivem melhor, são mais reais,
E a vida que escolhi para mim, é desse jeito,
Simples, a passos lentos, com toda a imensidão
De um mar e seus atrativos que a natureza oferece…

Vou viver melhor daqui para a frente,
Hoje conheci um pouquinho mais da vida;
Sei que não existe pressa para chegar,
Não aconselho ninguém a lutar contra,
Apenas deixar se levar pelos encantos
E pelos caminhos que Deus nos oportuniza…
Laudir José Dutra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...