Do jeito que a vida quer



Importar-se com o seu lugar
Saber-se receptivo com mudanças
Entender melhor o significado
Da palavra viver…

Assim é a vida da gente, perceber…
Quem dera com uma mágica
Mandar para longe todo o mal;
Fazer-se notar, ter esperança
Deixar para trás velhas feridas
Partir do zero sem esperar,
Sem saber que um dia aconteceu
De tantos sofrimentos invadirem
A vida da gente…

Portadores de câncer e seus direitos





Carolina Vollmer
Escrevi este pequeno artigo, dirigido às pessoas que possuem câncer, para que estes pacientes tenham mais uma ferramenta em suas mãos, no sentido de tomarem conhecimento de seus direitos e os exercerem de forma digna.
Saibam, leitores, que a legislação brasileira assegura a pacientes com doenças graves e também, aos pacientes com câncer, uma série de direitos especiais. Não há como escrever e esgotar a matéria neste espaço, mas citarei aqui, alguns direitos que considero de extrema importância.
            Auxílio-doença: este benefício é devido a quem permanecer incapacitado para o seu trabalho, conforme estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho. Neste caso, é devido ao segurado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade. Contudo, para quem tem câncer, não há prazo de carência para se requerer o auxílio por aposentadoria ou invalidez. É claro que, neste caso específico, deve ser comprovado através de laudo médico, desde que o paciente tenha inscrição no Regime Geral da Previdência Social.
             Amparo social ao deficiente e ao idoso: O paciente com câncer tem direito a um benefício de assistência social, denominado benefício de prestação continuada, o qual será devido às pessoas que não possuem acesso aos benefícios previdenciários, sendo esta a única alternativa. O referido benefício garante 1 (um) salário mínimo mensal a pessoa portadora de deficiência e ou idoso com idade superior a 65 anos, desde que se comprove não possuir meios de promover a própria manutenção e nem tê-la promovida por sua família.
        FGTS (Fundo de Garantia por Tempos de Serviço) junto à Caixa Econômica Federal – Este fundo é devido ao trabalhador portador de neoplasia maligna (câncer) ou o trabalhador que possuir dependentes, registrados no INSS, acometido de neoplasia maligna.
            Liberação do PIS/PASEP junto à Caixa Econômica Federal. Também é devido ao trabalhador acometido de neoplasia maligna, bem como ao trabalhador que possuir dependentes, registrados no INSS, acometido de neoplasia maligna.
            Aposentadoria por invalidez – é devida ao segurado que, estando ou não em gozo do auxílio-doença, for considerado incapaz de reabilitação para o exercício da atividade que lhe garanta a subsistência. Se o segurado do INSS necessitar de assistência permanente de outra pessoa, a critério da perícia médica, o valor da aposentadoria por invalidez será aumentada em 25% a partir da data de sua solicitação.  
         Cirurgia plástica reparadora de mama – Para as mulheres que foram acometidas pelo câncer de mama, existe o direito de serem operadas para fins de cirurgia estética pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), desde que seja decorrente de mutilação do tratamento de câncer.
     Prioridade de atendimento – tanto nas demandas judiciais, como em estabelecimentos comerciais, bancários, etc.
         Isenção do Imposto de Renda na Aposentadoria – aplica-se aos portadores de câncer e outras doenças graves, mesmo que a doença tenha sido identificada após a aposentadoria. Faz-se necessário, para tanto, que seja emitido laudo oficial médico. Saliente-se, por oportuno, que o valor da compra de órteses e próteses pode ser deduzido da declaração anual do Imposto de Renda. Se a isenção for pedido algum tempo após a doença, é possível pedir a Restituição do Imposto de Renda pago nos últimos 5 anos.
            Por fim, não esgotando o rol de direitos, conforme supramencionado, destaco que o portador de câncer possui acesso aos dados do serviço médico, desde que seja realizado requerimento à instituição de saúde que detenha os dados do prontuário. Tal previsão encontra amparo no próprio Código de Defesa do Consumidor.
           Estes, portanto, são alguns exemplos a que os pacientes com câncer têm direito. Devem ser exercidos sempre que preencherem os requisitos previstos na Lei que contém cada benefício. Para tanto, há plena necessidade de que sejam bem orientados.
Carolina Vollmer Cervo
OAB/RS 57.251
Email: carol.vollmer@hotmail.com
Visite o blog da Advogada Carolina
Telefone: (54) 81336313

PMDB bate o martelo e escolhe Feldmann para ser vice na chapa encabeçada por Alceu


Antônio Feldmann tem assim uma ascensão meteórica na política...
Por Laudir Dutra
CAXIAS DO SUL - Depois de muitas reuniões, conversas desencontradas, discussões exaustivas, finalmente o PMDB tomou a decisão: Antônio Feldmann é o pré candidato a vice prefeito na chapa com o deputado estadual Alceu Barbosa Velho.
Ao que parece, todos os prazos se esgotaram e a pressão por uma definição era inevitável, uma vez que alguns partidos já estão definidos, com nomes escolhidos e possíveis alianças há pelo menos 30 dias. (No caso do PT este tempo é diminuído em função da troca de nomes, Marisa Formolo por Pepe Vargas).
Nos últimos dias, duas reuniões importantes foram realizadas na sede do partido. A primeira onde quase todos os membros do diretório estavam presentes, menos a deputada estadual Maria Helena Sartori.
A segunda e aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, com a condução da presidente do partido Geni Peteffi, que teve um trabalho incessante e difícil, pois tinha igualmente a difícil tarefa de aglutinar o grupo, pois não havia unanimidade, nem pelo nome e nem tão pouco pela forma de condução, pois os grandes nomes da sigla no estado e também ilustres caxienses Pedro Simon e Germano Rigotto, gostariam de ver o PMDB disputando com candidatura própria. No fim, o acordo foi selado e enfim, depois de votação secreta, (37 votos a favor e 8 contrários) saiu referendado o nome de Feldmann.
Antonio Roque Feldmann nasceu em 17 de setembro de 1968 em Guaporé, é filho de Nilo José Feldmann (hoje com 77 anos) e Zulmira Casagrande Feldmann (já falecida). Já foi picolezeiro, engraxate, vendedor de ramos de oliveira e também coroinha. É casado com Gisleine Reis da Rosa Feldmann, pai de duas filhas, Sabrina e Manuela.
Ex seminarista, jornalista, começou a trabalhar em jornais locais, como o “Semanário” e a “Gazeta em Dia”, onde escrevia matérias, entrevistas com pessoas, batia fotos, entregava jornais, vivenciando assim as rotinas de uma redação de jornais. Em 1991 ingressou no extinto jornal Folha de Hoje na editoria de esportes.
Em 1995 recebeu o convite do Jornal Pioneiro para atuar como diretor de economia. Em 1996, foi convidado pelo então eleito deputado estadual José Ivo Sartori, o que acabou aceitando para atuar na sua equipe de assessores, mais especificamente no setor de comunicação. “Foi um momento em que tive que refletir muito, pois teria que mudar completamente de trajetória”, salienta.
Em 2004, quando da vitória de Sartori à prefeitura, Feldmann foi coordenador da Assessoria de Comunicação e posteriormente foi conduzido ao cargo de Secretário de Cultura, onde permanece até hoje. (Foto Ponto Inicial)

Kelin Zanette: “Foi bom participar e saber que a Festa da Uva mostra exatamente aquilo que somos…”


"Não planejei nada, as coisas foram acontecendo naturalmente..."
Por Laudir Dutra
“Participei de projetos de mini empresas, tenho 21 anos, sou solteira, estudo na UCS (Engenharia de produção), estou no oitavo semestre. Pesquisei sobre o curso que queria fazer, gosto de ciências exatas. Quero aplicar a teoria na atividade dos meus pais, que são agricultores”.
Percebe-se que não é a opinião de alguém que está aí para fazer número ou ser mais uma na multidão. Esta é a Princesa Kelin Zanette versão simples, raízes fortes e grande identificação com o seu lugar.
Nos contos de fada, as princesas vivem em seus castelos cercados por montes e vales onde o único barulho é o riacho correndo e os cantos dos pássaros. Parece que Kelin pode ser vista assim. Entre vales e montanhas está a sua casa, na localidade de São Gotardo.
Entre pés de caqui e parreirais de uvas, divide seu tempo entre a colheita do produto, que é exportado para outro estado como Santa Catarina. Ela seleciona, classifica e acompanha todo o processo. Conhecedora do caqui está aperfeiçoando ainda mais seus conhecimentos para em breve poder ajudar de forma mais definitiva na propriedade da família.
Mas antes, uma pausa para falar à reportagem do Ponto Inicial. Kelin está de malas prontas, juntamente com as outras meninas da corte, viaja para o Peru, quando no período de 26 a 29 de maio, mostrará um pouco da Festa da Uva naquele país. Após, provavelmente na primeira quinzena de maio, embarca para a Itália e curte as belezas de lá. Ficará 17 dias (cinco dias por conta do prêmio) hospedada na casa dos dias a maior parte do tempo. Nesse meio tempo, uma passadinha pela Suiça.
Kelin: Simplicidade e apego às suas raízes..

Aline Casagrande: “Para mim, ser princesa tem o mesmo ou mais significado do que ser rainha…”


"Além da realização de um sonho, a oportunidade de representar a cidade..."
Por Laudir Dutra
Há pouco mais de um mês e meio acabou a Festa da Uva 2012, agora se pode com calma avaliar tudo aquilo que aconteceu. Algumas pessoas podem fazer considerações sobre o evento e tudo o que o cercou. De fato, foi marcante a presença do trio de soberanas, os rostos mais destacados e mostrados de todos os tempos.
Pode até parecer exagero falar sobre a quem foi atribuída a maior responsabilidade sobre o sucesso ou o fracasso do evento que atraiu mais de 800 mil pessoas diretamente, sem contar com os outros milhares que receberam convites para se fazer presente, que conheceram um pouco a Caxias que é de todas as etnias.
Em todos os lugares a Festa da Uva esteve, seminários, eventos de turismo, workshops, feira de modas, de gastronomia, dentro e fora do Brasil. Pelo Rio Grande afora nem se fala. E em todos eles, a presença marcante da Rainha e Princesas, Roberta Veber Toscan, Aline Casagrande e Kelin Zanette.
Então não é exagero dizer que o sucesso da Festa deve-se basicamente ao desempenho dessas meninas, que deram a cara para bater, ouviram elogios, muito mais do que críticas. Sofreram com o resultado que elevou-as à condição de Trio de Soberanas da Festa da Uva 2012.
Hoje o Ponto Inicial resgata e faz justiça a duas personalidades que são a cara da Festa da Uva, pela simplicidade, pelo encanto despertado principalmente pelas crianças que tiveram a oportunidade de tocar, de estar perto e de ouvir palavras de carinho. Como disse Aline, “Ser princesa da Festa da Uva teve mais significado para mim do que ser rainha, afinal, o papel de má das histórias dos contos de fadas sempre fica por conta das rainhas”.
ALINE CASAGRANDE valoriza bastante esta participação e se emociona sempre que relembra todas as passagens que teve a oportunidade de compartilhar com as outras amigas, Roberta e Kelin.
"Devemos ajudar a divulgar a cidade e não atrapalhar..."

Michele Borges Dartora: “O Bela da Quinzena prova que idade não impede a beleza”


Por Laudir Dutra
O quadro que deu certo! Revelamos aqui alguns rostos até então desconhecidos para muitos. O Bela da Quinzena se consolida e traz de volta a possibilidade de simples pessoas falarem um pouco sobre a sua vida e tudo o que a cerca.
Hoje, Michele Borges Dartora, uma geminiana de personalidade forte, de atitudes que vão além de uma simples entrevista, pois não é fácil falar de uma vida em comum, da casa, dos filhos e da carreira, construídos ao longo dos seus 34 anos de idade. Está surpreso? A equipe do Ponto Inicial não, por isso a singularidade desse quadro.
Abaixo, você leitor tem a oportunidade então de aprender um pouco mais e também fazer considerações sobre diferentes estilos e personalidade que desfilaram por aqui.
Michele é casada, tem três filhos, formada em Direito pela UCS em 2005 e se diz à frente do seu tempo. Comunicativa ao extremo, rígida com seus valores e pés no chão quando o assunto é alçar novos voos, tanto na carreira quanto no seu cotidiano.
“Optei por ter filhos quando recém me formava na universidade. De cara vieram gêmeos, responsabilidade dobrada e uma escolha que não deixou arrependimentos. Agora seriam mais duas vidas que estavam sob os meus cuidados. Abdicar da profissão que escolhi? Que nada, precisei dar um tempo apenas, em seguida devo retomar meus estudos, fazer algum tipo de especialização e entrar com tudo naquilo que me preparei, investi a vida toda”.
Michele participa assiduamente na igreja católica onde é oradora. “Meu projeto é ser catequista, mas meu sonho acalentado é participar da Jornada Mundial da Juventude que acontece no Rio de Janeiro em 2013. Sempre tive vontade de estar presente nesse que considero o maior encontro de jovens dentre todas as igrejas”.

Alaor Oliveira: A voz do rádio emprestada à política


Por Laudir Dutra
Você conhece as pessoas realmente, sabe suas origens, família? Quantas vezes você ouviu alguém falar que o fulano, o beltrano fez isso ou aquilo, fora das suas atividades ‘normais’?
Nesse caso cabe a pergunta e a pertinência se faz necessário. Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Ou seja, quem veio primeiro, o político ou o locutor de rádioAlaor Oliveira.
A iniciativa é tornar público o paralelo entre profissões distintas desempenhadas pela pessoa pública, dessas que você vê na televisão, no plenário da câmara de vereadores, na rua, em um evento social ou no rádio, sem imaginar que por trás daquele rosto, daquela voz, existe outra pessoa ou personagem. Poderia ser um chefe de família ou um anônimo qualquer, que no seu tempo, no seu espaço, faz toda a diferença.
Alaor Oliveira começou suas atividades no rádio há muitos anos atrás, mais especificamente em 1975. Natural de Montenegro, na capital gaúcha conheceu alguns incentivadores e seus mestres, Marne Barcelos, o maior deles e outros ícones da voz. “Quando eu era menino ouvia muito o Dilamar Machado que fazia o tipo de programa que eu faço, que é abrir o estúdio para o público e recebê-lo com o programa ao vivo. Aprendi muito com essas pessoas.
Mas não foi nada fácil no início, meu pai me questionava muito sobre atuar no rádio e ainda por cima no AM (Amplitude Modulada), que segundo ele, estava com os dias contados, pois tudo se moderniza e daqui a pouco vão fechar esse tipo de emissora. Mas para a minha felicidade e insistência, isso acabou não acontecendo e até hoje estamos atrás do microfone”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...