Prefeito Alceu Barbosa Velho apresenta o time que sai jogando


Na foto oficial, ausência de José Pascual Dambrós (Foto Luiz Chaves)

Por Laudir José Dutra
CAXIAS DO SUL - Nenhuma grande surpresa aconteceu no anúncio dos novos secretários de governo que a partir do dia primeiro de janeiro atuarão na nova administração, que tem á frente o prefeito eleito Alceu Barbosa Velho e o vice Antônio Feldmann.
O que para alguns pode ter sido uma surpresa o fato de Renato Oliveira do PCdoB, declaradamente oposição no último pleito político municipal, ter sido escolhido para atuar na pasta da Habitação, mas, levando em conta o grande trânsito que o vereador tem junto a todas as correntes políticas, o fato não tem muita relevância.

O que importa pelo menos para Alceu Barbosa Velho é ver aumentado o leque de partidos que compõem a base aliada, que 17 siglas, conta agora com 19, somando-se aí, mesmo que não no primeiro escalão, o DEM, que deve receber cargos no segundo escalão, diretoria ou assessoria.
O palco escolhido para fazer o anúncio foi o Hotel Samuara, na manhã do dia 15 de dezembro, que recebeu ainda todos os eleitos e escolhidos para uma grande confraternização que ficará marcada como O Dia do Anúncio.
Sem formalidade alguma, todos os escolhidos dividiram espaço com a imprensa, que atentos ouviram um breve pronunciamento do prefeito Alceu Barbosa Velho. Na sua fala inicial, evidenciou que algumas escolhas foram pessoais, embora poucas, mas que prevaleceu basicamente aquilo que já havia mencionado desde antes do início da campanha em julho de forma oficial. “Quem ajudou a ganhar, vai governar”, este foi o desfecho de tudo.
Alceu, observado por Toninho, anuncia os novos secretários (Foto Luiz Chaves)

“Muitas pessoas teriam condições de governar junto conosco. No universo de 38 mil eleitores, pelo menos 300 mil reúnem as condições de trabalhar por Caxias, mas temos que cumprir com aquilo que estabelecemos desde antes mesmo das eleições acontecerem, demos prioridade àqueles que construírem esta vitória nas urnas. Partimos do princípio de não priorizar a ficha de filiação partidária e sim a competência para desenvolver com tranquilidade uma atividade e assim fizemos.
Observamos também as questões envolvendo os vereadores eleitos e a nominata de cada partido para realizar as escolhas, acredito que acertamos na escolha”, reiterou Alceu, escalando assim o time que sai jogando desde o primeiro dia de 2013. A única ausência foi a do Secretário da  Agricultura Pecuária e Abastecimento – Araí Horn, que por motivos familiares, faltou.
Manoel Marrachinho - Chefe de Gabinete

Agenor Basso - Governo Municipal

Victorio Giordano da Costa - Procuradoria

Paulo Dahmer - Receita Municipal

Alexandra Baldisserotto - Coordenadoria de Educação

Carlos Burigo - Gestão e Finanças

Renato Oliveira - Habitação

Francisco de Assis Spiandorello - Desenvolvimento Econômico Trab. e Emprego

Dilma Maria Tonolli Tessari - Saúde - SMS

Jaqueline Bernardes - Recursos Humanos e Logística

Marlea Ramos Alves - Educação - SME

Adriana de Lucena - Turismo

Gilberto Boschetti - Planejamento - SEPLAN

Edson Néspolo - Festa Nacional da Uva

Paulo Franzói - Instituto de Previdência Municipal - IPAM

Washington Stecanela Cerqueira - Esporte e Lazer

Valter Augusto Webber - Companhia de Desenvolvimento Caxias

Zulmir Baroni Filho - Trânsito, Transporte e Mobilidade

Marles Andreazza - Fundação de Assistência Social - FAS

Arai Horn - Agricultura, Pecuária e Abastecimento

João Wianey Tonus - Secretaria da Cultura

Fabio Vanin - Urbanismo

Roberto Soares Louzada - Segurança Pública e Proteção Social

Adiló Angelo Didomenico - Obras e Serviços Públicos

Edio Elói Frizzo - Samae

Adivandro Rech - Meio Ambiente
José Pascual Dambrós - Coordenador do Orçamento Comunitário

Alceu fez algumas considerações sobre algumas escolhas pessoais, principalmente com relação à coordenadora de comunicação que é a sua esposa.

“Quero deixar bem claro e cabe aqui um parêntese. A Alexandra é minha esposa e não estamos entrando numa situação para que possamos nos beneficiar. Ela é uma servidora, trabalha na Secretaria da Agricultura e por iniciativa dela, o salário que ela ganha será o desta atividade como servidora. Por sua sugestão, abriu mão do que ela receberia sendo cargo de confiança no meu governo e continua com aquilo que recebe sendo servidora. Fiz questão de esclarecer para que no futuro não haja nenhuma dúvida quanto a isso”.
Nos próximos dias deverão ser de conhecimento público os cargos de segundo e terceiro escalões da próxima administração. A mudança ou não da fotografia deste governo, vai depender basicamente da aceitação ou não do público que elegeu as pessoas que estão na linha de frente.
Para aqueles que já são servidores, isso não deve ser problema algum, pois conhecem a máquina pública e toda a sua engrenagem, foi isso que Alceu tentou fazer quando compôs o governo. Resta saber se as peças vão dar a resposta necessária para fazer valer a pena todo o esforço empreendido para chegar até o presente momento.

A imprensa opina

“Temos que aguardar os primeiros seis meses para sentir a sintonia. Sabemos que existem cobranças que estão represadas. A conciliação da parte técnica com a política, foi a preocupação de corresponder às expectativas.
Ainda não posso avaliar como o eleitorado vai receber o fato de que ele elegeu o vereador para trabalhar a seu favor na câmara, casos do Adiló, Washington e principalmente do Renato Oliveira, que vem de um partido que fez duros ataques ao Alceu durante a campanha. Mas não faço nenhuma ressalta aos nomes escolhidos, vamos dar tempo ao tempo. – Paulo Ruffato – Jornal Uno Fato.

“Um secretariado que confirma a cara do novo prefeito, pois são 16 novos nomes que terão a incumbência de trabalhar pela cidade. Na hora de escolher para valer, ele escolheu aqueles que são da sua confiança.
A meu ver, a saúde será o tendão de Aquiles desta nova administração, pois foi a pasta que mais recebeu críticas no governo Sartori e deve, portanto receber as maiores atenções da próxima gestão.
No turismo preponderou a questão política, até pela representatividade na Câmara de vereadores. Mas em linhas gerais, devemos dar crédito às escolhas do Alceu e esperar o andar da carruagem”. Márcio Serafini – Jornal Pioneiro/Rádio Gaúcha FM
“Achei que o prefeito contemplou as questões técnicas e partidárias, este arranjo ficou equilibrado.
A permanência do Carlos Búrigo nas finanças é um indicador de que as coisas andaram bem e que as contas estão equilibradas.
Não posso deixar de acreditar que a escolha de uma médica ginecologista para a pasta da Saúde tenha sido muito acertada, pela competência que a Drª Dilma possui. Em linhas gerais, foram escolhas bem interessantes que podem dar certo sim, pelo menos é esta a minha opinião”. Oli Paz – Nossa TV Canal 20.
“Me surpreendeu positivamente as escolhas do Alceu, pois trabalhávamos com nomes que não agradavam a população e nem a mídia. Achei extremamente técnico e contemplou nomes novos que terão o respaldo dos mais experientes.
Outro bom sinal foi a escolha de uma médica competente na Saúde e a condução do Renato Oliveira do PCdoB para a Habitação. Este espírito agregador agrada muito.
De resto, se os egos se acomodarem existe uma grande chance de manter e até melhor a qualidade no próximo governo”. Márcio Schenatto – TV Caxias Canal 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...