Festa da Uva – Desfile Cênico Musical vai emocionar a todos


CAXIAS DO SUL – Uma tradição que iniciou na Festa da Uva de 1932 e segue até hoje retrata a vida e os costumes daqueles que colonizaram nossa região. Na edição 2012 teremos um Corso Alegórico diferente. Será um Desfile Cênico Musical, focando o tema da festa “Uva, Cor, Ação – A Safra da Vida na Magia das Cores”. Serão oito apresentações, todas noturnas, às 20h30min com duração prevista de 1h30min cada.
O desfile contará com cerca de 16 cenários alegóricos: seis sobre chassis, 4 sobre plataformas e seis módulos médios sobre rodas. No total, serão 45 módulos móveis no desfile e alguns destes formarão uma cena final em frente à Praça Dante Alighieri.
Cerca de 1,5 mil figurantes estarão divididos em quatro quadros: Acolher, Plantar, Transformar e Celebrar. No bloco Acolher a Festa da Uva e a cidade acolhem os participantes, com boas vindas, com apresentação de atrativos culturais e turísticos, além da distribuição de uva ao longo do percurso.
O bloco Plantar apresenta o setor primário da economia caxiense na época, o trigo e a uva, passando pelo início da formação da colônia com suas casas, igrejas e escolas. Na fase Transformar, a uva se torna vinho, o trigo em pão e o metal em utensílios, apresentando a evolução, a conquista do bem estar e a entrada da TV a cores no país. A tecelagem, representada por Galópolis, também estará presente nesta fase.
A Celebração acontece no último bloco com a mesa farta, o convívio entre as pessoas, a alegria e a esperança de futuro. O sonho das vindimeiras continua presente nos sonhos das soberanas. E a uva reina do início ao fim.
O percurso também sofreu alterações. O desfile vai iniciar na Rua Andrade Neves e terminar na Praça Dante Alighieri, na Rua Sinimbu, esquina com a Dr. Montaury, com música e espetáculo cênico ao vivo com a Orquestra Municipal de Sopros, Coral Municipal, Cia. Municipal de Dança e artistas caxienses.
A dispersão dos figurantes será na Rua Os 18 do Forte com esquina na DR. Montaury. A primeira reunião geral com todos os figurantes aconteceu no início deste mês. Os ensaios dos quadros coreografados e a confecção dos figurinos já iniciaram.
As arquibancadas montadas na Praça Dante terão capacidade para quase 2 mil pessoas, totalizando 40% a mais de espaço do que na edição de 2010. Serão 1720 espectadores na Arquibancada 1 e 198 espectadores na Arquibancada 2. Os assentos são todos marcados e as arquibancadas cobertas. Os bilhetes já estão à venda somente pela internet.
A Festa Nacional da Uva 2012 será realizada entre os dias 16 de fevereiro a 4 de março.

Datas dos desfiles
Dia 16 de fevereiro, quinta-feira de abertura da Festa
Dia 17 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval
Dia 22 de fevereiro, quarta-feira
Dia 24 de fevereiro, sexta-feira
Dia 25 de fevereiro, sábado
Dia 29 de fevereiro, quarta-feira
Dia 2 de março, sexta-feira
Dia 3 de março, sábado
Ingresso Arquibancada 1 R$ 25,00 por pessoa.
Ingresso Promocional Arquibancada 2 : R$15,00 por pessoa
Fotos Luiz Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...