Drops de Menta realiza seu primeiro desfile Moda Casa de 2012

                      
CAXIAS DO SUL - Antes de qualquer coisa que se possa dizer, ressaltar a presença maciça de clientes e amigos na noite de 26 de janeiro nas dependências da Drops Flagship localizada na RS 122.
    O ponto alto da festa, além é claro de todo o clima que envolveu a mesma, o primeiro desfile do ano, Drops de Menta Moda Casa, que atraiu os olhares dos presentes, convidados especiais da empresária Márcia Costa e do esposo Adriano Medeiros, que mais uma vez deram uma mostra do porquê dos empreendimentos da marca dar tão certo.
   Para dar ainda mais ênfase ao evento, as presenças dos arquitetos e decoradores renomados da cidade, incluindo a Presidente da Sala de Arquitetos, Bianca Franco, além de Adriana Karkow, Jéssica De Carli e Felipe Azevedo, Tatiana Biff e André Rigoni, Viviane Valduga e Vera Fabris para compor espaços na passarela da Flagship.
   Na passarela Ariane Cerqueira, Elisa Salvador, Marcele Pulita, Stefânia Demori e Felipe Medeiros, que desfilaram roupas e acessórios que completam ambientes intimistas, como para mesa e banho.
   Recém chegada da Feira Internacional de Design de Miami – EUA, Márcia Costa, trouxe novos conceitos, entre eles, servir fingers foods especiais com o design e requinte, elaborados especialmente para a noite. Os sabores estiveram a cargo dos chefs Marving Carvajal e Adriano Medeiros.
    Na parceria, a Todeschini com a Coleção Vida, inspirada no bem viver, com ambientes coloridos e cheios de vida. E Casa Vitra que presenteou os convidados sorteando seu lançamento, o cooktop da linha Premium. A Dunamis flutuou mais imaginação através dos seus espumantes aos convidados. As fotos ficaram nas mãos da Objetiva Fotografia e o som dos Djs da Matinê Sunset, que com as pick ups mais tocadas no cenário mundial, embalaram a noite.
    Márcia Costa agradeceu a presença de todos, convidando-os ainda mais para curtir irreverência e novidades que freqüentemente aterrissam por aqui.
“Começaremos cada vez mais criar eventos inovadores que nos oportuniza a participação de vários parceiros, como todos puderem ver aqui hoje. Nosso objetivo é que cada vez mais as pessoas tenham a oportunidade de algum tipo de interação com aquilo que está em voga cada vez mais em nosso dia a dia.
Esse evento e a presença de tanta gente, só vêm nos incentivar para que cada vez mais tenhamos esses discernimentos em cima do trabalho que realizamos na Drops. É viável fazê-lo quando temos tantos parceiros que apostam nas nossas iniciativas.
   O segredo para todo o nosso sucesso não poderia te dizer, mas posso te garantir que tudo o que a gente faz é com carinho, amor e muita dedicação”, finaliza
   Pela terceira vez a Drops realiza este tipo de desfile e cada vez existe um incremento inovador. A reportagem teve a oportunidade de acompanhar um dos eventos de 2011 e de lá para cá, com certeza houve avanços, num cenário que remete a continuação de algo que já nasceu vencedor.
   Arquitetos e decoradores participaram ativamente, dando cenários de composição de ambiências, com muita criatividade e irreverência, agradando a todos os presentes.

Adriana Karkow, arquiteta, define sua linha de atuação

“As cores envolvem o espaço, a luz aconchega e o design inova. A luz sempre dá um aconchego, o BM estar, o bem estar, o bem viver, é preciso valorizar os espaços e pensar nos detalhes para valorizar este item fundamental em qualquer ambiente.
Nos dias atuais, o que está mais em evidência é o composto, existindo um ecletismo muito grande nesse sentido. Felizmente o design industrial está acessível a todos os gostos, padrões e faixas de rendas. Não existe nenhum tipo de preconceito ou elitização, todos podem utilizar e se beneficiar da arquitetura”.
Adriana, 38, é casada, mãe da primeira filha, Laura de apenas dois meses e meio de idade, se formou na UNISINOS, fez mestrado em Barcelona. Porto alegrense de nascimento e caxiense de coração, pois desde o seu primeiro ano de idade mora por aqui, consegue conciliar com tranqüilidade as duas tarefas que tem na vida. “Quando gostamos daquilo que fazemos, fica fácil conciliar o trabalho com a vida doméstica”.

Jéssica De Carli e Felipe Azevedo, arquitetos

“Do café da manhã, à noite da balda, só a Drops de Menta acompanha você. Com essa frase podemos definir o que essa marca representa e nós tentamos definir nossa participação da forma mais simples e possível, ou seja, aquilo que as pessoas mais querem nos dias atuais.
Tudo está em constante mudança em função da crise mundial e do grande crescimento econômico chinês que coloca seus produtos de boa qualidade, para o mercado brasileiro especialmente falando, de forma definitiva.
Mas voltando para o nosso foco principal que é a arquitetura, podemos afirmar que ser chique é voltar às origens, com naturalidade e simplicidade. Hoje o chique é ter tempo para sair, curtir a família, ficar com as crianças, curtir a vida em família.
As pessoas estão à procura de conforto das coisas básicas dentro de casa, estar em contato com a terra, andar de pés descalços sem nada para atrapalhar isso e nós profissionais, estamos aí para proporcionar e ajudar nesse sentido. Com o grande boom da compra de imóveis, a criação de grandes conglomerados imobiliários, os espaços estão sumindo e só agora as pessoas estão dando valor àquilo que possuíam e não aproveitavam, então a natureza ganhou um valor imenso e os espaços precisam ser melhores aproveitados dentro de uma casa. O nosso luxo é ter convivência e tempo”.

Tatiana Biff e André Rigoni, arquitetos parceiros na vida e na profissão

“Quem precisa mais de arquiteto é quem tem menor poder aquisitivo, pela necessidade de não errar. As pessoas precisam estar abertas ao diálogo, trocar idéias para acertar naquilo que entenderem ser necessário para o seu bem estar, mas nós arquitetos temos que saber interpretar as suas necessidades.
Em primeiro lugar antes de tudo, saber a faixa de investimento do cliente e a sua disponibilidade de gasto. Não existe cliente difícil de agradar, por isso frisamos, o diálogo é fundamental para interpretar os sinais que ele está nos emitindo, salienta Tatiana.
Já para André, os pontos de vista precisam estar sintonizados, pois há diferenças de pensamentos. “Procuramos não levar o trabalho para dentro da nossa casa, mas trabalhando juntos, isso nem sempre é possível de separar. Mas alguns cuidados é preciso tomar sim, a visão feminina e a masculina são distintas. Mas estamos cientes da importância do nosso trabalho dentro de um universo vasto, existe trabalho em profusão e temos que estar focados naquilo que nos propusemos a realizar”, falando de um fato inusitado, que só acontece aos grandes profissionais. “Certa vez um cliente ficou tão satisfeito pelo trabalho realizado, que nos deu uma ‘gorjeta’, finalizou entre risos.
Mas uma coisa os dois concordam e muito, “Consciência é o único caminho nos dias de hoje. Acreditamos que um produto mais barato também pode resolver em detrimento de um mais caro. Bom gosto não significa gastar mais e sim empregar bem e ter funcionalidade”, salienta Tatiana.
Os dois se conheceram nos tempos de faculdade, cursaram Arquitetura na UNISINOS. Ele em 1988 e ela em 1991, casaram e depois de formados, foram trabalhar juntos.

Viviane Valduga, decoradora de ambientes e de vidas

“Me inspiro na introspecção para desenvolver meus projetos. Temos que ter um momento só nosso, para pensar, curtir o silêncio e se desligar do trabalho. Uma fonte, um cheiro gostoso e um momento intimista”, salienta, definindo tendência. “Tendência é o estilo de cada cliente. Cada um tem o seu jeito e o seu gosto. Tendência existe, mas existe na mesma proporção, muitos rótulos.
Por exemplo, na questão financeira, cada um tem o seu limite e o seu teto para gastar. Não faço distinção, podemos compor ambientes agradáveis com poucos recursos e mesmo assim ficar sofisticado. Um velho adágio popular diz que, gostos, cores e amores cada um tem o seu em particular e não discutirmos. Mas eu não gosto de misturar materiais, prefiro a arte pura. Transformação existe em qualquer peça, seja ela nova ou velha ou bizarra, o que vale realmente é estar à vontade e curtir ao máximo o ambiente criado, não apenas fazer para mostrar aos outros e sim gostar de estar nele”.
Viviane Valduga realizou curso de Decoração em 2001, natural de Santa Catarina, São Lourenço do Oeste e com raízes caxienses, pois a família é daqui.

Bianca Franco e Vera Fabris, uma dupla afinada

Uma completa a outra e vice versa. O primeiro estágio de Bianca foi ao escritório de Vera e após uma parceria que dura até hoje. Sobre os motivos expostos na apresentação do evento da Drops, a simplicidade e a boa impressão para quem está chegando. “Pensamos em um hall de entrada de uma residência, com elementos de design para a colher pessoas que nos visitam, um ambiente de chegada. O mais importante nisso tudo e em todos os motivos da arquitetura é a necessidade de cada cliente, em função daquilo que ele precisa, harmonizando de todas as formas. Importante saber sempre, sendo o primeiro passo, qual a disponibilidade financeira do cliente para que possamos fazer um diagnóstico mais preciso das suas reais necessidades. Mas uma coisa é tranqüilo, sempre haverá uma saída e uma alternativa para qualquer anseio, com resultados satisfatórios e com a satisfação do contratante”, salienta Vera, que ressalta o compromisso com o meio ambiente. “A questão da sustentabilidade tem um peso muito grande. A iluminação, por exemplo, é fator preponderante no nosso trabalho, tanto que existe todo um cuidado na hora de comprar lâmpadas, a economia se torna uma coisa natural. Existem algumas que são super econômicas e agregam mais poder de luminosidade, com designs modernos e inovadores, tornando ainda mais interessante o projeto”, salienta.
Bianca por outro lado não vê problema em uma sociedade, mesmo que as idéias sejam diferentes. “Temos que ter flexibilidade nas idéias, quanto mais informação, mais enriquece o nosso trabalho. Nessa área, é fundamental que tenhamos bastante informação e diálogo.
Em um determinado momento, chegamos a fazer parte da escolha do terreno do cliente, acompanhamos por diversas vezes as incursões em imobiliárias. Isso cria uma relação de confiança com o contratante o que nos permite fazer parte da escolha de muitos itens do imóvel. Esse parêntese feito ilustra a importância do profissional. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão buscando a arquitetura para viver bem, com espaços funcionais, afinal de contas, é o último lugar que elas querem estar, com segurança e feliz”.
Ambas entendem que tudo deve ser acompanhado de perto para não haver equívocos. “É preciso aceitar o que ela quer, mostrando o caminho a ser seguido. Nós, enquanto arquitetos ou em qualquer outra atividade comercial, temos que gostar daquilo que estamos prestes a vender, afinal, é o sonho de uma vida inteira. O arquiteto vende sonhos”, frisa Vera. Para Bianca, “Todo cliente acrescenta alguma coisa no nosso trabalho, cada um é uma nova realidade e um novo aprendizado”. (Fotos Ponto Inicial/Texto de Laudir José Dutra)

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