Minhas Poesias

TE AMO...

DE REPENTE SENTI ESSA NECESSIDADE
DE FAZER EM POESIA O QUE SINTO
TALVEZ POR MAGIA, POR TELEPATIA
TENHO VOCÊ NOS MEUS PENSAMENTOS
DESDE SEMPRE, DESDE ONTEM, DESDE AMANHÃ
DESDE QUANDO O TEMPO PARA NÓS,
NÃO PASSA...

AS VÊZES ME SINTO MEIO BOBO
QUERENDO SER UM MENINO
DE TÃO CRIANÇA QUE ME SINTO
QUANDO ESTAMOS JUNTOS;
PODE NÃO SER POSSÍVEL
PODE NÃO SER CABÍVEL,
MESMO ASSIM, ME SINTO...

CABEÇA BOA, CORAÇÃO BOM,
ENTÃO PARA QUE RAZÃO SE A
EMOÇÃO VIVE JUNTO DA GENTE;
PASSADO, PRESENTE, FUTURO
TODAS ESSAS PALAVRAS DITAS,
VERBOS CONJUGADOS, LIDOS,
MAS SENTIMENTO É ASSIM,
MEIO ONTEM, MEIO HOJE,
E UM AMANHÃ INTEIRO
PARA A GENTE SE AMAR...

Laudir Dutra

CDL rende homenagem aos 80 anos da Festa da Uva

Foto Divulgção
A comemoração ocorreu durante a Assembleia Geral Ordinária da Câmara de Dirigentes Lojistas e contou com a presença do prefeito José Ivo Sartori

O presidente da Festa Nacional da Uva, Gelson Palavro, acompanhado das princesas Aline Galvan Perera e Kátia Weber, recebeu placa comemorativa pela passagem dos 80 anos da Festa. A entrega da homenagem foi feita pelo presidente da CDL Caxias, Paulo Ricardo Magnani durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade realizada na noite nesta segunda-feira (28). O momento solene contou com a presença do prefeito José Ivo Sartori e da primeira-dama e deputada estadual, Maria Helena Sartori, entre outras autoridades.
Magnani reforçou o reconhecimento pela importância do maior evento da região como ícone do próprio desenvolvimento de Caxias do Sul. O presidente da Festa da Uva, Gelson Palavro, agradeceu e disse ser “motivo de orgulho a prova de respeito e a atenção da CDL que em seus 45 anos sempre dedicou espaço cativo para a Festa. Completar 80 anos é celebrar a ousadia de centenas de homens e mulheres que realizaram um sonho”, afirmou Palavro.  
O prefeito Sartori ressaltou que a passagem dos 80 anos da Festa da Uva é razão de busca pelo “fortalecimento da festividade para demonstrar ainda mais a grandeza de Caxias do Sul perante o estado e o país” disse Sartori. O prefeito provocou os dirigentes de entidades representativas presentes na ocasião, para na edição da Festuva 2012, investirem recursos e alcançar a meta de 30 candidatas ao trio de soberanas da Festa da Uva.
A edição 2012 vai acontecer de 16 de fevereiro a 04 de março. A próxima Festa vai destacar o ano da Itália no Brasil e os 40 anos da primeira transmissão a cores do evento. A escolha das soberanas acontece em 03 de setembro de 2010.

Carlos Calcagnotto

Carlos Calcagnotto
FESTA DA UVA 2012
Já começou a movimentação do Prefeito José Ivo Sartori representando o controle majoritário da Empresa Festa da Uva, de economia mista, e, especialmente no que se refere à escolha dos dirigentes da Comissão Comunitária e Social da Festa da Uva 2012, embora na prática ela já inicia oficialmente pelos atos do concurso que elegerá a Rainha e Princesas do evento no dia 03 de setembro deste ano.
Foi anunciado pelo prefeito há poucos dias a permanência de Gelson Palavro na Presidência da Festa Nacional da Uva, concomitante com o mesmo cargo na Comissão Comunitária. Acredito que este deverá ser o terceiro ou quarto mandato consecutivo no evento. Agora o prefeito está privilegiando, segundo suas palavras, o trabalho conjunto dos casais compostos pelos escolhidos, sendo a maioria já atuante em festas anteriores.
Parece que esta escolha não priorizará os componentes que exerçam cargos públicos, segundo ainda afirmações de Sartori.
Outrora ter exercido o cargo de presidente da Festa da Uva era tido como uma condição quase essencial para após candidatar-se a prefeito da cidade com grande possibilidade de êxito. Hoje, embora importante, esta característica perdeu-se consideravelmente esta chance.
Sobre a última festa, o ponto alto foi o sucesso financeiro com destaque aos patrocínios conquistados, as melhorias físicas em novos prédios, a cancha de rodeios e o Restaurante Colonial. No entanto deixou a desejar o nível cultural, artístico e histórico dos desfiles, que merecem uma atenção prioritária dos novos, antigos e atuais dirigentes do novo evento que se avizinha.
Da mesma forma, os estandes de vinícolas com degustação de uva e vinho merecem também uma atenção maior condizente com a trajetória de sucesso da Festa da Uva, que, nos últimos anos deixou muito a desejar.
É claro que trabalhar graciosamente num evento desta grandiosidade exige esforço enorme e dedicado e ainda desinteressado no plano pessoal. Por outro lado, os visitantes vindos de outras localidades quase sempre elogiam e confraternizam com o evento. Já na população local, até pelo cansaço natural da repetição da Festa da Uva, tem gerado um desgate levando-a a tecer críticas, ora infundadas ou não.
Na questão do desfile, para ser mais apressado, o mesmo precisa seguir um tema cultural, econômico e histórico de uma forma continuada, desde o primeiro até o último carro, inclusive com distribuição de uvas, sucos e correlatos, além de um sistema de som de primeira qualidade auditiva e de conteúdo.
A bem da verdade, todo o brasileiro tem um pouco de entendido de treinador de futebol, já os caxienses sentem-se entendidos em Festa da Uva. No entanto a nossa Festa da Uva irá tornar-se efetivamente uma super festa quando atingir o grau profissional de um Natal Luz de Gramado e sua excepcional qualidade reconhecida nacional e internacionalmente. E isso não é impossível de acontecer, é só pensar e agir um conceito maior da Festa da Uva e com o retorno hoje minguado nas empresas de porte locais.
Como idéia adicional ao comentário acima, sugerimos ao Gelson Palavro, que procure organizar uma reunião ampla com todos os colaboradores em cargos expressivos que participaram das festas anteriores com a finalidade de sugerir novidades.

Morre José Alencar

Morreu no último 29 de março de 2011, aos 79 anos, o ex-vice-presidente da República José Alencar. Mineiro de Muriaé, o empresário do setor têxtil que entrou para a política e transformou-se em vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava internado desde o início da tarde de ontem no Hospital Sírio-Libanês, pouco mais de dez dias depois de receber alta. Ainda nesta terça, haverá um velório no hospital Sírio-Libanês. Amanhã, o corpo de Alencar será velado em Brasília, no Palácio do Planalto. O enterro acontece em Belo Horizonte, em Minas.
Alencar lutava contra o câncer desde a década de 90 e morreu por falência múltipla dos órgãos, às 14h41. Seu quadro agravou-se nesta semana, quando os médicos detectaram uma nova perfuração intestinal. O estado de saúde do ex-vice era grave ao ponto de impedir que fosse realizada uma nova cirurgia para tentar reverter o problema. Em novembro de 2010 e em julho de 2009, Alencar passou por três cirurgias para tratar o mesmo problema.
Ao longo dos anos, Alencar foi submetido a 17 cirurgias. A primeira delas foi em 1997, quando passou por um procedimento no rim e no estômago. Em 2002, passou por outra operação, na próstata. Desde 2006, foram vários procedimentos, todos eles para tratar o câncer no abdome. Uma das mais complicadas operações foi realizada no dia 25 de janeiro de 2009, quando o ex-vice-presidente ficou por 17 horas em uma sala de cirurgia para a retirada de tumores do local.
Desde o início deste ano, Alencar teve de retornar em diversas ocasiões ao Sírio-Libanês. Passou por sessões de quimioterapia, tratou um quadro de hipertensão, teve um edema agudo do pulmão e precisou substituir um cateter no rim esquerdo. Nas poucas declarações públicas que concedeu nos últimos meses, fez questão de deixar claro que não temia as consequências da doença. "Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra", dizia.


Trajetória
Alencar nasceu em uma família humilde e montou um dos maiores conglomerados industriais do Brasil, a Coteminas. Nascido em 17 de outubro de 1931, ele havia comemorado seu aniversário apenas uma semana antes de ser internado.
Alencar, que era um dos 15 filhos de Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva, começou a dar expediente aos sete anos na loja de seu pai. Aos 18 anos, montou seu primeiro negócio com dinheiro emprestado de seu irmão mais velho. Liderou mais de uma empresa até criar a Coteminas, que nasceu de uma sociedade com o deputado Luiz de Paula Ferreira iniciada no fim da década de 60.
A atividade industrial o levou à política. Antes de entrar em sua primeira disputa eleitoral, Alencar foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria. Sua primeira experiência nas urnas foi frustrada. Ele disputou e perdeu a eleição para o governo de Minas Gerais em 1994. Quatro anos depois foi eleito senador com mais de 3 milhões de votos pelo PL (hoje PR).
Vice
A escolha de Alencar para ocupar a vice de Lula em 2002 foi a fórmula encontrada para vencer a resistência de setores do empresariado brasileiro ao então candidato à Presidência e ex-líder sindical. Diante do envolvimento de seu partido com o escândalo do mensalão, Alencar optou por deixar o PL em setembro de 2005 e anunciou sua entrada no nanico PRB.
No período em que esteve no governo, Alencar chegou a acumular temporariamente o Ministério da Defesa, em 2004. Somadas todas as ocasiões em que substituiu Lula em casos de viagem ou outros impedimentos, o vice passou mais de um ano no exercício da Presidência da República. Mas uma das marcas de sua atuação foi o fato de ter se transformado em um crítico bem-humorado da política de juros. As sucessivas queixas sobre o impacto das altas taxas no setor produtivo viraram uma espécie de brincadeira do vice com a imprensa e com colegas no Palácio do Planalto.

Obama no Brasil

O presidente americano, Barack Obama, em Brasília, que o Brasil é cada vez mais um líder mundial, e não somente regional, no contexto de uma nova realidade geopolítica global.
Em pronunciamento conjunto com a presidente Dilma Rousseff, feito no Palácio do Planalto, Obama não expressou diretamente seu apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
No entanto, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos vão continuar trabalhando "ao lado do Brasil e de outros países" para tornar o Conselho mais representativo, com a participação de novos atores importantes no cenário mundial.
Um comunicado conjunto publicado depois do pronunciamento, e assinado pelos dois presidentes, afirma que Obama "manifestou seu apreço" pela intenção do Brasil se tornar membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as "responsabilidades globais" assumidas pelo país.
Segundo uma fonte do governo brasileiro, o fato de Obama ter manifestado, no comunicado final, seu "apreço" à ambição brasileira de ter uma vaga permanente no Conselho de Segurança foi considerado positivo, por ter sido um apoio dado por escrito.

No entanto, o gesto esperado pelo lado brasileiro era uma manifestação pública de apoio ao Brasil, assim como a oferecida pelo presidente americano à Índia, no ano passado, em discurso feito em Nova Déli.
Em sua fala, Obama disse que o Brasil, como uma das maiores democracias do hemisfério, promove uma maior integração entre as Américas. O presidente americano destacou o "crescimento extraordinário" do Brasil, que passou de receptor de ajuda externa para doador de recursos a outros países.
Obama citou o “sacrifício” feito por pessoas como Dilma para transformar o Brasil de uma ditadura para uma democracia, e disse ter certeza de que a sua colega brasileira exercerá a liderança para viabilizar o progresso na relação entre os dois países.
O presidente americano afirmou que sua visita ao Brasil é uma oportunidade para estreitar a parceria entre os dois países nas áreas de energia renovável e de comércio. Ele também destacou as ações conjuntas entre EUA e Brasil em ações humanitárias, no combate ao tráfico de drogas e contra o trabalho infantil.

Mais de 11 mil pessoas morreram no terremoto e tsunami do Japão

No último balanço divulgado pela polícia japonesa, o número mortos envolvidos no terremoto de magnitude 9, que atingiu o país, e varreu a costa nordeste do Japão, chega a 11.063. Ainda de acordo com a polícia, a tragédia deixou também outros 17.258 desaparecidos. Entretanto, ele ainda deve subir. 
Nas áreas litorâneas do nordeste japonês, o desastre deixou pelo menos 18 mil casas destruídas e 130 mil edifícios danificados. Este é considerado o pior desastre natural desde a Segunda Guerra Mundial. Ao menos 250 mil pessoas tiveram que sair de seus lares e estão vivendo em 1.900 abrigos temporários disponibilizados pelo governo. 
O Japão começa a reconstruir os prejuízos a cada dia. Na quinta-feira passada, a estrada de Tohoku já havia sido reaberta ao tráfego na quinta-feira. A via que liga Tóquio às áreas mais devastadas pelo terremoto foi reconstruída em 6 dias. Os portos e os aeroportos também já estão abertos e funcionando, facilitando o trabalho das equipes de resgate.
O governo japonês informou nesta segunda-feira que o tsunami do dia 11 de março avançou em até 40 quilômetros para dentro do território do país. Provocado por um terremoto de 9 graus na escala Richter, o pior já registrado no Japão, o fenômeno devastou cidades inteiras, causou mais de 11.000 mortes e outras 17.000 pessoas ainda estão desaparecidas.
O tsunami também afetou a instalação nuclear da usina de Fukushima, localizada no nordeste do país. Os sistemas de resfriamento dos reatores foram afetados com a onda, o que elevou a temperatura, provocando explosões e liberação de radiação na atmosfera. Trata-se do pior acidente nuclear na história do Japão e o mais grave desde o registrado na usina soviética de Chernobyl, em 1986. 
O presidente da seguradora francesa Axa, Henri de Castries, afirmou que já é possível contabilizar os custos que a empresa terá como consequência do terremoto seguido de tsunami que abalou o Japão no início de março. Segundo o executivo, a Axa terá de desembolsar mais de 100 milhões de euros para a cobertura dos seguros de vida dos que morreram e também para segurar os feridos.

Bela da Quinzena Maksa Camassola

                                                                
De bem com a vida, liberta de qualquer tipo de preconceito e pronta para encarar os desafios que a vida lhe impôr. Esta é a Bela da Quinzena, aliás a primeira de tantas que o Ponto Inicial desfilará por aqui esse ano, MAKSA CAMASSOLA, 19 anos, regido sob o signo de Áries (08/04), manequim 38, natural de Caxias do Sul e que adota a comunicação e a interação com quem vive ao seu redor, como a melhor forma de expressão literalmente. Ela fala da cidade, dos amigos, do trabalho, da profissão que escolheu da qual não abre mão, Relações Públicas, Curso que atualmente está no 5º semestre na UCS.

“É a carreira que quero seguir, trabalho na área há 3 anos, talvez por isso, iniciando muito nova firmou em meu pensamento a atividade que tem tudo a ver com meu jeito de ser, pois antes de mais nada, é preciso gostar daquilo que a gente faz para entender que o sucesso é apenas uma conseqüência, desde que evidentemente eu possa desenvolver na prática, o conhecimento adquirido. Não me considero pronta, mas estou perto, tenho que me formar e tocar o barco, seguir exatamente o caminho que estou trilhando, sem medo e sem arrependimentos”.

Maksa se define como uma pessoa extrovertida, comunicativa e não admite ninguém a seu lado que não tenha o mesmo pensamento. “Acredito muito nas pessoas, na amizade sincera, nas oportunidade que a vida nos dá, basta estarmos atentos e não desperdiçar. O conhecimento vem com a prática, com o tempo. Procuro estar bastante com os amigos e curtir cada instante. Gosto de viajar, conhecer novos lugares e isso tem sido muito gratificante. Espero sinceramente conseguir oportunidades e reconhecimento justos, sem magoar ou desmerecer ninguém”.

FAMÍLIA

“Tenho uma relação super boa com minha mãe e minha irmã, moramos juntas e temos o respeito necessário para uma boa convivência. Não tem invasão de espaço e nem tão pouco questionamentos despropositados, existe confiança e sinceridade”.

ALGO MARCANTE

“Uma viagem que fiz para Minas Gerais é algo que guardarei para o resto da vida. Tive que me virar sozinha, sem nenhum conhecimento do lugar, das pessoas, apenas um desejo de conhecer e foi o que fiz, coloquei literalmente o pé na estrada. Me senti adulta e fiquei surpresa com minha capacidade de realizar algo. Daqui a pouco vai surgir outra oportunidade, lá estarei, agora com mais ‘experiência’.”

LIBERDADE

“E ter vontade de fazer alguma coisa e realizar, ficar de bem consigo mesmo, sem arrependimentos, apenas com o sentimento de que você pode. Tenho consciência que hoje em dia as coisas estão perigosas. Acompanhamos todos os dias as notícias sobre isso ou aquilo. Acredito que todos têm o livre arbítrio para fazer o que a sua consciência permite, mas temos também responsabilidade sobre os resultados finais. Não tenho pena das meninas que ficam grávidas na adolescência ou escolhem amizades erradas, elas sabiam exatamente das conseqüências. Dentro da nossa casa estão os noticiários, no rádio, na tv. A família dá o impulso, mostra o caminho, mas nós temos que adquirir experiência e com responsabilidade trilhar o próprio destino”.

CAXIAS DO SUL

“Acho Caxias do Sul uma cidade linda, limpa, apesar das poucas opções culturais. A gastronomia é sem igual, ponto alto. Mas não tem como não gostar daqui, tenho orgulho por onde quer que eu vá dizer que sou de Caxias. É exatamente quando estamos fora que percebemos o quanto gostamos daqui.

A única coisa que não gosto, que acho insuportável, é a questão do sobrenome vir antes da pessoa, não valorizarmos quem realmente têm capacidade de ação e realização”.

RELIGIÃO: Espírita
COMIDA: Lasanha
COR: Rosa
ÍDOLO: Armandinho
UM LUGAR: Itapema SC

Foto Fotocine Caxias   

Meu primeiro emprego!

Bem que o título aí de cima poderia ser de um jovem, 
cheio de sonhos, com um objetivo bem definido na cabeça, trabalhar, arranjar o primeiro emprego para posteriormente, constituir família, ter filhos e encaminhá-los para o futuro. Foi assim que fez PAULO RICARDO SANTOS BAPTISTA, com apenas dezesseis anos de idade, natural de Porto Alegre, veio para Caxias do Sul em busca de uma oportunidade de trabalho e foi na extinta Metalúrgica Abramo Eberle S.A que teve o seu registro profissional homologado no dia 16 de março de 1976, como Ajudante de Produção.
Para quem não está atualizado, a Metalúrgica Abramo Eberle funcionou até o início dos anos 2000, dando lugar ao Grupo Voges, mesmo assim, Paulo Ricardo não se transferiu para nenhuma outra empresa, permanecendo até hoje, depois de 35 anos de serviços prestados, completados no último dia 17 de março de 2011.
Muitos talvez não valorizem isso, pois foram incontáveis os colegas que estão em outras empresas, alguns se aposentaram, outros seguiram caminhos diferentes, mas para a família, esposa ELIANE REGINA BAPTISTA e dos filhos EDUARDO SAMUEL BAPTISTA, 15 anos e ESTÉFANI CRISTINA BAPTISTA, 7 anos. O casal completará no dia 12 de abril, 25 anos de casados. Aliás, foi a própria esposa quem decidiu prestar essa homenagem ao Paulo, numa forma de reconhecimento e de incentivo pela sua persistência e dedicação.

Segundo Eliane, ela ainda percebe nos olhos do esposo, o mesmo entusiasmo todos os dias, tanto na hora de sair para trabalhar como na volta do trabalho, sempre renovando a esperança de um mundo melhor para toda a sua família, deixando um legado aos filhos que daqui a pouco também estarão em busca de uma primeira oportunidade de trabalho.

O que está acontecendo com o Juventude

Há muitos anos atrás, todos que moram em Caxias do Sul, mesmo aqueles que não torcem para o Esporte Clube Juventude, ficavam em frente ao televisor ou com o ouvido colado no rádio para saber como foi o jogo e o resultado era aguardado como se fosse uma decisão a cada partida.
Hoje infelizmente os tempos são outros, ao invés de ver o Estádio Alfredo Jaconi lotado, um vazio que faz inveja a muitos campinhos de várzea. Definitivamente o torcedor esmeraldino não ama o seu clube ou vive de resultados. Claro que existe uma contradição quanto a isso, um clube só tem realmente a freqüência do seu torcedor mediante resultados, mas na contramão da história, o Esporte clube Juventude, salvo no seu auge que foi a conquista da Série B, a Copa do Brasil e o Gaúchão, não se tem notícia de grande comparecimento de torcedores.
A derrocada iniciou há alguns anos, coincidentemente quando da saída da Parmalat, que foi importante na questão de estrutura física da agremiação, veio o rebaixamento para a Série B do Brasileiro, o rebaixamento para a Série C e posteriormente um novo rebaixamento para a Série C, ou seja, isso talvez tenha sido a gota d’água para os torcedores.
Concomitantemente casos de racismo na praça de jogo, com perdas do mando de campo, jogos com portões fechados sem a presença do torcedor, entra e sai de técnicos que não dão resultados satisfatórios segundo a diretoria, indisciplina de jogadores, sem contar com a venda de patrimônios, como a venda dos campos de treinamentos, considerados por alguns, modelos para muitos clubes do interior.
Muita falta faz aos amantes do futebol, uma equipe mais ambiciosa, que não pense a longo prazo, sem deixar de preocupar-se com o seu momento atual, pois nem mesmo no Campeonato Gaúcho a equipe da serra vai bem.
A menos que o quadro social esteja dando o respaldo necessário nas questões de compromissos financeiros assumidos, não dá para ver a curto prazo, uma solução condizente com as tradições do Esporte Clube Juventude.

Acabou a festa – Paulo Pezzi

Podemos considerar que o ano recém está iniciando, passaram-se as férias (pelo menos as tradicionais em janeiro, fevereiro e as de março está no fim), carnaval se foi, rodeios, temporada de veraneio. A economia continua aquecida, mas anda a passos largos para o caos, haja visto a pouca vontade do governo em não proceder a reforma tributária, com a mesma inércia do governo anterior, que prometeu, disse que chamaria a discussão e nada aconteceu, dando a entender que esse ‘abacaxi’ ficaria nas mãos da presidente Dilma Roussef.
Outros países estão se aperfeiçoando, copiando a nossa  maneira de plantar grãos, de descobrir novas fontes de riquezas, como o pré sal e o combustível limpo, biodegradável. É preciso impor algumas sansões urgentes para que o Brasil não saia dos trilhos.
Já não está dando para conviver com juros tão elevados, altos ao ponto de termos a maior carga tributária do mundo, fazendo com que o povo brasileiro trabalhe até maio apenas pagando impostos, restando apenas os meses subsquentes para tentar recuperar o que perdeu nesse tempo.
O pior é que o comerciante, o empreendedor não pode fazer o papel de governo, pois a partir do momento em que estiver preocupado em preparar as pessoas, qualificar para que desempenhem melhor as suas atividades, pode estar sendo taxado, pois tudo é entendido e visto como salário.
As empresas por sua vez, ficam em um brete muito grande, precisam descartar a mão de obra daquelas pessoas consideradas velhas, a partir dos 50 anos, para investir nos jovens, que muitos vezes não possuem experiência, mas trazem consigo um currículo constando cursos profissionalizantes. Concorrência desleal, uma vez que essas pessoas com idades mais elevadas não tiveram as mesmas oportunidades de aprendizado e agora não possuem mais a disposição mental para entrar novamente dentro de uma sala de aula e aprender todo um conteúdo da Informática, que requer conhecimento de matemática e análises diversas. Por outro lado, essas pessoas precisam trabalhar, mesmo aqueles que já se aposentaram, para dar essa qualificação aos seus filhos e isso acarreta despesas que nem sempre os mesmos estão preparados para absorver.
Como iniciamos lá em cima desse texto, acabou a farra, o jeito é arregaçar as mangas, correr atrás das oportunidades, porque em seguida vem a Páscoa, a Semana Santa e esse é um ano de poucos feriados.

Mundo Fashion

Numa concorridíssima profissão, onde a beleza deve ser quesito fundamental em todos os aspectos, corpo, rosto e postura, uma negra se destaca de forma definitiva no mundo fashion de Caxias do Sul e região.
Entre os seus trabalhos mais importantes estão a Mostra de Guaporé 2010 e o Iguatemi Serra Fashion por diversas ocasiões, o que lhe renderam grandes contratos e projeção, importantes para quem deseja permanecer numa carreira que tem tiro curto, uma vez que a idade e as constantes brigas com a balança, são espectros assustadores.
Hoje a reportagem do Jornal Ponto inicial conversa com ÉRICA CARDOSO DIAS, negra com orgulho, perfeccionista por natureza e antenada no meio em que vive. Antes de qualquer coisa, um pouquinho sobre a moça: 30 anos, natural de Manaus, desfila há 13 anos e é contratada pela agência Cast One. Conhecida pelo seu biotipo, ousada e irreverente nas passarelas e no auge da carreira. “O meu auge é agora, pois a idade está chegando e tenho a noção de que isso daqui para a frente será um complicador. Mas tenho muitas coisas para celebrar, o fato de ser uma negra, aliás, a única que conseguiu chegar aos 30 e se manteve atuando, ser requisitada por grandes marcas e eventos à nível nacional”.
Érica já realizou trabalhos em Brasília, Porto Alegre e Florianópolis e se prepara para encarar o Iguatemi Serra Fashion 2011, que acontece no final do mês de abril em Caxias do Sul.
“Sei que a carreira que decidi atuar é bem difícil, exige dedicação em tempo integral. Não posso me iludir e fazer planos a longo prazo porque nosso tempo é curto, por isso, cada trabalho procuro fazer bem feito, estar atenta a tudo o que acontece no meio da moda. Para aquelas meninas que estão começando ou alimentam o sonho de um dia atuar na área, só posso desejar sorte e que tenham bastante dedicação, ouçam os ensinamentos dos mais experientes, pois ninguém nasce pronto. Todos os dias aprendemos um pouquinho, muitas vezes com quem nunca pisou numa passarela, devemos estar sempre abertos à evolução que acontece ao nosso redor”. Foto Ponto inicial.

Morre Elizabeth Taylor

A atriz inglesa Elizabeth Taylor, famosa por seus hipnotizantes olhos violeta e pelos oito casamentos, além de uma extensa filmografia, morreu nesta quarta-feira aos 79 anos.
"Atriz lendária, mulher de negócios e ativista sem medo, Elizabeth Taylor faleceu de maneira tranquila hoje no Hospital Cedars-Sinai de Los Angeles", afirma comunicado divulgado nesta quarta-feira. "Ela estava cercada pelos filhos - Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton", acrescenta o texto, que também lembra que ela tinha 10 netos e quatro bisnetos.
"Minha mãe era uma mulher extraordinária, que viveu a vida ao máximo, com uma grande paixão, humor e amor", afirmou Wilding. "Seu trabalho cinematográfico notável, sua bem sucedida carreira como empresária e sua luta incansável contra o HIV/Aids, tudo isso faz com que fiquemos extremadamente orgulhosos do que ela conseguiu", acrescentou. "Todos sabemos que o mundo é um lugar melhor porque minha mãe viveu nele. Seu legado jamais morrerá, seu espírito estará sempre conosco e seu amor viverá em nossos corações", concluiu Wilding.
Taylor ficou internada no hospital durante seis semanas por problemas cardíacos, dos quais já padecia há algum tempo, e que se complicaram mais recentemente, segundo comunicado da família. Nascida em Londres, em 1932, de pais norte-americanos, ela retornou para os EUA no final da Segunda Guerra. Em 1963, notabilizou-se pelo papel de Cleópatra. Ela recebeu o Oscar pelos filmes "Quem tem medo de Virginia Wolf?" e "Disque Butterfield 8".

Feira Internacional de Cultura e Artesanato


Evento ocorre em abril e foi anunciado durante o encontro Municipal do Artesanato de Caxias do Sul neste sábado

FOTO CRISTOFER GIACOMET

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Comitê Municipal do Artesanato e da Economia Solidária - CMARTES promoveu neste sábado, dia 19 de março, o Encontro Municipal do Artesanato de Caxias do Sul, em comemoração ao Dia do Artesão. O evento ocorreu no CTG da CODECA, com a presença do Prefeito José Ivo Sartori. No mesmo encontro, houve o Lançamento Oficial da Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra e 3ª Mostra do Artesão Caxiense, prevista para ocorrer de 29 de abril a 8 de maio de 2011, no Centro de Eventos do Parque da Festa da Uva.
Também estavam presentes a primeira-dama e deputada estadual Maria Helena Sartori, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Guilherme Sebben, o secretário do Urbanismo Francisco Spiandorello, a presidente da Fundação de Assistência Social Maria de Lurdes Grison, o diretor da M&K Art e Eventos, Marcos Romera, vereadores e equipe da SDE, além de representantes dos grupos de artesanato e artesãos individuais da cidade.
Marcos Romera destacou o compromisso de fazer com que a terceira edição da Feira Internacional de Cultura e Artesanato Mãos da Terra supere as duas primeiras, tendo como grande diferencial o crescimento da Mostra do Artesão Caxiense. "Conhecer outras culturas e ver produtos de outros países é importante para a troca de experiências, mas acima de tudo devemos valorizar o que é daqui, os talentos locais". 


Guilherme Sebben destacou o interesse do Comitê Municipal do Artesanato e da Economia Solidária em fortalecer o trabalho deste setor. "Somos uma equipe formada pelas secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Turismo, Urbanismo, Cultura, Saúde e Meio Ambiente. Nos sentimos felizes em fazer parte deste desafio, principalmente porque vocês souberam se unificar, abrindo novos horizontes para o artesanato em Caxias", disse o secretário.
O Prefeito José Ivo Sartori cumprimentou a todos pelo Dia do Artesão, lembrando um pouco da história deste setor no Rio Grande do Sul. "Vocês fazem parte de uma caminhada positiva. O artesanato é um fruto das mãos e representa a cultura e o legado de um povo, passados de geração a geração".

Chico Anysio tem alta após 110 dias de internação Boletim divulgado nesta tard


O comediante Chico Anysio, 79 anos, teve alta nesta segunda-feira (21) após 110 dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Durante o período de recuperação, Chico Anysio passou por tratamento de fonoterapia para recuperar a fala e vinha ingerindo alimentos pastosos. Segundo relatos dos médicos e sua mulher, ele chegava a fazer brincadeiras e se comunicava com familiares e funcionários do hospital através de mímica.
O humorista deu entrada no Samaritano em 2 de dezembro, com falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o paciente foi submetido a uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias.
Durante o período pós-operatório, Chico apresentou novo quadro de falta de ar, quando foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio). O humorista teve pneumonia por duas vezes durante o período em que ficou internado, mas foi tratado com sucesso.

22 de março Dia Mundial da Água

Em 22 de março de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água, publicando a "Declaração Universal dos Direitos da Água". Este documento foi criado para alertar e conscientizar a população sobre a necessidade da educação ambiental e da preservação dos recursos hídricos.
O SAMAE promove uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água no Largo da Catedral, das 9h às 17h. *O evento só será realizado com tempo bom.
Haverá distribuição de água, de mudas de árvores nativas e material de conscientização juntamente com os parceiros da ação – Polar Engenharia Ambiental, Secretarias do Meio Ambiente (SEMMA); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA); do Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), por meio da Fiscalização e da Escola Pública de Trânsito; da Saúde e do Esporte e Lazer (SMEL); e a Codeca.

Os pedestres poderão observar exposições sobre a construção do novo manancial da cidade. Fotos, banners, reportagens mostrarão aos cidadãos como está sendo construído o Sistema Marrecas, bem como os programas ambientais que estão sendo executados durante a obra. O Samaezito e a Samaezita também estarão na praça distribuindo material sobre o abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto da cidade.

A SEMMA fará distribuição de mudas de árvores nativas, sementes de girassol e material informativo sobre os programas da secretaria. A SMAPA distribuirá a Cartilha de Saneamento Rural. A Codeca levará seus Bonecos Recicláveis que divulgarão as campanhas e ações ambientais da companhia. A SMTTM estará presente por meio da Escola Pública de Trânsito com jogo de memória (educativo) e o boneco Edu e apoio no trânsito. Os Mosquitos da Dengue da Secretaria da Saúde distribuirão material informativo da Campanha da Dengue. E a SMEL colocará a cama elástica para a gurizada brincar.

Já para os motoristas que passarem pela Rua Sinimbu neste dia será oferecido um kit - sacolinhas para carros doadas pela SEMMA e pela Codeca - contendo um copo de água, sementes, jogos educativos e materiais informativos de todos os participantes do evento.

MP de Caxias do Sul denúncia casal por homicídio

O Ministério Público de Caxias do Sul ofereceu denúncia contra Lucival José Pires e Luciana Janice Pereira de Souza pelo homicídio de Luis Carlos Pinheiro de Souza. A denúncia foi protocolada na última quinta-feira, 17, pela promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto.

                O crime ocorreu no dia 14 de março de 2009, no Bairro Serrano, de Caxias do Sul. Na época, Luciana era ex-namorada da vítima e atual namorada de Lucival. Já Lucival, ao mesmo tempo que namorava Luciana, era casado com Salete, que por sua vez, mantinha um relacionamento com a vítima Luis Carlos. Lucival por não aceitar o relacionamento entre sua esposa, Salete, e a vítima, armou uma emboscada para matar Luis Carlos. No dia do crime, a denunciada Luciana ligou para o seu ex-namorado com a intenção de marcar um encontro. Ao chegar no local, Luis Carlos foi surpreendido por Lucival que disparou diversos tiros contra a vítima e, em seguida, deixou o local acompanhado por Luciana.

                Conforme a denúncia da promotora Silvia Regina Becker Pinto, o delito impossibilitou a defesa da vítima. “Foi armada uma emboscada, onde a vítima, desarmada, foi atraída até o local do crime acreditando estar indo ao encontro de sua ex-namorada Luciana Janice Pereira de Souza, sem minimamente imaginar que estaria sendo atraída para a morte e, portanto, sem esperar que seria abatida como foi, sem poder esboçar mínima defesa”, apresentou a promotora.

Obama no Brasil

O presidente americano, Barack Obama, disse neste sábado, em Brasília, que o Brasil é cada vez mais um líder mundial, e não somente regional, no contexto de uma nova realidade geopolítica global.
Em pronunciamento conjunto com a presidente Dilma Rousseff, feito no Palácio do Planalto, Obama não expressou diretamente seu apoio ao ingresso do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
No entanto, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos vão continuar trabalhando "ao lado do Brasil e de outros países" para tornar o Conselho mais representativo, com a participação de novos atores importantes no cenário mundial.
Um comunicado conjunto publicado depois do pronunciamento, e assinado pelos dois presidentes, afirma que Obama "manifestou seu apreço" pela intenção do Brasil se tornar membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as "responsabilidades globais" assumidas pelo país.
Segundo uma fonte do governo brasileiro, o fato de Obama ter manifestado, no comunicado final, seu "apreço" à ambição brasileira de ter uma vaga permanente no Conselho de Segurança foi considerado positivo, por ter sido um apoio dado por escrito.

No entanto, o gesto esperado pelo lado brasileiro era uma manifestação pública de apoio ao Brasil, assim como a oferecida pelo presidente americano à Índia, no ano passado, em discurso feito em Nova Déli.
Em sua fala, Obama disse que o Brasil, como uma das maiores democracias do hemisfério, promove uma maior integração entre as Américas. O presidente americano destacou o "crescimento extraordinário" do Brasil, que passou de receptor de ajuda externa para doador de recursos a outros países.
Obama citou o “sacrifício” feito por pessoas como Dilma para transformar o Brasil de uma ditadura para uma democracia, e disse ter certeza de que a sua colega brasileira exercerá a liderança para viabilizar o progresso na relação entre os dois países.
O presidente americano afirmou que sua visita ao Brasil é uma oportunidade para estreitar a parceria entre os dois países nas áreas de energia renovável e de comércio. Ele também destacou as ações conjuntas entre EUA e Brasil em ações humanitárias, no combate ao tráfico de drogas e contra o trabalho infantil.

SMTTM Informa alterações no trevo da RSC-453

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que a partir deste domingo, dia 20 de março, serão iniciados os serviços de reformulação do trevo de acesso aos bairros Pioneiro, Por-do-Sol e Centenário, bem como de acesso a Flores da Cunha que também é usado como retorno à rodovia RSC-453.
   Durante o final de semana, haverá o deslocamento dos postes de energia elétrica, e a partir de segunda-feira, dia 21, seguem os trabalhos de terraplanagem e drenagem.
A melhoria do trevo integra o conjunto de obras em andamento da duplicação do Acesso Norte de Caxias e Acesso ao Fátima Baixo. A previsão para a conclusão destes serviços é de 90 dias.
   Diante disso, a SMTTM recomenda aos condutores que circularem pelo local para que trafeguem em velocidades reduzidas e com muita atenção, pois durante a obra haverá desvios ocasionais de trânsito.

São Lourenço do Sul tenta se recuperar da destruição


Foto Nauro Junior

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, deve chegar na tarde desta sexta-feira (11) em São Lourenço do Sul para se reunir com as autoridades locais e a Defesa Civil e traçar os próximos passos para o atendimento às vítimas e reconstrução da cidade destruída pela chuva e por uma forte enxurrada. Oito pessoas morreram duas mil estão desalojadas e 350 passaram a noite em abrigos, segundo a defesa civil. A chuva atingiu 20 mil pessoas. O prefeito José Daniel Raupp Martins decretou estado de calamidade pública no município.
O vice-governador Beto Grill, que chegou na quinta-feira (10) em São Lourenço do Sul, fez contato com o Ministério da Integração Nacional para pedir auxílio para a reconstrução da cidade e cestas básicas para as famílias atingidas. A energia elétrica já voltou em parte da cidade, mas o abastecimento de água continua interrompido. "Boa parte da cidade está toda destruída. As pessoas perderam casas, mobílias, a situação é de calamidade", diz Amilton Neutzling, coordenador dos trabalhos da Defesa Civil.

Onda gigante arrasa cidade do Japão em meio a prédios em chamas


FOTO DIVULGAÇÃO
Um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter assolou a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira, 11 de março, e gerou um tsunami de dez metros que arrastou cidades litorâneas próximas ao epicentro. Este é o maior tremor já registrado na história do Japão desde que o país passou a monitorar os dados sobre abalos, há 140 anos.
    O forte tremor gerou alertas de ondas gigantes em toda a costa do Pacífico, incluindo na América do Sul. O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse que o governo vai fazer "tudo o que estiver ao alcance" para minimizar os prejuízos.
   O epicentro do tremor foi na costa da província de Miyagi, a menos de 400 quilômetros de Tóquio. Na capital, os trens e o metrô pararam de circular, milhares de pessoas evacuaram os prédios no centro da cidade e os telefones celulares pararam de funcionar.

Motorista que atropelou ciclistas é transferido para o Presídio Central


Foto Divulgação
 Juíza da 1ª Vara do Júri tomou decisão após receber laudo do Instituto Psiquiátrico Forense


O motorista que atropelou um grupo de ciclistas no bairro Cidade Baixa, em 25 de fevereiro, Ricardo José Neis, foi transferido para o Presídio Central no final da manhã desta sexta-feira. A decisão foi tomada pela juíza da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, Rosane Ramos de Oliveira Michels, após receber laudo médico do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF).
       De acordo com a magistrada, a avaliação psiquiátrica no IPF revelou que Neis não tem doença mental, nem indicação para internação naquele estabelecimento. “O perito médico avaliador não constatou quadro depressivo, com risco de suicídio e necessidade de atendimento médico especializado em unidade psiquiátrica fechada em Ricardo Neis”, disse a juíza. 

      “Não persistem, portanto, as recomendações médicas contidas nos atestados oriundos do Hospital Parque Belém. Assim, afastada a necessidade de internação e tratamento pelo perito oficial do juízo, nenhuma causa impeditiva há para que o investigado seja removido do Hospital Parque Belém e recolhido a estabelecimento prisional”, concluiu a magistrada.

Beija-Flor é a Campeã no Rio

Com forte apelo popular, o Rio de Janeiro já tem sua campeã do Carnaval 2011, trata-se da Beija-Flor de Nilópolis, que venceu até com uma certa vantagem a segunda concorrente, a Unidos da Tijuca. O apelo popular se refere ao tema enredo e também ao homenageado, nada mais, nada menos do que o Rei Roberto Carlos que desfilou em carro especialmente para ele.
Para contar a vida do Rei, a agremiação de Nilópolis levou ao sambódromo diversas personalidades que fizeram parte da vida de Roberto. No quarto carro, por exemplo, vieram as cantoras Fernanda Abreu, Alcione e Rosemary e a apresentadora Hebe Camargo - que participaram do DVD "Elas Cantam Roberto".
Em outra alegoria, em reverência à Jovem Guarda, Erasmo Carlos dividia espaço com Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo, Miéle e Vanderléia, entre outros. Os sertanejos Chitãozinho e Xororó e Sula Miranda vieram em outra alegoria, que fazia menção aos caminhoneiros – Roberto tem uma música famosa em homenagem a essa categoria de motoristas.
No penúltimo carro, a réplica de um navio remetia ao projeto “Emoções em Alto Mar”, cruzeiro marítimo estrelado por Roberto. A figura de Iemanajá chamava a atenção na alegoria. O ex-marido de Claudia Raia, o ator Edson Celulari, e o filho do casal, Enzo, desfilaram como percussionistas da bateria, como de praxe.
Cercado de crianças
A expectativa pela chegada do rei ao sambódromo era visível. Ele chegou em um ônibus azul, parou ao lado de alguns carros alegóricos e precisou do apoio de seguranças para conseguir se deslocar sem a interferência da multidão ao redor. Os seguranças fizeram um corredor para que Roberto chegasse à escada que deu acesso ao carro alegórico. Depois de subir na alegoria, ele acenou e brincou com as crianças com quem dividia o carro.
Exatamente às 6h13 do dia 8/03, o carro alegórico que levava Roberto Carlos entrou na Sapucaí. Bastante aplaudido, o rei acabou cantando o samba em sua homenagem – antes, ele havia dito que não pretendia cantar uma música em homenagem a si próprio.
O público ficou até o último momento para homenagear Roberto, e a Beija-Flor cumpriu à risca sua proposta de retratar com simplicidade a vida do maior cantor popular do país. O carro abre-alas trouxe uma revoada de beija-flores em alusão a Cachoeiro do Itapemirim, cidade capixaba onde cantor nasceu.
A Beija-Flor encerrou o desfile aclamada pelo público e com a certeza de ter feito um desfile que entra para a história da vida do cantor e do próprio carnaval carioca.
Enquanto isso em São Paulo, o Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai, ou simplesmente Vai-Vai, para os fãs, é a campeã da folia. A disputa foi bastante apertada. A escola obteve 269,50 pontos, ficando apenas 0,25 pontos à frente das rivais mais próximas.
A segunda posição ficou para a Unidos de Vila Maria e a Acadêmicos do Tucuruvi, as duas com 269,25 pontos, seguidas pela Mancha Verde, que obteve 268,75 pontos e a Gaviões da Fiel, com 268,50 pontos. Por outro lado, os adeptos das escolas Unidos do Arouche e Nenê de Vila Matilde não têm o que comemorarem. Ambas foram rebaixadas.
A escola de samba do tradicional bairro do Bixiga, na capital paulista, conquistou o título pela 14ª vez. Nesta edição, o enredo escolhido foi “A música venceu”, que homenageava o maestro João Carlos Martins, que tem uma bonita história de superação após ter perdido o movimento das mãos.
Uma das nossas colunistas, Rosméri Argenta Dalprá da Roselar Móveis teve o privilégio de conhecê-lo pessoalmente num desses raros momentos de felicidade. Na foto, ela e o esposo Moacir, ladeiam o maestro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...