Protegidos da Princesa é a Campeã do Carnaval de Caxias

O Secretário Municipal da Cultura, Antonio Feldmann, representando o Prefeito José Ivo Sartori, entregou a chave da cidade ao Rei Momo, Marco Rodrigues Teixeira, abrindo oficialmente o Carnaval 2011 em Caxias do Sul. A chuva não atrapalhou a primeira noite de desfiles na Rua Sinimbu, dia 26 de fevereiro.
A Rainha Naiara Rodrigues Tomaz e as princesas Raquel Casagrande e Elisiana Xavier mostraram que têm samba no pé. O Rei Momo deu o seu recado de conscientização. "Aproveitem ao máximo esta grande festa. Se forem beber, não dirijam. Sejam responsáveis e também usem camisinha".
O presidente da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul, vereador Édio Elói Frizzo, destacou ainda na abertura, alegria de compartilhar com a comunidade, este momento especial. "Hoje e amanhã entram na avenida o resultado do trabalho e do empenho de todas as escolas, de todas as pessoas envolvidas, de todos os apoiadores e parceiros. Uma boa festa a todos".
O Carnaval 2011 é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura - Departamento de Arte e Cultura Popular, e Liga Carnavalesca de Caxias do Sul, com apoio da Visate.
O poder público e entidades promoveram a distribuição de preservativos e materiais informativos sobre DSTs /AIDS.
As ações ocorreram no dia 26 e continuaram no dia 27. Na Sinimbu também houve distribuição desse material por ocasião dos desfiles das Escolas de Samba da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul.
A atividade de conscientização tem o apoio da Miradoor, que instalou outdoors na Rua Bento Gonçalves, na Perimetral Oeste (bairro Santa Catarina) e na Rua Tronca (bairro Exposição).
SEGUNDA NOITE DE FOLIA
Na segunda noite não foi diferente em termos de empolgação das escolas, a chuva não apareceu e as agremiações puderam desenvolver melhor o resultado do trabalho de um ano inteiro. A escola que mais empolgou, segundo a opinião popular, foi a Incríveis do Ritmo, que perguntou “Como será o amanhã? A sedução da curiosidade”. Mas outras entidades que também fizeram bonito mereceram igual atenção.
APURAÇÃO FOI TUMULTUADA
O Presidente da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul reuniu no dia 27 de março, imprensa e dois representantes de cada escola para divulgar o resultado do Carnaval 2011. O encontro aconteceu na Casa de Cultura Percy Vargas. Antes mesmo da apuração ter início, houve discordância quanto aos critérios mencionados no regulamento, que fora aprovado por todas as entidades ainda em 2010, mas, após os ânimos se acalmarem pôde ser conferida a leitura das notas em cada quesito. O resultado final ficou sendo o seguinte:
1º -Protegidos da Princesa – 196 pontos – Campeã
2º -Incríveis do Ritmo – 185,7 pontos – Vice-campeã
3º - Torcida Organizada Mancha Verde – 176,7 pontos
4º - Escola de Samba Acadêmicos de São Vicente – 168,3 pontos
5º - Imperatriz do Vale – 166,7 pontos
6º - Império do Jardim América – 166,4 pontos
7º - Pérola Negra – 159,9 pontos
8º - Unidos da Zona Norte – 159 pontos
9º - Reino do Sol e da Lua – 130,7 pontos
A Escola de Samba Filhos de Jardel foi rebaixada para o grupo de acesso, juntamente com a nona colocada, Reino do Sol e da Lua.
Para Elói, tudo saiu dentro do esperado. “Acho que ficou de bom tamanho o resultado de todo o evento. Venceu aquela escola que se preparou melhor na opinião dos jurados. Dentro daquilo que pude observar e particularmente falando, foi altamente positivo o Carnaval deste ano, vamos desde já trabalhar para que em 2012 possamos apresentar ao grande público, que já provou que gosta de Carnaval. Apesar da chuva da primeira noite, o ânimo dos foliões continuou em alta. Quanto ao público presente, prefiro não comentar os números divulgados, em torno de 6 mil só na segunda noite, devo crer que havia muito mais do que isso, o que para nós já é um motivo de alegria”, comemorou Frizzo, que avaliou como bom os desfiles. “Daria uma nota 8 para o Carnaval 2011 e outra de louvor às escolas que organizam-se de forma precária, sem muitos recursos. Um dia acreditamos que conseguiremos alcançar os nossos objetivos e teremos um carnaval à altura dos caxienses”.
Para a vice-presidente da Escola de Samba Protegidos da Princesa, Daniela Padilha, o carnaval é algo que está no sangue de cada componente. “Este ano a gente veio realmente para vencer, entendemos internamente a derrota em 2010 e sabíamos que teríamos que trabalhar ainda mais e foi o que fizemos. Nos dedicamos sempre de forma honesta e humilde para comemorar mais um campeonato”.
A Escola de Samba Protegidos da Princesa foi fundada em 1934 e foi para a avenida na segunda noite com 294 componentes com o tema “A Verde e Rosa conta a história das Sete Maravilhas da Antiguidade e Encontra a Oitava, Protegidos Rainha do Carnaval”.

OSCAR SEM SURPRESAS

Muito glamour, plumas e paetês na entrega do Oscar 2011. Os especialistas no assunto lamentam a previsibilidade do evento, não havendo nenhuma chamada ‘zebra’, todos que venceram estavam dentro das apostas do grande público, houve apenas a confirmação. Natalie Portman (foto ao lado) se emocionou ao vencer como melhor atriz por sua atuação em Cisne Negro.
"O Discurso do Rei" e "A Origem" são os grandes vencedores do Oscar 2011, com quatro estatuetas cada um. O primeiro conquistou os três principais prêmios artísticos da 83ª edição da cerimônia de entrega dos prêmios mais cobiçados da indústria americana de cinema - melhor filme, diretor (Tom Hooper) e ator (Colin Firth). O segundo é um azarão que levou apenas prêmios técnicos. E "A Rede Social", grande favorito até semanas atrás, ganhou em apenas três categorias. "O Vencedor" recebeu os outros dois prêmios artísticos, igualando-se em número de troféus a "Alice no País das Maravilhas" e "Toy Story 3". "Bravura Indômita", que havia conquistado 10 indicações, saiu de mãos abanando.

Preview Drops de Menta 2011

FOTO JOTA JÚNIOR
“A roupa chega antes de nós em qualquer lugar, em qualquer ocasião. Não adianta porém, uma pessoa ter só visual e não ter conteúdo, mas vale ressaltar que as pessoas inteligentes sabem da importância de expressar através do seu visual, a confiança, bom gosto e atitude”, com essa frase, Márcia Costa finalizou o Workshop de Preview Outono Inverno 2011 da Drops de Menta, no último 24 de fevereiro.
Numa noite intimista, cheia de charme e descontração, foram apresentadas as tendências para a estação mais fria, porém a mais charmosa do ano.
Looks para todos os estilos, do rock ao romântico ou da moda desbravadora à minimalista, a tendência resume-se à misturas, da renda com o couro ou peles e toques especiais, como um simples coque no cabelo, um lenço versátil no pescoço ou um glamouroso batom vermelho.
A noite ainda contou com o brilho de modelos Erica Cardoso Dias, Stefânia Demori e Telmo Brandalise, enquanto um público seleto se deliciava com cupcakes, cafés e drinks de Adriano Medeiros.
Para a penúltima quinta-feira do mês de março, a Drops prepara na sua Flagship, atrações especiais e um belíssimo desfile da Coleção completa Outono Inverno 2011. Programe-se!

Criadoras de Moda

FOTO DIVULGAÇÃO
A jornalista Viviane Salvador apresenta nos dias 8 (para convidados) , 9 e 10 de março, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, seu documentário: Criadoras de Moda de Caxias do Sul. O trabalho é o primeiro vídeo patrocinado pelo Financiarte a abordar a produção de moda local.
Captado no inverno de 2010, o filme alinhava a trajetória de oito mulheres que já fazem parte da história da cidade pelo seu trabalho em confecção. Carla Carlin, Carmem Venzons, Corina Wainstein, Erica Generozo, Izabel Peteffi Basso, Lola Salles, Rache Martini e Simone Franco falam do prazer de criar, da representatividade atual da indústria da moda e ainda debatem sobre a universalidade do que é produzido por aqui.
A autora do documentário conta que seu principal objetivo foi mostrar que a moda não tem nada de fútil.
- Essas mulheres são artistas e suas histórias se fundem com a história de Caxias. Registrar a paixão delas pela criação foi uma maneira de mostrar que a moda é arte, é cultura, é economia e também o retrato de uma época – ressalta a jornalista Viviane Salvador.
A escolha do dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher) para a estréia do documentário foi proposital, reforçando a homenagem às protagonistas do vídeo.

Morre o escritor Moacyr Scliar



FOTO DIVULGAÇÃO
São Paulo - O escritor Moacyr Scliar, que havia sofrido um acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) e estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 17 de janeiro, morreu à 1 hora da madrugada de hoje, dia 27 de fevereiro de 2011. Segundo boletim médico, Scliar, que estava com 73 anos, morreu de falência múltipla de órgãos. Scliar também era colunista da "Folha de S.Paulo".
Internado desde 11 de janeiro para uma cirurgia de extração de tumores no intestino, Scliar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico no dia 16 de janeiro e foi encaminhado à unidade intensiva. No dia seguinte, sofreu uma cirurgia para retirada de coágulo decorrente do AVC, passando a ser mantido com um mínimo de sedação necessária. O escritor passava pela retirada gradual da sedação quando, no dia 9 de fevereiro, apresentou um quadro de infecção respiratória, voltando então a ser sedado e a respirar por aparelhos.
Trajetória
"Não preciso de silêncio, não preciso de solidão, não preciso de condições especiais. Preciso só de um teclado." Em meio a dezenas de depoimentos de autores sobre as mais diferentes manias no momento de escrever, publicados desde o início do ano passado no blog do escritor Michel Laub, o do gaúcho Moacyr Scliar se destacou pelo pragmatismo: para o criador prolífico e naturalmente inspirado, o único impedimento para a escrita seria a falta da ferramenta com a qual levá-la a cabo.
Tanto era assim que, em quase 50 anos de carreira literária, ele publicou mais de 80 livros. O primeiro - "Histórias de um Médico em Formação" foi publicado em 1962, mesmo ano em que concluiu a faculdade de medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mais recente foi o romance "Eu Vos Abraço, Milhões", que saiu em setembro do ano passado. Entre um e outro escreveu romances e livros de crônicas, contos, literatura infantil e ensaios, numa média de mais de um livro por ano, com destaque para "O Ciclo das Águas", "A Estranha Nação de Rafael Mendes", "O Exército de um Homem Só" e "O Centauro no Jardim".
Scliar não deixou de lado a carreira na medicina. Na área, destacou-se desde 1969 em cargos como chefe da equipe de Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e como diretor do Departamento de Saúde Pública. Entre o lançamento do livro de contos que Scliar preferia considerar como sua primeira obra profissional, "O Carnaval dos Animais", em 1969, e o primeiro romance, "A Guerra no Bonfim", em 1971, encontrou tempo para cursar pós-graduação em medicina comunitária em Israel. Ainda no início da década passada, em 2002, concluiu doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, com a tese "Da Bíblia à Psicanálise: Saúde, Doença e Medicina na Cultura Judaica".
 A tradição judaica o acompanhou em toda a carreira literária, assim como o imaginário fantástico. Nascido em 23 de março de 1937 no bairro do Bom Fim, que até hoje reúne a comunidade judaica de Porto Alegre, e alfabetizado pela mãe, Sara, que era professora primária, Scliar chegou a ter o romance "O Centauro no Jardim" incluído numa lista com os cem melhores livros relacionados à história dos judeus dos últimos dois séculos, elaborada pelo National Yiddish Book Center. Também se tornou um grande porta-voz do País sobre temas relativos ao judaísmo, mantendo laços de amizade com alguns dos maiores autores israelenses no mundo contemporâneo, como David Grossman, A.B. Yehoshua e Amos Oz.
 A especialização em saúde pública, por sua vez, deu a Scliar a oportunidade de vivenciar temas como a doença, o sofrimento e a morte - características que podem ser percebidas tanto em sua ficção, em obras como "A Majestade do Xingu", quando na não ficção, caso em que "A Paixão Transformada: História da Medicina na Literatura" é um dos exemplos mais claros. Ele pôde também conhecer de perto a realidade brasileira, o que fez da vida de classe média, sempre em textos leves e bem-humorados, outro de seus assuntos centrais.
 Casado desde 1965 com Judith Vivien Oliven e pai de Roberto, nascido em 1979, Scliar também dedicou atenção especial às obras infanto-juvenis. Costumava dizer que escrevendo para os jovens reencontrava o jovem leitor que havia sido. Boa parte de sua produção nessa área foi considerada "altamente recomendável" pela Fundação Biblioteca Nacional.
Além de produzir textos para vários jornais e revistas, o autor também teve trabalhos adaptados para o cinema. Caso do romance "Um Sonho no Caroço do Abacate", adaptado em 1998 por Luca Amberg sob o título Caminho dos Sonhos, em cujo elenco apareceram atores como Taís Araújo, Caio Blat e Mariana Ximenes. Em 2002, o romance "Sonhos Tropicais" virou filme, sob direção de André Sturm, com Carolina Kasting, Ingra Liberato e Cecil Thiré entre os atores.

Chuva tira o brilho, mas não o entusiasmo dos foliões na Sinimbu

FOTO ANDRÉIA COPINI
 Carnaval 2011

O Secretário Municipal da Cultura, Antonio Feldmann, representando o Prefeito José Ivo Sartori, entregou a chave da cidade ao Rei Momo, Marco Rodrigues Teixeira, abrindo oficialmente o Carnaval 2011 em Caxias do Sul. A chuva não atrapalhou a primeira noite de desfiles na rua Sinimbu, ontem, sábado dia 26 de fevereiro.
A Rainha Naiara Rodrigues Tomaz e as princesas Raquel Casagrande e Elisiana Xavier mostraram que têm samba no pé. O Rei Momo deu o seu recado de conscientização. "Aproveitem ao máximo esta grande festa. Se forem beber, não dirijam. Sejam responsáveis e também usem camisinha".
O presidente da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul, vereador Édio Elói Frizzo, destacou a alegria de compartilhar com a comunidade, este momento especial. "Hoje e amanhã entram na avenida o resultado do trabalho e do empenho de todas as escolas, de todas as pessoas envolvidas, de todos os apoiadores e parceiros. Uma boa festa a todos".
O Carnaval 2011 é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura - Departamento de Arte e Cultura Popular, e Liga Carnavalesca de Caxias do Sul, com apoio da Visate.
O poder público e entidades promoveram a distribuição de preservativos e materiais informativos sobre DSTs /AIDS.
As ações ocorreram ontem e continuam hoje, domigo dia 27. Na Sinimbu também houve distribuição desse material por ocasião dos desfiles das Escolas de Samba da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul.
A atividade de conscientização tem o apoio da Miradoor, que instalou outdoors na rua Bento Gonçalves, na Perimetral Oeste (bairro Santa Catarina) e na rua Tronca (bairro Exposição).

Novo Salário Mínimo



Do Editor

Muito jogo de cena para definir o salário mínimo brasileiro. De um lado a presidente Dilma Roussef que acenou ainda durante a campanha, que o piso poderia chegar a R$ 560,00 e que o povo brasileiro precisava ter poder de compra. Antes dela, o então candidato José Serra prometera um salário mínimo de R$ 600,00. Nada se concretizou, nem Serra emplacou e nem o prometido por Dilma saiu do papel. Se considerarmos os R$ 545,00, Dilma na verdade não cumpriu sua promessa de campanha.
Para traçarmos parâmetros, vamos voltar um pouquinho no tempo, naquela noite fatídica de 15 de dezembro de 2010, último dia de votação efetiva na Câmara, onde o plenário aprovou o projeto de aumento de 61,83% nos salários dos próprios parlamentares, de 133,96% no valor do vencimento do presidente da República e de 148,63% no salário do vice-presidente e dos ministros de Estado. O projeto iguala em R$ 26.723,13 os salários dos deputados, dos senadores, do presidente da República, do vice-presidente da República e dos ministros do Executivo. Esse é o mesmo valor do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que serve como teto do funcionalismo público.
Este novo salário entrou em vigor no dia 1º de fevereiro deste ano, quando da posse dos parlamentares eleitos em outubro. O PSol foi o único partido que tentou impedir a aprovação. "Essa decisão aprofunda o abismo entre a sociedade e o parlamento. É uma demasia", afirmou o deputado Chico Alencar (PSol-RJ). Do PSB, a deputada Luiza Erundina (SP) fez um discurso contra a aprovação do projeto. Ela questionou o fato de a proposta de reajuste não ter sido discutida e de não haver a transparência necessária para a sua aprovação. O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora da Casa no momento da sessão.
Mas para o ‘Zé povinho’ tudo é mais difícil, os parlamentares nem estão aí quando se trata de aumentar os seus próprios salário, nessa hora não existe disputa por cargo, não tem oposição, nem situação, todos unidos para garantir o seu lado. 61% e pronto, não tem discussão. Para o povo, “o quê, 9%? Nem pensar, vamos dar 6,9% e estamos conversados!” Como dizia um certo jogador de futebol,”o salário que você ganha não dá nem para alimentar o meu cachorro”. O pior de tudo, o mais triste é que somos nós povo que colocamos o nosso ‘galo’ lá para defender nossos interesses.
O curioso é que o índice de aumento de 2009 para ser praticado em 2010, foi de 9,6%, elevando o mínimo de R$ 465,00 para R$ 510,00, enquanto que o deste ano chegou aos 6,9%, muito aquém das pretensões dos brasileiros, que elegeram Dilma como aquela que iria dar continuidade na politica desenvolvida por Luiz Inácio Lula da Silva.
Mas causa-nos revolta mesmo é saber que não se pode fazer nada. Enquanto não houver reforma política, enquanto os políticos continuarem trocando de partido como quem troca de cueca indo para o lado que lhes dê mais garantias, isso vai continuar ocorrendo.
Talvez não tenham avisado a presidente Dilma Roussef que uma coisa é ela querer dar aumento, ter o controle total sobre o tema, outra coisa é convencer os deputados e Senadores das suas boas intenções. O próprio Senador José Paim do PT votou com ela valor de R$ 545,00, logo ele Paim que chorou em palanques pelo RS afora, dizendo que sofrera discriminação racial, mas que defenderia e lutaria pela classe operária.
Enquanto os estudiosos dizem que um salário mínimo maior representaria um rombo aos cofres públicos, outros fazem vistas grossas para o ‘salário mínimo’ de um deputado federal, estadual, senador, presidente e ministro, não revelando o seu real custo.
Um ano de salário de um deputado federal é igual a 50 anos de trabalho de um assalariado.
Se um trabalhador que receber o salário mínimo aprovado na Câmara, de R$ 545, trabalhar por 56 anos ininterruptos – e não gastar nada – ele poderá enfim somar o equivalente ao que recebe um deputado federal em um ano.
Com o recente aumento aprovado no fim do ano passado, os congressistas, a presidente, o vice e os 37 ministros recebem, por ano, 15 salários de R$ 26,7 mil , o que soma R$ 400,5 mil. Em recompensa por um mesmo ano de trabalho, um assalariado recebe 13 ordenados de R$ 545, o que perfaz R$ 7.085 .
Numa outra comparação, quem receber R$ 545 por mês vai levar quatro anos – também sem gastar nada – para alcançar o que parlamentares vêem depositados em sua conta após um único mês de trabalho: R$ 26, 7 mil.
Cada deputado federal e senador custa em torno de R$ 135 mil mensais, que levando-se em conta que são 513 deputados federais, mais 81 senadores, totalizando mais de R$ 801 milhões por mês entre câmara e senado.
O fato de que o salário mínimo possa ter um impacto de R$ 20 bilhões aos cofres públicos, pode até ser verdade, porém, há de ser ressaltado que são em torno de 25% os brasileiros que ganham até um salário mínimo no Brasil, algo em torno de 47 milhões de pessoas, infinitamente mais do que 594 pessoas.
Levando-se em conta de que são os trabalhadores que tocam a roda do desenvolvimento, do progresso e se fazendo um comparativo e ilusionisticamente dizer que quem ganha mais deveria trabalhar mais, então não seria fantasioso pedir que se invertessem os papéis e que realmente os deputados fossem para a linha de frente trabalhar e os operários para o Congresso Nacional fazer jus aos R$ 545,00 que ganham depois de 240 horas trabalhadas.
Mas como nesse nosso Brasil e em nossa cidade, noticia desse tipo não repercute por omissão e acomodamento das pessoas que preferem deixar como está, dar guarida aos espertalhões e aplaudir de pé o mínimo de correção por não estar acostumado com isso, preferindo achar que é algo extraordinário, talvez vamos passar desapercebido e ser mais um na multidão dos que fazem a coisa certa, mas que jamais alcançarão um lugar ao sol por ser honesto e achar que se chega a algum lugar apenas trabalhando. De repente nos sentimos impotentes diante dos abusos e desmandos de algumas pessoas.


Laudir José Dutra

Lei Maria da Penha é aplicada para casal homossexual no RS

DA REDAÇÃO - O juiz de Rio Pardo (a 144 km de Porto Alegre), Osmar de Aguiar Pacheco, concedeu medida de proteção a um homem que afirma estar sendo ameaçado pelo seu companheiro. A medida impede que ele se aproxima a menos de 100 m da vítima. O magistrado afirmou que, embora a Lei Maria da Penha tenha como objetivo a proteção das mulheres contra a violência doméstica, todo aquele em situação vulnerável pode ser vitimado.
Osmar Pacheco afirmou ainda que o artigo 5º da Constituição (todos são iguais, sem distinção de qualquer natureza) prevê que, em situações iguais, as garantias legais valem para todos. No caso deste casal homossexual, disse o juiz, "todo aquele que é vítima de violência, ainda mais a do tipo doméstica, merece a proteção da lei, mesmo que pertença ao sexo masculino". Segundo o Tribunal de Justiça (TJ) do Estado, o autor da ação alega ser vítima de atos motivados por um relacionamento recém terminado.

Linha de ônibus Santa Fé recebe alterações


CAXIAS DO SUL - Conforme determinação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informamos que a partir do dia 25 de fevereiro, sexta-feira, a L.16 – Santa Fé terá replanilhamento da tabela de horários dos dias úteis, ampliando o atual tempo de viagem de 45 para 57 minutos e proporcionando aos usuários significativas melhorias no cumprimento da pontualidade.
Cabe salientar que aos sábados, domingos e feriados as planilhas atuais não sofrerão quaisquer modificações, mantendo em operação os horários oficiais.
A comunidade atendida pela linha Santa Fé tem em dias úteis 149 horários disponíveis, nos sábados são 80 e aos domingos e feriados 63 horários.
Esta linha transporta uma média diária de 4.400 passageiros por dia / 134.060 média passageiro por mês.
Tamanho do percurso da linha 15,7 quilômetros . Tempo de intervalo horário de pico: 10 em 10 minutos, horário entre pico 19 em 19 minutos.

SMU apreende produtos pirateados

FOTO RODRIGO MARCANTE LAZZAROTTO
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), realizou na noite de 24 de fevereiro, uma operação extraordinária que apreendeu aproximadamente três mil CDs e DVDs falsificados, comercializados em dois pontos da área central da cidade.
A Fiscalização da SMU alerta que além das abordagens rotineiras que se realizam diariamente, serão intensificadas ações em locais e horários diversos, com o intuito de coibir a prática do comércio ilegal no município. Denúncias sobre pirataria podem ser feitas pelo telefone da Fiscalização: (54) 3218-6139.

MINHAS POESIAS

Divinas canções

Músicas são etapas nas nossas vidas
Algumas boas, outras nem tanto assim
Mas o que realmente conta, é o ter estado
O ter vivido tantos momentos que nem sei
De qual maneira aproveitei ou se até mesmo
Vivenciei em fatos reais tudo aquilo que senti...

Mas as fases da vida da gente vão e vêm, passam
Como raios caem sim no mesmo lugar, mesmo tempo
Quantas vezes pude sentir a mesma coisa em momentos
Diferentes, especiais e que talvez eu nem queria para mim...

Ontem dançava e lembrava de uma música que me fazia triste
Em outros tempos ela me lembrava de um momento que queria
Que eu ansiava viver mesmo sem nenhuma perspectiva
Mas por mais que eu quisesse, ela não soava mais triste
Pois de alguma maneira alcancei o que eu gostaria de ter...

Mas aprendi a lição em parte, talvez um exame de tudo
Uma segunda época como uma outra oportunidade;
Rever conceitos, refazer pensamentos, viajar além
Te receber de braços abertos e estar perto para sentir
Um coração que apertado implora por um afago...

Mesmo que tudo possa estar perdido, definido
Quero poder sentir todas as possibilidades
Minhas vontades em forma de saudade
São coisas que vão além do que um coração
Pode agüentar, esperar, por isso que busquei,
Por isso que esperei tanto tempo,
Pois no fundo, nunca deixei de acreditar...

Laudir José Dutra

Deputada Maria Helena Sartori e o resultado do "Brilha Caxias"

FOTO LUIZ CHAVES

Por meio da Secretaria da Cultura, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Criança Feliz e Clube Juvenil, a Prefeitura de Caxias promoveu na manhã de 25/02, a apresentação e entrega do Relatório do Natal Brilha Caxias 2010.

Estavam presentes o Prefeito José Ivo Sartori, a Primeira-dama e deputada estadual Maria Helena Sartori, secretários, a vice-presidente da CDL Analice Carrer e representantes dos apoiadores culturais: Banco do Brasil, Unimed Nordeste- RS, Visate, Shopping Iguatemi, Câmara Municipal de Caxias do Sul, Metadados, SIMECS, Doceria Stela e Idea Mídia.

Na ocasião, foram entregues, simbolicamente, certificados aos participantes do evento. O Prefeito recebeu de Analice Carrer, o Relatório Geral do evento. "Esse é um projeto de emoção, de família e de solidariedade", disse a vice-presidente da CDL.

Ao participar do evento, a deputada Maria Helena Sartori (PMDB), ressaltou que "foi um desafio muito grande, mas com resultados gratificantes, que ainda se mantêm acesos nos olhos dessas crianças", destacando a inclusão social como o maior resultado da programação.

Como Manter o peso ideal


A manutenção de um corpo saudável, conquistado pelo emagrecimento, pode, muitas vezes, tornar-se um tormento. Alguns motivos podem ser apontados como responsáveis pela volta do excesso de peso. Diversos alimentos ajudam na manutenção de peso principalmente os que possuem muito volume e poucas calorias. Geralmente são as frutas ricas em fibras e água, como o melão e o morango. Hortaliças, legumes e verduras são ricos em nutrientes e por isso devem ser consumidos em quantidade adequada para uma boa nutrição. O consumo de peixes e proteína de soja em algumas refeições pode ajudar a manter o peso, controlar a pressão arterial e diminuir o colesterol ruim. A carne vermelha, muito rica em nutrientes, deve ser magra, sem gordura.
     É preciso aprender a comer corretamente. A manutenção do peso desejado dependera da disposição para mudar o cardápio, e não durante o processo de emagrecimento. A educação alimentar deve ser a base de uma dieta saudável, priorizando o consumo de alimentos mais leves e pouco calóricos.
      O ideal é comer moderadamente e nas horas certas, sem esperar a fome chegar, pois assim haverá menor risco de comer mais do que o necessário. O organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar ao cérebro que esta saciado. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, permite que a sensação de saciedade ocorra antes que o consumo se torne exagerado.
        O estilo de vida é pessoal, sendo influenciado diferentemente por fatores internos e externos. Para manter o peso como para muitos outros objetivos na vida, é necessário acreditar no poder de promover mudanças, rever atitudes e modo de pensar. Não é uma tarefa fácil, por isso não se deve dispensar ajuda de proficionais especializados, quando necessário. Na verdade, só fazemos por muito tempo aquilo que nos da prazer. é possível alcançar por meio da alimentação saudável os prazeres que um corpo mais magro, com mais saúde e energia pode proporcionar.
Por Flávia Leão Fernandes
Psicóloga- CRP 06/68043

Previsão para inverno é de roupas bem mais caras

O clima muda lá do outro lado do mundo e afeta a vida no Brasil nos preços das roupas. O algodão está mais caro e ameaça esfriar as vendas das coleções de inverno. Os empresários já estão remarcando os preços.
      O algodão não só está mais caro como está com o maior preço já registrado em 140 anos. A informação é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. O aumento do consumo e problemas climáticos explica essa alta assustadora. A coleção outono-inverno deve chegar às lojas com preços cerca de 30% mais altos.
     As vitrines anunciam preços mais baixos, e os consumidores aproveitam para abastecer o guarda-roupa. “Acabei de comprar peças a R$ 10. Deu para comprar oito peças a R$ 10 para minha filha”, disse o gráfico Douglas Craveiro.
     A liquidação de verão está em pleno andamento e vai deixar o consumidor com muita saudade dos preços reduzidos. A coleção outono-inverno, que está chegando às lojas, normalmente já é mais cara, porque usa mais tecidos. Mas este ano os preços correm o risco de ficar ainda mais salgados. É que o algodão, uma das principais matérias-primas da indústria têxtil, está em falta no mercado.
        No início do ano passado, a cotação estava em US$ 0,65 por libra-peso, medida usada pelo mercado internacional e que equivale a 420 gramas. Na semana passada, chegou a US$ 2,05. Recuou um pouco e agora está em US$ 1,80 – ainda assim, praticamente o triplo do preço de um ano atrás.
        Empresários do setor em Santa Catarina e São Paulo, regiões que concentram boa parte da confecção nacional, estão preocupados e afirmam que o aumento de custos já está sendo repassado e vai continuar nos próximos meses.
“O consumidor vai perceber a alta, que será em torno de 35%, e também os tecidos que começam a ter uma participação maior de sintético em vez do algodão”, afirmou Fábio Beretta, presidente do Sindicato das Indústrias de Tecelagem (Sindtec).
      Especialistas concordam e dizem que a tendência é o valor do produto se estabilizar num patamar um pouco mais alto do que um ano atrás, porém menor do que o atual.
      “Se você tem um problema nessa safra, você vai olhar a safra do ano e vai ter mais produtores direcionados ao plantio de algodão. Provavelmente, o nível deve se equilibrar. Quando você olha para uma ou duas safras à frente, você vai ver a queda do preço das commodities”, avalia o diretor financeiro da Vicunha Têxtil, José Maurício DIsep.
       Para tentar minimizar a crise no setor, o governo decidiu zerar a alíquota de importação do algodão até o fim de maio deste ano. A medida é válida para importações de até 250 mil toneladas.
      O Brasil é um dos cinco maiores produtores mundiais de algodão, mas atualmente, por causa de uma seca que provocou a redução da safra, está importando o produto e sujeito, portanto, a esse preço extorsivo do mercado internacional.

PREFEITO ASSINA DECRETO QUE DEFINE PREMIAÇÃO DO CARNAVAL DE RUA 2011

             FOTO LUIZ CHAVES

O decreto estabelece também que, em 2012, o desfile acontecerá na datas instituídas nacionalmente

        O Prefeito José Ivo Sartori recebeu na tarde desta quarta-feira, 23 de fevereiro, em seu Gabinete, a Corte 2011 do Carnaval de Caxias do Sul. Durante a visita, Sartori assinou o decreto n° 15.159, que define a premiação do Carnaval 2011 e estabelece que, a partir de 2012, o desfile das escolas de samba da Liga Carnavalesca de Caxias do Sul acontecerá nas datas instituídas nacionalmente para a realização dos festejos carnavalescos.
       Presenciaram a assinatura do decreto a rainha do Carnaval 2011 Naiara Rodrigues Tomaz, as princesas Raquel Casagrande e Elisiana Xavier e o Rei Momo Marco Rodrigues Teixeira. Acompanharam a visita o Presidente da Liga Edio Elói Frizzo e representantes da entidade, o secretário da Cultura Antonio Feldmann e os vereadores Geni Peteffi e Ari Dallegrave.
       Neste ano, os desfiles acontecem no sábado e domingo, dias 26 e 27 de fevereiro, na rua Sinimbu. A abertura oficial (no sábado) está marcada para as 19h e o início dos desfiles acontece às 20h. Ao todo, 10 escolas participam. Ingressos para arquibancadas podem ser comprados na Casa da Cultura, ao preço de R$ 5,00.

PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA

1º lugar – R$ 45.000,00
2º lugar – R$ 35.000,00
3º lugar – R$ 30.000,00
4º lugar – R$ 28.000,00
5º lugar – R$ 26.000,00
6º lugar – R$ 24.000,00
7º lugar – R$ 22.000,00
8º lugar – R$ 20.000,00
9º lugar – R$ 15.000,00
10º lugar – R$ 12.000,00

LIBERADO ABASTECIMENTO DO BAIRRO SANTOS DUMONT E ARREDORES

FOTO MÁRCIO CUSTÓDIO
O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto informa que já foi liberado gradativamente 
   o abastecimento do bairro Santos Dumont e arredores. A interrupção na noite de ontem (23) foi necessária para a realização nesta manhã de melhoria e conserto de vazamento na interligação das redes que abastecem a região.
“O trabalho foi realizado rapidamente pela nossa equipe hoje pela manhã. Quem tem reservatório em casa, talvez nem sinta a interrupção. O abastecimento deve estar normalizado até a noite”, informa o Diretor-Presidente do SAMAE, Engº Marcus Vinicius Caberlon.
    Além do Santos Dumont, a interrupção pode afetar também os bairros e loteamentos Vila Verde, Salgado Filho, São Leopoldo, Jardim do Aeroporto, Panazzolo e São Romédio.

Prefeito entrega Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias a produtores de uva coberta

FOTO LUIZ CHAVES
O Prefeito José Ivo Sartori e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Nestor Pistorello entregaram nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, no Salão Nobre do Centro Administrativo, o Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias a 18 produtores de uvas protegidas.
   A criação do selo é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico da SMAPA - Programa de Desenvolvimento Rural de Caxias do Sul. Visa garantir que o consumidor tenha um alimento saudável, qualidade dos produtos e qualificação aos produtores para que no futuro possam permanecer no mercado, cada vez mais competitivo.
   Os certificados foram entregues aos produtores Ademir Augusto Zanrosso, Ademir Trentin, Antônio Regalin, Euclides Venturin, Granja Gipan, Itacir Boff, José e Clari Boff, José Piccoli, José Zanrosso, Nélson Casagrande, Nélson Picolli, Ricardo Vaccari, Tânia Boff, Toss Uvas de Mesa, Uvas Biondo, Uvas do Meu Galpão, Uvas Valentini e Valderez Formigheri.
   Quatro critérios foram avaliados para que esses agricultores tivessem direito a receber o selo: socioambiental, tecnológico, gestão e alimentos saudáveis. O produtor se habilita para o processo e deve atingir uma pontuação mínima. Os itens são avaliados individualmente, recebendo pontuação de zero a três.
    De acordo com o representante dos produtores e presidente da Associação dos Produtores de Uva Protegida, Valderez Formighieri, o selo é importante para provar ao consumidor que a uva é livre de agrotóxicos. “Essa iniciativa, além de ser boa para para o produtor pelo fato de ficar menos exposto aos venenos, é ótima também para o consumidor, que vai saborear uma uva de mais qualidade”, disse.
   Conforme o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorello, o consumidor vai poder identificar, através do selo, um produto de qualidade por todos os critérios que são exigidos. “Nesse segundo ano, registramos um crescimento de 50% no número de produtores interessados em investir em qualidade”, destacou.
    Para o prefeito José Ivo Sartori, nesse conjunto de fatores, quem ganha é a comunidade de Caxias pela garantida da qualidade nos produtos adquiridos. “Iniciativa como esta ajuda a colocar a nossa cidade num patamar de destaque na construção de um projeto de vanguarda, que credencia e valoriza os nossos produtores e beneficia os consumidores.”
    A proposta do selo começou a ser implementada em outubro de 2009, quando a Secretaria de Agricultura procurou parceiros com objetivo de auxiliar na criação e desenvolvimento de um selo de qualidade para itens produzidos em Caxias.
    As entidades que apoiam o projeto são: Emater/RS - ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural Patronal, Adcointer/CEASA-Serra, Inspetoria Veterinária, Fepagro, Embrapa, Sebrae, Senar, Cooperativas, Associação de Produtores, CIC - Câmara de Indústria Comércio e Serviços, Sindigêneros, Universidade de Caxias do Sul, Revinsul e Unidade de Governo Caxias do Sul.

Edição 02_2011 Capa


Edição 02_2011 Página 2


Edição 02_2011 Página 3




Edição 02_2011 Página 4


Edição 02_2011 Página 5


Edição 02_2011 Página 6


Edição 02_2011 Página 7


Edição 02_2011 Página 8


Prefeito assina ordem de início para asfaltamento de São Pedro à Gruta e São Luiz da 3ª Légua

O prefeito José Ivo Sartori assinou na noite do dia 20 de fevereiro, as ordens de início para a pavimentação asfáltica de mais dois trechos de estradas que fazem parte da segunda etapa do Programa de Asfaltamento do Interior. As obras serão iniciadas no trecho de 2.520 metros de São Pedro da 3ª Légua à Gruta e no trecho 1.520 metros de São Pedro da 3ª Légua a São Luiz da 3ª Légua. A pavimentação fica a cargo da Toniollo Busnello SA. A fiscalização será feita pela Secretáaria de Obras e Serviços Públicos.

Micaela Simões Rainha do Carnaval Gay de Caxias do Sul 2011

Foi eleita no último dia 14 de janeiro a Rainha do Carnaval Gay de Caxias do Sul 2011. O evento rolou na Danceteria Stúdio Mix 54 e contou com a participação de 4 candidatas. Um bom público prestigiou o evento, sempre com a irreverência que é peculiar à comunidade GLS. A vencedora foi Micaela Simões, 24 anos, princesa Gay 2007 e Miss Gay 2009 e atuante em diversas paradas gays pelo Rio Grande do Sul afora. Ela que vai participar ativamente dos festejos de Momo 2011.



Bela da Quinzena Edição 180

Patrícia Martins
Aos 45 minutos do segundo tempo, eis que o Jornal Ponto Inicial realiza a entrevista com a Bela da Quinzena desta edição. PATRÍCIA MARTINS, recém realizava as fotos na fotocine Caxias, quando chegamos e meio de improviso, fomos conversar com a menina. Ela que é caxiense, 19 anos, estudante de Fisioterapia na UCS, regida sob o signo de Aries, (22 de março de 1991), 1,76 de altura e manequim 38, trabalha na Yang Modeladores e atualmente está namorando( há 3 anos com o Evaldo), relação essa que lhe traz muitas felicidades. "Acho que a base para qualquer relação é a confiança, o respeito e aceitação do outro. Para manter a harmonia, sendo casado ou namorando, acredito sejam esses os pilares," dá a dica pra quem está enamorado ou a caminho.
Patrícia se diz uma garota ativa, gosta de estar sempre em movimento, é simples, simpática decidida, trabalhadora e na sua visão de vida, estão a lealdade as amizades sinceras.
Foto Fotocine Caxias

Juliéte Eloi Lima Pedrotti Bela da Quinzena Edição 178

Juliéte Eloi Lima Pedrotti
O Jornal Ponto Inicial apresenta aos leitores a Bela da Quinzena dessa edição, JULIÉTE ELOI LIMA PEDROTTI. Assim como a maioria das meninas de sua idade gosta de curtir a vida, dançar, passear, ir ao cinema, das amizades que cultiva com carinho e da família. Ela não gosta de mentiras, falsidade e egoísmo, portanto se por acaso um dia se cruzar com ela ou se por acaso tiver o privilégio de ser sua amiga ou amigo, siga a bula. Bem, sem mais delongas, acompanhe na matéria, todas as considerações sobre alguns temas prementes.
Quadro
"Acho este quadro muito importante para todos, pois cada garota tem o direito de expressar sua opnião a respeito de assuntos do nosso cotidiano, alem de podermos mostrar um pouquinho de nóis..."
Fico agradecida a Equipe do Jornal Ponto Inicial que me deu a oportunidade de participar deste quadro.
Equipe Fotocine:
"Fiquei muito a vontade com as fotos externas que fizemos. Agradeço fotógrafa e amiga Angeli Braga que foi muito atenciosa comigo, e a todos colegas e amigos da Fotocine Caxias que realizam um trabalho fantástico."
Foto Fotocine Caxias

Bela da Quinzena Edição 175

Jéssica Gazola
A bela da Quinzena é uma menina especial, de bem com a vida e comprometida com a família, seu suporte mais importante. JÉSSICA GAZOLA, 18 anos, 1,72, regida sob o signo de leão, manequim 38 e estudante da Universidade de Caxias do Sul.
Atualmente Jéssica divide seu tempo entre o trabalho como secretária em um escreitório dentário e o curso de Engenharia Química, onde está no 1° semestre.
Família
"Temos uma convivência tranquila, somos uma família normal, temos problemas como qualquer outra, mas temos um relacionamentomuito bom, graças a Deus."
Foto Fotocine Caxias

Bela da Quinzena Edição 174

Joice de Oliveira

Joice brinda com sua beleza nessa edição os leitores do Ponto Inicial. Ela que esta no quarto semestre de Relações Públicas na UCS, gosta de trabalhar com o público, ter contato com as pessoas, daí a escolha pelo curso. A moça tem 19 anos, manequim 42, 1,75m, regida sob o signo de touro e que nasceu em Caxias do Sul. Joice mora no bairro Cristo Redentor, é estagiaria na Câmara de vereadores de Caxias do Sul, no gabinete do vereador Mauro Pereira. "Agradeço de coração a oportunidade que recebi há quase um ano e meio, pretendo tirar proveito de cada momento, sei que este é um cargo transitório, pois na política nada será para sempre, portanto, sei que assim como posso ficar por muito tempo, se uma hora para outra corro o risco de ser afastada. Mas não tenho essa preocupação, o que eu queromuito agora é me formar, atuar na minha área, onde tenho muitos contatos com as pessoas, realizar alguns cursos de aperfeiçoamento, enfim, fazer aquilo que me propus desde o ínicio, a partir do primeiro dia em que fiz a inscrição para o vestibular."
Quem é Joice "Alguém feliz, de bem com a vida, apaixonada pelos amigos, amizades sinceras, filha única dos meus ídolos que são meus pais, Jorge e lindonira.
Foto Fotocine Caxias

Bela da Quinzena Edição 172

Gabriela Bastian
O quadro mais consagrado da cidade, o Bela da Quinzena apresenta aos leitores uma menina antenada no tempo, de bem com a vida, apaixonada pelos amigos, família e acima de tudo, antenada com as coisas que ocorrem á sua volta.
Esse é o JEITO GABRIELA BASTIAN de ser. Tranquila, calma, "claro se ninguém pisar nos meus calos,"fala a menina.
Gabi, como gosta de ser chamada, é natural de Caxias, tem 19 anos, é do signo de escorpião e usa manequim 38.
Sobre o Bela da Quinzena: " Acho legal, é a oportunidade de nos expressarmos, e esse tipo de oportunidade é ótima. Também gostei muito das meninas da Fotocine, o atendimento foi muito bom e super profissional.
Foto Fotocine Caxias

Bela da Quinzena Ponto Inicial Edição 173


Mayara Juliana Carniel
A capricorniana de 18 anos, natural de Caxias do Sul, cursa Administração de Empresas na UCS e é apaixonada pela dança. Com seu jeito meigo, a bela MAYARA JULIANA CARNIEL revela ao Ponto Inicial mais sobre sua personalidade, que transparece uma pessoa decidida e serena. Persistência é a palavra de ordem dessa menina que acredita que "não existem sonhos impossíveis" e é com essa segurança que ela fala mais sobre sua vida e seus planos.
Momentos marcantes
" Fui Garota Paixão feminina do Juventude em 2007. Eu me envolvia bastante com o time, ia nos jogos, participava ativamente, o que rendeu o título. Quando era menor, participei de vários concursos e desfiles, ganhei alguns títulos mas depois parei, vi que não era isso que queria. E teve também a viagem que fiz com os amigos para Porto Seguro. no ano passado. Foi uma experiência muito marcante que eu vou levar pra todo o sempre."
Foto Fotocine Caxias

Nos seus 25 anos CTG Campos dos Bugres Realiza o 17° Rodeio Nacional e o 1° Rodeio Internacional

A prefeitura de Caxias do Sul patrocina o 17° Rodeio Nacional e o 1° Rodeio Internacional Campos dos Bugres, que ocorre de 5 a 13 de março de 2011, no parque da Festa da Uva. Idealizado pelo CTG Campos dos Bugres, o evento é financiado pela Lei de Incentivo à cultura, da Secretária municipal da Cultura.
Foto divulgação

Carnaval de rua de Caxias será nos dias 26 e 27 de fevereiro

O carnaval Caxiense de 2011 será realizado em duas noites: no sábado, dia 26 de fevereiro e no domingo, dia 27 de fevereiro, uma senama antes da data oficial. A realização do evento é da secretaria municipal da cultura em parceria com a liga carnavalesca de Caxias do sul.
    Dez escolas vão desfilar na sinimbu, no percurso compreendido entreas ruas Guia Lopes e Visconde de Pelotas. Confira a ordem dos desfiles, que iniciam às 20 horas:
Dia 26/02/2011, sábado

20 horas - Escolas de Samba Unidos da Zona Norte
Samba Enrredo: Tem gosto de maçã na serra, na Zona Norte o pecado é não comer.

21 horas - Torcida Organizada Mancha Verde
Samba Enrredo: O Espelho: nele como aquilo que somos...bem como aquilo que deixamos de ser.

22 horas - Escola de Samba Acadêmicos do Pérola Negra
Samba Enrredo: Pérola Negra da shwo na arte de colecionar.

23 horas - Sociedade Cultural Escola de Samba Reino do Sol e da lua
Samba Enrredo: Na África fui buscar um povo vencedor. Sou negro sim senhor.

00 horas- Sociedade Recreativa e Cultural Gaúcho- Protegidos da Princesa
Samba Enrredo: A Verde e Rosa conta a história das 7 maravilhas da antiguidade e encontra a oitava. Protegidos da Princesa do Carnaval

01 horas- Associação Cultural e Recreativa Filhos de Jardel
Samba Enrredo: Das veias da mãe África, para o fundo de quintal, o negro forte e destemido que embala o povo brasileiro


Dia 27/02/2011- Domingo
20 horas - Sociedade Recreativa Cultural Incríveis do Ritmo
Samba Enrredo: Como será o amanhã? A sedução da curiosidade.

21 horas - Escola de Samba Acadêmicos do São Vicente
Samba Enrredo: Sobre as asas de um sonho a São Vicente canta e desvenda os 7 fênomenos da natureza.

22 horas - Escola de Samba Império do Jardim América
Samba Enrredo: Voar voar nas asas deste samba.

23 horas - Sociedade Esportiva e Recreativa Reolon- Imperatriz do Ritmo
Samba Enrredo: A arte no céu de lona azul e branco.

Edição 02/183 Capa


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...