Lançado XIV Concurso dos Melhores Vinhos

Promover a melhoria técnica e competitiva, a fim de que os vinhos locais conquistem mercado e o gosto dos consumidores. Com esses objetivos, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), lançou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de junho, o XIV Concurso dos Melhores Vinhos, com o tema A Alma de um Povo.

          O evento, com Colacion, café típico italiano, ocorreu no Restaurante Tulipa do Parque da Festa da Uva, com a presença do Prefeito José Ivo Sartori, do Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorello, do vice-presidente da Revinsul, Ataíde Libardi, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, e secretários municipais, vereadores, enólogos, equipe da SMAPA, além de representantes das entidades apoiadoras e patrocinadoras do evento. As Soberanas da Festa da Uva 2010, Rainha Tatiane Frizzo, e Princesas Aline Galvan Perera e Kátia Pisetta Weber, também estavam presentes.

           Ataíde Libardi destacou a importância da realização do Concurso, para a melhoria da qualidade dos vinhos caxienses. “Há cada edição, comprova-se que os produtos estão melhores, que a pontuação está mais elevada e isso representa que o consumidor tem à sua disposição vinhos de alta qualidade”.

           O Secretário Nestor Pistorello lembrou que os vinhos de Caxias do Sul são da safra, oriundos de vinícolas coloniais e familiares. “São estas as nossas principais características. A SMAPA busca fortalecer a agricultura, qualificar os produtores e fazer com que os vinhos sejam reconhecidos. As próximas etapas são a coleta das amostras, de 20 de junho a 08 de julho; e a Análise Sensorial, de 18 a 22 de julho”, informou o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O jantar de premiação será no dia 10 de agosto.

           O Prefeito José Ivo Sartori salientou a validade e a qualidade do Concurso, que inicia hoje, dia em que Caxias do Sul celebra 101 anos de Cidade. “O Concurso dos Melhores Vinhos dá bem a demonstração da alegria das famílias em participar deste processo de seleção e qualificação dos vinhos caxienses. A produção da uva e do vinho é a base da história de Caxias e representa a alma do nosso povo e a trajetória da nossa gente”.

        Na última edição, em 2010, participaram 55 cantinas, sendo 27 premiadas com Troféu Ouro, 39 com Troféu Prata e uma com Troféu Bronze. Quarenta e oito cantinas receberam Menção Honrosa. O evento é patrocinado por Agrimar, Agro-Caxias, Banco do Brasil, Biotecsul, Degráfica, Laboratório Randon, Microsal e Sicredi.

FOTOS LUIZ CHAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...