Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS da UCS participará de pesquisas para avaliar novas terapias de combate à epidemia


Setor participa do Projeto "Sentinela Parturiente"
O Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS, ligado ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul, está se inserindo em uma nova linha de pesquisa, com o objetivo de avaliar novas terapias para o combate da epidemia HIV/AIDS, através do ingresso na Rede Internacional de Estudos Clínicos de AIDS em Gestantes, Crianças e Adolescentes - IMPAACT (International Maternal Pediatric Adolescent AIDS Clinical Trials Network). Como parte da capacitação nesta pesquisa, colaboradores do Laboratório - Rosa Dea Sperhacke, Leonardo Rapone da Motta, Machline Paim Paganella e Sílvia Mariani Costamilan - participam, até o dia 10 de junho, do IMPAACT Group Meeting, em Washington (Estados Unidos).

A rede IMPAACT é financiada por diversos órgãos do governo norte-americano, com apoio de indústrias farmacêuticas. Esta rede é composta por um grupo cooperativo de instituições e pesquisadores que buscam avaliar tratamentos para a infecção pelo HIV e suas consequências em bebês, crianças, adolescentes e gestantes. Atualmente, a rede mantém cerca de 32 protocolos nos Estados Unidos, sendo 19 destes com participação internacional.

Entre as pesquisas em avaliação pela rede, a coordenadora do Laboratório de Pesquisa em HIV/AIDS, Rosa Dea Sperhacke, destaca as vacinas terapêuticas anti-HIV, vacinas para a prevenção da transmissão, novos esquemas antirretrovirais (ARV) para prevenção da transmissão de mãe para filho durante a gravidez (transmissão vertical), efeitos adversos dos ARV em gestantes, entre outros.

Foto/Crédito: Jonas Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...