Bolo de 121 metros marca o aniversário de Caxias do Sul

Foto Jornal Ponto Inicial
ANIVERSÁRIO - Apesar do mau tempo, muitos caxienses foram até a Praça Dante Alighieri para comemorar a data, que teve bolo gigante de 121 metros, confeitado pelos Clubes de Mães de Caxias do Sul.
O ponto alto do evento foi a bênção dos presentes pelo Capuchinho Frei Jaime Betega, que depois de rezar um pai nosso, desejou muita alegria pela passagem.
José Ivo Sartori, que este acompanhado por diversas autoridades políticas, civis e militares de Caxias mencionou o fato de que Caxias comemora o seu aniversário sempre na companhia de outras datas importantes e que por isso mesmo tem que se alegrar e ficar orgulhosa do feito. A sua pujança e os braços gigantes que abraça a todos que vêm oriundos de outros cantos do RS e Brasil são fatores determinantes para que cada vez mais sejam dirigidos olhares de carinho a esta terra.
A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul. A área era habitada por índio  desde tempos imemoriais, mas foi povoada pelo homem branco somente no final do século XIX, quando o governo do Império do Brasil decidiu colonizar a região com uma população europeia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a serra gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.
Depois de um início cheio de dificuldades e privações, os imigrantes conseguiram estabelecer uma próspera cidade, com uma economia baseada inicialmente na exploração de produtos agropecuários, com destaque para a uva e o vinho, cujo sucesso se mede na rápida expansão do comércio e da indústria na primeira metade do século XX. Ao mesmo tempo, as raízes rurais e étnicas da comunidade começaram a perder importância relativa no panorama econômico e cultural, à medida que a urbanização avançava, formava-se uma elite urbana ilustrada e a cidade se abria para uma maior integração com o resto do Brasil. Durante o primeiro governo de Getúlio Vargas houve uma séria crise entre os imigrantes e seus primeiros descendentes e o meio brasileiro, quando o nacionalismo foi enfatizado e as manifestações culturais e políticas de raiz étnica estrangeira foram severamente reprimidas. Depois da II Guerra Mundial a situação foi apaziguada, e brasileiros e estrangeiros passaram a trabalhar concordes para o bem comum.
Desde então a cidade cresceu aceleradamente, multiplicando sua população, atingindo altos índices de desenvolvimento econômico e humano, e tornando sua economia uma das mais dinâmicas do Brasil, presente em muitos mercados internacionais. Também sua cultura se internacionalizou, dispondo de várias instituições de ensino superior gabaritadas e apresentando uma significativa vida artística e cultural em suas mais variadas manifestações, ao mesmo tempo em que passava a experimentar problemas típicos de cidades com alta taxa de crescimento, como a poluição, surgimento de favelas e aumento na criminalidade. Pelo último senso do IBGE realizado ano passado, atualmente Caxias do Sul possui 437 mil habitantes.
Leia também no Site do Jornal Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...