Homenagem ao senhor Carlos Calcagnotto

“Tenho muitas coisas a falar do seu Carlos Calcagnotto, acima de tudo uma pessoa íntegra que jamais mediu esforços no sentido de tornar reais os sonhos de muitos comerciantes de Caxias do Sul, qualificando-os e mostrando-lhes as suas reais potencialidades. Acredito sem medo algum de errar que é um exemplo de sindicalista, tem o sindicato inserido em suas veias, pois conseguiu com essa relação com que o Sindilojas se integrasse definitivamente na sociedade.
Uma de suas marcas fortes é a franqueza, transparência, isso às vezes conspira contra si, pois no mundo em que a hipocrisia é reinante, essa qualidade talvez possa ser encarada como arrogância ou coisa do gênero, mas isso é do seu temperamento, da sua índole.
A capacidade de gerenciar pessoas, a maneira de trabalho como a setorização de tarefas é uma de suas marcas registradas. Ele sempre me disse que se fizermos algo bem feito, isso vai repercutir para a vida inteira e acredito nos seus ensinamentos, pois quem organizou a Univarejo, qualificou os comerciantes, deu-lhes perspectiva de continuação. Foi Carlos Calcagnotto quem trouxe para Caxias do Sul por duas oportunidades, o Congresso Nacional do Sindicato Patronal do Comércio Varejista, quem proferiu palestras no Brasil e exterior com reconhecimento das maiores autoridades do setor, merece sim toda a nossa admiração e reconhecimento público.

A sua generosidade é tão grande que mesmo após assumir como Presidente do Sindilojas, ainda no primeiro mandato de sua gestão, deu continuidade aos Programas implantados nas gestões anteriores, inclusive conservando as equipes de trabalho.
Como professor universitário quinze minutos de suas aulas valiam por 3, 4 horas de outros menos experientes e se fizermos realmente conta de quantas pessoas ele formou, certamente ficaríamos aqui horas e horas enumerando nomes.
Falo de um homem que sempre buscou aglutinar todos os sindicatos, dialogou com diversos setores da sociedade, foi aos bairros, buscou soluções e levou até os órgãos competentes. “Esse é Carlos Raimundo Calcagnotto, do qual tenho o maior orgulho e apreço”. Valda Traslatti – Empresária e ex-diretora do Sindilojas


“Carlos, nascido sob o signo de câncer, não poderia deixar de ser bastante caseiro, de hábitos simples e conservadores. Ele se dedica completamente à família e encontra no trabalho o sentido da vida.
Mesmo sendo cultuado de princípios e valores rígidos, ele é também uma pessoa bem humorada, gosta de música com qualidade e principalmente a sua paixão pelo neto Bernardo de nove anos, que curte com passeios de bicicleta e muitos jogos no computador.
Troca qualquer programa por um final de semana na praia ou uma boa rede colocada no jardim da nossa casa. “Ele é um marido que está presente em qualquer momento, carinhoso e sempre muito protetor”. Esposa Maria Heloisa Muratore Calcagnotto.



“Devemos muita coisa ao seu Carlos, idealizador de uma série de ações, sempre brigou pelos comerciantes.
Entre algumas de suas iniciativas e lutas, está a sua contribuição importante para a derrubada da CPMF, que por sinal está por voltar. Quero ver quem vai vestir a camiseta dos comerciantes desta vez e lutar pelos nossos interesses.
Se a entidade Sindilojas foi considerada o melhor sindicato de Caxias e um dos melhores do Brasil em gestão, isso se deve à atuação de Carlos Calcagnotto, patrão e inovador de muitas idéias. Assim é Carlos Raimundo Calcagnotto, alguém em quem devemos nos espelhar.
Eloisa Rossi Victorazzi, Diretora/Administradora da Livraria Rossi, que em junho completará 85 anos de fundação.



“Além de atuante, se posicionou em benefício da categoria do comércio. Para mim um dos melhores líderes sindical e um dos principais do comércio varejista de Caxias do Sul que tive o prazer de conhecer.
Com iniciativas próprias e que sempre falou aquilo que pensa sem nunca ter sido induzido pelo grupo do setor. Agradando ou não, esse foi o seu posicionamento diante das questões que envolveram o comércio.
Seu Carlos Calcagnotto estudou e viveu o sindicato, aplicando todo o seu conhecimento sindical em prol de desenvolver idéias inovadoras que pudessem de alguma forma, contribuir para o fortalecimento da categoria. “Sem revanchismo e firme nos seus propósitos, tornou a entidade reconhecida nacionalmente, levando a patamares nunca antes alcançados”. Rosméri Argenta Dal Prá – Administradora da Roselar Móveis.


 O Jornal Ponto Inicial, que ao longo dos seus 8 anos de fundação, canalizou amigos, colaboradores e incentivadores, está definitivamente inserido no contexto jornalístico de Caxias do Sul. Não menos importante é o papel daqueles que acreditaram no futuro do jornal e propuseram uma série de iniciativas com o objetivo de melhorar e atender os anseios dos leitores.
Graças a esses abnegados amigos, já estamos na web com o site www.jornalpontoinicial.com.br e também com a sempre precisa ferramenta do blog, HTTP//jornalpontoinicialdecaxias.blogspot.com, sendo um elo de aproximação e de interação.
Mas a nossa gente merece um carinho e por esse motivo, a partir desta edição, tornaremos público aqueles que realmente vestiram a camisa Ponto Inicial. Nosso primeiro homenageado é CARLOS RAIMUNDO CALCAGNOTTO, nascido há 11 de julho de 1949, em Caxias do Sul, iniciou na atividade comercial em 1962, na Loja Irmãos Calcagnotto, a primeira no setor de gêneros alimentícios na cidade. O primeiro Supermercado da cidade, o Super Calcagnotto também era da família, tendo como fundador seu pai, Cândido João Calcagnotto, em 1965. É Professor Universitário e Empresário. Carlos Calcagnotto foi Presidente do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul em três oportunidades, no período de 26/10/1985 a 25/10/1988, 27/10/2000 a 31/03/2004 e 01/04/2004 a 31/03/2007, quando realizou iniciativas de grande relevância para o comércio de Caxias do Sul.
Entre as iniciativas está a conclusão das obras do Palácio do Comércio (atual sede do sindicato) em 1985, a Abertura do Calçadão em 23 de janeiro de 2003. Ainda o movimento contra as altas taxas de juros, pelo fim da CPMF, instalação de câmaras de segurança em pontos estratégicos na cidade com monitoramento 24 horas em parceria com o Sindigêneros, CDL, CIC, Acomac, Sinduscon e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. Lutou muito e é um dos responsáveis pela iniciativa da livre abertura do comércio aos domingos em Caxias do Sul e o seu maior legado, a criação da Univarejo – Universidade Corporativa do Varejo, ferramenta fundamental para qualificar o lojista e a criação do Sindigêneros, Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul, que até os dias de hoje funciona no mesmo prédio do Sindilojas.
UNIVAREJO
A universidade Corporativa do Varejo (Univarejo) foi lançada em 04 de novembro de 2002, durante a segunda gestão de Carlos Calcagnotto. Porém, o projeto iniciou em 1999 a partir de uma pesquisa realizada pelo Sindilojas, revelando que 80% dos comerciantes não possuíam curso superior, e que 65% deles desejavam freqüentar um curso voltado especificamente para o mercado varejista, apresentando de forma clara e objetiva. A Univarejo é a única instituição de ensino que já recebeu os Troféus Prata e Bronze do PGQP/RS e é certificada pela ISO 9001/2000. A instituição opera também em parceria com o SENAC, SESC, SEBRAE, UCS, Sindilojas São Leopoldo, Porto Alegre, entre outros.
Graças a sua estrutura, a Univarejo conquistou, em 2004, o 22º /troféu Top de marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB), na Categoria “Revelação”.
Com sede localizada no Edifício Sindilojas no centro de Caxias do Sul, a Univarejo dispõe de sala térrea para atendimento e inscrições, biblioteca, videoteca, salas de aula, auditório, plenário, salas de apoio e laboratório de informática. Todas as salas de aula possuem banheiro individual, ar-condicionado, cadeiras estofadas, televisão, vídeo e data-show. A área é protegida em caso de emergências médicas e o estacionamento tem preços diferenciados.
Essas iniciativas fazem parte do leque de realizações de Carlos Calcagnotto em três gestões em que esteve a frente da entidade. Vale ressaltar ainda que nos dias atuais, o legado que ele deixou esta repercutindo muito no futuro de muitas pessoas, de pequenos e grandes comerciantes, que viram na Univarejo uma oportunidade única de qualificação numa ação especialmente desenvolvida para o comércio.

SOBRE A UNIVAREJO
“É uma luta muito antiga. Foram feitas muitas reuniões, pesquisas junto à população e aos comerciantes para buscar elementos técnicos que viabilizassem aquilo. Foi um trabalho que demandou muito tempo e agora está sendo compensado”.
Wilton Rodrigues – Integrante de diretorias do Sindilojas no período de 1985 a 1993.

“Na indústria existe a especialização de técnicos. Agora, nas lojas do comércio, do ponto de vista comercial e mesmo administrativo isso não existia. Existiam cursos aleatórios, mas não uma escola focada justamente no comércio. Então foi uma iniciativa que veio em boa hora e deverá atingir projeção nacional”. Euclides Smiderle, diretor do Sindilojas na década de 1990 e vice presidente no período de 2000-2003.

“O grande diferencial hoje é a Univarejo, uma preocupação que o Carlos Calcagnotto teve de poder municiar os lojistas e oferecer capacitação profissional. O setor lojista carece disso. Os proprietários de lojas são pessoas que aprenderam a fazer realizando, e não estudando. Então a questão às vezes teórica, de planejamento de estratégia de varejo, nunca foi tão importante como esta sendo agora. É uma necessidade que o Carlos enxergou. Uma oportunidade, que está dando belos frutos e vai ser uma grande bandeira que o Sindilojas vai ter nos próximos anos”. João Prataviera Neto.

ABERTURA DO CALÇADÃO
O comércio caxiense viveu um momento histórico em 23 de janeiro de 2004. Depois de 25 anos de reivindicações das entidades representativas do comércio, o calçadão da Praça Dante Alighieri foi aberto. Contemplada pelo Plano de Revitalização do Centro de Caxias do Sul do Governo Pepe Vargas, a reforma da praça e a abertura da Avenida Júlio de Castilhos começou no dia 20 de setembro de 2003 e foi concluída 120 dias depois.
“Conseguimos auxiliar a administração pública na revitalização do centro e, em troca, nós ganhamos em 2004 a abertura do Calçadão, que é uma reivindicação de 25 anos do comércio caxiense. O fechamento do Calçadão gerou, durante todos esses anos, um divisor de água físico na cidade, fatiando-a em duas partes, a tal ponto que o lado oeste da cidade faturava três vezes o metro quadrado do que o lado leste. Além disso, o comerciante local ficou prejudicado, porque cortou visceralmente o trânsito. Temos poucas vias de trânsito nesse sentido leste-oeste, a maioria das vias são no outro sentido. Então, nós não somos contra a existência de um calçadão, mas a localização dele é que estava errada. Agora tivemos o apoio do prefeito Pepe Vargas para fazer essa abertura que vai ficar registrada na história de Caxias”. Carlos Raimundo Calcagnotto, então presidente do Sindilojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...